docentesDGRN

Pedro Wagner Goncalves

Graduado em Geologia pela Universidade de São Paulo (1982), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1989), Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1997), Livre Docente pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (2011). Pesquisa a área interdisciplinar que cruza Ensino de Geologia, História da Ciência e Formação de Professores. Tópicos principais de Pesquisa: James Hutton (1726-1797), formação continuada de professores e Ciência, tecnologia e Sociedade. Defende que o conhecimento geológico é parte relevante da alfabetização científica para formar cidadãos na sociedade tecnológica. Atualmente é professor do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0287343325100831 (29/12/2023)
  • Rótulo/Grupo: Professor
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências da UNICAMP. Rua Carlos Gomes, 250 Cidade Universitária 13083855 - Campinas, SP - Brasil - Caixa-postal: 6152 Telefone: (19) 35214562 Fax: (19) 32891562 URL da Homepage: http://www.ige.unicamp.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (11)
    1. 2020-2023. Desenvolvimento profissional de professores da educação básica: mudança climática como eixo da construção do conhecimento escolar
      Descrição: Desenvolvido no âmbito do Grupo de Pesquisa Interdisciplinaridade e Ciência do Sistema Terra como Eixos para o Ensino Básico. Período: 2020-2023.Quais são os desafios cognitivos para compreender como funciona o sistema climático, como flutua o clima ao longo do tempo geológico? Esta é a indagação central que conduz a refletir quais conceitos os professores devem adquirir para desenvolver as noções de mudança climática com seus alunos. O tópico é tratado como uma questão sociocientifica, ou seja, se considera as controvérsias da interface ciência, tecnologia e sociedade dentro de um ambiente marcado pelo negacionismo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . Integrantes: Pedro Wagner Goncalves - Coordenador / Maria José dos Santos - Integrante / Alessandra Rodrigues - Integrante / Ana Rosa Jorge de Souza - Integrante / Patricia Elisa Chipoletti Esteves - Integrante / Edson Munhoz - Integrante / Victor Hugo Couto - Integrante / Daniele Pereira Costa - Integrante / Jéssica Gomes de Jesus Oliveira - Integrante / Renata Ferreira Alves Dias - Integrante / Nathalie Cristine Gallo - Integrante. Número de produções C, T & A: 6
      Membro: Pedro Wagner Goncalves.
    2. 2017-Atual. Ciclos da natureza e integração curricular: reconfiguração do currículo do ensino médio
      Descrição: Ensino multifacetado que combina pesquisa colaborativa e pensamento sistêmico. Há múltiplos caminhos e alternativas didáticas para engajar professores e alunos do ensino médio no desenvolvimento do currículo. Reunindo os saberes dos participantes e pesquisa sobre Ensino de Geociências configuram-se estudos de caso que integram componentes curriculares diferentes para promover o ensino e a aprendizagem de abordagens da Ciência do sistema Terra. Há um certo conjunto de elementos comuns que contribuem para articular e dar unidade aos trabalhos desenvolvidos. O desenvolvimento do currículo por meio da integração curricular que promove a formação continuada de professores para desenvolverem tópicos e abordagens inovadoras por meio das Ciências da Terra. Justificativa Professores de distintas disciplinas de ensino médio possuem domínio do que e do como ensinar. Os conteúdos específicos de suas respectivas disciplinas já fazem parte de modos curriculares padronizados. Ao mesmo tempo, professores permanecem descontentes quanto aos resultados da aprendizagem de seus alunos. Para enfrentar o desafio de melhorar a aprendizagem buscam articular diferentes disciplinas por meio das Geociências. Isso conduz a explorar diferentes temáticas específicas de cada disciplina, diferentes unidades escolares (com distintos públicos, problemas, etc.). As aproximações são feitas por meio das ideias de transformação da natureza, ciclos e processos de distintos materiais terrestres (água, areia, ferro, etc.) e tratamentos em diferentes escalas de espaço e tempo (do local ao global). Todos os caminhos engajam professores e alunos a compreender o sistema Terra como o ambiente no qual se desenvolvem os desafios da crise ambiental postos para a sociedade (em múltiplas e inter-relacionadas dimensões: econômica, política e cultural.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . Integrantes: Pedro Wagner Goncalves - Coordenador / Maurilio Antonio Ribeiro Alves - Integrante / Maria Bernadete de Siqueira Canesin - Integrante / Reino Luiz de Figueiredo - Integrante / Mirian Moneda Alberto de La Corte - Integrante / Natalina Aparecida Laguna Sicca - Integrante / Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes - Integrante / MARCELO LUÍS DE BRINO - Integrante / Alessandra Rodrigues - Integrante / Ana Rosa Jorge de Souza - Integrante / Bruna Isabella de Figueiredo - Integrante.
      Membro: Pedro Wagner Goncalves.
    3. 2013-Atual. O ciclo do ferro: eixo integrador do ensino médio
      Descrição: O objetivo da pesquisa é descrever relações estabelecidas no ensino de disciplinas do nível médio, com o conhecimento das Ciências do Sistema Terra. Trata-se de subprojeto dentro de ?Formação de professores por meio de pesquisa colaborativa: processo curricular a partir de estudos da natureza? que pretende construir indicadores sobre aprendizagem de professores envolvidos em grupo de pesquisa colaborativa que estejam envolvidos no desenvolvimento de propostas curriculares temáticas que explorem fluxos e intercâmbios em torno da substância ferro. Aborda mecanismos, processos e dinâmicas naturais e antrópicas que envolvem como circula o ferro perto da superfície da Terra. Emprega triangulação de técnicas de pesquisa qualitativa e abordagens indutivas para construir problemas específicos de pesquisa. Pretende se debruçar especialmente sobre como professores implementam programas e currículos, mas admite colher dados entre alunos do ensino médio.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Pedro Wagner Goncalves - Coordenador / Natalina A L Sicca - Integrante / Maria Bernadete de Siqueira Canesin - Integrante / Reino Luiz de Figueiredo - Integrante / Mirian Moneda Alberto de La Corte - Integrante. Número de produções C, T & A: 8 / Número de orientações: 1
      Membro: Pedro Wagner Goncalves.
    4. 2012-2017. Formação de professores por meio de pesquisa colaborativa: processo curricular a partir de estudos da natureza
      Descrição: Esta pesquisa articula o processo curricular com a formação de professores. Visa construir indicadores sobre aprendizagem de professores envolvidos em grupo de pesquisa colaborativa cujo currículo de formação persegue a valorização do trabalho docente e considera os limites políticos e institucionais da rede de ensino. O grupo de pesquisa colaborativa visa o aprofundamento e construção de uma concepção de natureza que sirva de eixo para inovações curriculares promovidas por professores, de modo a se considerar sua complexidade e a necessidade de promover uma abordagem interdisciplinar apoiada nos conceitos da Ciência do Sistema Terra, adotando-se a concepção de tempo geológico como especialmente estratégica para construir alternativas de visão de natureza. Investiga-se o processo curricular desenvolvido por professores ao elaborarem inovações curriculares sobre a natureza que envolve estudos dos fluxos e ciclos de materiais, a partir de dados locais. Apoia-se em autores do campo do currículo e do ensino de ciências do sistema terra. Adotam-se metodologias qualitativas para identificar inovações curriculares, descrever o trabalho docente e seus limites institucionais e políticos, culturais. Trata-se de pesquisa qualitativa colaborativa. A análise valoriza sobretudo processos, particularmente voltados ao estudo de dinâmicas de trabalho coletivo. A proposta vai recorrer a triangulação de dados recolhidos por meio de instrumentos diversos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Pedro Wagner Goncalves - Coordenador / Natalina Aparecida Laguna Sicca - Integrante / Maurilio Antonio Ribeiro Alves - Integrante / Sílvia Aparecida de Sousa Fernandes - Integrante / Maria Bernadete de Siqueira Canesin - Integrante / Reino Luiz de Figueiredo - Integrante / Mirian Moneda Alberto de La Corte - Integrante / Maria José dos Santos - Integrante / Maria Cristina das S.G. Fernandes - Integrante / Ana Rosa Jorge de Souza - Integrante. Número de produções C, T & A: 28
      Membro: Pedro Wagner Goncalves.
    5. 2008-2012. Ciência do sistema Terra e a formação continuada de professores
      Descrição: A pesquisa visa identificar variáveis diretamente vinculadas com a disposição de professores da rede pública de buscar, desenvolver e formular sua própria formação continuada. A pesquisa é colaborativa entre pesquisadores da Universidade e do Ensino Básico. Adota-se abordagens da pesquisa qualitativa para estruturar categorias que revelem motivos, disposição e interesse de professores que promovem inovações curriculares. Espera-se contribuir para subsidiar políticas públicas voltadas para a qualificação de professores que estão em efetivo exercício. Assume-se perspectivas educacionais associadas a conceitos de escolas democráticas, integração curricular, complexidade e conhecimento do ambiente sob o ponto de vista das Ciências da Terra. A Proposta dá continuidade a trabalhos de pesquisa sobre formação continuada elaborados sob três eixos: formação continuada de professores do ensino médio, currículo e ensino de Ciências da Terra.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Pedro Wagner Goncalves - Coordenador / Maurilio Antonio Ribeiro Alves - Integrante / Sílvia Aparecida de Sousa Fernandes - Integrante / Maria Bernadete de Siqueira Canesin - Integrante / Reino Luiz de Figueiredo - Integrante / Mirian Moneda Alberto de La Corte - Integrante / SICCA, N.A.L. (Natalina Aparecida Laguna Sicca) - Integrante / Maria José dos Santos - Integrante / Marchetti, Marlon Eij - Integrante / Glauco Rodrigo Ribeiro Trepador - Integrante. Número de produções C, T & A: 42
      Membro: Pedro Wagner Goncalves.
    6. 2005-2007. O processo curricular: a contextualização no ensino médio a partir do contexto ambiental.(Pesquisa Básica)CNPq (Auxílio Pesquisa) Processo: # 402696/2004-2
      Descrição: Consta dos documentos oficiais que o currículo do ensino médio terá a interdisciplinaridade e a contextualização como princípios pedagógicos estruturadores. Ao analisar o momento atual, o ensino contextualizado vem sendo bem aceito pela comunidade educacional, como atestam trabalhos recentes. Mas, vem se fazendo uma substituição do conceito de cotidiano e de valorização dos saberes populares pelo conceito de contextualização. Como os professores estariam interpretando o discurso oficial acerca da contextualização? Contextualizar a partir do contexto ambiental possibilita uma nova direção para as políticas oficiais? Esta pesquisa é voltada para a análise da implementação de políticas curriculares para o ensino médio.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Pedro Wagner Goncalves - Integrante / Natalina Aparecida Laguna Sicca - Coordenador / Denise Lourenço Curval Massaro - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Pedro Wagner Goncalves.
    7. 2005-2007. Ensino de Ciência do sistema Terra e formação contínua de professores do ensino básico.(Pesquisa Básica)CNPq (Auxílio Pesquisa) Processo: # 479636/2004-4
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Pedro Wagner Goncalves - Coordenador / Natalina Aparecida Laguna Sicca - Integrante / Maria Angela Garofalo - Integrante / Maurilio Antonio Ribeiro Alves - Integrante / Denise Lourenço Curval Massaro - Integrante / Sílvia Aparecida de Sousa Fernandes - Integrante / Maria Bernadete de Siqueira Canesin - Integrante / Reino Luiz de Figueiredo - Integrante / Mirian Moneda Alberto de La Corte - Integrante / José Ricardo Carvalho da Silva - Integrante / Maria Regina pires - Integrante / Janira Margaret Rodrigues Netto - Integrante / Eneida Terezinha Cortazzo Lopes - Integrante / Maria Idê Silva Nicolau - Integrante / Maria Tereza Pires Dias - Integrante.
      Membro: Pedro Wagner Goncalves.
    8. 2005-2007. Ensino de Ciência do sistema Terra e formacao de professores em efetivo exercicio.(Pesquisa Básica)FAPESP (Auxílio Pesquisa, Programa Ensino Público) Processo: # 2001/14306-7
      Descrição: Como contribuir para aperfeiçoar os procedimentos de formação dos professores enfatizando a concepção desses professores sobre Ciência do sistema Terra? Para explorar essa pergunta pretende-se examinar, discutir e enfrentar a forma banal de tratar a contextualização no ensino de diferentes disciplinas da educação básica. As inter-relações natureza e sociedade conduzem ao estudo do ambiente e o conhecimento geológico pode fornecer uma resposta diferenciada para contextualizar conhecimentos de diversas matérias escolares.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Pedro Wagner Goncalves - Coordenador / Carlos Alberto Lobão da Silveira Cunha - Integrante / Oscar Braz Mendonza Negrão - Integrante / Natalina Aparecida Laguna Sicca - Integrante / Maria Angela Garofalo - Integrante / Jesus A. Ribeiro - Integrante / Maurílio Alves Ribeiro - Integrante / Sílvia Aparecida de Sousa Fernandes - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 28
      Membro: Pedro Wagner Goncalves.
    9. 2005-2007. Cálculo e Medida no Pensamento de James Hutton (1726-1797) proc. 401647/2004-8
      Descrição: Todo autor utiliza em seus textos certo conjunto de imagens reveladoras do ambiente intelectual que circunda e sustenta seu pensamento. Mesmo em textos filosóficos ou científicos, regidos pela sobriedade discursiva, e pela busca explícita do verdadeiro, do racional e do objetivo são muito comuns valores retóricos e imagéticos, constituídos como conceitos, os quais despertam a atenção do leitor. Tais procedimentos denunciam a sensibilidade do escritor e suas ligações com a vida, realçam a sua interpretação da natureza. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Pedro Wagner Goncalves - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Pedro Wagner Goncalves.
    10. 2002-2004. Os estudos do meio realizados nos Ginásios Vocacionais do Estado de São Paulo, 1962-1968 (Pesquisa Básica)Agência: FAEP-UNICAMP (Auxílio a pesquisa) 287/03
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Pedro Wagner Goncalves - Coordenador.
      Membro: Pedro Wagner Goncalves.
    11. 2002-2004. Reformulação do programa, enfoque e materiais didáticos da disciplina GM280 Elementos de Geologia. (Pesquisa Básica)Agência: FAEP-UNICAMP (Auxílio didático) 623/01
      Descrição: Investigação sobre seleção e organização de conteúdos para a disciplina de Geologia Introdutória.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Pedro Wagner Goncalves - Coordenador / Carlos Alberto Lobão da Silveira Cunha - Integrante. Financiador(es): Fundo de Apoio ao Ensino e à Pesquisa da Unicamp - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Pedro Wagner Goncalves.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. ?Ensino de Ciências da Terra diante de políticas curriculares oficiais? foi o melhor trabalho da Sessão Temática História e Difusão das Geociências., 50o. Congresso Brasileiro de Geologia. Sociedade Brasileira de Geologia.. 2021.
      Membro: Pedro Wagner Goncalves.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (79)
    1. X COLÓQUIO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES & VI COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO DE CURRÍCULO.Currículo de formação de professores em condições políticas e institucionais adversas: desafios para construir integração curricular no Braiil.. 2012. (Outra).
    2. XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino.Relações de inovações curriculares e desenvolvimento profissional de professores: estudos de antecedentes e implicações para formação. 2012. (Encontro).
    3. XVII Simposio sobre Enseñanza de la Geologia.Las ciencias de la Tierra y la Química: aproximaciones entre asignaturas de la educación básica. 2012. (Simpósio).
    4. Reunião do Fórum Nacional dos Cursos de Geologia. 2011. (Outra).
    5. Seminário com os coordenadores da área de ensino da CAPES. 2011. (Seminário).
    6. VII ENFOCO Encontro de Formação Continuada de Professores de Ciências.Coordenador da mesa redonda Trajetórias das reformas curriculares no Brasil nas últimas décadas. 2011. (Encontro).
    7. VIII ENPEC - ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E I CIEC - CONGRESSO IBEROAMERICANO DE INVESTIGACIÓN EN ENSENÃNZA DE LAS CIÊNCIAS.Desenvolvimento profissional do professor e a proposição de inovações curriculares voltadas para a natureza. 2011. (Encontro).
    8. V Simpósio Nacional de Ensino e História de Ciências da Terra.Várias apresentações. 2011. (Outra).
    9. XI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores e I Congresso Nacional de Formação de Professores - Por uma política nacional de formação de professores. 2011. (Congresso).
    10. XIX Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp. Correlação de grandes eventos vulcânicos e mudanças ambientais da terra durante o fanerozóico. 2011. (Congresso).
    11. 45º Congresso Brasileiro de Geologia. Desafios da parceria Universidade e Escola: Construção do Ensino de Ciência do Sistema Terra por meio do ciclo da areia. 2010. (Congresso).
    12. 6º Seminário do Projeto "O Ribeirão das Anhumas na Escola".Projeto Ebsino de Ciência do Sistema Terra e Formação Continuada de Professores. 2010. (Seminário).
    13. GTH Quadriennial Conference of the International Geoscience Education organization - GeoSciEdVI - Geoscience education - developing the world. Dynamic Teaching of Earth System Science Based on Fieldwork. 2010. (Congresso).
    14. I Colóquio do Grupo de Pesquisa "Interdisciplinaridade e Ciência do Sistema Terra como eixo para o Ensino Básico". 2010. (Outra).
    15. II Seminário Internacional em Educação: Homogeneidade e diversidade em educação - VI Jornada do PPGE - Mestrado.Coordenou o Trabalho de Campo. 2010. (Seminário).
    16. II Seminário Internacional em Educação: Homogeneidade e diversidade em educação - VI Jornada do PPGE - Mestrado.Coordenou a Oficina "Ribeirão Preto como objeto de estudo: o uso de imagens no ensino e na pesquisa". 2010. (Seminário).
    17. IX Colóquio sobre Questões Curriculares/V Colóquio Luso Brasileiro.Como muda a concepção de natureza de professores do ensino básico no contexto de processo da pesquisa colaborativa. 2010. (Outra).
    18. Palestra "Investigação sobre Formação de Professores de Ciências". 2010. (Outra).
    19. II Jornada de História da Ciência e Ensino: propostas, tendências e construção de interfaces.História da ciência e da técnica: mudança climática na salina de Bebedero (San Luis, Argentina). 2009. (Encontro).
    20. II Simpósio de Pesquisa em Ensino e História de Ciências da Terra - IV Simpósio Nacional O Ensino de Geologia no Brasil.O que a história da ciência oferece para a formação de professores de geociências?. 2009. (Simpósio).
    21. V Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química (V EPPEQ).O estudo das soluções aquosas: uma inovação curricular a partir de dados locais. 2009. (Encontro).
    22. VII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Do campo para o laboratório: como construir o conceito de mudança ambiental?. 2009. (Encontro).
    23. XVII Congresso Interno de Iniciação Científica - Unicamp. Ensino de Ciência do Sistema Terra e Formação Continuada de Professores do Ensino Básico (Núcleo Colonial Senador Antonio Prado). 2009. (Congresso).
    24. 31ª Reunião Anual da ANPEd.Como a Inovação Curricular contribui para a autonomia do professor?. 2008. (Encontro).
    25. 44º Congresso Brasileiro de Geologia. Concepções de especialistas sobre o conteúdo geológico em cursos de Engenharia Civil. 2008. (Congresso).
    26. 44º Congresso Brasileiro de Geologia. Prospecção mineral no século XVIII: qual foi o legado de James Hutton?. 2008. (Congresso).
    27. Fórum Permanente de Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Centro Universitário Moura Lacerda.Educação Ambiental: caminhos e possibilidades. 2008. (Outra).
    28. IV COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES.Inovações curriculares: a cidade como objeto de ensino. 2008. (Encontro).
    29. VIII Simpósio de Produção Científica.Ensino de Ciência do Sistema Terra e Formação Continuada de Professores do Ensino Básico (Núcleo colonial Senador Antonio Prado, NCAP, Ribeirão Preto-SP, de 1887 a 1930: relações sociais e urbanização). 2008. (Simpósio).
    30. Workshop: Documentos, métodos e a identidade da história da ciência.As interfaces das ciências da matéria: documentação e abordagem!. 2008. (Encontro).
    31. XVII Congresso Geológico Argentino. conferencista. 2008. (Congresso).
    32. I Seminário "Inovações em Atividades Curriculares: experiências na Unicamp".Trabalho de Campo das disciplinas Ciência do Sistema Terra I e II da Unicamp. 2007. (Seminário).
    33. I Seminário "Inovações em Atividades Curriculares: experiências na Unicamp". 2007. (Simpósio).
    34. I Simpósio de Pesquisa em Ensino e História de Ciências da Terra/III Simpósio Nacional.A experiência docente nos trabalhos de campo das disciplinas Ciência do Sistema Terra I e II. 2007. (Simpósio).
    35. Jornada de História da Ciência e Ensino.Oficina: HISTÓRIA DA TÉCNICA: EXPLORAÇÃO DA ÁGUA E CIDADE. 2007. (Outra).
    36. V ENFOCO - Encontro de Formação Continuada de Professores de Ciências.Professores, pesquisa e formação de professores. 2007. (Encontro).
    37. VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - ENPEC.Ensino de Ciclo da Água em uma bacia de drenagem de Campinas, SP. 2007. (Encontro).
    38. VII Simpósio de Produção Científica.Ribeirão Preto como objeto de estudo. 2007. (Simpósio).
    39. 1º Seminário Ibero-Americano sobre Ensino em Ciência, Tecnologia e Sociedade". 2006. (Seminário).
    40. 29ª Reunião Anual da Anped.As potencialidades da centralidade da(s) cultura(s) para as investigações no campo de currículo. 2006. (Outra).
    41. 29ª Reunião Anual da ANPED.Didática e currículo: o local como problema de ensino. 2006. (Outra).
    42. 29ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED.Interdisciplinaridade e Ciência do Sistema Terra como eixos para o ensino básico. 2006. (Outra).
    43. A formação pedagógica do professor universitário, novas exigências, novos desafios.Debatedor de mesa redonda. 2006. (Simpósio).
    44. Conferência Internacional de Ensino de Geologia GeoSciEd V.Earth system science teaching for geology and geography undergraduate students in Campinas, Brazil. 2006. (Outra).
    45. Currículo, Narrativas e Furuto Social. 2006. (Seminário).
    46. III Seminário Fala Outra Escola.Grupo interdisciplinar de estudos sobre Ensino de Ciência do sistema Terra e formação continuada de professores. 2006. (Seminário).
    47. Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência.Fisiologia e seu Significado na Teoria de James Hutton (1726-1997). 2006. (Seminário).
    48. Seminário Pesquisas em Ensino de Ciências da Terra.Ensino de Ciência do Sistema Terra e formação continuada de professores. 2006. (Seminário).
    49. Simpósio A formação pedagógica do professor universitário, novas exigências, novos desafios.Ensino de graduação como objeto de pesquisa. 2006. (Simpósio).
    50. Simpósio Ibérico do Ensino da Geologia/XIV Simpósio sobre Ensenanza de La Geologia.Mudança de modelo conceitual do ciclo da água por meio de programa de Ciência do sistema Terra destinado a professores. 2006. (Simpósio).
    51. Simpósio Ibérico do Ensino da Geologia/XIV Simpósio sobre Ensenanza de La Geologia.Ciclo da agua e tempo geologico no ambiente urbano. 2006. (Simpósio).
    52. XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE.Dificuldades de Comunicação entre áreas de conhecimento: conflitos para implantar a política curricular nas licenciaturas.. 2006. (Encontro).
    53. XIV Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. Ensino de Ciência do sistema Terra e formação continuada de professores: água subterrânea e a bacia do córrego do Rego, Ribeirão Preto-SP. 2006. (Congresso).
    54. XIV Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. Ensino de Ciência do sistema Terra e formação continuada de professores: história do saneamento de Ribeirão Preto-SP, de 1892 a 1926 e a saúde. 2006. (Congresso).
    55. XLIII Congresso Brasileiro de Geologia. A fisiologia da Terra no pensamento de James Hutton (1726-1797. 2006. (Congresso).
    56. XLIII Congresso Brasileiro de Geologia. Ensino de Química sob enfoque ambiental da Geologia. 2006. (Congresso).
    57. .Atividades de Experimentação como meio para abordagem de aspectos da cultura científica em aulas de física. 2005. (Outra).
    58. 28ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO.Didática de ciências da terra: cidade e ambiente como focos para o ensino médio. 2005. (Encontro).
    59. V Encontro Nacional de pesquisa em Educação em Ciências.Membro do Corpo de Árbitros. 2005. (Encontro).
    60. V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Apresentação de Trabalho: Formulação de Modelos de Estudos da terra em Trajetória de Reformulação Curricular do Ensino Médio: O Exemplo do Ciclo da Água. 2005. (Encontro).
    61. V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Coordenou a Sessão de Comunicação Oral Ensino/Aprendizagem de Ciências. 2005. (Encontro).
    62. V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Claude-Henry Gorceix e o ensino de Mineralogia no Brasil no crepúsculo do Império. 2005. (Encontro).
    63. VIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Membro do Grupo de Trabalho sobre Ensino Superior. 2005. (Congresso).
    64. VIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Currículo do Ensino Básico e Formação Continuada de Professores por meio da Ciência do Sistema Terra. 2005. (Congresso).
    65. VIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Modos de Ser Educador: Artes e Técnicas, Ciências e Políticas". Membro do Grupo de Estudos de Docência no Ensino Superior. 2005. (Congresso).
    66. Encontro sobre Mudanças Globais.Interdisciplinaridade e Ciência do Sistema Terra como Eixos para o Ensino Básico. 2004. (Encontro).
    67. Primeira Reunião Pública de Riscos Ambientais em Barão Geraldo.Primeira Reunião Pública de Riscos Ambientais em Barão Geraldo. 2004. (Outra).
    68. Projeto Temático "As complexas transformações da ciência da matéria: entre o compósito do saber antigo e a especialização moderna".História Natural: Intercâmbio de conceitos naturais e políticos na filosofia de James Hutton (1726-1797). 2004. (Seminário).
    69. VI Colóquio sobre Questões Curriculares - II Colóquio Luso-brasileiro sobre Questões Curriculares.Apresentação do trabalho: Contextualização e interdisciplinaridade no Ensino Médio: contribuição das geociências. 2004. (Outra).
    70. XII Congresso Interno de Iniciação Científica da UNICAMP. Orientação do Trabalho Diagnósticos de processos erosivos lineares da região sudeste do município de Campinas-SP. 2004. (Congresso).
    71. XII Congresso Interno de Iniciação Científica da UNICAMP. Orientação do Trabalho Conceitos de Ciências da Terra veiculados por meio de questões de avaliação formal, 1073-2002. 2004. (Congresso).
    72. XIII Simposio sobre Ensenanza de La Geologia.Contextualización de la enseñanza a través de las Ciencias de la Tierra. 2004. (Simpósio).
    73. XIII Simposio sobre Enseñanza de la Geologia.Qué sabemos sobre Fisica, Biologia y Quimica transmitidas a través de la Geologia?. 2004. (Simpósio).
    74. XIV Reunião da Rede de Intercâmbios para História e Epistemologia das Ciências Químicas e Biológicas.Coordenou a sessão: Ciências Naturais no Século XIX: Algumas interfaces. 2004. (Encontro).
    75. XIV Reunião da Rede de Intercâmbios para História e Epistemologia das Ciências Químicas e Biológicas.Apresentação do Trabalho: James Hutton: taxonomia para interpretar corpos geológicos. 2004. (Encontro).
    76. XLII Congresso Brasileiro de Geologia. Apresentação da Comunicação Científica: Pesquisa e suas implicações em sala de aula no projeto de formação continuada com temas geocientíficos.. 2004. (Congresso).
    77. Geociências e o Amanhã.Orientação técnica na Sede da Diretoria de Ensino da Região de Ribeirão Preto para professores de Geografia e Ciências no Ensino Fundamental da Rede Estadual de Ensino da região de Ribeirão Preto. 2003. (Encontro).
    78. XI Congresso Interno de Iniciação Científica da UNICAMP. XI Congresso Interno de Iniciação Científica da UNICAMP. 2003. (Congresso).
    79. Encontro de Orientação Técnica para Professores de Biologia, Química e Física..Coordenou trabalhos no Encontro de Orientação Técnica para Professores de Biologia, Química e Física.. 2002. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (17)
    1. GONCALVES, P. W.; RODRIGUES, A. ; SOUZA, A. R. J. ; CARNEIRO, C. D. R. ; BACCI, D. L. C. ; SANTOS, G. R. B. ; FARIA, I. C. G. ; MARTINES, I. ; FERNANDES, L. C. S.. Simpósio Interfaces Geociências e Ensino: 50 anos de experiências (1973-2023). 2023. Congresso
    2. GONCALVES, P. W.; CUNHA, C. A. L. S. ; MIGUEL, G. F. ; CHELIZ, P. M.. Workshop Ciência do Sistema Terra para Indígenas. 2022. Congresso
    3. RODRIGUES, A. ; SOUZA, A. R. J. ; GONCALVES, P. W. ; PRADO, A. P. ; ARIAS REGALIA, D. ; GONZALEZ, M. E. ; MARTIN, R. S.. Workshop de Ensino de Geociências, 5. 2021. Congresso
    4. ROXO, M. H. B. ; GONCALVES, P. W. ; RODRIGUES, I. ; MARQUES, D. M. ; FERRAO, A. M. A. ; AZEVEDO, J.. Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino, 2; Jornada de História da Ciência e Ensino, 8. 2021. Congresso
    5. BONAN, L. ; GONZALEZ, M. E. ; MARTINEZ, J. S. ; REGALIA, D. A. ; GONCALVES, P. W.. Workshop Internacional Enseñanza de las Geociencias, 4. 2019. Congresso
    6. GONCALVES, P. W.; ESTRELLA, G. O. ; IMBERNON, R. A. L. ; MACHADO, F. B. ; SANTOS, G. R. B. ; CARNEIRO, C. D. R. ; CERRI, C. A. D.. Simpósio Nacional de Ensino e História de Ciências da Terra, 8. 2018. Congresso
    7. GONCALVES, P. W.; ESTRELLA, G. O. ; IMBERNON, R. A. L. ; MACHADO, F. B. ; SANTOS, G. R. B. ; CERRI, C. A. D.. International Conference on Geoscience Education of the International Geoscience Education Organization (IGEO), 8. 2018. Congresso
    8. GONCALVES, P. W.; SICCA, N. A. L. ; FERNANDES, R. C. A.. Workshop sobre Ensino de Geociências, 3. 2018. Congresso
    9. GOMES, A. N. ; CARCAIOLI, G. F. ; MOREIRA, L. A. ; ROSA, M. D. ; GONCALVES, P. W.. SEMINÁRIO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (PECIM), 5. 2015. Congresso
    10. SICCA, N. A. L. ; FERNANDES, M. C. S. G. ; GONCALVES, P. W.. Alfabetização em Ciências da Terra: um estudo a partir da perspectiva do currículo. 2014. Congresso
    11. CARNEIRO, C. D. R. ; GONCALVES, P. W. ; AMARAL, I. A. ; CUNHA, C. A. L. S. ; NEGRAO, O. B. M.. Interfaces Geociências e Ensino: 40 anos de experiências (1973-2013). 2013. Congresso
    12. Rodrigues, Maria Antonieta ; Cazarin, Caroline Lessio ; Nascimento, Cecilia ; Januzzi, Célia Maria ; CARNEIRO, C. D. R. ; BACCI, D. ; Peyerl, Drielli ; Carvalho, Ismar de Souza ; Piranha, Joseli Maria ; Mansur, Kátia Leite ; Pereira, Maria de Fátima Brito ; Mesquita, Maria José Maluf de ; Greco, Patrícia Danza ; GONCALVES, P. W. ; IMBERMON, R. A. L. ; Menegat, Rualdo. V Simpósio Nacional de Ensino e História de Ciências da Terra. 2011. Outro
    13. BOGGIANI, P. C. ; CARNEIRO, C. D. R. ; BACCI, D. ; LAMA, E. A. ; PATACA, E. M. ; GONCALVES, P. W. ; IMBERMON, R. A. L. ; MARTINS, V.. II Simpósio de Pesquisa em Ensino e História de Ciências da Terra - IV Simpósio Nacional O Ensino de Geologia no Brasil. 2009. Outro
    14. GONCALVES, P. W.. UPA - Unicamp de Portas Abertas. 2008. (Outro).. . 0.
    15. GONCALVES, P. W.; CARNEIRO, C. D. R. ; SILVA, H. C. ; SILVA, Fernanda Keila M da ; GEBARA, Maria José ; ALVIM, M. H. ; BARBOSA, R. ; BOVELONI, D. C.. I Simpósio de Pesquisa em Ensino e História de Ciências da Terra/III Simpósio Nacional. 2007. Outro
    16. GONCALVES, P. W.. I Simpósio Nacional sobre o Ensino de Geologia no Brasil. 1981. (Outro).. . 0.
    17. GONCALVES, P. W.. Ciclo de Debates Comemorativos dos 20 anos de Fundação do CEPEGE. 1978. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (1)
    • Pedro Wagner Goncalves ⇔ Giorgio Basilici (3.0)
      1. CARNEIRO, C. R. ; RONALDO, B. ; IMBERNON, R. A. L. ; Basilici, Giorgio ; GONCALVES, P. W.. As Geociências na educação básica e o programa de Ensino e História de Ciências da Terra da Unicamp. Em: REIS, Fabio Augusto Gomes Vieira; KUHN, Caiubi Emanuel Souza; CARNEIRO, Celso Dal Ré; WUNDER, Erik; BOGGIANI, Paulo César; MACHADO, Fabio Braz. (Org.). Ensino e competências profissionais na Geologia. 1ed.Jaboticabal, SP. : Funep. 2020.v. 1, p. 79-98.
      2. CERRI, C. A. D. ; AQUINO, T. D. V. S. ; TOLEDO, M. C. M. ; BASILICI, G. ; CARNEIRO, C. D. R. ; GONCALVES, P. W.. THREE EXAMPLES OF EDUCATIONAL PRACTICES BY MUSEUMS OF GEOLOGY AND PALEONTOLOGY IN BRAZIL. Em: Quadrennial Conference of the International GeoScience Education Organisation, v. 1, p. 41-46, 2018.
      3. GONCALVES, P. W.; BASILICI, G. ; CUNHA, C. A. L. S. ; CARNEIRO, C. D. R.. O Uso Didático de Vídeos no Ensino de Ciência do Sistema Terra. Em: 47a edição do Congresso Brasileiro de Geologia, Salvador (Bahia), 21 a 26 setembro de 2014., 2014, Salvador (Bahia),. Resumos do 47º Congresso Brasileiro de Geologia, v. 1, p. 234, 2014, 2014.




Data de processamento: 19/02/2024 16:33:51