docentesDGEO

Total de orientações em andamento


Número total de itens: 144

2024

1.   Ananda Liz Matias De Araujo. Dataficação e território brasileiro: uma análise a partir da empresa Google (topologia da rede, tipologia dos serviços). Iniciação científica (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Geociências, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2024.
Orientador: Adriana Maria Bernardes da Silva.
2.   Christian J. Biazotto. Dataficação e território brasileiro: uma análise da Amazon Web Services (AWS). Iniciação científica (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Geociências, SAE-Unicamp. Início: 2024.
Orientador: Adriana Maria Bernardes da Silva.
3.   Henrique Caetano Vian. Território e educação superior a distância: dos impulsos globais aos rincões do Brasil. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Geociências, . Início: 2024.
Orientador: Adriana Maria Bernardes da Silva.
4.   Marcos Paulo Marcuz Venier. TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E ENSINO DE GEOGRAFIA: MAPEANDO USOS E PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES E PROFESSORAS DA REDE MUNICIPAL DE CAMPINAS-SP. Iniciação científica (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2024.
Orientador: Tânia Seneme do Canto.
5.   Mariana Chaves Monti Souza. Cartografia dos Museus de Território em Belo Horizonte: Disputas de memória, resistência e territorialidades. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2024.
Orientador: Maria Tereza Duarte Paes.
6.   Mariana Dias Ramos. Dinâmica espaço-temporal do pulso de inundação do Pantanal. Dissertação (Mestrado profissional em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2024.
Orientador: Marcos César Ferreira.
7.   Sarah Aparecida Montrazio. O circuito cultural do centro de São Paulo: micropolíticas do cotidiano e os dez anos dos Territórios de Interesse a Cultura e Paisagem (TICPs). Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Geociências, . Início: 2024.
Orientador: Adriana Maria Bernardes da Silva.
8.   Stéfanny Ferreira Dias. Digitalização do território: Disputas e perspectivas para a soberania digital brasileira. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Geociências, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2024.
Orientador: Adriana Maria Bernardes da Silva.

2023

1.   Ana Caroline Nascimento Ferraz. Contextualizando a Geopolítica dos Alimentos na América Latina e Caribe: neoextrativismo e Mudanças Climáticas. Iniciação científica (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Serviço de Atendimento ao Estudante da Unicamp. Início: 2023.
Orientador: Claudete de Castro Silva Vitte.
2.   Andreia Mendonça Zambanini Da Silva. ACUMULAÇÃO POR DESPOSSESSÃO E DESASTRES AMBIENTAIS NO MUNICÍPIO DE SÃO SEBASTIÃO, LITORAL NORTE DO ESTADO DE SÃO PAULO, BRASIL. Iniciação científica (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Antonio Carlos VITTE.
3.   Antonio José Araujo Cruz. Fluidez territorial e planejamento estratégico no Maranhão: a expansão da BR-135 e a luta de comunidades quilombolas pelo direito ao território. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Geociências, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Adriana Maria Bernardes da Silva.
4.   Charles Serra Tabarin. Geopolítica dos BRICs: Análise da projeção de poder sobre a América Latina. Tese (Doutorado em Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2023.
Orientador: Claudete de Castro Silva Vitte.
5.   Cristhian Ferreira Delgado. DESASTRES HIDROMETEOROLÓGICOS: uma análise dos dez municípios do estado de São Paulo atingidos por inundações segundo o EM-DAT. Iniciação científica (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Raul Reis Amorim.
6.   Danilo Soares Castro Magalhães. Cartografia Histórica da divisão política-administrativa do estado do Maranhão. Iniciação científica (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Lindon Fonseca Matias.
7.   Deborah Cristina Alves. POLÍTICAS TERRITORIAIS E REGIONALIZAÇÃO NO ESTADO NOVO: OS DISCURSOS NO IBGE. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Antonio Carlos VITTE.
8.   Dimitrie Hristov Júnior. Região produtiva da heveicultura no estado de São Paulo: uma análise das microrregiões geográficas de Nhandeara, São José do Rio Preto e Votuporanga. Iniciação científica (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Ricardo Abid Castillo.
9.   Ernesto Etulain. AGRO-NEOLIBERALISM AND AGRICULTURAL FINANCIALISATION IN BRAZIL: THE LAND GRABBING CASE IN AGRIBUSINESS. Orientação de outra natureza. Universidade Estadual de Campinas. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, . Início: 2023.
Orientador: Ricardo Abid Castillo.
10.   Fábio Luis de Campos. O mar sob a representação de múltiplos atores: O Parque Estadual de Ilhabela e APA Marinha Litoral Norte do Estado de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Maria Tereza Duarte Paes.
11.   Gabriela Rodrigues Silva. ACIÊNCIAJESUÍTICAEOPENSAMENTOGEOGRÁFICONOS SÉCULOS XV E XVIIINO?NOVOMUNDO?:OCASODOSVICE-REINADOS DOPERUEDAPRATA. Iniciação científica (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2023.
Orientador: Antonio Carlos VITTE.
12.   Gustavo Pinheiro Strini Piedade. A Produção do Espaço Urbano e Risco Socioambiental: Vulnerabilidade social nas Áreas de Suscetibilidade de Inundação e Movimento de Massa no município de Ilhabela.. . Início: 2023.
Orientador: Raul Reis Amorim.
13.   Ingrid Maria Lacerda Bacelar. ACIÊNCIAJESUÍTICAEOPENSAMENTOGEOGRÁFICONOS SÉCULOSXVEXVIIINO?NOVOMUNDO?:OCASODOSVICE-REINADOS DANOVAESPANHAEDANOVAGRANADA. Iniciação científica (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Pesquisa. Início: 2023.
Orientador: Antonio Carlos VITTE.
14.   Jahan Natanael Domingos Lopes. Geohistória dos Vedas: Linguagem, espaço e ciência. Iniciação científica (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2023.
Orientador: Antonio Carlos VITTE.
15.   José Antonio Lemos Veronesi. INTENSIDADE, MAGNITUDE E FREQUÊNCIA DE INUNDAÇÕES EM MUNICÍPIOS DO ESTADO DE SÃO PAULO: fatores deflagradores e danos associados. Iniciação científica (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Raul Reis Amorim.
16.   João Lucas Barbaroto Grassi. Circuitos curtos de abastecimento alimentar e dinâmicas produtivas no Município de Araçatuba, SP. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Ricardo Abid Castillo.
17.   Laina da Costa Honorato. Turismo de Base Comunitária (TBC) no Litoral Norte Paulista: A Vila de Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha ? Caraguatatuba (SP). Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Maria Tereza Duarte Paes.
18.   Lucas Muniz Santos. Amazônia Azul: A expansão brasileira em suas dimensões mais do que continentais. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2023.
Orientador: Márcio Cataia.
19.   Mara Rute dos Santos Lima Hercelin. . Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.. Início: 2023.
Supervisor: Raul Reis Amorim.
20.   Marcel Petrocino Esteves. O MODELO DE REFORMA AGRÁRIA DE MERCADO DO BANCO MUNDIAL: implicações dos programas executados no Brasil e na América Latina. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2023.
Orientador: Ricardo Abid Castillo.
21.   Mateus Moriconi Prebianca. Escala temporo-espacial de processos naturais e antrópicos relacionada a gênese e evolução de leques aluviais: pulsações climáticas holocênicas e uso da terra. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós- Graduação em Geografia) - Instituto de Geociências- Unicamp, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2023.
Orientador: Archimedes Perez Filho.
22.   Matheus Anezio Pereira Gusmão. Ideologias geográficas no Brasil: o território na perspectiva de Sílvio Romero. Iniciação científica (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Antonio Carlos VITTE.
23.   Paulo Henrique Moraes de Souza. Proposta metodológica para avaliar a dinâmica do canal principal do rio Trancoso (BA), na escala do tempo presente. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós- Graduação em Geografia) - Instituto de Geociências- Unicamp, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Archimedes Perez Filho.
24.   Pedro Augusto Bandeli Scarin. Uso real versus uso formal da terra na Amazônia maranhense: avaliação das condicionantes para o desenvolvimento sustentável. Iniciação científica (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Lindon Fonseca Matias.
25.   Stephani Dias Ferreira. Contribuições da Ciência Jesuítica ao Pensamento Geográfico.. Orientação de outra natureza. Universidade Estadual de Campinas. SERVIÇO DE ANTENDIMENTO AO ALUNO, . Início: 2023.
Orientador: Antonio Carlos VITTE.
26.   THAMIRES MERCES GOMES. GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS E MANEJO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS NA BAHIA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS COMITÊS DE BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SALITRE E GRANDE.. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Raul Reis Amorim.
27.   Vanderson Viana Rodrigues. TERRITÓRIOS, DISPUTAS E CONFLITOS: CAMPESINATO VERSUS AGRONEGÓCIO NA EXPANSÃO DA FRONTEIRA AGRÍCOLA DO MATOPIBA - MICRORREGIÃO DE CHAPADINHA NO MARANHÃO. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Vicente Eudes Lemos Alves.
28.   Vanderson Viana Rodrigues. TERRITÓRIOS, DISPUTAS E CONFLITOS: CAMPESINATO VERSUS AGRONEGÓCIO NA EXPANSÃO DA FRONTEIRA AGRÍCOLA DO MATOPIBA - MICRORREGIÃO DE CHAPADINHA NO MARANHÃO. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Vicente Eudes Lemos Alves.
29.   VICTOR GRANNIER BITTENCOURT PINTO. INUNDAÇÕES EM SÃO LUIZ DO PARAITINGA: uma análise a partir de indicadores de suscetibilidade, vulnerabilidade e exposição. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Raul Reis Amorim.

2022

1.   Beatriz de Azevedo do Carmo. Impactos socioambientais decorrentes do uso e ocupação da terra na Amazônia maranhense: metodologia a partir do uso de RPA. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2022.
Orientador: Lindon Fonseca Matias.
2.   Bruna Eduarda de Almeida Valença. Isaiah Bowmann: da americanizaçao de Friedrich Ratzel à descoberta geopolítica da América do Sul pelos Estados Unidos. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Antonio Carlos VITTE.
3.   David Oldack Barcelos Ferreira Machado. EVOLUÇÃO DA PAISAGEM E RECONSTITUIÇÃO PALEOAMBIENTAL EM COBERTURAS SUPERFICIAIS DA BACIA DO RIO CORUMBATAÍ (SP), POR MEIO DE BIOMINERALIZAÇÕES DE SÍLICA E LUMINESCÊNCIA OPTICAMENTE ESTIMULADA (LOE). Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Instituto de Geociências- Unicamp, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2022.
Orientador: Archimedes Perez Filho.
4.   Diego Silva Salvador. ANÁLISE DAS TRANSFORMAÇÕES NO AMBIENTE DA PLANÍCIE LITORÂNEA DE FORTALEZA(CE) E AS MANIFESTAÇÕES NA PAISAGEM RELACIONADAS AOS PROCESSOS NATURAIS, CULTURAIS E SOCIAIS. Tese (Doutorado em Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Regina Célia de Oliveira.
5.   Diogo Felipe Santos de Moura. Análise espacial das epidemias de dengue na área urbana de Natal, RN.. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2022.
Orientador: Marcos César Ferreira.
6.   Filipe Guido Silva. Perspectiva sistêmica para os Planos Ambientais de Conservação e Uso do Entorno de Reservatórios Artificiais (PACUERA). Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2022.
Orientador: Raul Reis Amorim.
7.   Gabriel da Silva Lima. COBERTURA DE DESASTRES RELACIONADOS A EVENTOS HIDROMETEOROLÓGICOS A PARTIR DE MATRIZ DE REFERÊNCIA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A PERSPECTIVA DE UM ?JORNALISMO SOCIAL?. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Raul Reis Amorim.
8.   Guilherme Matos de Oliveira. Cartografia escolar, ensino de geografia e inclusão na (des)conquista educacional do campo. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Tânia Seneme do Canto.
9.   Idevan Gusmão Soares. ANÁLISE DA VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PREGUIÇAS (MA) SOB A PERSPECTIVA DA GEOECOLOGIA DA PAISAGEM. Tese (Doutorado em Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2022.
Orientador: Regina Célia de Oliveira.
10.   Joyce Santiago Moreira. Espacialização e geocronologia de coberturas superficiais em baixos terraços fluviais e marinhos associados à pulsos climáticos no baixo curso do rio Buranhém - BA. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Instituto de Geociências- Unicamp, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Archimedes Perez Filho.
11.   Kaique Bezerra. Patrimônio Cultural na Região Metropolitana de São Paulo (SP): Governança, Participação Social e Políticas de Planejamento em Turismo. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Maria Tereza Duarte Paes.
12.   Kevin Hyslop. Análise da associação espacial entre fatores geográficos e acidentes com escorpiões no município de Campinas, SP.. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2022.
Orientador: Marcos César Ferreira.
13.   Lucas Costa André. Consciência do Espaço e ressignificação do sujeito nos filmes ?Deus e o Diabo na Terra do Sol? (1964) e ?Bacurau? (2019). Um diálogo entre Geografia e Cinema.. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2022.
Orientador: Antonio Carlos VITTE.
14.   Marcus Henrique Oliveira de Jesus. O Terremoto de Lisboa de 1756: história da natureza e planejamento urbano.. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2022.
Orientador: Antonio Carlos VITTE.
15.   Mariana Correa Aquino. PLANEJAMENTO AMBIENTAL: ALTERAÇÕES DA PAISAGEM LITORÂNEA ASSOCIADAS À (DES) VALORAÇÃO E (DES) VALORIZAÇÃO NA PRAIA DA TABUBA, CEARÁ, BRASIL. Tese (Doutorado em Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Regina Célia de Oliveira.
16.   Marielle Jacinta Pereira Costa. Tecnologias Digitais e Ensino de Geografia: (des)continuidades nos contextos pré e pós pandêmicos. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2022.
Orientador: Tânia Seneme do Canto.
17.   Marina Sbrocco. COMUNIDADE QUE SUSTENTA A AGRICULTURA (CSA) COMO CIRCUITO CURTO AGROALIMENTAR: um estudo de caso da CSA Sítio Vale das Cabras em Campinas/SP. Dissertação (Mestrado profissional em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Vicente Eudes Lemos Alves.
18.   Marisol Emma Frankland Sawaya. Associação espacial entre determinantes geográficos urbanos e incidência de Covid-19 na área urbana de Campinas, SP.. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2022.
Orientador: Marcos César Ferreira.
19.   Matheus de Campos. VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL À QUALIDADE DAS ÁGUAS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO QUILOMBO. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2022.
Orientador: Raul Reis Amorim.
20.   Matheus Lemos Parente. A geopolítica da provisão de bens públicos globais: A Health Silk Road, a Diplomacia das Máscaras e a presença da China na América Latina e Caribe. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2022.
Orientador: Claudete de Castro Silva Vitte.
21.   Mauricio Ferreira Kosloski. Bolsa de Auxílio Social no Projeto Direito ao mar: economia política das cidades do litoral brasileiro. Orientação de outra natureza. Universidade Estadual de Campinas. Serviço de Apoio Ao Estudante da Unicamp, . Início: 2022.
Orientador: Márcio Cataia.
22.   Natasha Marques de Paula Santos. ANÁLISE SITUACIONAL DO ATENDIMENTO AO CÓDIGO FLORESTAL DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE NO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA PAULISTA - SPA PARTIR DO CADASTRO AMBIENTAL RURAL (CAR). Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2022.
Orientador: Raul Reis Amorim.
23.   Rafael Henrique de Moura. As transformações na paisagem do patrimônio ambiental urbano do bairro da Luz, São Paulo. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2022.
Orientador: Maria Tereza Duarte Paes.
24.   Renan Pessina Gonçalves de Lima. A reforma do novo Ensino Médio e a disciplina de Geografia: entendendo a atuação política de docentes em escolas estaduais do município de Campinas-SP. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Geografia) - Instituto de Geociências - UNICAMP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Rafael Straforini.
25.   Rodrigo Fernandes Silva. Direito ao mar: uso do território e economia costeira no Brasil. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2022.
Orientador: Márcio Cataia.
26.   Ruan Deivid Fernandes Ribeiro. Direito ao mar: economia política das cidades do litoral brasileiro. Orientação de outra natureza. Universidade Estadual de Campinas. Serviço de Apoio ao Estudantes da Unicamp, . Início: 2022.
Orientador: Márcio Cataia.
27.   Sarah Andrade Sampaio. ANÁLISE GEOAMBIENTAL DO TERRITÓRIO MÉDIO RIO DE CONTAS, BAHIA: SUBSÍDIO AO PLANEJAMENTO DE USO E OCUPAÇÃO DAS TERRAS. Tese (Doutorado em Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2022.
Orientador: Regina Célia de Oliveira.
28.   Sérgio Luís de Siqueira Monti Neto. Exportações brasileiras de soja para a China: reprimarização da pauta exportadora e regionalização produtiva. Iniciação científica (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2022.
Orientador: Ricardo Abid Castillo.
29.   Tatiane Duarte Silva Oliveira. Modelagem Geoespacial da Expansão do Aglomerado Urbano de Campinas, estado de São Paulo: Simulação de Cenários para 2050. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Marcos César Ferreira.
30.   Thais Hayashi Vaz de Arruda. As ações das grandes empresas de consultoria no território brasileiro: dos círculos globais de informação à gestão da privatização. Dissertação (Mestrado profissional em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2022.
Orientador: Adriana Maria Bernardes da Silva.
31.   Thiago Corrêa Zanini. DESEMPREGO ESTRUTURAL NO SISTEMA AGROINDUSTRIAL DA CANA-DE-AÇÚCAR NO MUNICÍPIO DE PIRACICABA: UM PARALELO COM A ELIMINAÇÃO DA QUEIMA DA PALHA E SUAS IMPLICAÇÕES NO MERCADO DE TRABALHO DO CORTE DA CANA. Dissertação (Mestrado profissional em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2022.
Orientador: Vicente Eudes Lemos Alves.
32.   Thiago de Azevedo Cunha. Modelagem dinâmica do uso e ocupação agrícola na Amazônia maranhense. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2022.
Orientador: Lindon Fonseca Matias.
33.   Vitor Scalercio. Onde está a Geografia nas aulas de Geografia? Estatuto epistemológico, práticas docentes e propostas didáticas para o raciocínio geográfico. Tese (Doutorado em Doutorado em Geografia) - Instituto de Geociências - UNICAMP, . Início: 2022.
Orientador: Rafael Straforini.
34.   Érika Cristina Nesta Silva. . Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.. Início: 2022.
Supervisor: Francisco Sergio Bernardes Ladeira.

2021

1.   Carlos Eduardo Salazar Salgado. Território e soberania: neoliberalismo e privatizações. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2021.
Orientador: Márcio Cataia.
2.   Cintia de Paula Santos Nascimento. CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS E A LUTA PELA TERRA NA REGIÃO DO VALE DO RIBEIRA: A COMUNIDADE QUILOMBOLA DO IVAPORUNDUVA, EM ELDORADO (SP). Dissertação (Mestrado profissional em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021.
Orientador: Vicente Eudes Lemos Alves.
3.   Ernesto Etulain. Estratégias competitivas e land grabbing na região do Matopiba: o caso da Radar Propriedades Agrícolas e seus impactos. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2021.
Orientador: Ricardo Abid Castillo.
4.   Francisco Fernandes Ladeira. Os impactos das TICs no ensino de Geografia. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021.
Orientador: Tânia Seneme do Canto.
5.   Guerby Sainte. CIRCUITO ESPACIAL PRODUTIVO DO VESTUÁRIO E VULNERABILIDADE DO TERRITÓRIO NO HAITI: O CASO DO PARQUE INDUSTRIAL DE CARACOL (PIC). Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2021.
Orientador: Márcio Cataia.
6.   Igor Cauê Vieira de Oliveira Pinto. Análise da expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no estado de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Geografia) - Instituto de Geociências - UNICAMP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021.
Orientador: Rafael Straforini.
7.   Isabela Magalhães Bordignon. Cartografia do invisível: a representatividade espacial das relações de trabalho e gênero na Geografia brasileira. Dissertação (Mestrado profissional em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2021.
Orientador: Lindon Fonseca Matias.
8.   João Luiz Cuani Junior. A construção do discurso desenvolvimentista brasileiro no Ensino da Geografia escolar. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Geografia) - Instituto de Geociências - UNICAMP, . Início: 2021.
Orientador: Rafael Straforini.
9.   Jéssica Santos Braz. ZONEAMENTO GEOAMBIENTAL COM VISTAS AO PLANEJAMENTO DE CAPITÓLIO, SUL DE MINAS GERAIS: UM ESTUDO A PARTIR DA ABORDAGEM GEOECOLÓGICA DAS PAISAGENS. Tese (Doutorado em Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2021.
Orientador: Regina Célia de Oliveira.
10.   Larissa Uceli. Juventudes e cartografias na internet: campo de reconhecimento e visibilidade. Iniciação científica (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2021.
Orientador: Tânia Seneme do Canto.
11.   Lenira Andre. A TERRITORIALIZAÇÃO DA MONOCULTURA DA SOJA NA MICRORREGIÃO DE IMPERATRIZ (MA): O ESPAÇO DE PRODUÇÃO DE ALIMENTOS EM DISPUTA. Dissertação (Mestrado profissional em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2021.
Orientador: Vicente Eudes Lemos Alves.
12.   Letícia Latanzio Montezel. Pequenas cidades em Regiões Metropolitanas: Uma análise sobre os casos de Igaratá, Caçapava e Jambeiro na região imediata de São José dos Campos/SP. Dissertação (Mestrado profissional em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021.
Orientador: Adriana Maria Bernardes da Silva.
13.   Lucas de Moraes Guide. Plataformas digitais e uso do território: entrega de alimentos por aplicativos e as transformações no circuito inferior da economia urbana em Campinas SP. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2021.
Orientador: Ricardo Abid Castillo.
14.   Luiz Fernando Ribeiro de Sales. A luta da nação Guarani pelo direito ao território o Estado Plurinacional da Bolívia (2009-2020). Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2021.
Orientador: Claudete de Castro Silva Vitte.
15.   Mait Bertollo. . Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.. Início: 2021.
Supervisor: Ricardo Abid Castillo.
16.   Marcos Antonio Fávaro Martins. Tres interpretações sobre o pensamento de Segundo Rosa Storne: a evolução do pensamento marítimo argentino entre a ordem bipolar e o após Guerra Fria. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2021.
Orientador: Claudete de Castro Silva Vitte.
17.   MATHEUS SOUSA BARROS. REDES MIGRATÓRIAS DO TRABALHO ESCRAVO NO MARANHÃO PARA O AGRONEGÓCIO. Dissertação (Mestrado profissional em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021.
Orientador: Vicente Eudes Lemos Alves.
18.   Milena Meira da Silva. Preservação do patrimônio ferroviário e análise paisagística: Complexo Ferroviário de Paranapiacaba (CONDEPHAAT Processo n.º 22209/82). Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2021.
Orientador: Maria Tereza Duarte Paes.
19.   Natan Pinheiro de Freitas. Uso de monolitos de solo no ensino de pedologia. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2021.
Orientador: Francisco Sergio Bernardes Ladeira.
20.   Oscar Esteban Herrera Florez. Uso do território e mineração na Colômbia. Dissertação (Mestrado profissional em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2021.
Orientador: Márcio Cataia.
21.   Paulo Anderson Fugulin. A Amazon e o mundo digital: técnica, trabalho e política. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2021.
Orientador: Adriana Maria Bernardes da Silva.
22.   Rafaela de Oliveira Mine. Estudo das bases epistemológicas da Cartografia Geográfica no Brasil: principais teorias e suas contribuições para a pesquisa em Geografia. Dissertação (Mestrado profissional em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021.
Orientador: Lindon Fonseca Matias.
23.   Raquel Almeida Mendes. JUVENTUDES E ENSINO MÉDIO: O RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO ESCOLAR NO ENSINO DAS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS. Tese (Doutorado em Doutorado em Geografia) - Instituto de Geociências - UNICAMP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021.
Orientador: Rafael Straforini.
24.   Rick Hideki Hokama. DESIGUALDADES DIGITAIS: A INFLUÊNCIA DOS FATORES POLÍTICOS E SOCIOESPACIAIS NO ACESSO À INTERNET NO BRASIL. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2021.
Orientador: Ricardo Abid Castillo.
25.   Vitoria Eichenberger. Patrimônio natural e paisagem: as áreas críticas da Região Metropolitana de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2021.
Orientador: Maria Tereza Duarte Paes.
26.   Érica Rodrigues Soares. Patrimônio Cultural de Matriz Africana: Narrativas em disputa nos lugares de memória e patrimônios tombados no município de Campinas/SP (De 1988 A 2020). Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2021.
Orientador: Maria Tereza Duarte Paes.

2020

1.   Alcília Mena José Sitoe Macarringue. Circuito espacial produtivo da batata na cidade de Maputo (Moçambique). Dissertação (Mestrado profissional em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2020.
Orientador: Ricardo Abid Castillo.
2.   Camilla Ribeiro Leal. Uma maré atípica: territorio usado e pescadores artesanais atingidos pelo derramamento de petróleo no Norte Fluminense. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Márcio Cataia.
3.   Franciele Caroline Guerra. ESTUDO DE RISCOS E VULNERABILIDADE SOCIAL: RESILIÊNCIA E GERENCIAMENTO EM ZONAS COSTEIRAS. Tese (Doutorado em Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2020.
Orientador: Regina Célia de Oliveira.
4.   Gabriel Rocha Castanheira. Empresas de transporte via aplicativos e território nacional: novos dinamismos na cidade de Campinas-SP mediado pelo sistema técnico-científico-informacional da UBER.. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Geociências, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Adriana Maria Bernardes da Silva.
5.   Geane Cleisa Nogueira da Silva. As tecnologias digitais de informação e comunicação na formação docente: uma análise de suas contribuições para o trabalho com raciocínios geográficos. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2020.
Orientador: Tânia Seneme do Canto.
6.   Hemily Rodrigues Vale. Reestruturação do Espaço Urbano no Centro Histórico de São Luís (MA): Patrimônio Histórico e Planejamento Governamental. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA. Início: 2020.
Orientador: Maria Tereza Duarte Paes.
7.   Isabelle Salazar Vieira Alves. VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DE ÁREAS SUSCETÍVEIS A MOVIMENTOS DE MASSA E INUNDAÇÕES DE MUNICÍPIOS DA REGIÃO SERRANA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, BRASIL. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2020.
Orientador: Raul Reis Amorim.
8.   Isilainy Cristiny Silvino da Silva. Habitar no Centro Histórico de São Luís (MA): território usado e resistência. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Geociências, Fundação de Amparo a Pesquisa do estado do Maranhão. Início: 2020.
Orientador: Adriana Maria Bernardes da Silva.
9.   Ivan de Sousa Soares. As hidro- fronteiras do capital: A expansão da indústria hidrelétrica na meso-bacia do Tapajós em Mato Grosso.. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2020.
Orientador: Vicente Eudes Lemos Alves.
10.   José Danilo Santos Cavalcanti de Araújo. Geopolítica dos Espaços "vazios" e "não integrados" na América do Sul. Tese (Doutorado em Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2020.
Orientador: Claudete de Castro Silva Vitte.
11.   Lidiane Carlos Nogueira. Paleosuperfícies, Perfis de Alteração e Depósitos Minerais Associados em Paracatu (MG). Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Francisco Sergio Bernardes Ladeira.
12.   Luciano Martins da Rosa. Interlocuções do ensino da geografia com a literatura: Um diálogo dos quadros geográficos com a educação básica. Tese (Doutorado em Doutorado em Geografia) - Instituto de Geociências - UNICAMP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Rafael Straforini.
13.   Luiz Fernando Vieira dos Santos. A economia política do município de Campinas: o circuito espacial produtivo de eletrônicos na era da indústria 4.0 e o papel da força de trabalho feminina. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2020.
Orientador: Márcio Cataia.
14.   Mariana Leis Balsalobre. Os feminismos e os conflitos de fronteira no atual período da globalização, um olhar a partir do leste maranhense. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2020.
Orientador: Vicente Eudes Lemos Alves.
15.   Marly Silva de Morais. Proposta de Zoneamento Geoambiental da Ilha do Maranhão- um subsídio ao planejamento ambiental. Tese (Doutorado em Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2020.
Orientador: Regina Célia de Oliveira.
16.   Paloma C. C. Guitarrara Furtado. O ?EFEITO CHINA? NO ESPAÇO AGRÍCOLA NACIONAL: EMPREENDIMENTOS CHINESES NO ARCO-NORTE DO BRASIL. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2020.
Orientador: Vicente Eudes Lemos Alves.
17.   Ralph Charles. O Estado Ambiental do Departamento Oeste do Haiti sob Tutela Geossistêmica. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2020.
Orientador: Regina Célia de Oliveira.
18.   Samuel de Amaral Macedo. Proposta de Zoneamento Geoambiental para o município de Cairu - Bahia. Tese (Doutorado em Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Regina Célia de Oliveira.
19.   Thaís Nasato Fioravanti. Estudo Pedoarqueológico de um Sítio Arqueológico em Dourado/SP. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2020.
Orientador: Francisco Sergio Bernardes Ladeira.
20.   Zeliane de Jesus Silva Costa. Os usos e (ab)usos do turismo em Unidades de Conservação: Conflitos socioambientais no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Maria Tereza Duarte Paes.

2019

1.   Adriana Fantinati Conceição. Análise dos impactos socioambientais decorrentes das mudanças de uso e ocupação da terra na distribuição espacial da onça-parda (Puma concolor) na Região Metropolitana de Campinas (SP). Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Lindon Fonseca Matias.
2.   Bruno Araújo Torres. Pulsações climáticas associadas a transgressões e regressões marítimas do holoceno: geocronologia das coberturas superficiais marinhas, fluviais e fluviomarinas no curso inferior de são francisco. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Instituto de Geociências- Unicamp, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2019.
Orientador: Archimedes Perez Filho.
3.   Bruno Libanio. Geografia eleitoral brasileira: uso do território e financiamento de campanhas eleitorais. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2019.
Orientador: Márcio Cataia.
4.   Gustavo Glodes Blum. Violência estatal, (in)segurança territorial e Estado de exceção na Argentina e no Brasil como experiência geopolítica recente (2000-2022). Tese (Doutorado em Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Claudete de Castro Silva Vitte.
5.   Laura Butti do Valle. Cartografia Narrativa e Educação Geográfica: mapeando lembranças nas escolas. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Tânia Seneme do Canto.
6.   Leandro Henrique da Silva. Distrivuição geográfica desigual do emprego no interior do Estado de São Paulo. Tese (Doutorado em Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2019.
Orientador: Márcio Cataia.
7.   Lívia Cangiano Antipon. Os dois circuitos a economia urbana e a situação alimentar de São Luís (MA): a dimensão do mercado de alimentação. Tese (Doutorado em Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2019.
Orientador: Márcio Cataia.
8.   Mariana Lima Loterio. Geotecnologias e linguagens cartográficas na formação docente em geografia na Unicamp. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2019.
Orientador: Tânia Seneme do Canto.
9.   Pedro Henrique de Souza Rafael. Trajetórias e Estratégias na Constituição de uma Comunidade Epistêmica: O Ensino de Geografia como Área de Pesquisa. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Geografia) - Instituto de Geociências - UNICAMP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Rafael Straforini.
10.   Pedro Ítalo Carvalho Aderaldo. Geocronologia de coberturas superficiais em níveis de baixos terraços, relacionados as transgressões e regressões marinhas, associadas as pulsações climáticas holocênicas, no baixo curso do rio Apodi-Mossoró-RN. Tese (Doutorado em Geografia) - Instituto de Geociências- Unicamp, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2019.
Orientador: Archimedes Perez Filho.
11.   Talita de Oliveira Bracher Prates. VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL COM ÊNFASE NAS ÁREAS SUSCETÍVEIS A INUNDAÇÕES: construção de uma metodologia aplicável para o território brasileiro. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2019.
Orientador: Raul Reis Amorim.

2018

1.   Ana Marçal Ribeiro. Geografia da Paisagem sonora no Brasil: uma contribuição para o Gerenciamento Costeiro. Tese (Doutorado em Geografia da Paisagem) - Universität Rostock. (Coorientador)., . Início: 2018.
Supervisor: Regina Célia de Oliveira.
2.   Anderson Sabino. A luta pela terra na periferia pobre da metrópole de Campinas-SP: contrarracionalidades e usos do território em Sumaré e Hortolândia. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Geociências, . Início: 2018.
Orientador: Adriana Maria Bernardes da Silva.
3.   Diego Fernandes Terra Machado. O uso de técnicas de mapeamento pedológico para identificação e delimitação de pedimentos. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2018.
Orientador: Francisco Sergio Bernardes Ladeira.
4.   Glaycon Vinícios Antunes de Souza. ESPECIALIZAÇÃO REGIONAL PRODUTIVA E IMPLICAÇÕES TERRITORIAIS DA BOVINOCULTURA DE CORTE NO BRASIL. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2018.
Orientador: Ricardo Abid Castillo.
5.   Heloisa Santos Molina Lopes. O Programa Nacional de Alimentação Escolar e o Uso Agrícola do Território no Vale do Ribeira: uma logística dos pequenos?. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2018.
Orientador: Ricardo Abid Castillo.
6.   Luca Lämmle. Coberturas superficiais em baixos terraços marinhos e flúvio marinhos na planície costeira do Paraíba do sul: Geogronologia e os impactos decorrentes da construção do porto do açú-RJ. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Instituto de Geociências- Unicamp, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2018.
Orientador: Archimedes Perez Filho.
7.   Mariana Monteiro Navarro de Oliveira. Modelagem espacial de risco a desertificação em municípios da bacia do rio Jaguaribe, Ceará, Brasil. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2018.
Orientador: Marcos César Ferreira.
8.   Pedro Michelutti Cheliz. COMPARTIMENTAÇÃO E ESTRUTURA SUPERFICIAL DA PAISAGEM COM ENFOQUE EM INTERCRUZAMENTOS DE SUCESSÕES GEOMÓRFICAS E REGISTROS ARQUEOLÓGICOS LÍTICOS. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2018.
Orientador: Francisco Sergio Bernardes Ladeira.
9.   Rosiney dos Santos Ferreira. MAPEAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DOS SISTEMAS AMBIENTAIS COMO SUBSÍDIO AO ESTUDO DE ÁREAS COM RISCO A INUNDAÇÃO EM BACIAS HIDROGRÁFICAS URBANAS NO MUNICÍPIO DE CAMPINAS-SP. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2018.
Orientador: Raul Reis Amorim.

2017

1.   Danilo Cardoso Ferreira. As Matrizes Formadoras da Geomorfologia Alemã no Século XIX: Uma Contribuição à História e à Epistemologia da Geografia?. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2017.
Orientador: Antonio Carlos VITTE.

2016

1.   André Rodrigo Farias. Regiões competitivas do complexo agroindustrial da soja no Brasil: proposta para reconhecimento e análise geográfica. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2016.
Orientador: Ricardo Abid Castillo.
2.   Cezar Pardo Mêo Pompêo de Camargo. Caiçaras, turistas e Unidades de Conservação: uma relação de poder na Península do Juatinga, Paraty (RJ). Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2016.
Orientador: Maria Tereza Duarte Paes.
3.   Cintia dos Santos Pereira da Silva. Os Guaranis Mbya e a disputa pela terra: ordenamento e organização socioespacial frente à ocupação imobiliária no litoral norte de São Paulo.. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2016.
Orientador: Vicente Eudes Lemos Alves.
4.   Guilherme Lima. A questão caiçara no litoral norte paulista. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2016.
Orientador: Maria Tereza Duarte Paes.
5.   Thiago Shoegima. Utilização de modelagem geoespacial para a construção de um indicador de saúde ambiental para a cidade de São Paulo, baseado em dados espaciais de ruído urbano, índice de vegetação e de poluição atmosférica.. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2016.
Orientador: Marcos César Ferreira.

2014

1.   Gustavo Henrique Beraldino Teramatsu. A expansão da educação superior e o território brasileiro: evolução da oferta e do acesso sob um enfoque geográfico. Tese (Doutorado em Doutorado em Geografia) - Instituto de Geociências - UNICAMP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2014.
Orientador: Rafael Straforini.


Data de processamento: 19/02/2024 14:47:36