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Capítulos de livros publicados


Número total de itens: 250

2023

1.   FRANCO, MATHEUS ; MINATOGAWA, VINICIUS ; QUADROS, RUY ; DURAN, ORLANDO ; BATOCCHIO, ANTONIO ; Garcia, Jose ; Valenzuela, Matias. Business Model Innovation Analytics for Small to Medium Enterprises. Em: Nachiappan Subramanian; Sivalinga Govindarajan Ponnambalam; Mukund Janardhanan.. (Org.). Innovation Analytics. 1ed.London. : WORLD SCIENTIFIC (EUROPE). 2023.p. 71-97.
2.   Furtado, Andre; Lucas, L.O.. Difusão Tecnológica. Em: Victor Pelaez; Araken Alves de Lima; Francisco José Peixoto Rosário; Reynaldo Rubem Ferreira Jr.. (Org.). Fundamentos de economia e gestão da inovação. 2ed.São Paulo. : Hucitec. 2023.v. 1, p. 103-128.
3.   GIMENEZ, A. M. N. ; BONACELLI, M. B. M.. UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS NO ENFRENTAMENTO DA COVID-19: RESILIÊNCIA, APRENDIZADOS E VISÃO DE FUTURO. Em: Ana Célia Castro; Estela M. Neves. (Org.). Capacidades e Capacitações Estatais para uma Agenda de Futuros. 1ed.Rio de Janeiro. : IDEA. 2023.v. 1, p. 281-323.
4.   Monteiro, Marko. Ethnography and the Circulation of Knowledge. Em: Wiebke Keim; Leandro Rodriguez Medina; Rigas Arvanitis; Natacha Bacolla; Chandni Basu; Stéphane Dufoix; Stefan Klein; Mauricio Nieto Olarte; Barbara Riedel; Clara Ruvituso; Gernot Saalmann; Tobias Schlechtriemen; Hebe Vessuri. (Org.). Routledge Handbook of Academic Knowledge Circulation. 1ed.London. : Routledge. 2023.p. 485-495.
5.   Monteiro, Marko; ROTH, F. ; Shelley-Egan, Clare. Global Systems Resilience and Pandemic Disease?A Challenge for S&T Governance. Em: Leonard Hennen; Julia Hahn; Miltos Ladikas; Ralf Lindner; Walter Peissl; Rinie van Est. (Org.). Technology Assessment in a Globalized World Facing the Challenges of Transnational Technology Governance. 1ed.Cham. : Springer. 2023.p. 203-220.
6.   Pamplona da Costa, Janaina; FREITAS, R. L.. Governança e Espectros Inovativos: Entre o Closed, o Open e o Free da Inovação. Em: Fabrício Pasquot Polido. (Org.). Temas Avançados em Direito, Inovação e Tecnologias: Perspectivas Comparadas. 1ed.Beo Horizonte. : Initia Via. 2023.v. 1, p. 8-197.
7.   Villen, G. ; Ares, G. ; Gitahy, Leda ; TESSLER, L. R.. ?Sex, Drugs and Communism? Far-Right Narratives about Universities in Brazil. Em: Christiana Constantopoulou. (Org.). Media Narratives: Productions and Representations of Contemporary Mythologies. 1ed.Leiden / Boston. : BRILL. 2023.p. 36-55.

2022

1.   CAMPOS, T. C. ; COMPIANI, Maurício.. PRÁTICAS E MOTIVAÇÕES DE PROFESSORES DE TAUBATÉ/SP NA RELAÇÃO ENTRE AS CIÊNCIAS E A LITERATURA DE MONTEIRO LOBATO. Em: Siebert, Paloma Rodrigues et al. (Org.). Educação e Ensino de Ciências e Matemática: pesquisa, aplicação e novas tendências. 1ed.São Paulo. : Editora Científica Digital. 2022.v. 2, p. 134-142.
2.   COMPIANI, Maurício. Caminhos para a implantação de ensino com pesquisa na escola básica por meio de formação continuada em ensino de ciências. Em: Roberto Nardi e Fernando Bastos. (Org.). Interfaces entre a produção acadêmica em ensino de ciências e os saberes e práticas docentes em diferentes níveis, modalidades ensino e espaços educativos. 1ed.São Paulo. : Editora Livraria da Física. 2022.v. 1, p. 161-186.
3.   Foss, M. C. ; OLIVEIRA, J. L. ; COUTINHO, D. ; BONACELLI, M. B. M.. Projeto Rádio Definido por Software: uma trajetória de compra de inovação para a defesa nacional. Em: Vitor Monteiro; André Tortato Rauen; Carolina Mota Mourão. (Org.). Soluções jurídicas para a inovação. 1ed.São Paulo. : USP. 2022.v. 1, p. 92-121.
4.   FRACALANZA, P. S. ; ICASSATTI CORAZZA, ROSANA. Economia, trabalho e meio ambiente: recursos naturais (e sociais) no limite?. Trabalho, meio ambiente e meio ambiente do trabalho: Novos horizontes dos direitos humanos no universo laboral.. 1ed.Campinas. Em: . : BCCL-UNICAMP. 2022.v. 6, p. 12-26.
5.   Greco, R.; Gutierrez, T. ; Chambi, S.P.V.. Geoscience Education in Peru. Em: Sandra Paula Villacorta Chambi. (Org.). Geoethics in Peru A Pathway for Latin America. 1ed.Cham. : Springer. 2022.p. 87-98.
6.   MACHADO, D. F. T. ; GITAHY, L. Desinformação (Combate à). Em: José Szwako; José Luiz Ratton. (Org.). Dicionário dos Negacionistas no Brasil. 1ed.Recife. : CEPE Editora. 2022.v. 1, p. 107-111.
7.   MIGUEL, JEAN C.H. ; TADDEI, Renzo ; Monteiro, Marko. Civic Epistemologies. Em: Kari De Prick; Mike Hulme. (Org.). A CRITICAL ASSESSMENT OF THE INTERGOVERNMENTAL PANEL ON CLIMATE CHANGE. 1ed.Cambridge. : Cambridge University Press. 2022.v. 1, p. 217-224.
8.   MONTEIRO, M. Guerras da Ciência. Em: José Szwako; José Luiz Ratton. (Org.). Dicionário dos Negacionismos no Brasil. 1ed.Recife. : CEPE. 2022.p. 161-165.
9.   VALIATI, Leandro ; CORAZZA, ROSANA ICASSATTI ; FLORISSI, S.. O marco teorico-conceitual da Economia da Cultura e da Economia Criativa. Em: Leandro Valiati. (Org.). Economia da cultura e indústrias criativas: fundamentos e evidências. 1ed.São Paulo - SP. : Martins Fontes. 2022.v. 1, p. 113-162.

2021

1.   Altimiras-Martin, Aleix; Cooper-Ordoñez, Robert Eduardo ; ANHOLON, R.. Proposta de disciplina curricular para o curso de Engenharia Mecânica da Unicamp com foco no desenvolvimento sustentável. Em: José Rodrigues de Farias Filho; Cinthia Paes Virginio; Osvaldo L. G. Quelhas; Julio Vieira Neto. (Org.). Engajamento social: contribuições para o ensino de graduação. 1ed. : eduff. 2021.p. 619.
2.   BRIGUENTI, E. C. ; COMPIANI, MAURÍCIO. Escalas cartográficas mediando a representação das relações espaciais no ensino de geografia. Em: Gilvan Charles Cerqueira de Araújo; Sidelmar Alves da Silva Kunz; Júlio César Suzuki. (Org.). Metodologias Ativas e o Ensino de Geografia. 1ed.Santa Maria. : Arco Editores. 2021.v. 1, p. 40-57.
3.   CARVALHO, J. C. B. ; COMPIANI, Maurício.. O que a Copa do Mundo de futebol tem a ver com o ensino de cartografia. Em: Gilvan Charles Cerqueira de Araújo; Sidelmar Alves da Silva Kunz; Júlio César Suzuki. (Org.). Metodologias Ativas e o Ensino de Geografia. 1ed.Santa Maria. : Arco Editores. 2021.v. 1, p. 230-245.
4.   CONSONI, F. L.; CONSONI, Flávia ; BERMUDEZ, T. ; OLIVEIRA FILHO, A. A. ; NAVARRO, A.C.L. ; BARASSA, E. ; RISSI, G. Tendências da mobilidade elétrica na América Latina e ações em curso no Brasil. Em: Nicole Stopfer; Anuska Soares; Nivalde José de Castro; Rubens Rosental. (Org.). A Mobilidade Elétrica na América Latina Tendências, oportunidades e desafios. 1ed.Rio de Janeiro. : e-papers. 2021.v. 1, p. 13-54.
5.   CORAZZA, ROSANA ICASSATTI. Aproximando as agendas dos Direitos Humanos e das Mudanças Climáticas. Em: Néri de Barros Almeida. (Org.). Os direitos humanos à prova do tempo Reflexões breves sobre o presente e o futuro da humanidade. 1ed.Campinas. : Unicamp. 2021.v. 2, p. 210-218.
6.   CORAZZA, ROSANA ICASSATTI. A Universidade para além das luzes diante das mudanças climáticas: a necessidade do amplo diálogo de saberes na busca da dignidade da vida humana. Em: Néri de Barros Almeida. (Org.). Os direitos humanos e as profissões Diálogos fundamentais. 1ed.Campinas. : Editora da Unicamp. 2021.v. 4, p. 292-304.
7.   FERREIRA, D. A. ; HERNANDES, P.F. ; SILVA, L. C. P. ; CONSONI, Flávia ; CONSONI, F. L. ; TETE, M.F. ; CYPRIANO, J. G. I. ; MEDEIROS, B. T.. Campus Sustentável Unicamp: laboratório vivo para cidades humanas inteligentes. Em: https://www.campus-sustentavel.unicamp.br/livro/. (Org.). Campus sustentável: um modelo de inovação em gestão energética para a América Latina e o Caribe. 1ed.Rio de Janeiro. : Synergia. 2021.v. 1, p. 58-75.
8.   FERREIRA, S. M. S. ; COMPIANI, M.. A complexidade da linguagem analógica em Ciências para alunos com transtorno do espectro autista. Em: Flávio Aparecido de Almeida. (Org.). Educação Inclusiva, Especial e Políticas de Inclusão. 1ed.Guarujá. : Editora Cientifica Digital. 2021.v. 1, p. 12-24.
9.   FERREIRA, S. M. S. ; COMPIANI, Maurício.. Formação de conceitos de aprendizagem geográfica por alunos com transtornos do espectro autista: ênfase na mediação do processo. Em: Gilvan Charles Cerqueira de Araújo; Sidelmar Alves da Silva Kunz; Júlio César Suzuki. (Org.). Metodologias Ativas e o Ensino de Geografia. 1ed.Santa Maria. : Arco Editores. 2021.v. 1, p. 198-215.
10.   Fontolan, M. ; MACHADO, D. F. T. ; GITAHY, L ; Tessler, L. R.. DA CLOROQUINA AO KIT COVID: Desinformação como propaganda e estratégia de governo. TRANSFORMAÇÕES E DESAFIOS NO SÉCULO XXI: Trabalho, Desinformação, Tecnologias Educacionais e COVID- 19. 1ed. Em: . 2021.p. 85-102.
11.   FRACALANZA, P. S. ; CORAZZA, ROSANA ICASSATTI. Por uma agenda para a pesquisa e para a informação às políticas industriais rumo ao reenquadramento ecológico da esfera econômica. Em: Sarti, Fernando; Diegues, Antônio Carlos. (Org.). BRASIL: Indústria e Desenvolvimento em um cenário de transformação do paradigma tecno-produtivo. 1ed.Curitiba, PR. : Editora CRV. 2021.v. 1, p. 285-312.
12.   GONCALVES, E. N. C. ; COMPIANI, Maurício.. Pesquisa-ação: Constructos Formativos para o Fazer Docente. Em: Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Junior; Michel Corci Batista. (Org.). Metodologia da Pesquisa em Educação e Ensino de Ciências. 1ed.Maringá. : Editora Massoni. 2021.v. 1, p. 87-99.
13.   GONCALVES, E. N. C. ; COMPIANI, Maurício. ; MAGALHAES JUNIOR, C. A. O.. Educação Continuada de professoras alfabetizadoras: vivências e aprendências sobre Ensino de Ciências. Em: Alessandra Aparecida Viveiro; Maria Cristina de Senzi Zancul; Rebeca C. A. Fernandes. (Org.). Ensino de Ciências para crianças: fundamentos, práticas e formação de professores. 1ed.Itapetininga. : Ed. Hipótese. 2021.v. 1, p. 195-217.
14.   Irineu de Souza Lima Júnior ; Nicholas Spyridon Vonortas ; QUEIROZ, SÉRGIO. An institutional perspective on the development of the venture capital market in Brazil. Em: Vi Dung Ngo; Duc Khuong Nguyen; Ngoc Thang Nguyen. (Org.). Entrepreneurial Finance, Innovation and Development. 1ed.Londres. : Routledge. 2021.v. Cap. 6, p. 1-26.
15.   Mesquita, M. J. M. de ; CORAZZA, R. I. ; Souza, M. C. O. ; GOMES, G. N. ; Noronha, I. ; Macedo, D.. Mining and Sustainability. Environmental Sustainability Sustainable Development Goals and Human Rights. 1ed.London, UK. Em: . : Routledge / Taylor & Francis. 2021.v. 1, p. 1-26.
16.   Rodríguez, Nicolás Garzón ; da Costa, Janaina Pamplona. Towards a Regional Policy: Transformative Innovation in Colombia. Em: Ordóñez-Matamoros G., Orozco L.A., Sierra-González J.H., Bortagaray I., García-Estévez J.. (Org.). Palgrave Studies in Democracy, Innovation, and Entrepreneurship for Growth. 1ed. : Springer International Publishing. 2021.v. 1, p. 81-104.
17.   TOMAZ, E. ; CONSONI, Flávia ; CONSONI, F. L. ; SOUZA, M. G. M. E. ; MICARONI, R. C. C. M. ; CAVALIERO, C. K. N. ; DALBEM, J. A. ; PEREIRA, J. T. V. ; SILVA, L. C. P.. Grupo Gestor Universidade Sustentável e Câmara Técnica de Gestão de Energia da Unicamp. Em: Luiz Carlos da Silva et al. (Org.). Campus Sustentável Unicamp: laboratório vivo para cidades humanas inteligentes. 1ed.Rio de Janeiro. : Synergia. 2021.v. 1, p. 293-303.
18.   Torres, G. A. L. ; Jose, R. V. S ; Greco, R. ; Coltri, P. P.. Cafezais arborizados e geadas: Um estudo de caso para o estado do paraná - revisão. Em: Pedro Henrique Abreu Moura; Vanessa da Fontoura Custódio Monteiro. (Org.). Responsabilidade social, produção e meio ambiente nas ciências agrárias. 1ed.Ponta Grossa. : Atena Editora. 2021.v. 1, p. 225-236.

2020

1.   Buainain, Antonio Marcio ; CORDER, S. ; BONACELLI, M. B. M.. STATE CAPABILITIES AND LIMITS TO INNOVATION FUNDING 137 POLICY IN BRAZIL. Em: Ana Célia Casto; Renato Boschi. (Org.). State capacities and development in emerging countries. 1ed.Rio de Janeiro. : IdeaD. 2020.v. 1, p. 137-202.
2.   COSTA, A. C. M. ; DUARTE, N. F. ; FALCAO, V. D. ; Pamplona da Costa, Janaina. Iniciação Científica Internacional: uma Experiência Exitosa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais ? IFMG. Em: Rodrigo de Jesus Silva. (Org.). Iniciação Científica e Suas Múltiplas Aplicabilidades. 1ed.Rio Branco. : Stricto Sensu Editora. 2020.v. 1, p. 179-199.
3.   FERREIRA, S. M. S. ; COMPIANI, Maurício.. Perspectivas de acesso aos conteúdos de aprendizagem geográfica para alunos com transtornos do espectro do autismo. Em: Compiani, Mauricio; Zimmermann, Narjara; Briguenti, Ederson Costa. (Org.). Pedagogia do lugar/ambiente, interdisciplinaridade e contextualização em sala de aula. 1ed.Curitiba. : CRV. 2020.v. 1, p. 237-254.
4.   FIRETTI, R. ; CARRER, C. C. ; CARDOSO, J. A. ; BONACELLI, M. B. M.. Instituições Científicas e Tecnológicas no Estado de São Paulo: distribuição geográfica de unidades com atuação no Agronegócio. Em: Celso da Costa Carrer; Marcelo Machado De Luca de Oliveira Ribeiro; Ricardo Firetti. (Org.). Inovação e Empreendedorismo no Agronegócio. 1ed.Curitiba. : EDITORA CRV. 2020.v. 1, p. 18-54.
5.   FIRETTI, R. ; VALDO, N. N. ; CARRER, C. C. ; BONACELLI, M. B. M.. Cooperação e Ganhos de Competitividade no Agronegócio. Em: Celso da Costa Carrer; Marcelo Machado De Luca de Oliveira Ribeiro; Ricardo Firetti. (Org.). Inovação e Empreendedorismo no Agronegócio. 1ed.Curitiba. : EDITORA CRV. 2020.v. 1, p. 55-78.
6.   Furtado, Andre T. VIAS DESENVOLVIMENTISTAS SUSTENTÁVEIS DO BRASIL: mudanças estruturais, desenvolvimento das forças produtivas, planejamento público e iniciativa privada. Em: Rômulo Soares Polari. (Org.). O paraibano Celso Furtado: centenário de um pensador genial. 1ed.João Pessoa. : Editora A União. 2020.p. 288-314.
7.   GIMENEZ, A. M. N. ; GAVIRA, M. O. ; BONACELLI, M. B. M.. Cultura e arte para construir resiliência: o papel da universidade pública em tempos de Pandemia. Em: Adriano Rosa; Denise Mercedes N. N. Lopes Salles; Glaucia Maria de Araújo Ribeiro; Marcia Teixeira Cavalcanti. (Org.). Direitos humanos e fundamentais. 1ed.Rio de Janeiro. : PEMBROKE COLLINS. 2020.v. 2, p. 19-39.
8.   LOPES, F. B. ; SILVA, Fernanda Keila Marinho da ; COMPIANI, Maurício.. Qual é o lugar da interdisciplinaridade na escola?. Em: Compiani, Mauricio; Zimmermann, Narjara; Briguenti, Ederson Costa. (Org.). Pedagogia do lugar/ambiente, interdisciplinaridade e contextualização em sala de aula. 1ed.Curitiba. : CRV. 2020.v. 1, p. 17-41.
9.   MIGUEL, J.C.H. Coronavírus, bolsonarismo e a produção da ignorância . Em: Grossi e Toniol. (Org.). Cientistas Sociais e Coronavírus. 1ed.São Paulo. : ANPOCS. 2020.v. 1, p. 95-99.
10.   NASCIMENTO, C. M. P. ; COMPIANI, Maurício.. Quando falam os estudantes: reflexões sobre um Caso Simulado como atividade problematizadora das concepções de lugar. Em: Compiani, Mauricio; Zimmermann, Narjara; Briguenti, Ederson Costa. (Org.). Pedagogia do lugar/ambiente, interdisciplinaridade e contextualização em sala de aula. 1ed.Curitiba. : CRV. 2020.v. 1, p. 73-108.

2019

1.   CHAN, C. S. ; MARENGO, J. ; SILVA, A. J. ; LYRA, A. A. ; Tavares, P. ; SOUZA, C. R. G. ; HARARI, J. ; NUNES, L. H. ; GRECO, R. ; HOSOKAWA, E. K. ; ARAGÃO, LUIZ E. ; ALVES, LINCOLN M.. Projections of Climate Change in the Coastal Area of Santos. Em: Hidalgo Nunes Luci; Greco Roberto; Marengo, Jose A.. (Org.). Climate Change in Santos Brazil: Projections, Impacts and Adaptation Options. 1ed. : Springer International Publishing. 2019.v. 1, p. 59-73.
2.   Cooper-Ordoñez, Robert Eduardo ; Altimiras-Martin, Aleix ; Filho, Walter Leal. Environmental Friendly Products and Sustainable Development. Em: Walter Leal Filho. (Org.). Encyclopedia of Sustainability in Higher Education. 1ed. : Springer International Publishing. 2019.p. 1-14.
3.   FRONZAGLIA, T. ; SALLES-FILHO, SÉRGIO. A Indicação Geográfica sob a ótica da Evolução das Instituições. Indicações Geográficas, signos coletivos e desenvolvimento local/regional. 1ed.Porto Alegre. Em: . : Deviant. 2019.v. 1, p. 13-37.
4.   Gitahy, Leda; BONILLA, K. ; SERAFIM, M. P.. Construcción de capacidades en Ciencia, Tecnología e Innovación en Guatemala, El Salvador y Honduras: ¿cuáles capacidades y para qué?. Em: Efraín Bámaca-López y Pablo de la Vega. (Org.). Construcción de capacidades en Ciencia, Tecnología e Innovación en Guatemala, El Salvador y Honduras: ¿cuáles capacidades y para qué?. 1ed.São Carlos. : Pedro & João Editores. 2019.p. 77-111.
5.   Gonçalves, Michele ; Moraes, Bruno ; Speglich, Érica ; MONTEIRO, Marko Synésio Alves. Imediações de uma língua aberrante: experimentando paisagens possíveis para uma Nova Terra. Em: Susana Oliveira Dias; Sebastian Wiedemann; Antonio Carlos Rodrigues Amorim. (Org.). Conexões: Deleuze e Cosmopolíticas e Ecologias Radicais e Nova Terra e?. 1ed.Campinas. : ALB/FE-UNICAMP. 2019.p. 311-330.
6.   MEDEIROS, I. A. ; GITAHY, L. Ecologia de saberes? Uma experiência de formação superior indígena.. Educação e Socioeconomia Solidária: Fundamentos da produção social de conhecimento. 1ed.Cáceres. Em: . : UNEMAT. 2019.v. 8, p. 99-128.
7.   MIGUEL, J.C.H. CLIMAX PROJECT - CLIMATE SERVICE THROUGH KNOWLEDGE CO-PRODUCTION: THE BRAZILIAN CASE OF ENERGY SECTOR. Em: Cristiane Mansur de Moraes Souza Menaha Thayaparan Marcos Antonio Mattedi Yamuna Kaluarachchi Charles Egbu Marcus Polette Bruno Jandir Mello Bruna Soraes. (Org.). SOCIAL ECOLOGICAL RESILIENCE TO DISASTERS: British and Brazilian Perspectives Handbook. 1ed.Blumenau. : Amoler. 2019.v. 1, p. 8-124.
8.   Roberto Greco; NUNES, L. H.. Population Matters: Listening to Past Experiences and Future Aspirations Regarding Risks and Adaptation Actions. Em: Hidalgo Nunes, Luci, Greco, Roberto, Marengo, Jose A.. (Org.). Climate Change in Santos Brazil: Projections, Impacts and Adaptation Options. 1ed. : Springer International Publishing. 2019.v. 1, p. 269-284.
9.   TOFFOLO, G. ; Greco, R.. A pesquisa participante na formação continuada de professores. Em: Sérgio Claudino; Xosé M. Souto; Ma Angeles Rodriguez Domenech; João Bazolli; Raimundo Lenilde; Claudionei Lucimar Gengnagel; Luís Mendes; Adilson Tadeu Basquerote Silva. (Org.). Geografia, Educação e Cidadania. 1ed.Lisboa. : ZOE/Centro de Estudos Geográficos, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidad. 2019.v. 1, p. 816-828.

2018

1.   Araújo, Daniela ; GITAHY, L. Cultura hacker e participação social: o Hackathon Gênero e Cidadania. Em: Gabriela Di Giulio; Marko Monteiro. (Org.). Comunicação, política e representação: Interfaces com Ciência, Tecnologia e Ambiente. 1ed.São Paulo. : Hucitec. 2018.p. 193-229.
2.   COMPIANI, Maurício. FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES E PESQUISA-AÇÃO: DISCUSSÃO DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS. Em: António Cachapuz; Alexandre Shigunov Neto; Ivan Fortunato. (Org.). Formação inicial e continuada de professores de ciências: o que se pesquisa no Brasil, Portugal e Espanha. 1ed.São Paulo. : Edições Hipótese. 2018.v. 1, p. 97-132.
3.   CORAZZA, ROSANA I.; FRACALANZA, P. S.. A ABORDAGEM DAS NECESSIDADES BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO: CONTRIBUIÇÕES DO GRUPO DE BARILOCHE E SUA INSTITUCIONALIZAÇÃO NA UNESCO, NA OIT E NA USAID NA DÉCADA DE 1970. Em: Queluz, Gilson L.; Brandão, T.. (Org.). Pensamentos e identidades em ciência, tecnologia e sociedade no mundo ibero-americano. 1ed.Curitiba, PR. : UTFPR. 2018.p. 285-314.
4.   GRECO, R. Geociências como ferramenta para entender o planeta no qual vivemos. Práticas de Geociências na Educação Básica. 1ed.São Manuel (SP). Em: . : Frieden. 2018.p. 1-4.
5.   GRECO, R. O projeto internacional: Earth Learning Idea. Em: Roberto Greco. (Org.). Práticas de Geociências na Educação Básica. 1ed.São Manuel (SP). : Frieden. 2018.p. 7-26.
6.   GRECO, R. O Syllabus Internacional de Geociências na prática. Em: Roberto Greco. (Org.). Práticas de Geociências na Educação Básica. 1ed.São Manuel (SP). : Frieden. 2018.p. 27-49.
7.   GRECO, R. Recursos online para o ensino de Geociências. Em: Roberto Greco. (Org.). Práticas de Geociências na Educação Básica. 1ed.São Manuel (SP). : Frieden. 2018.p. 51-57.
8.   MAIA, G. ; Foss, M. C. ; COUTINHO, D. ; BONACELLI, M. B. M.. Encomendas tecnológicas no Decreto Paulista de Inovação: oportunidades e desafios para a efetividade da política de CT&I. Em: Victor Monteiro. (Org.). Cadernos de Direito e Inovação n. 1 ? Decreto Paulista de Inovação. 1ed.São Paulo. : Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. 2018.v. 1, p. 82-89.

2017

1.   HORNINK, Gabriel Gerber ; COMPIANI, Maurício.. COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM E A COMUNICAÇÃO ON-LINE. Em: FELICIO, H. M. S.; SILVA, C. M. R.; MARIANO, A. L.. (Org.). Dimensões dos Processos Educacionais: da espistemologia à profissionalidade docente. 1ed.Curitiba. : CRV. 2017.v. 1, p. 225-238.
2.   MIGUEL, Jean. Tecnopolíticas das Mudanças Climáticas: O Estado brasileiro em ação com modelos climáticos. Em: orge Gibert; Andrés Gómez; Ronald Cancino. (Org.). CIENCIA, TECNOLOGIA Y SOCIEDAD EN AMERICA LATINA: LA MIRADA DE LAS NUEVAS GENERACIONES. 1ed.Santiago de Chile. : RIL Editores. 2017.v. 1, p. 63-88.
3.   Monteiro, Marko. Science and Policies of Deforestation in the Amazon: Reflecting Ethnographically on Multidisciplinary Collaboration. Em: Luis Reyes-Galindo; Tiago Ribeiro Duarte. (Org.). Intercultural Communication and Science and Technology Studies. 1ed.Cham. : Springer International Publishing. 2017.p. 79-103.
4.   MONTEIRO, Marko Synésio Alves. Ele Ela: deslocamentos de gênero em uma revista brasileira (1969- 1972). Em: Ivana Guilherme Simili; Maria Claudia Bonadio. (Org.). Histórias do vestir masculino : narrativas de moda, beleza, elegância. 1ed.Maringá. : Eduem - Editora da Universidade Estadual de Maringá. 2017.p. 95-114.
5.   PACHECO, C. A. ; BONACELLI, M. B. M. ; Foss, M. C.. Políticas de estímulo à demanda por inovação e o Marco Legal de CT&I. Em: COUTINHO, D. R.; FOSS, M. C. E MOUALLEM, P. S. B.. (Org.). Inovação no Brasil : avanços e desafios jurídicos e institucionais. 1ed.São Paulo. : Editora Edgard Blücher Ltda. 2017.v. 1, p. 231-239.
6.   Pamplona da Costa, Janaina. Normalização para a Inovação: o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE-V). Em: André Tortato Rauen. (Org.). Políticas de inovação pelo lado da demanda no Brasil. 1ed.Brasília. : Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA. 2017.v. 01, p. 121-177.
7.   PELLEGRINI, F. ; CAMPOS, A. S. ; CHAGAS, M. F. ; Furtado, Andre. "De Alfinete a Foguete": A Lei 8.666 como arcabouço jurídico no programa China-Brazil Earth Resources Satellite (CBERS) - Um estudo de caso do fornecimento da Câmera Multiexpectral Regular (MUX) pela Optoeletrônica (Opto). Em: André Tortato Rauen. (Org.). Políticas de Inovação pelo lado da Demanda no Brasil. 1ed.Brasília. : IPEA. 2017.v. 1, p. 289-327.
8.   Ponte, Gustavo Danilo ; GRECO, ROBERTO. As ciências da terra no exame vestibular UNICAMP. Os Desafios da Geografia Física na Fronteira do Conhecimento. 1ed. Em: . : INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS - UNICAMP. 2017.p. 3405-3417.
9.   RUSSANO, V. ; BONACELLI, M. B. M. ; SARTORELLI, J. E. ; GESTIC, P. F. L.. Inovação como reflexo da parceria universidade e empresa : case Unicamp. Em: MARINHO, M. E. P.. (Org.). Inovação e Setor Farmacêutico ? aspectos econômicos. 1ed.São Paulo. : Saraiva. 2017.v. 1, p. 147-166.
10.   WEISS, M. C. ; CONSONI, F. L. ; CONSONI, F. L.. A Internet como canal de comunicação entre o poder público e os cidadãos em tempos de cidades inteligentes: uma análise do distanciamento entre o mundo real e o mundo virtual em terra brasilis. Em: Mariana Falcão Bormio; Márcia Regina Vazzoler; Larissa Lenharo Vendrametto. (Org.). Cidades inteligentes: as múltiplas abordagens no contexto da contemporaneidade. 1ed.Agudos. : FAAG. 2017.v. 1, p. 8-27.

2016

1.   BIN, A ; SALLES-FILHO, S. L. M. ; COLUGNATI, F. A. B. ; CAMPOS, F. R.. The ?Added Value? of Researchers: The Impact of Doctorate HoldersonEconomicDevelopment. Em: Gokhberg, L.; Shmatko, N.; Auriol, L. (Eds.). (Org.). The Science and Technology Labor Force: the value of doctorate holders and development of professional careers. 1Eded.Switzerland. : Springer International Publishing. 2016.p. 317-342.
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