docentesDPCT

Tese de doutorado


Número total de itens: 53

2024

1.   Tulio Castelo Branco Leal. OPORTUNIDADES E DESAFIOS DA ELETRIFICAÇÃO VEICULAR EM FACE DO URBAN SPRAWL. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Unicamp, Instituto de Geociências. Início: 2024.
Orientador: Flávia Consoni.

2023

1.   Aldemir Aparecido de Oliveira Junior. s/titulo. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas. (Coorientador)., . Início: 2023.
Supervisor: Leda Maria Caira Gitahy.
2.   Allison Eduardo da Silva Almeida. Elétricos, Coletivos e Midiáticos: um estudo sobre a midiatização dos ônibus elétricos em jornais paulistas (2015 -2025). Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Unicamp, Instituto de Geociências, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Flávia Consoni.
3.   Gabriela Oliveira. GOVERNANÇA DA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA NO BRASIL E OPORTUNIDADES PARA OS SISTEMAS DE COMÉRCIO DE EMISSÕES. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Unicamp, Instituto de Geociências. Início: 2023.
Orientador: Flávia Consoni.
4.   Giselle Soares Menezes Silva. Avaliação da comunicação de risco sobre vacinas de COVID-19 no contexto de desinformação: estudos de caso comparativos em base a um modelo misto de amplificação social de risco e de hesitação vacinal.. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Aleix Altimiras Martin.
5.   Guilherme Almussa Leite Torres. Modelagem Climática para Áreas Produtoras de Cafés Especiais no Brasil. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Roberto Greco.
6.   Heitor Antonio Cofferri. EVIDÊNCIAS EMPÍRICAS DA VIOLAÇÃO AO MEIO AMBIENTE E SUA CONSEQUÊNCIA INTERDISCIPLINAR E JURÍDICA: O DESMATAMENTO ILEGAL DA AMAZÔNIA NO ESTADO DO AMAZONAS. Tese (Doutorado em Ambiente e Sociedade) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Marko Synésio Alves Monteiro.
7.   José Leandro de Resende Fernandes. Inovação, geotecnologias e melhores práticas de monitoramento ambiental na Amazônia: aderência ao marco de política de inovação transformativa?. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2023.
Orientador: Janaina Oliveira Pamplona da Costa.
8.   Jéssica Ferreira Cardoso. CONHECENDO AMBIENTES CONTAMINADOS: análise das práticas de investigação de contaminação ambiental por PFAS no Brasil. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Marko Synésio Alves Monteiro.
9.   Marina Betetto Drezza. O AMBÍGUO DRAGÃO DOS INVESTIMENTOS CHINESES EM ENERGIA: UM MODELO ANALÍTICO E ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS À LUZ DA ECONOMIA POLÍTICA INTERNACIONAL DAS TRANSIÇÕES ENERGÉTICAS. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2023.
Orientador: Rosana Icassatti Corazza.
10.   Sílvia Maria Morales Pereira. Práticas de Design para Sustentabilidade e de Design para o meio ambiente em empresas industriais brasileiras.. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Administração) - Faculdade de CIências Aplicadas / UNICAMP, . Início: 2023.
Orientador: Ruy de Quadros Carvalho.
11.   Thaís Garcez Capovilla. Dinâmicas da Produção de Conhecimento: interdisciplinaridade e pesquisa em Inteligência Artificial. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Marko Synésio Alves Monteiro.

2022

1.   Camilia Aoyagui dos Santos. Educação Alimentar Relacionada Ao Que É Veiculado Nas Mídias Numa Situação De Ensino Formal. Tese (Doutorado em PECIM - Pós-Graduação Multiunidades de Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto de Geociências da UNICAMP, . Início: 2022.
Orientador: Mauricio Compiani.
2.   Eimy Carolina Cubides Zuñiga. Fitoterápicos a partir da biodiversidade do bioma Amazônia: estudo comparativo de iniciativas de políticas do Brasil e da Colômbia. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2022.
Orientador: Rosana Icassatti Corazza.

2021

1.   Arcanjo Miguel Jama António. Citizen science educação ambiental como aliadas para o desenvolvimento sustentavel. Tese (Doutorado em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021.
Orientador: Roberto Greco.
2.   Ariane Wady. OS SINAIS REGULATÓRIOS NECESSÁRIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DAMOBILIDADE ELÉTRICA NA CIDADE. Tese (Doutorado em DPCT - Dep de Política Científica e Tecnologica) - Unicamp, Instituto de Geociências. Início: 2021.
Orientador: Flávia Consoni.
3.   Carlos Jardel Araújo Soares. Análise integrada da paisagem nas áreas de nascentes dos riachos da Bacia do Itapecuru, Caxias-MA: avaliação, diagnóstico e recomendaçõe. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2021.
Orientador: Roberto Greco.
4.   Carolina Pineda. Regulação das baterias de íon de litio na América Latina. Tese (Doutorado em DPCT - Dep de Política Científica e Tecnologica) - Unicamp, Instituto de Geociências. Início: 2021.
Orientador: Flávia Consoni.
5.   Cesar Augustus de Penteado Fava. Matchmaking em Propriedade Industrial: promovendo o encontro entre a demanda e a oferta de tecnologia das universidades. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2021.
Orientador: Maria Beatriz Machado Bonacelli.
6.   Iatiçara Oliveira da Silva. BIOLÓGICOS PRESENTES NA NARRATIVA TICUNA: CONTRIBUIÇÕES A UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA,. Tese (Doutorado em PECIM - Pós-Graduação Multiunidades de Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto de Geociências da UNICAMP, . Início: 2021.
Orientador: Mauricio Compiani.
7.   Jean Maicon Rickes Medeiros. Propagação e verificação de (des)informações no Twitter: uma análise comparativa na difusão do uso de Ivermectina ao longo da pandemia mundial de Covid-19. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2021.
Orientador: Leda Maria Caira Gitahy.
8.   Juan Mattheus Gil Costa. O CAMINHO NA FLORESTA: ASPECTOS SOCIAIS, ECÔNOMICOS E AMBIENTAIS DOS PLANOS DE DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA EMPREGADOS NA BR-319. Tese (Doutorado em Ambiente e Sociedade) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2021.
Orientador: Marko Synésio Alves Monteiro.
9.   Lucas Nishida. TOMANDO CUIDADO NA PESQUISA: AS APROXIMAÇÕES DAS CIÊNCIAS DA SAÚDE COM GRUPOS SOCIAIS PARCEIROS. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2021.
Orientador: Marko Synésio Alves Monteiro.
10.   Meghie de Sousa Rodrigues. Desinformação Sobre Mudanças Climáticas Em Redes Sociais no Brasil. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2021.
Orientador: Leda Maria Caira Gitahy.
11.   Nicolás Garzón Rodríguez. PROGRAMA PROTOTIPO DE CIENCIA, TECNOLOGÍA E INNOVACIÓN EN COMUNIDADES SOSTENIBLES PARA LA PAZ. UN MODELO EXPERIMENTAL PARA UNA POLÍTICA DE INNOVACIÓN TRANSFORMATIVA EN COLOMBIA. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021.
Orientador: Janaina Oliveira Pamplona da Costa.
12.   Pietro Pizão Gonzalez. Transformação Digital do Ensino Superior: As experiências das IES brasileiras.. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Departamento de Política Científica e Tecnológica - UNICAMP/SP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021.
Orientador: Ruy de Quadros Carvalho.

2020

1.   Beatriz de Aragão Sadalla. Equipamentos eletroeletrônicos: motivações e direcionamentos industriais de atividades de ecodesign. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Aleix Altimiras Martin.
2.   Dayane Fumiyo Tokojima Machado. Desinformações sobre a covid-19 no Youtube: dinâmicas, táticas e atores. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2020.
Orientador: Leda Maria Caira Gitahy.
3.   Erica da Cruz Novaes Gonçalves Dias. Da fragmentação à articulação: estado, empresas e movimentos sociais na elaboração e implementação do programa pró-equidade de gênero e raça, 2005-2018. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2020.
Orientador: Leda Maria Caira Gitahy.
4.   Gabriel Falcini dos Santos. Big data na avaliação de impacto da política de Pesquisa & Inovação. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2020.
Orientador: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho.
5.   Manuel Taque. Avaliação do nível de incidência de microplásticos no litoral de são Paulo e seu impacto na saúde humana.. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2020.
Orientador: Roberto Greco.
6.   Marina Martinelli. REDES DE COLABORAÇÃO E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA TRANSIÇÃO PARA ALÉM DA TECNOLOGIAFORMAÇÃO DO SISTEMA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICO DA 5G: UMA ANÁLISE DO CPQD. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Andre Tosi Furtado.
7.   Matheus de Sousa Sato. A CONCEITUAÇÃO E A INFLUÊNCIA DAS REPRESENTAÇÕES NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ABORDAGEM SOCIOCULTURAL DO TEMA DECOMPOSIÇÃO COM ALUNOS DO 6 o ANO. Tese (Doutorado em PECIM - Pós-Graduação Multiunidades de Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto de Geociências da UNICAMP, . Início: 2020.
Orientador: Mauricio Compiani.
8.   Matheus Gonçalves da Silva Pereta. REGULAÇÃO E INOVAÇÃO NOS NICHOS PARA TECNOLOGIAS DE BAIXA-EMISSÃO DE CARBONO NA INDÚSTRIA BRASILEIRA DO PETRÓLEO E GÁS NATURAL: O PRÉ-SAL E O DESENVOLVIMENTO DA CAPTURA, UTILIZAÇÃO E ARMAZENAMENTO DE DIÓXIDO DE CARBONO (CCUS). Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Andre Tosi Furtado.
9.   Nataly Cubides Zuñiga. Traducción de los ODS y los institutos nacionales de investigación agrícola: un abordaje desde la gobernanza climática. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, CAPES. Início: 2020.
Orientador: Maria Beatriz Machado Bonacelli.
10.   Rodrigo Guerra. O quarto requisito de patenteabilidade e a indústria 4.0: novas abordagens ao exame de mérito em patentes de invenção fundamentadas na autonomia da inteligência artificial. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2020.
Orientador: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho.

2019

1.   Ana Cristina Magalhães Costa. Internacionalização de discentes no ensino superior brasileiro: um estudo dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2019.
Orientador: Janaina Oliveira Pamplona da Costa.
2.   Anna Carolina Navarro. Soluções para Mobilidade Urbana no âmbito das Cidades: uma abordagem a partir das Plataformas digitais de dados. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Unicamp, Instituto de Geociências. Início: 2019.
Orientador: Flávia Consoni.
3.   Antonio Marcos Marcon. Empreendedorismo internacional intensivo em conhecimento: evidências das pequenas empresas brasileiras. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2019.
Orientador: Sérgio Robles Reis de Queiroz.
4.   Darlan Dantas Alves de Araújo. APRENDIZAGEM CRIATIVA UTILIZANDO O STEAM COMO ALTERNATIVA Á PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS EDUCADORES EM ESCOLAS PÚBLICAS DO RN. Tese (Doutorado em PECIM - Pós-Graduação Multiunidades de Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto de Geociências da UNICAMP, . Início: 2019.
Orientador: Mauricio Compiani.
5.   Douglas Albuquerque Leite. A inovação no setor brasileiro de saneamento básico diante das mudanças climáticas. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2019.
Orientador: Marko Synésio Alves Monteiro.
6.   Gabriela Villen Freire Malta. Universidades sitiadas? Desinformação nas redes sociais e políticas educacionais no Brasil 2019-2020. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2019.
Orientador: Leda Maria Caira Gitahy.
7.   Giuliana Cardoso Teles. Sistemas de Inovação e Bioenergia. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Maria Beatriz Machado Bonacelli.
8.   Kleber Alves da Silva Franculino. Fatores condicionantes do desenvolvimento de Ecossistemas de Empreendedorismo. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Sérgio Robles Reis de Queiroz.

2018

1.   Daniel da Mota Neri. Análise dos conflitos socioambientais promovidos pela atividade da Vale S.A. no Quadrilátero Ferrífero em Minas Gerais. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2018.
Orientador: Rosana Icassatti Corazza.
2.   Hugo Levy da Silva de Melo. Sazonalidade do rio Amazonas e terras caídas: possibilidades de ensino em escola de várzea em Parintins. Tese (Doutorado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2018.
Orientador: Roberto Greco.
3.   Joseane Carina Borges de Carvalho. O TRABALHO DE CAMPO COMO PROMOTOR DE UMA EDUCAÇÃO E CONHECIMENTO CONTEXTUALIZADOS E PARTICIP(ATIVOS): O CASO DA E.E. DR. NEWTON OPPERMANN, CAMPINAS (SP). Tese (Doutorado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2018.
Orientador: Mauricio Compiani.
4.   Marcos Franke. Apropriação e contabilidade de investimentos em inovação. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2018.
Orientador: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho.

2017

1.   Luis Otávio Lucas. Inovação, imitação e adoção: padrões setoriais de difusão e heterogeneidade estrutural na indústria brasileira. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2017.
Orientador: Andre Tosi Furtado.
2.   Sarah Rossetti Machado. ?Quanto sexo é o suficiente??: coprodução de conhecimento, discursos médico-científicos e controvérsias acerca do Impulso Sexual Excessivo. Tese (Doutorado em doutorado em ciências sociais) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2017.
Orientador: Marko Synésio Alves Monteiro.
3.   Sidnei de Lima Júnior. Interdisciplinaridade no ensino medio. Tese (Doutorado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2017.
Orientador: Roberto Greco.
4.   Vanessa Sensato Russano. Universidades de pesquisa, trarnsferência de tecnologia e desenvolvimento regional. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2017.
Orientador: Maria Beatriz Machado Bonacelli.

2014

1.   Nanci Gardim. Estratégia tecnológica da Petrobrás na produção do bioetanol de primeira e segunda geração em relação a estratégia de diversificação das principais petrolíferas privadas do mercado. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2014.
Orientador: Andre Tosi Furtado.


Data de processamento: 19/02/2024 16:49:49