docentesDGEO

Dissertação de mestrado


Número total de itens: 53

2024

1.   Mariana Chaves Monti Souza. Cartografia dos Museus de Território em Belo Horizonte: Disputas de memória, resistência e territorialidades. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2024.
Orientador: Maria Tereza Duarte Paes.
2.   Mariana Dias Ramos. Dinâmica espaço-temporal do pulso de inundação do Pantanal. Dissertação (Mestrado profissional em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2024.
Orientador: Marcos César Ferreira.
3.   Sarah Aparecida Montrazio. O circuito cultural do centro de São Paulo: micropolíticas do cotidiano e os dez anos dos Territórios de Interesse a Cultura e Paisagem (TICPs). Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Geociências, . Início: 2024.
Orientador: Adriana Maria Bernardes da Silva.
4.   Stéfanny Ferreira Dias. Digitalização do território: Disputas e perspectivas para a soberania digital brasileira. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Geociências, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2024.
Orientador: Adriana Maria Bernardes da Silva.

2023

1.   Deborah Cristina Alves. POLÍTICAS TERRITORIAIS E REGIONALIZAÇÃO NO ESTADO NOVO: OS DISCURSOS NO IBGE. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Antonio Carlos VITTE.
2.   Fábio Luis de Campos. O mar sob a representação de múltiplos atores: O Parque Estadual de Ilhabela e APA Marinha Litoral Norte do Estado de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Maria Tereza Duarte Paes.
3.   João Lucas Barbaroto Grassi. Circuitos curtos de abastecimento alimentar e dinâmicas produtivas no Município de Araçatuba, SP. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Ricardo Abid Castillo.
4.   Laina da Costa Honorato. Turismo de Base Comunitária (TBC) no Litoral Norte Paulista: A Vila de Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha ? Caraguatatuba (SP). Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Maria Tereza Duarte Paes.
5.   Mateus Moriconi Prebianca. Escala temporo-espacial de processos naturais e antrópicos relacionada a gênese e evolução de leques aluviais: pulsações climáticas holocênicas e uso da terra. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós- Graduação em Geografia) - Instituto de Geociências- Unicamp, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2023.
Orientador: Archimedes Perez Filho.
6.   Paulo Henrique Moraes de Souza. Proposta metodológica para avaliar a dinâmica do canal principal do rio Trancoso (BA), na escala do tempo presente. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós- Graduação em Geografia) - Instituto de Geociências- Unicamp, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Archimedes Perez Filho.
7.   VICTOR GRANNIER BITTENCOURT PINTO. INUNDAÇÕES EM SÃO LUIZ DO PARAITINGA: uma análise a partir de indicadores de suscetibilidade, vulnerabilidade e exposição. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Raul Reis Amorim.

2022

1.   Bruna Eduarda de Almeida Valença. Isaiah Bowmann: da americanizaçao de Friedrich Ratzel à descoberta geopolítica da América do Sul pelos Estados Unidos. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Antonio Carlos VITTE.
2.   Kaique Bezerra. Patrimônio Cultural na Região Metropolitana de São Paulo (SP): Governança, Participação Social e Políticas de Planejamento em Turismo. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Maria Tereza Duarte Paes.
3.   Kevin Hyslop. Análise da associação espacial entre fatores geográficos e acidentes com escorpiões no município de Campinas, SP.. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2022.
Orientador: Marcos César Ferreira.
4.   Lucas Costa André. Consciência do Espaço e ressignificação do sujeito nos filmes ?Deus e o Diabo na Terra do Sol? (1964) e ?Bacurau? (2019). Um diálogo entre Geografia e Cinema.. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2022.
Orientador: Antonio Carlos VITTE.
5.   Marina Sbrocco. COMUNIDADE QUE SUSTENTA A AGRICULTURA (CSA) COMO CIRCUITO CURTO AGROALIMENTAR: um estudo de caso da CSA Sítio Vale das Cabras em Campinas/SP. Dissertação (Mestrado profissional em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Vicente Eudes Lemos Alves.
6.   Marisol Emma Frankland Sawaya. Associação espacial entre determinantes geográficos urbanos e incidência de Covid-19 na área urbana de Campinas, SP.. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2022.
Orientador: Marcos César Ferreira.
7.   Matheus de Campos. VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL À QUALIDADE DAS ÁGUAS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO QUILOMBO. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2022.
Orientador: Raul Reis Amorim.
8.   Matheus Lemos Parente. A geopolítica da provisão de bens públicos globais: A Health Silk Road, a Diplomacia das Máscaras e a presença da China na América Latina e Caribe. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2022.
Orientador: Claudete de Castro Silva Vitte.
9.   Natasha Marques de Paula Santos. ANÁLISE SITUACIONAL DO ATENDIMENTO AO CÓDIGO FLORESTAL DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE NO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA PAULISTA - SPA PARTIR DO CADASTRO AMBIENTAL RURAL (CAR). Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2022.
Orientador: Raul Reis Amorim.
10.   Renan Pessina Gonçalves de Lima. A reforma do novo Ensino Médio e a disciplina de Geografia: entendendo a atuação política de docentes em escolas estaduais do município de Campinas-SP. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Geografia) - Instituto de Geociências - UNICAMP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Rafael Straforini.
11.   Thais Hayashi Vaz de Arruda. As ações das grandes empresas de consultoria no território brasileiro: dos círculos globais de informação à gestão da privatização. Dissertação (Mestrado profissional em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2022.
Orientador: Adriana Maria Bernardes da Silva.
12.   Thiago Corrêa Zanini. DESEMPREGO ESTRUTURAL NO SISTEMA AGROINDUSTRIAL DA CANA-DE-AÇÚCAR NO MUNICÍPIO DE PIRACICABA: UM PARALELO COM A ELIMINAÇÃO DA QUEIMA DA PALHA E SUAS IMPLICAÇÕES NO MERCADO DE TRABALHO DO CORTE DA CANA. Dissertação (Mestrado profissional em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2022.
Orientador: Vicente Eudes Lemos Alves.
13.   Thiago de Azevedo Cunha. Modelagem dinâmica do uso e ocupação agrícola na Amazônia maranhense. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2022.
Orientador: Lindon Fonseca Matias.

2021

1.   Cintia de Paula Santos Nascimento. CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS E A LUTA PELA TERRA NA REGIÃO DO VALE DO RIBEIRA: A COMUNIDADE QUILOMBOLA DO IVAPORUNDUVA, EM ELDORADO (SP). Dissertação (Mestrado profissional em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021.
Orientador: Vicente Eudes Lemos Alves.
2.   Ernesto Etulain. Estratégias competitivas e land grabbing na região do Matopiba: o caso da Radar Propriedades Agrícolas e seus impactos. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2021.
Orientador: Ricardo Abid Castillo.
3.   Igor Cauê Vieira de Oliveira Pinto. Análise da expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no estado de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Geografia) - Instituto de Geociências - UNICAMP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021.
Orientador: Rafael Straforini.
4.   Isabela Magalhães Bordignon. Cartografia do invisível: a representatividade espacial das relações de trabalho e gênero na Geografia brasileira. Dissertação (Mestrado profissional em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2021.
Orientador: Lindon Fonseca Matias.
5.   João Luiz Cuani Junior. A construção do discurso desenvolvimentista brasileiro no Ensino da Geografia escolar. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Geografia) - Instituto de Geociências - UNICAMP, . Início: 2021.
Orientador: Rafael Straforini.
6.   Lenira Andre. A TERRITORIALIZAÇÃO DA MONOCULTURA DA SOJA NA MICRORREGIÃO DE IMPERATRIZ (MA): O ESPAÇO DE PRODUÇÃO DE ALIMENTOS EM DISPUTA. Dissertação (Mestrado profissional em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2021.
Orientador: Vicente Eudes Lemos Alves.
7.   Letícia Latanzio Montezel. Pequenas cidades em Regiões Metropolitanas: Uma análise sobre os casos de Igaratá, Caçapava e Jambeiro na região imediata de São José dos Campos/SP. Dissertação (Mestrado profissional em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021.
Orientador: Adriana Maria Bernardes da Silva.
8.   MATHEUS SOUSA BARROS. REDES MIGRATÓRIAS DO TRABALHO ESCRAVO NO MARANHÃO PARA O AGRONEGÓCIO. Dissertação (Mestrado profissional em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021.
Orientador: Vicente Eudes Lemos Alves.
9.   Natan Pinheiro de Freitas. Uso de monolitos de solo no ensino de pedologia. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2021.
Orientador: Francisco Sergio Bernardes Ladeira.
10.   Oscar Esteban Herrera Florez. Uso do território e mineração na Colômbia. Dissertação (Mestrado profissional em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2021.
Orientador: Márcio Cataia.
11.   Rafaela de Oliveira Mine. Estudo das bases epistemológicas da Cartografia Geográfica no Brasil: principais teorias e suas contribuições para a pesquisa em Geografia. Dissertação (Mestrado profissional em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021.
Orientador: Lindon Fonseca Matias.
12.   Vitoria Eichenberger. Patrimônio natural e paisagem: as áreas críticas da Região Metropolitana de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2021.
Orientador: Maria Tereza Duarte Paes.
13.   Érica Rodrigues Soares. Patrimônio Cultural de Matriz Africana: Narrativas em disputa nos lugares de memória e patrimônios tombados no município de Campinas/SP (De 1988 A 2020). Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2021.
Orientador: Maria Tereza Duarte Paes.

2020

1.   Alcília Mena José Sitoe Macarringue. Circuito espacial produtivo da batata na cidade de Maputo (Moçambique). Dissertação (Mestrado profissional em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2020.
Orientador: Ricardo Abid Castillo.
2.   Camilla Ribeiro Leal. Uma maré atípica: territorio usado e pescadores artesanais atingidos pelo derramamento de petróleo no Norte Fluminense. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Márcio Cataia.
3.   Gabriel Rocha Castanheira. Empresas de transporte via aplicativos e território nacional: novos dinamismos na cidade de Campinas-SP mediado pelo sistema técnico-científico-informacional da UBER.. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Geociências, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Adriana Maria Bernardes da Silva.
4.   Geane Cleisa Nogueira da Silva. As tecnologias digitais de informação e comunicação na formação docente: uma análise de suas contribuições para o trabalho com raciocínios geográficos. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2020.
Orientador: Tânia Seneme do Canto.
5.   Hemily Rodrigues Vale. Reestruturação do Espaço Urbano no Centro Histórico de São Luís (MA): Patrimônio Histórico e Planejamento Governamental. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA. Início: 2020.
Orientador: Maria Tereza Duarte Paes.
6.   Isilainy Cristiny Silvino da Silva. Habitar no Centro Histórico de São Luís (MA): território usado e resistência. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Geociências, Fundação de Amparo a Pesquisa do estado do Maranhão. Início: 2020.
Orientador: Adriana Maria Bernardes da Silva.
7.   Lidiane Carlos Nogueira. Paleosuperfícies, Perfis de Alteração e Depósitos Minerais Associados em Paracatu (MG). Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Francisco Sergio Bernardes Ladeira.
8.   Luiz Fernando Vieira dos Santos. A economia política do município de Campinas: o circuito espacial produtivo de eletrônicos na era da indústria 4.0 e o papel da força de trabalho feminina. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2020.
Orientador: Márcio Cataia.
9.   Thaís Nasato Fioravanti. Estudo Pedoarqueológico de um Sítio Arqueológico em Dourado/SP. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2020.
Orientador: Francisco Sergio Bernardes Ladeira.
10.   Zeliane de Jesus Silva Costa. Os usos e (ab)usos do turismo em Unidades de Conservação: Conflitos socioambientais no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Maria Tereza Duarte Paes.

2019

1.   Bruno Libanio. Geografia eleitoral brasileira: uso do território e financiamento de campanhas eleitorais. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2019.
Orientador: Márcio Cataia.
2.   Laura Butti do Valle. Cartografia Narrativa e Educação Geográfica: mapeando lembranças nas escolas. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Tânia Seneme do Canto.
3.   Mariana Lima Loterio. Geotecnologias e linguagens cartográficas na formação docente em geografia na Unicamp. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2019.
Orientador: Tânia Seneme do Canto.
4.   Pedro Henrique de Souza Rafael. Trajetórias e Estratégias na Constituição de uma Comunidade Epistêmica: O Ensino de Geografia como Área de Pesquisa. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Geografia) - Instituto de Geociências - UNICAMP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Rafael Straforini.

2018

1.   Anderson Sabino. A luta pela terra na periferia pobre da metrópole de Campinas-SP: contrarracionalidades e usos do território em Sumaré e Hortolândia. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Geociências, . Início: 2018.
Orientador: Adriana Maria Bernardes da Silva.
2.   Rosiney dos Santos Ferreira. MAPEAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DOS SISTEMAS AMBIENTAIS COMO SUBSÍDIO AO ESTUDO DE ÁREAS COM RISCO A INUNDAÇÃO EM BACIAS HIDROGRÁFICAS URBANAS NO MUNICÍPIO DE CAMPINAS-SP. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2018.
Orientador: Raul Reis Amorim.


Data de processamento: 19/02/2024 14:47:36