docentesDGRN

Ticiano José Saraiva dos Santos

possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1988), mestrado em Geologia Regional pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993) e doutorado em Geologia regional pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999). Atualmente é professor Associado (MS-5) RDIDP do Instituto de Geociências da UNICAMP , atuando principalmente nos seguintes temas: geologia estrutural, evolução crustal de faixas móveis neoproterozóicas da Província Borborema. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8712158323183215 (14/02/2024)
  • Rótulo/Grupo: Professor
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências da UNICAMP. UNICAMP/IG - Depto. de Geologia e Recursos Naturais Barão Geraldo 13083-970 - Campinas, SP - Brasil - Caixa-postal: 6152 Telefone: (19) 37884574 URL da Homepage: http://www.ige.unicamp.br
  • Grande área: [sem-grandeArea]
  • Área: [sem-area]
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (13)
    1. 2016-Atual. Borda leste do arco magmático de Santa Quitéria: Uma nova zona de ultra-alta pressão no domínio Cerá Central?
      Descrição: Arcos magmáticos estão associados à subsducção de litosfera oceânica, que no progressivo fechamento oceânico pode culminar com colisão continental. Em alguns poucos orógenos fanerozóicos do mundo tem se verificado a subducção de crosta continental á profundidades mantélicas acima de 150km, evidenciada pelos terrenos de ultra-alta pressão (UHP) e alta pressão (HP). Recentemente se identificamos na porção norte da Província Borborema, na borda oeste do arco magmático continental Santa Quitéria (AMCSQ), uma faixa de ultra alta pressão (Faixa eclogítica de Forquilha) caracterizada por inclusões de coesita em granada de rochas metamáficas (granada piroxenitos). Na borda oeste desse arco, foi individualizada a Unidade Lagoa Caiçara com idades de cristalização entre 640 e 830 Ma e interpretada com arco intra-oceânico. Dados de magneto-telúrico (MT) têm indicado que o AMCSQ foi originado por subducção dupla com vergências opostas. Neste projeto, detalharemos contexto tectônico da borda leste do AMCSQ, visando entender os processos colisionais e acrescionários desencadeados no Neoproterozóico ou mais antigos. Para isto, utilizar-se-á de detalhados levantamento de campo, análise petrográfica e termobarométrica, análises geocronológica Sm-Nd e U-Pb e geoquímica de rochas metabásicas e metassedimentares possivelmente submetidas à condições profundas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Ticiano José Saraiva dos Santos - Coordenador / Wagner Silva Amaral - Integrante / Elton Luis Dantas - Integrante / Jeandro Augusto Vitório - Integrante / Rita Katharina Kraus - Integrante / João Paulo Pitombeira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Ticiano José Saraiva dos Santos.
    2. 2014-Atual. Geocronologia, geoquímica e metamorfismo do Domínio Interno da Faixa de Dobramentos Riacho do Pontal
      Descrição: A Faixa Riacho do Pontal faz parte do sistema de dobramentos orogênicos Brasiliano/ Pan-Africano desenvolvido no nordeste do Brasil. Está situada entre o sudoeste da Província Borborema e a margem norte do Cráton do São Francisco. Divide-se em três domínios, o Domínio Externo marcada pelo sistema de nappes do Grupo Casa Nova, constituído por rochas supracrustais, principalmente metassedimentares clásticas; o Domínio Central cujas assinaturas geofísicas são similares às de zonas de sutura pré-cambrianas e o Domínio Interno, cortada pelo Lineamento Pernambuco no limite norte e caracterizada por intrusões graníticas de idade toniana ~ 960 Ma. Este último inclui os complexos Paulistana e Santa Filomena constituídos em geral por rochas metamórficas de médio grau com padrão estrutural complexo e pouca informação geoquímica e isotópica disponível na literatura. Neste sentido, as estratégias que norteiam esta proposta envolvem: i) a seleção de áreas para a cartografia geológica de detalhe e a realização de estudos petrográficos; iii) o levantamento geoquímico das rochas metamáficas e metassedimentares por meio da análise de elementos maiores, traços e terras raras com a finalidade de determinar os processos petrogenéticos e auxiliar na caracterização dos ambientes geotectônicos; iv) a definição, dentro dos complexos Paulistana e Santa Filomena, das idades de cristalização e metamorfismo das sequências metamáficas e metassedimentares a partir dos métodos U-Pb e Lu-Hf em zircão, U-Pb em monazita e Sm-Nd em rocha total e minerais; v) e por fim, contribuir para o entendimento geodinâmico da Faixa e sua evolução durante as orogêneses Cariris Velhos e Brasiliana/Pan-Africana. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (0) . Integrantes: Ticiano José Saraiva dos Santos - Integrante / Benjamin Bley de Brito Neves - Integrante / Wagner Silva Amaral - Coordenador / Elson Paiva de Oliveira - Integrante / Carolina Natividade Moreto - Integrante / Evilarde Carvalho Uchôa Filho - Integrante / Fabrício de Andrade Caxito - Integrante.
      Membro: Ticiano José Saraiva dos Santos.
      Descrição: A Faixa Riacho do Pontal faz parte do sistema de dobramentos orogênicos Brasiliano/ Pan-Africano desenvolvido no nordeste do Brasil. Está situada entre o sudoeste da Província Borborema e a margem norte do Cráton do São Francisco. Divide-se em três domínios, o Domínio Externo marcada pelo sistema de nappes do Grupo Casa Nova, constituído por rochas supracrustais, principalmente metassedimentares clásticas; o Domínio Central cujas assinaturas geofísicas são similares às de zonas de sutura pré-cambrianas e o Domínio Interno, cortada pelo Lineamento Pernambuco no limite norte e caracterizada por intrusões graníticas de idade toniana ~ 960 Ma. Este último inclui os complexos Paulistana e Santa Filomena constituídos em geral por rochas metamórficas de médio grau com padrão estrutural complexo e pouca informação geoquímica e isotópica disponível na literatura. Neste sentido, as estratégias que norteiam esta proposta envolvem: i) a seleção de áreas para a cartografia geológica de detalhe e a realização de estudos petrográficos; iii) o levantamento geoquímico das rochas metamáficas e metassedimentares por meio da análise de elementos maiores, traços e terras raras com a finalidade de determinar os processos petrogenéticos e auxiliar na caracterização dos ambientes geotectônicos; iv) a definição, dentro dos complexos Paulistana e Santa Filomena, das idades de cristalização e metamorfismo das sequências metamáficas e metassedimentares a partir dos métodos U-Pb e Lu-Hf em zircão, U-Pb em monazita e Sm-Nd em rocha total e minerais; v) e por fim, contribuir para o entendimento geodinâmico da Faixa e sua evolução durante as orogêneses Cariris Velhos e Brasiliana/Pan-Africana.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carolina Penteado Natividade Moreto - Integrante / Elson Paiva de Oliveira - Integrante / AMARAL, W.S. - Coordenador / Ticiano Santos - Integrante / Benjamin Bley de Brito Neves - Integrante / Evilarde Carvalho Uchôa Filho - Integrante / Fabrício de Andrade Caxito - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Carolina Penteado Natividade Moreto.
    3. 2013-Atual. Evolução de terrenos arqueanos do craton São Francisco e Provincia Borborema: implicações para processos geodinâmicos e paleoambientais globais
      Descrição: A Terra passou por mudanças ambientais e geodinâmicas expressivas durante o Arqueano, entre 3,85 e 2,50 Ga. Os continentes cresceram a partir de crosta mais primitiva, a atmosfera e os oceanos evoluíram para condições oxidantes. Ouro, ferro, níquel e outros metais foram depositados em quantidades maiores do que em qualquer outro período evolutivo da Terra e apareceram as primeiras evidências de atividade biológica em rochas sedimentares. Definir quando e como essas mudanças geodinâmicas e ambientais globais ocorreram: se simultaneamente, ou primeiro em alguns nichos e depois em outros, são alguns dos maiores desafios das Geociências e base conceitual para as mudanças ambientais que hoje presenciamos. Os registros desses sistemas complexos de continentes, oceanos, atmosfera e bioesfera estão nos domínios cratônicos e são representados por terrenos granito-gnáissicos, granito-greenstone, bacias sedimentares, complexos máfico-ultramáficos e enxames de diques máficos. O Brasil contêm vários domínios cratônicos mas o estudo integrado e multidisciplinar dessas regiões é incipiente. Este projeto temático propõe-se a contribuir para o conhecimento de terrenos arqueanos, reunindo dados para o território brasileiro e comparando-os com terrenos similares em outros continentes. O Cráton do São Francisco e a Província Borborema são as regiões escolhidas para esses estudos, pois aí são conhecidas rochas com idades entre 3,5 Ga e 2,5 Ga. A equipe do projeto conta com pesquisadores nacionais e internacionais, reconhecidos em suas especialidades. Serão empregadas várias ferramentas incluindo trabalhos de campo, geocronologia U-Pb e Sm-Nd, geoquímica elementar, geoquímica de isótopos estáveis e radiogênicos, e espectroscopia Raman.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ticiano José Saraiva dos Santos - Integrante / Wagner Silva Amaral - Integrante / Elton Luis Dantas - Integrante / Elson Paiva de Oliveira - Coordenador / Wilson Teixeira - Integrante / Jacinta Enzweiler - Integrante / Michele Zorzeti Pitarello - Integrante / Stefano Albino Zincone - Integrante.
      Membro: Ticiano José Saraiva dos Santos.
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jacinta Enzweiler - Integrante / Roberto Peres Xavier - Integrante / Ticiano Saraiva dos Santos - Integrante / Elson Paiva Oliveira - Coordenador / Wilson Teixeira - Integrante / Elton Luiz Dantas - Integrante / Ricardo Trindade - Integrante / Alessandro Batezelli - Integrante / Fresia Ricardo Branco - Integrante / Johildo Barbosa - Integrante / Bernhard Buhn - Integrante / Antonio Wilson Romano - Integrante / Ciro Alexandre Ávila - Integrante / Everton Marques Bongiolo - Integrante.
      Membro: Jacinta Enzweiler.
      Descrição: Projeto temático que envolve aspectos evolutivos do Cráton São Francisco e Província Borborema durante o Arqueano. Para isso se vale de estudos sedimentológicos e estratigráficos em estratos carbonáticos com microfósseis.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alessandro Batezelli - Coordenador / Elson Paiva de Oliveira - Integrante.
      Membro: Alessandro Batezelli.
    4. 2013-Atual. Evolução termocronológica dos depósitos IOCG de Carajás
      Descrição: Esse projeto objetiva a reconstituição da evolução dos depósitos de óxido de ferro-cobre-ouro de Carajas e suas relações com eventos magmáticos e tectônicos registrados na Província Carajás, a partir da: (i) Identificação das relações entre paragênese de alteração hidrotermal e mineralização e evidências de múltiplos pulsos de fluidos e sobreposições de eventos de mineralização; (ii) Caracterização da assinatura isotópica das fontes de metais (Pb-Pb, Sm-Nd, 87Sr/86Sr) e fluidos (O e D) associados aos eventos metalogenéticos arqueanos e paleoproterozóicos; (iii) Caracterização da curva de evolução termocronológica a partir de estudos geocronológicos para os depósitos de Sossego, Salobo, Castanha e Alvo 118. Com o desenvolvimento do projeto espera-se identificar os fatores críticos para a formação e critérios diagnósticos para a identificação dos depósitos de classe mundial, tanto arqueanos como paleoproterozóicos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . Integrantes: Ticiano José Saraiva dos Santos - Integrante / Roberto Perez Xavier - Integrante / Lena Virgínia Soares Monteiro - Coordenador / Caetano Juliani - Integrante / Carolina Natividade Moreto - Integrante.
      Membro: Ticiano José Saraiva dos Santos.
    5. 2010-Atual. Lineamento Transbrasiliano: origem, evolução e influência na sedimentação das bacias do Parnaíba e Paraná
      Descrição: O projeto tem como objetivo o estudo do Lineamento Transbrasiliano, com vistas a compreender sua origem, seu papel na estruturação da crosta continental brasileira e sua influência no processo de preenchimento e evolução das bacias sedimentares que atravessa. Será enfatizada a reativação rúptil fanerozóica de zonas de cisalhamento ligadas ao lineamento, com base em dados estruturais, geofísicos, petrográficos e geocronológicos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Ticiano José Saraiva dos Santos - Integrante / Peter Christian Hackspacher - Integrante / José de Araújo NOgueira Neto - Integrante / Jonhson Fernandes Nogueira - Integrante / Francisco E. C. Pinho - Integrante / Francisco Hilário Rego Bezerra - Integrante / Reinhardt A. Fuck - Coordenador / Elson Paiva de Oliveira - Integrante / Dantas, Elton L. - Integrante.
      Membro: Ticiano José Saraiva dos Santos.
    6. 2009-2014. Instituto nacional de ciência e tecnologia para Estudos Tectônicos
      Descrição: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Estudos Geotectônicos (INCTET), com sede na Universidade de Brasília e participação de diversas instituições do Nordeste e Sudeste do Brasil, visa reunir equipes de pesquisadores que no Brasil investigam a estrutura mais profunda da crosta e do manto superior. A organização é multidisciplinar, congregando geofísicos e geólogos especializados em técnicas diversas, permitindo estudar o interior da terra com base em diferentes propriedades das rochas que a constituem. O propósito inicial do Instituto é o estudo da crosta continental e do manto superior do Nordeste do Brasil. O projeto visa à realização de estudos geofísicos e geológicos, objetivando o entendimento da estruturação tectônica da região e sua dinâmica atual, com foco na Província Borborema e no adjacente Cráton do São Francisco.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (10) / Doutorado: (12) . Integrantes: Ticiano José Saraiva dos Santos - Integrante / Peter Christian Hackspacher - Integrante / José de Araújo NOgueira Neto - Integrante / Clovis Vaz Parente - Integrante / Elton Luis Dantas - Integrante / Francisco Hilário Rego Bezerra - Integrante / Reinhardt A. Fuck - Coordenador / Elson Paiva de Oliveira - Integrante / Benjamim Bley de Brito Neves - Integrante / Marcelo Assumpção - Integrante / Jesus Antonio Berrocal - Integrante / Icaro Vitorello - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Ticiano José Saraiva dos Santos.
    7. 2009-2011. Geoquímica isotópica aplicada à modelagem genética de depósitos de óxido de ferro-Cu-Au da Província Mineral de Carajás: caracterização de fontes de metais e evolução dos sistemas hidrotermais
      Descrição: A Província Mineral de Carajás apresenta importantes depósitos de Cu-Au com expressivo conteúdo de magnetita (Salobo, Cristalino, Igarapé Bahia/Alemão, Sossego, Alvo 118,), semelhantes aos depósitos de óxido de ferro-Cu-Au (?iron oxide-copper-gold deposits? ou IOCG). A relevância econômica dos depósitos IOCG na província também norteia a pesquisa mineral na região, que, entretanto, não tem subsídios de um modelo conceitual que auxilie na distinção entre alvos econômicos e sub-econômicos. Embora uma evolução comum dos paleo-sistemas hidrotermais seja sugerida pela evolução paragenética e fluidal semelhante em diferentes áreas, estudos prévios incluindo dados geocronológicos obtidos para mineralizações de óxido de ferro-Cu-Au de Carajás, ainda não são suficientes para suportar a co-geneticidade entre as mesmas ou para caracterizar diferentes épocas metalogenéticas para a gênese dos depósitos IOCG de Carajás. Adicionalmente, a influência dos diversos eventos magmáticos registrados em Carajás, as relações entre eventos termo-tectônicos e superposição de eventos hidrotermais, assim como papel o desenvolvimento das zonas de cisalhamento ao longo das quais localizam-se os depósitos IOCG de Carajás ainda precisam ser melhor compreendidos. Esse projeto propõe a realização de estudos geocronólogicos visando à delimitação do intervalo de idades de formação das mineralizações de óxido de ferro-Cu-Au em depósitos nos quais as relação entre evolução paragenética e sucessão de estágios de alteração e mineralização são conhecidos com intuito de relacionar a evolução dos sistemas hidrotermais aos processos ou eventos geológicos regionais. Tais estudos fornecerão subsídios para estudos de geoquímica isotópica (Sm-Nd, Pb-Pb, O, C, U e S) aplicada à identificação da fonte de metais nos fluidos mineralizantes, história de interação fluido-rocha, participação relativa de fontes, principalmente se múltiplas, e caracterização de possíveis relações entre fontes de metais e tamanhos de reser. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Ticiano José Saraiva dos Santos - Integrante / Roberto Perez Xavier - Integrante / Carlos Roberto de Souza Filho - Integrante / Lena Soares Monteiro - Coordenador / Caetano Juliani - Integrante / Andre Pestilho - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Ticiano José Saraiva dos Santos.
      Descrição: A Província Mineral de Carajás apresenta importantes depósitos de Cu-Au com expressivo conteúdo de magnetita (Salobo, Cristalino, Igarapé Bahia/Alemão, Sossego, Alvo 118,), semelhantes aos depósitos de óxido de ferro-Cu-Au (?iron oxide-copper-gold deposits? ou IOCG). A relevância econômica dos depósitos IOCG na província também norteia a pesquisa mineral na região, que, entretanto, não tem subsídios de um modelo conceitual que auxilie na distinção entre alvos econômicos e sub-econômicos. Embora uma evolução comum dos paleo-sistemas hidrotermais seja sugerida pela evolução paragenética e fluidal semelhante em diferentes áreas, estudos prévios incluindo dados geocronológicos obtidos para mineralizações de óxido de ferro-Cu-Au de Carajás, ainda não são suficientes para suportar a co-geneticidade entre as mesmas ou para caracterizar diferentes épocas metalogenéticas para a gênese dos depósitos IOCG de Carajás. Adicionalmente, a influência dos diversos eventos magmáticos registrados em Carajás, as relações entre eventos termo-tectônicos e superposição de eventos hidrotermais, assim como papel o desenvolvimento das zonas de cisalhamento ao longo das quais localizam-se os depósitos IOCG de Carajás ainda precisam ser melhor compreendidos. Esse projeto propõe a realização de estudos geocronólogicos visando à delimitação do intervalo de idades de formação das mineralizações de óxido de ferro-Cu-Au em depósitos nos quais as relação entre evolução paragenética e sucessão de estágios de alteração e mineralização são conhecidos com intuito de relacionar a evolução dos sistemas hidrotermais aos processos ou eventos geológicos regionais. Tais estudos fornecerão subsídios para estudos de geoquímica isotópica (Sm-Nd, Pb-Pb, O, C, U e S) aplicada à identificação da fonte de metais nos fluidos mineralizantes, história de interação fluido-rocha, participação relativa de fontes, principalmente se múltiplas, e caracterização de possíveis relações entre fontes de metais e tamanhos de reser. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carolina Penteado Natividade Moreto - Integrante / ANDRE - Integrante / Lena Monteiro - Coordenador / Carlos Roberto de Souza Filho - Integrante / Ticiano Santos - Integrante / Caetano Juliani - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.
      Membro: Carolina Penteado Natividade Moreto.
    8. 2007-2010. SEQÜÊNCIAS SUPRACRUSTAIS DO DOMÍNIO CEARÁ CENTRAL, PROVÍNCIA BORBOREMA: GEOTERMOBAROMETRIA E PROVENIÊNCIA SEDIMENTAR
      Descrição: esta pesquisa tem dois objetivos principais: I) Comparar as histórias geológicas das três seqüências continuas (Itataia, Canindé e Guaramiranga) e II) Detalhar uma unidade (Nappe Itatira) que pertence à sequência mais estudada (Itataia) e cujo controle estrutural é relativamente bem definido. Os estudos a serem desenvolvidos incluem a reconstrução de trajetórias cronometamórficas e a determinação da natureza de seus protólitos sedimentares. Para atingir tais objetivos serão realizados: 1) Perfis geológico-estruturais detalhados representativos; 2) Estudos termobarométricos nos diferentes litotipos, com vistas à obtenção de trajetórias do tipo Pressão-Temperatura (P-T) para cada uma destas seqüências; 3) Estudos de geoquímica elemental com análises em rocha total de elementos maiores e traços, incluindo elemento terras raras. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Ticiano José Saraiva dos Santos - Coordenador / José de Araújo NOgueira Neto - Integrante / Elton Luis Dantas - Integrante / Garcia, Maria da Glória M. - Integrante / Amaral, Wagner Silva - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Ticiano José Saraiva dos Santos.
    9. 2007-2009. Rochas metabásicas da região entre o arco magmático de Santa Quitéria e o lineamento Transbrasiliano: importância de suturas colisionais no Domínio Ceará Central ? NW da Província Borborema
      Descrição: Dados preliminares de campo, petrográficos, geoquímicos e termobarométricos tem individualizado corpos boudinados de metabásicas (afinidade de MORB) submetidos a pressões acima de 17 kbar. Estas rochas situam-se a oeste do arco magmático continental de Santa Quitéria, região de Forquilha (CE). Próximo ao lineamento Transbrasiliano tem-se também granulitos máficos-metabásicas de alta pressão do cinturão granulítico de Cariré. Este projeto objetiva caracterizar, do ponto de vista geoquímico, geocronológico (U-Pb, Sm-Nd, 40Ar/39Ar) e termobarométrico, as rochas metabásicas (granada piroxenitos e granada anfibolitos) de alto grau, presentes no Domínio Ceará Central, mais precisamente sua porção extremo NW situada entre o arco magmático de Santa Quitéria e o lineamento Transbrasiliano. Adicionalmente, objetiva-se contextualizar estas rochas na evolução tectônica do noroeste da Província Borborema durante a amalgamação do Gondwana ocidental.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (2) . Integrantes: Ticiano José Saraiva dos Santos - Coordenador / Michel Henry Arthaud - Integrante / Ebehard Wernick - Integrante / Dailto Silva - Integrante / Asit Chouduri - Integrante / Elton Luis Dantas - Integrante / Wagner Silva Amaral - Integrante / Maria da Glória Mota Garcia - Integrante / Lena Soares Monteiro - Integrante.
      Membro: Ticiano José Saraiva dos Santos.
    10. 2005-2009. Estudos geofísicos e tectônicos na Província Borborema
      Descrição: Com base em estudos geofísicos e geológicos, o projeto tem como objetivo estabelecer a estrutura da crosta no Nordeste do Brasil, com vistas a entender a estruturação tectônica e a compartimentação geológica regional da Província Borborema e sua dinâmica atual, bem como seu significado em termos da origem e da evolução da crosta continental. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (30) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (4) . Integrantes: Ticiano José Saraiva dos Santos - Integrante / Peter Christian Hackspacher - Integrante / José de Araújo NOgueira Neto - Integrante / Michel Henry Arthaud - Integrante / Elton Luis Dantas - Integrante / Francisco Hilário Rego Bezerra - Integrante / Reinhardt A. Fuck - Coordenador / Adalene Moreira Silva - Integrante / Amaral, Wagner Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Ticiano José Saraiva dos Santos.
    11. 2003-2005. EVOLUCAO TECTONICA DO ARCO MAGMATICO DE SANTA QUITERIA - NW DA PROVINCIA BORBOREMA
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ticiano José Saraiva dos Santos - Coordenador.
      Membro: Ticiano José Saraiva dos Santos.
    12. 2001-2003. Caracterização tectônica, geoquímica e geocronológica das rochas metavulcanosedimentares das bacias de Ubajara e Martinópole - Regoão NW da Província Borborema
      Descrição: O projeto objetiva definir a proveniência das rochas metassedimentares e metavulcânicas da Bacia de Ubajara com base no estudo isotópico Sm/Nd; determinar os principais regimes tectônicos atuantes, definindo sua cinemática, condições de pressão e temperatura, sua evolução cronológica e ainda, a relação dessa tectônica com aquela desenvolvida nas demais unidades do Domínio Médio Coreaú.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Ticiano José Saraiva dos Santos - Coordenador / Allen H Fetter - Integrante / José de Araújo NOgueira Neto - Integrante / Ebehard Wernick - Integrante / Helane Bonas Queiroz - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Ticiano José Saraiva dos Santos.
    13. 2000-2002. Proveniência das rochas metavulcanosedimentares da Bacia de Ubajara
      Descrição: O projeto objetiva definir relações de contato entre as rochas do Corpo Vulcânico do Saquinho (CVS), com as demais do Sub-domínio Ubajara; determinar a idade mínima, principalmente das rochas da Formação Caiçaras, Trapiá e Coreaú e ainda as variações das rochas vulcânicas do Corpo do Saquinho; definir a proveniência dos metassedimentos e metavulcânicas da Bacia de Ubajara com base no estudo isotópico Sm/Nd; determinar os principais regimes tectônicos atuantes, definindo sua cinemática, condições de pressão e temperatura, sua evolução cronológica e ainda, a relação dessa tectônica com aquela desenvolvida nas demais unidades do Domínio Médio Coreaú; posicionar a Bacia do Ubajara num contexto de reconstituição geotectônica da Província Borborema e do Gondwana ocidental.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Ticiano José Saraiva dos Santos - Coordenador / Allen H Fetter - Integrante / José de Araújo NOgueira Neto - Integrante. Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Ticiano José Saraiva dos Santos.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Prêmio de Reconhecimento Docente pela dedicação ao ensino de graduação - 2014, Universidade Estadual de Campinas.. 2014.
      Membro: Ticiano José Saraiva dos Santos.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (0)

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (2)
      1. Schmitt, R. ; Trouw, R. ; MILANI, E. ; SANTOS, T. J. S.. Gondwana 14. 2011. Congresso
      2. Saraiva dos Santos, Ticiano J.; Oliveira. E.P. ; Monteiro, L.V.S. ; SIMOES, L. S. A. ; Garcia, M.G.M. ; Campanha, G.. XIII Simpósio Nacional de Estudos Tectônicos e VII International Symposium on Tectonics. 2011. Congresso

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (3)
      • Ticiano José Saraiva dos Santos ⇔ Wagner da Silva Amaral (13.0)
        1. PITOMBEIRA, JOÃO PAULO A. ; AMARAL, WAGNER DA S. ; SANTOS, TICIANO J.S. DOS ; Dantas, Elton L. ; FUCK, REINHARDT A.. A new record of continental arc magmatism in the Ceará Central Domain, Borborema Province (NE Brazil): evidence from the Pacatuba-Maranguape Complex. PRECAMBRIAN RESEARCH. v. 359, p. 106192, issn: 0301-9268, 2021. Qualis: A1
        2. AMARAL, WAGNER ; SANTOS, TICIANO JOSÉ ; ANCELMI, MATHEUS FERNANDO ; FUCK, REINHARDT ADOLFO ; Dantas, Elton Luiz ; Matteini, Massimo ; MORETO, CAROLINA PENTEADO. 1.57 Ga protolith age of the Neoproterozoic Forquilha eclogites, Borborema Province, NE-Brazil, constrained by U-Pb, Hf and Nd isotopes. Journal of South American Earth Sciences. v. 58, p. 210-222, issn: 0895-9811, 2015. Qualis: A2
        3. ANCELMI, MATHEUS FERNANDO ; Santos, Ticiano José Saraiva dos ; Amaral, Wagner Da Silva ; FUCK, REINHARDT ADOLFO ; Dantas, Elton Luiz ; ZINCONE, STEFANO ALBINO. Provenance of metasedimentary rocks from the Ceará Central Domain of Borborema Province, NE Brazil: implications for the significance of associated retrograded eclogites. Journal of South American Earth Sciences. v. 58, p. 82-99, issn: 0895-9811, 2015. Qualis: A2
        4. DA GLÓRIA MOTTA GARCIA, MARIA ; DOS SANTOS, TICIANO JOSÉ SARAIVA ; DA SILVA AMARAL, WAGNER. Provenance and tectonic setting of neoproterozoic supracrustal rocks from the Ceará Central Domain, Borborema Province (NE Brazil): constraints from geochemistry and detrital zircon ages. International Geology Review. v. 56, p. 481-500, issn: 0020-6814, 2014. Qualis: A1
        5. ANCELMI, MATHEUS FERNANDO ; SANTOS, T. J. S. ; Santos, Ticiano José Saraiva dos ; REGINATO, RAFAEL AUGUSTO ; AMARAL, W. S. ; MONTEIRO, LENA VIRGÍNIA SOARES. Geologia da Faixa Eclogítica de Forquilha, Domínio Ceará Central, noroeste da Província Borborema. Brazilian Journal of Geology. v. 43, p. 235-252, issn: 2317-4889, 2013. Qualis: A2
        6. Amaral, Wagner Da Silva ; Santos, Ticiano José Saraiva dos ; Wernick, Eberhard ; Nogueira Neto, José de Araújo ; Dantas, Elton Luiz ; Matteini, Massimo. High-pressure granulites from Cariré, Borborema Province, NE Brazil: Tectonic setting, metamorphic conditions and U¿Pb, Lu¿Hf and Sm¿Nd geochronology. Gondwana Research. v. 22, p. 892-909, issn: 1342-937X, 2012. Qualis: A1
        7. Moreto, Carolina Penteado Natividade; Monteiro, Lena V. S. ; Xavier, Roberto P. ; Amaral, Wagner S. ; Santos, Ticiano José S. ; Juliani, Caetano ; Souza Filho, Carlos Roberto. Mesoarchean (3.0 and 2.86 Ga) host rocks of the iron oxide¿Cu¿Au Bacaba deposit, Carajás Mineral Province: U¿Pb geochronology and metallogenetic implications. Mineralium Deposita. v. Online, p. 1-23, issn: 0026-4598, 2011. Qualis: A1
        8. Saraiva dos Santos, Ticiano J. ; Garcia, Maria da Glória M. ; Amaral, Wagner Silva ; Caby, Renauld ; Wernick, Eberhard ; Arthaud, Michel H. ; Dantas, Elton L. ; Santosh, M.. Relics of eclogite facies assemblages in the Ceará Central Domain, NW Borborema Province, NE Brazil: Implications for the assembly of West Gondwana. Gondwana Research. v. 15, p. 454-470, issn: 1342-937X, 2009. Qualis: A1
        9. AMARAL, W. S. ; SANTOS, T. J. S.. Airborne geophysical and tectonics of the Ceará central domain, eastern region of the Santa Quitéria magmatic ARC, Borborema Province, NE Brazil. Revista Brasileira de Geofísica. v. 26, p. 527-542, issn: 0102-261X, 2008. Qualis: B2
        10. SANTOS, T. J. S.; DANTAS, E. L. ; Fuck, R.A. ; ROSA, F. F. DA ; Araujo, C.E.G ; AMARAL, W. S.. The geology and U-Pb and Sm-Nd geochronology from the northern portion of the Santa Quitéria batholith, NE Brazil. Em: XI-SNET - Simpósio Nacional de estudos Tectônicos, 2007, Natal - RN. Anais do XI-SNET - Simpósio Nacional de estudos Tectônicos, v. 1, p. 142-144, 2007.
        11. AMARAL, W. S. ; SANTOS, T. J. S.. Padrão litoestrutural da região de Umirim e Canindé-CE, utilizando a integração de dados aerogeofísicos e geológicos, Domínio Ceará Central, Província Borborema. Em: XI - SNET - Simpósio Nacional de Estudos Tectônicos, 2007, Natal - RN. Anais do XI - SNET - Simpósio Nacional de Estudos Tectônicos, v. 1, p. 145-148, 2007.
        12. SANTOS, T. J. S.; ROSA, F. F. ; AMARAL, W. S. ; LUCA, P. H. V. DE ; WERNICK, E. ; ARTHAUD, M. H. ; DANTAS, E. L.. Análise Estrutural do Arco Magmático de Santa Quitéria e adjacências - NW da Província Borborema. Em: X Simpósio Nacional de Estudos Tectônicos - SNET, 2005, Curitiba - PR. Anais do X Simpósio Nacional de Estudos Tectônicos - SNET, v. 1, p. 315-318, 2005.
        13. GARCIA, M. G. M. ; ARTHAUD, M. H. ; SANTOS, T. J. S. ; NOGUEIRA NETO, J. A. ; AMARAL, W. S. ; SILVA NETO, D. C. ; SILVA, E. F. D. C. ; LIMA JUNIOR, H. F. A.. Granulitos máficos do Domínio Ceará Central, NE Brasil: evidências de transição para alta pressão com base em texturas de reação. Em: XXII Simpósio de Geologia do Nordeste, 2007, Natal - RN. Atas do XXII Simpósio de Geologia do Nordeste, p. 200-200, 2007.

      • Ticiano José Saraiva dos Santos ⇔ Carolina Penteado Natividade Moreto (4.0)
        1. SILVA, M.A.D. ; MONTEIRO, L.V.S. ; SANTOS, T.J.S. ; MORETO, C.P.N. ; SOUSA, S.D. ; FAUSTINONI, J.M. ; MELO, G.C.H. ; XAVIER, R.P. ; TOLEDO, B.A.M.. Mesoarchean migmatites of the Carajás Province: From intra-arc melting to collision. LITHOS. v. 389, p. 106078, issn: 0024-4937, 2021. Qualis: A1
        2. AMARAL, WAGNER ; SANTOS, TICIANO JOSÉ ; ANCELMI, MATHEUS FERNANDO ; FUCK, REINHARDT ADOLFO ; Dantas, Elton Luiz ; Matteini, Massimo ; MORETO, CAROLINA PENTEADO. 1.57 Ga protolith age of the Neoproterozoic Forquilha eclogites, Borborema Province, NE-Brazil, constrained by U-Pb, Hf and Nd isotopes. Journal of South American Earth Sciences. v. 58, p. 210-222, issn: 0895-9811, 2015. Qualis: A2
        3. MELO, GUSTAVO HENRIQUE COELHO DE ; MONTEIRO, LENA VIRGÍNIA SOARES ; MORETO, CAROLINA PENTEADO NATIVIDADE ; XAVIER, ROBERTO PEREZ ; SILVA, MARCO ANTONIO DELINARDO DA. Paragenesis and evolution of the hydrothermal Bacuri iron oxide-copper-gold deposit, Carajás Province (PA). Brazilian Journal of Geology. v. 44, p. 73-90, issn: 2317-4889, 2014. Qualis: A2
        4. Moreto, Carolina Penteado Natividade; Monteiro, Lena V. S. ; Xavier, Roberto P. ; Amaral, Wagner S. ; Santos, Ticiano José S. ; Juliani, Caetano ; Souza Filho, Carlos Roberto. Mesoarchean (3.0 and 2.86 Ga) host rocks of the iron oxide¿Cu¿Au Bacaba deposit, Carajás Mineral Province: U¿Pb geochronology and metallogenetic implications. Mineralium Deposita. v. Online, p. 1-23, issn: 0026-4598, 2011. Qualis: A1

      • Ticiano José Saraiva dos Santos ⇔ Fresia Soledad Ricardi Torres Branco (1.0)
        1. JURIGAN, ISABELA ; RICARDI-BRANCO, FRESIA ; NEREGATO, RODRIGO ; DOS SANTOS, TICIANO JOSÉ SARAIVA. A new tonstein occurrence in the eastern Paraná Basin associated with the Figueira coalfield (Paraná, Brazil): Palynostratigraphy and U-Pb radiometric dating integration. JOURNAL OF SOUTH AMERICAN EARTH SCIENCES. v. 96, p. 102377, issn: 0895-9811, 2019. Qualis: A2




    Data de processamento: 19/02/2024 16:33:51