docentesDPCT

Mauricio Compiani

possui graduação em GEOLOGIA pela Universidade de São Paulo (1981), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1988), DOUTORADO EM EDUCAÇÃO pela Universidade Estadual de Campinas (1996), LIVRE-DOCENTE pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e PROFESSOR TITULAR (2010) pela Universidade Estadual de Campinas. Desde 1988, é professor do Instituto de Geociências da UNICAMP e, de 2014 até 2020, esteve trabalhando na Faculdade de Educação no Depto de Ensino de Práticas Culturais (DEPRAC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensino de ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino fundamental e médio, ensino de geociências, estudos críticos do lugar/ambiente, abordagens sócio-histórica, formação continuada de professores, interdisciplinaridade. Coordenador de graduação do Instituto de Geociências de 2005 a 2007. Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ensino e História de Ciências da Terra de 2007 a 2010. Coordenador dos projetos Fapesp Ensino Público 2006/1558-1 e Petrobras Ambiental sobre o tema conhecimentos escolares relacionados à ciência, à sociedade e ao ambiente em microbacia urbana de 2007 a 2010. De 2004 a 2014 foi lider do Grupo de Pesquisa de Educação Aplicada às Geociências. Sub-coordenador (de fev/2013 a jan/2015) e Coordenador (de fev/2015 a jan/2017) do Programa Multiunidades de Ensino de Ciências e Matemática (PECIM) da UNICAMP. É membro do grupo de Pesquisa gepCE (grupo de pesquisa em ensino de ciências) da FE-UNICAMP. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0735864243723534 (08/12/2023)
  • Rótulo/Grupo: Professor
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências da UNICAMP. AC Unicamp Cidade Universitária 13083970 - Campinas, SP - Brasil Telefone: (19) 35214555 URL da Homepage: portal.ige.unicamp.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (19)
    1. 2016-2019. DISCIPLINAS ESCOLARES NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO: DESLOCAMENTOS A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E DE PROPOSTAS CURRICULARES ESTADUAIS
      Descrição: A presente proposta é constituída por um projeto de pesquisa a ser desenvolvido por equipe de pesquisadores da Faculdade de Educação da Unicamp-S.P., com preocupação principal voltada para alguns dos efeitos produzidos a partir da elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Básica, desenvolvida pelo Ministério da Edu-cação. De fato, observa-se que desde o início do presente século, as políticas públicas curri-culares voltadas para o Ensino Médio vem preconizando o trabalho pedagógico em áreas de conhecimento, colocando em segundo plano o fortalecimento das disciplinas escolares em suas dinâmicas particulares. Trabalhando com referencial teórico do campo do currículo, notadamente as contribuições do prof. Ivor Goodson (Universidade de Brighton ? U.K.), pretende-se compreender como a noção de disciplina escolar vem sendo considerada nos documentos curriculares e quais os impactos pretendidos pelas propostas curriculares no trabalho pedagógico disciplinar sempre em tensão com as possibilidades de práticas interdisciplinares. Do ponto de vista metodológico, será constituído um acervo com os documentos curriculares oriundos da BNCC e também das propostas curriculares estaduais consideradas para elaboração da BNCC. Além disso, serão realizadas entrevistas com elaboradores do documento curricular BNCC, as quais serão desenvolvidas na perspectiva de narrativas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mauricio Compiani - Integrante / SILVIA FERNANDA DE MENDONCA FIGUEIROA - Integrante / Maria Inês Petrucci Rosa - Coordenador / Henrique de Carvalho Calado - Integrante / Claudia Amoroso Bortolato - Integrante / Jacqueline de Oliveira Veiga Iglesias - Integrante.
      Membro: Mauricio Compiani.
    2. 2013-2016. POSSIBILIDADES DE UMA PEDAGOGIA DO LUGAR/AMBIENTE SOB UMA ABORDAGEM SÓCIO-HISTÓRICA
      Descrição: Os problemas atuais socioambientais necessitam de metodologias e tratamentos em escala planetária interrelacionadas com escalas grandes tais como sala de aulas. Nesse sentido, o projeto discutirá teoricamente e desenvolverá práticas em salas de aulas interrelacionando duas abordagens materialistas dialéticas: a concepção de Geologia como ciência histórica da natureza e as teorias sócio-históricas sobre o Homem e suas construções explicativas do mundo, notadamente, a bakhtiniana com respeito à filosofia da linguagem e um olhar semiótico para se colocar no mundo compreendendo-o e representando-o, e a vigotskiana com relação ao desenvolvimento e aprendizagem. Na escala macro será o olhar dialético formulador de sentidos no/sobre o planeta/mundo e práticas com a cognição da Terra feita pela Geologia. Na escala micro será esse olhar para a instituição escolar, a sala de aula e sua cultura e discursos, tratando com as dialéticas do desenvolvimento e aprendizagem. Assim, o problema de pesquisa pode ser escrito da seguinte forma: as relações entre os discursos verbais e as linguagens visuais dos estudantes (escala micro) que são constituídas pelos debates e argumentos em sala de aula e pelas atividades escolares de Geociências, notadamente com uma pedagogia do lugar/ambiente pelos trabalhos de campo, favorecem as relações com a escala macro de compreensão dos sistemas terrestres e com isso uma concepção mais abrangente e integradora de ambiente e sociedade?. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . Integrantes: Mauricio Compiani - Coordenador / Narjara Zimmermann - Integrante / Viviane Lousada Cracel - Integrante / Vanessa Lessio Diniz - Integrante / Ederson Costa Briguenti - Integrante / Fernanda Keila Marinho da Silva - Integrante / Cecilia Pinto do Nascimento - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 29
      Membro: Mauricio Compiani.
    3. 2011-2013. Projeto Integrado de Pesquisa A ABORDAGEM SÓCIO-CULTURAL NA ELABORAÇÃO DE CONHECIMENTOS ESCOLARES DO LUGAR/AMBIENTE
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) . Integrantes: Mauricio Compiani - Coordenador / Narjara Zimmermann - Integrante / Viviane Lousada Cracel - Integrante / Vanessa Lessio Diniz - Integrante / Fabiana Burgos T. Garcia - Integrante / Ederson Costa Briguenti - Integrante / Magali A. Barbosa - Integrante / Cecilia Nascimento - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 32
      Membro: Mauricio Compiani.
    4. 2008-2011. Projeto Integrado de Pesquisa "Conhecimento escolares relacionados à ciência, à sociedade e ao ambiente em microbacia urbana"
      Descrição: O projeto em questão objetiva a inclusão dos sistemas públicos de ensino da escola básica na integração entre gestão ambiental e educação ambiental que é crucial para o enfrentamento dos problemas sócio-ambientais. Dando continuidade ao projeto de políticas públicas ?Recuperação ambiental, participação e poder público: uma experiência em Campinas? desenvolvido na bacia urbana do Ribeirão das Anhumas e realizado pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Instituto de Geociências da Unicamp e Prefeitura Municipal de Campinas, pretendemos em parceria com duas escolas da rede pública estadual constituir equipes para elaborar, aplicar e avaliar projetos escolares que trabalhem com os resultados da pesquisa de modo a transformar conhecimento técnico em conhecimento escolarizado. Queremos colaborar para romper alguns obstáculos para a integração gestão e educação escolar: (1) falta de acesso das escolas a conhecimentos da localidade atualizados e adaptados à escola; (2) afastamento dos professores da produção do conhecimento utilizado na escola devido a hegemonia da concepção de professores como aplicadores de conhecimentos produzidos por outros; (3) ausência de estratégias de cooperação efetiva entre professores, instituições de pesquisa e universidades; (4) distanciamento e incompreensão das comunidades urbanas das bacias hidrográficas que a cercam. Em paralelo, pretendemos também reunir em um banco de dados os estudos de problemas sócio-ambientais das bacias da cidade de Campinas produzidos na esfera acadêmica e técnica, bem como os conhecimentos escolarizados produzidos da parceria desse projeto submetido à Petrobrás e à Fapesp. Para a elaboração dos conhecimentos escolares pretendemos usar a pesquisa-ação e a concepção do professor pesquisador. As atividades incluem: cursos sobre os resultados da pesquisa do Ribeirão Anhumas, reuniões periódicas para elaboração dos projetos escolares pelas escolas parcerias, assessoria pedagógica virtual e presencial para a aplicaç. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Mauricio Compiani - Coordenador / Carla Gracioto Panzeri - Integrante / Ofelia Ortega Fraile - Integrante / Gabriel G. Hornink - Integrante / Viviane Lousada Cracel - Integrante / Vanessa Lessio Diniz - Integrante / Fabiana Burgos T. Garcia - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 31
      Membro: Mauricio Compiani.
    5. 2007-2010. Projeto 2006/1558-1: ELABORAÇÃO DE CONHECIMENTOS ESCOLARES E CURRICULARES RELACIONADOS À CIÊNCIA, À SOCIEDADE E AO AMBIENTE NA ESCOLA BÁSICA COM ÊNFASE NA REGIONALIZAÇÃO A PARTIR DOS RESULTADOS DE PROJETO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
      Descrição: O projeto em questão objetiva a inclusão dos sistemas públicos de ensino da escola básica na integração entre gestão ambiental e educação ambiental que é crucial para o enfrentamento dos problemas sócio-ambientais. Dando continuidade ao projeto de políticas públicas ?Recuperação ambiental, participação e poder público: uma experiência em Campinas? desenvolvido na bacia urbana do Ribeirão das Anhumas e realizado pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Instituto de Geociências da Unicamp e Prefeitura Municipal de Campinas, pretendemos em parceria com duas escolas da rede pública estadual constituir equipes para elaborar, aplicar e avaliar projetos escolares que trabalhem com os resultados da pesquisa de modo a transformar conhecimento técnico em conhecimento escolarizado. Queremos colaborar para romper alguns obstáculos para a integração gestão e educação escolar: (1) falta de acesso das escolas a conhecimentos da localidade atualizados e adaptados à escola; (2) afastamento dos professores da produção do conhecimento utilizado na escola devido a hegemonia da concepção de professores como aplicadores de conhecimentos produzidos por outros; (3) ausência de estratégias de cooperação efetiva entre professores, instituições de pesquisa e universidades; (4) distanciamento e incompreensão das comunidades urbanas das bacias hidrográficas que a cercam. Pretendemos também reunir em um sítio (http://Geocienciasvitual) os dados dos conhecimentos escolarizados produzidos da parceria desse projeto. Para a elaboração dos conhecimentos escolares pretendemos usar a pesquisa-ação e a concepção do professor pesquisador. As atividades incluem: cursos sobre os resultados da pesquisa do Ribeirão Anhumas, reuniões periódicas para elaboração dos projetos escolares pelas escolas parceiras, assessoria pedagógica virtual e presencial para o desenvolvimento do projeto. Valor financiado: R$ 380.117,86. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (4) . Integrantes: Mauricio Compiani - Coordenador / Yara Kulaif - Integrante / Fernanda Keila Marinho da Silva - Integrante / Vívian Branco Newerla - Integrante / Vania Maria Nunes dos Santos - Integrante / Carla Gracioto Panzeri - Integrante / Ofelia Ortega Fraile - Integrante / Henrique Cesar da Silva - Integrante / Maria José Gebara - Integrante / Gabriel G. Hornink - Integrante / Narjara Zimmermann - Integrante / Ermelinda Pataca - Integrante / Viviane Lousada Cracel - Integrante / Vanessa Lessio Diniz - Integrante / Fabiana Burgos T. Garcia - Integrante / Samuel Fernando Adami - Integrante / Carlos Alberto Sato - Integrante / Ricardo Marques Coelho - Integrante / Roseli Buzenelli Torres - Integrante / Eleonore Zulnara Freire Setz - Integrante / Eliana Regina Forni Martins - Integrante / Jorge Yoshio Tamashiro - Integrante / Luiza Sumiko Kinoshita - Integrante / Valdete R. O. Melo - Integrante / Bruno Bronzati Giacomini - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 18
      Membro: Mauricio Compiani.
    6. 2007-2010. CONHECIMENTOS ESCOLARES RELACIONADOS À CIÊNCIA, À SOCIEDADE E AO AMBIENTE EM MICROBACIA URBANA
      Descrição: O projeto em questão objetiva a inclusão dos sistemas públicos de ensino da escola básica na integração entre gestão ambiental e educação ambiental que é crucial para o enfrentamento dos problemas sócio-ambientais. Dando continuidade ao projeto de políticas públicas ?Recuperação ambiental, participação e poder público: uma experiência em Campinas? desenvolvido na bacia urbana do Ribeirão das Anhumas e realizado pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Instituto de Geociências da Unicamp e Prefeitura Municipal de Campinas, pretendemos em parceria com duas escolas da rede pública estadual constituir equipes para elaborar, aplicar e avaliar projetos escolares que trabalhem com os resultados da pesquisa de modo a transformar conhecimento técnico em conhecimento escolarizado. Queremos colaborar para romper alguns obstáculos para a integração gestão e educação escolar: (1) falta de acesso das escolas a conhecimentos da localidade atualizados e adaptados à escola; (2) afastamento dos professores da produção do conhecimento utilizado na escola devido a hegemonia da concepção de professores como aplicadores de conhecimentos produzidos por outros; (3) ausência de estratégias de cooperação efetiva entre professores, instituições de pesquisa e universidades; (4) distanciamento e incompreensão das comunidades urbanas das bacias hidrográficas que a cercam. Pretendemos também reunir em um sítio (http://geocienciasvirtual) os conhecimentos escolarizados produzidos da parceria desse projeto. Para a elaboração dos conhecimentos escolares pretendemos usar a pesquisa-ação e a concepção do professor pesquisador. As atividades incluem: cursos sobre os resultados da pesquisa do Ribeirão Anhumas, reuniões periódicas para elaboração dos projetos escolares pelas escolas parcerias, assessoria pedagógica virtual e presencial para o desenvolvimento do projeto. Valor Financiado: R$ 495.000,00. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (4) . Integrantes: Mauricio Compiani - Coordenador / Yara Kulaif - Integrante / Fernanda Keila Marinho da Silva - Integrante / Vívian Branco Newerla - Integrante / Vania Maria Nunes dos Santos - Integrante / Carla Gracioto Panzeri - Integrante / Ofelia Ortega Fraile - Integrante / Henrique Cesar da Silva - Integrante / Maria José Gebara - Integrante / Gabriel G. Hornink - Integrante / Narjara Zimmermann - Integrante / Ermelinda Pataca - Integrante / Viviane Lousada Cracel - Integrante / Vanessa Lessio Diniz - Integrante / Fabiana Burgos T. Garcia - Integrante / Samuel Fernando Adami - Integrante / Carlos Alberto Sato - Integrante / Ricardo Marques Coelho - Integrante / Roseli Buzenelli Torres - Integrante / Eleonore Zulnara Freire Setz - Integrante / Eliana Regina Forni Martins - Integrante / Jorge Yoshio Tamashiro - Integrante / Luiza Sumiko Kinoshita - Integrante / Valdete R. O. Melo - Integrante / Bruno Bronzati Giacomini - Integrante. Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 23
      Membro: Mauricio Compiani.
    7. 2004-2007. Projeto Integrado de Pesquisa (proc. 308296/2003-6): A concepção de pesquisa-ação colaborativa como instrumento do desenvolvimento profissional do professor em projetos de formação continuada para o ensino de ciências - estudos comp
      Descrição: O projeto faz parte das investigações em Didática das Ciências e pretende dar maior ênfase a estudos que sejam típicos do contexto em que se desenvolvem os processos de ensino-aprendizagem e as relações discursivas, na escola, buscando tratar pesquisadores, professores e alunos como sujeitos reais e sociais, imersos em suas instituições. Adotamos a concepção de pesquisa-ação colaborativa como instrumento do desenvolvimento profissional do professor em projetos de formação continuada, discutiremos sobre os professores pesquisadores na escola pública. Formar professores por meio de investigações educativas tem como raiz a concepção de que a prática docente deve ser o eixo estruturante de toda a formação docente. Isso nos leva a no fundo discutir as relações entre as práticas docentes e as investigações educativas e o papel dessas na formação inicial e continuada. Objetivos são: ? Estudos de projetos de pesquisa sobre a formação de professores na área de ciências e/ou no ensino fundamental com caráter de pesquisa-ação colaborativa como estratégia para o desenvolvimento profissional do professor, prioritariamente, serão discutidos os dois projetos de doutorado e um de mestrado sob minha orientação; ? Discutir a natureza da pesquisa do professor nas escolas e suas semelhanças/ diferenças com a pesquisa acadêmica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Mauricio Compiani - Coordenador / Vania Maria Nunes dos Santos - Integrante / Carla Gracioto Panzeri - Integrante / Camila Pereira Marques - Integrante / Miriam Aparecida Bueno da Silva - Integrante / Viviane Lousada Cracel - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 15
      Membro: Mauricio Compiani.
    8. 2002-2004. Projeto Integrado de Pesquisa ?Avaliação pos factum do projeto ?Geociências e a formação continuada de professores em exercício do ensino fundamental?
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Mauricio Compiani - Coordenador / Fernanda Keila Marinho da Silva - Integrante / Rogério Bezerra da Silva - Integrante / Ricardo Aparecido Casarin - Integrante / Fabricio Gallo - Integrante / Maria Carolina Sotratto - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 15
      Membro: Mauricio Compiani.
    9. 1996-2001. ?Geociências e a formação continuada de professores em exercício do ensino fundamental?
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mauricio Compiani - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Mauricio Compiani.
    10. 1996-2000. Geociências e a formação continuada de professores em exercício do ensino fundamental?
      Descrição: Este projeto é uma ampliação das iniciativas que vêm sendo desenvolvidas na região de Campinas relacionadas com a formação de professores na área de Geociências. Articulando esforços administrativos e pedagógicos em nível de Delegacia de Ensino até a unidade escolar, o trabalho prioriza a atividade de professor na sala de aula. Envolvendo a educação continuada de Professores II e III particularmente na área de Geografia e Ciências, apóia-se em orientações construtivistas do processo de ensino-aprendizagem em sala de aula, visando contribuir para a melhoria do ensino através da formação do professor enquanto pesquisador. Apoio Fapesp: Início: 01/03/97, Término: 29/02/2000, orçamento: R$ 195.435,00 Apoio FINEP: U$ 120,000.00. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Mauricio Compiani - Coordenador / A. NOGUEIRA - Integrante / A. ALTONAMI - Integrante / G. FINCO - Integrante / Fernanda Keila Marinho da Silva - Integrante / Regiane Beltran Fernandez - Integrante / SILVIA FERNANDA DE MENDONCA FIGUEIROA - Integrante / PEDRO WAGNER GONCALVES - Integrante / Vívian Branco Newerla - Integrante. Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 95
      Membro: Mauricio Compiani.
    11. 1995-1996. ?Elaboração de recursos didáticos a partir de imagens de sensores remotos sobre questões ambientais da região de Campinas?
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Mauricio Compiani - Coordenador / Thiago D. Estrada - Integrante / PEDRO WAGNER GONCALVES - Integrante.
      Membro: Mauricio Compiani.
    12. 1992-1993. "O construtivismo e a Geologia no ensino de Ciências -as inter-relações entre aprendizagem e concepções prévias dos alunos sobre transformações geológicas e meio-ambiente"
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mauricio Compiani - Coordenador.
      Membro: Mauricio Compiani.
    13. 1992-1993. "O construtivismo e a Geologia no ensino de Ciências -a representação dos alunos sobre os processos geológicos e os recursos não-renováveis"
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mauricio Compiani - Coordenador.
      Membro: Mauricio Compiani.
    14. 1991-1992. Acervo do Laboratório de recursos didáticos em geociências
      Descrição: Levantamento de mídias visuais. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mauricio Compiani - Coordenador.
      Membro: Mauricio Compiani.
    15. 1991-1992. Projeto Apoio Didático Em busca da integração entre ensino e pesquisa na disciplina Elementos de Geologia para Biólogos
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Mauricio Compiani - Coordenador / Claúdia V, Lima - Integrante / Marcel O. Tanaka - Integrante / Luiz Antonio Freitas Ferreira Pinto - Integrante / PEDRO WAGNER GONCALVES - Integrante. Financiador(es): Fundo de Apoio ao Ensino, à Pesquisa - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 15
      Membro: Mauricio Compiani.
    16. 1985-1988. A importância do campo no ensino do conteúdo geológico na formação de professores de ciências de 5a. a 8a. séries
      Descrição: Projeto de Mestrado. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Mauricio Compiani - Coordenador / Newton Cesar Balzan - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 8
      Membro: Mauricio Compiani.
    17. 1984-1986. O Desenvolvimento da atividade de campo no ensino de Geologia Introdutória
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Mauricio Compiani - Integrante / Yara Kulaif - Integrante / Yokiko Shimabukuro - Integrante / Conrado Paschoale - Coordenador / SILVIA FERNANDA DE MENDONCA FIGUEIROA - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 6
      Membro: Mauricio Compiani.
    18. 1982-1986. "Projeto de Ensino de Geologia Introdutória"
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mauricio Compiani - Coordenador / Ivan Amorosino do Amaral - Integrante.
      Membro: Mauricio Compiani.
    19. 1982-1983. Diagnóstico das Características do aluno de Geologia Introdutória no País
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mauricio Compiani - Coordenador / Yokiko Shimabukuro - Integrante / SILVIA FERNANDA DE MENDONCA FIGUEIROA - Integrante.
      Membro: Mauricio Compiani.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (9)
    1. Contribuições do Prof. Maurício Compiani: Práticas colaborativas e interdisciplinares na formação docente, Associação dos Geógrafos Brasileiros.. 2016.
      Membro: Mauricio Compiani.
    2. Prêmio de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz, Universidade Estadual de Campinas.. 2013.
      Membro: Mauricio Compiani.
    3. Prêmio de Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação, Universidade Estadual de Campinas.. 2012.
      Membro: Mauricio Compiani.
    4. Aula Inaugural 2010 "O ensino e geociências hoje - caminhos de uma pedagogia da Terra, Instituto de Geociêncidas da UFRGS.. 2010.
      Membro: Mauricio Compiani.
    5. Prêmio CAPES de Teses 2007 - Orientador de tese na área de Ensino de Ciências e Matemática, CAPES.. 2008.
      Membro: Mauricio Compiani.
    6. Prata no Prêmio de Responsabilidade Ambiental (Coordenador do Projeto Ribeirão Anhumas na Escola), Rede Anhanguera de Comunicações (RAC) e SANASA.. 2008.
      Membro: Mauricio Compiani.
    7. Distinção na Câmera de Ensino, Pesquisa e Extensão pela aprovação de projeto no Programa Petrobras Ambiental: Ribeirão Anhumas na Escola, Universidade Estadual de Campinas.. 2006.
      Membro: Mauricio Compiani.
    8. Prêmio de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz, Universidade Estadual de Campinas.. 2002.
      Membro: Mauricio Compiani.
    9. Conferência de Abertura da III Jornadas Nacionales de Ensenanza de las Ciencias de la Tierra ocorrido em Caracas, Venezuela no ano de 2001, Instituto Superior de Pedagogía de Venezuela.. 2001.
      Membro: Mauricio Compiani.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (66)
    1. Live do GEPPFOR.A BNCC e as pesquisas na área do ensino de ciências. 2022. (Outra).
    2. III Seminário Nacional sobre a Base Nacional Comum Curricular.Contribuições para o componente Ciências da Natureza. 2015. (Seminário).
    3. II Seminário Nacional sobre a Base Nacional Comum Curricular.Contribuições para o componente Ciências da Natureza no Ensino Fundamental I e II. 2015. (Seminário).
    4. X ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Contribuições da produção de representações verbo-visuais para práticas educativas de E.A.. 2015. (Encontro).
    5. X ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.A COMPLEXIDADE DO ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DA LINGUAGEM ANALÓGICA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. 2015. (Encontro).
    6. XIV CONGRESO GEOLÓGICO CHILENO. Pedagogia Crítica do Lugar/Ambiente. 2015. (Congresso).
    7. Congreso iberoamericano de ciencia tecnología innovación y educación. Investigando o processo de construção de práticas pedagógicas de professores participantes do Projeto Ribeirão Anhumas na Escola sobre o contexto local. 2014. (Congresso).
    8. IV Seminário Interno do Programa de Pós-graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática - PECIM.Sssão de apresentações orais A. 2014. (Seminário).
    9. 3o. Encontro Regional de Ensino de Geografia.As pesquisas no ensino de Geografia: relação entre escola e universidade. 2013. (Encontro).
    10. III Seminário Interno do Programa de Pós-graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática - PECIM.Sessão de apresentações orais C. 2013. (Seminário).
    11. I Congresso Intermunicipal de Ensino de Geografia. Apresentação na Mesa Redonda Ensino de Geografia:formação inicial e continuada. 2012. (Congresso).
    12. II Seminário Interno do Programa de Pós-graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática - PECIM.Sessão de Comunicação Oral B. 2012. (Seminário).
    13. I Seminário Interno do Programa de Pós-graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática - PECIM.Sessão de Comunicação Oral A. 2011. (Seminário).
    14. VIII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.A linguagem cartográfica problematizando os conceitos geocientíficos e as relações escolares. 2011. (Encontro).
    15. V Simpósio Brasileiro de Educação em Solos.O tema solos no ensino de química no contexto da bacia hidrográfica do ribeirão das Anhumas, Campinas - SP. 2010. (Simpósio).
    16. XVI Encontro Nacional dos Geógrafos.Articulações entre o ensino de geociênicas e a educação ambiental na elaboração de conhecimentos escolares regionalizados em microbacia urbana. 2010. (Encontro).
    17. 12º Encuentro de Geógrafos de América Latina.Currículo regionalizado: uma experiência de contextualização do local na escola Estadual Profa. Ana Rita Godinho Pousa ? Campinas, São Paulo, Brasil. 2009. (Encontro).
    18. II Simpósio de Pesquisa em Ensino e História de Ciências da Terra - IV Simpósio Nacional O Ensino de Geologia no Brasil.Participou do Comitê Científico do Evento. 2009. (Simpósio).
    19. VII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Relato e análise de experiência em sala de aula numa perspectiva em CTSA: uma parceria das disciplinas de matemática e português. 2009. (Encontro).
    20. 1º Encontro sobre Divulgação e Ensino de Ciências na EACH - USP.O ENSINO DE GEOCIÊNCIAS PARA UM CONHECIMENTO ESCOLAR REGIONALIZADO. 2008. (Encontro).
    21. 1º Seminário "Conversas sobre pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática". 2008. (Seminário).
    22. 2º Seminário "Conversas sobre pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática". 2008. (Seminário).
    23. 60ª Reunião Anual da SBPC.Projeto. 2008. (Encontro).
    24. Esse mundo é meu no Centro Cultural de São Paulo.Projeto Ribeirão Anhumas na Escola. 2008. (Outra).
    25. III Seminário do Projeto RIBEIRÃO ANHUMAS NA ESCOLA.Abertura dos trabalhos e mediador dos debates. 2008. (Seminário).
    26. IV Congresso de Comunicación Social de La Ciencia,. Relaciones CTSA Y Educación Ambiental en el proyecto de investigación-acción colaborativa centrado en cronocimientos geocientíficos. 2008. (Congresso).
    27. IV Seminário do Projeto RIBEIRÃO ANHUMAS NA ESCOLA.Abertura dos trabalhos e mediados dos debates. 2008. (Seminário).
    28. Seminário Inter-Programas de Pós-Graduação: Abordagens CTSA no Ensino das Ciências.Currículos locais e CTSA. 2008. (Seminário).
    29. XVI Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp. Articulações entre ensino de geociências e educação ambiental na elaboração de conhecimentos escolares regionalizados em micro-bacia urbana.. 2008. (Congresso).
    30. II Seminário do Projeto RIBEIRÃO ANHUMAS NA ESCOLA.Abertura do Seminário e mediador dos debates. 2007. (Seminário).
    31. I Seminário do Projeto RIBEIRÃO ANHUMAS NA ESCOLA.Apresentação de abertura. 2007. (Seminário).
    32. I Simpósio de Pesquisa em Ensino e História de Ciências da Terra e III Simpósio Nacional.O conhecimento geocientífico delineando a pesquisa do professor. 2007. (Simpósio).
    33. 1º Seminário Ibero-Americano sobre Ensino em Ciência, Tecnologia e Sociedade.Experiências de CTS em projetos de pesquisa educacional no ensino fundamental. 2006. (Seminário).
    34. I Simpósio Ibérico do Ensino da Geologia XIV Simposio sobre enseñanza de la Geología.Linguagem e percepção visual em geociências:exemplo com ensino fundamental. 2006. (Simpósio).
    35. IV Evento de Educação em Química.Pesquisa-ação colaborativa na Formação Continuada. 2006. (Encontro).
    36. IV Semana da Educação - Ensinar e Aprender: Formação, Percursos e Projetos.SIM! Há esforços importantes de divulgação científica junto ao magistério. 2006. (Encontro).
    37. Seminário sobre Pesquisas em Ensino de ciências da Terra.Projeto FAPESP/PETROBRAS Conhecimentos relacionados à ciência, à sociedade e ao ambiente em micro-bacia urbana. 2006. (Seminário).
    38. V Encontro do Fórum Nacional de Cursos de Geologia.Debatedor nas discussões do Fórum. 2006. (Encontro).
    39. 5 ENPEC - ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS.O lugar e as escalas e suas dimensões horizontal e vertical nos trabalhos práticos geológicos - implicações para o ensino de ciências e educação ambiental. 2005. (Encontro).
    40. VII Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias. Formação de Professores: Desenvolvimento de Projetos Escolares de Educação Sócio Ambiental com o Uso Integrado de Mapas, Fotos Aéreas, Imagens de Satélite e Trabalhos de Campo. 2005. (Congresso).
    41. VIII Congresso Estadual Paulista Sobre Formação de Educadores. VIII Congresso Estadual Paulista Sobre Formação de Educadores - Modos de Ser Educador: Artes e Técnicas, Ciências e Políticas. 2005. (Congresso).
    42. Simpósio "Educação em Geologia". XLII Congresso Brasileiro de Geologia - EXPOGEO 2004. 2004. (Congresso).
    43. XIII Simpósio sobre enseñanza de la Geología.La investigación y sus repercusiones en el aula en el proyecto de formación contínua con temas geocientíficos. 2004. (Simpósio).
    44. XLII Congresso Brasileiro de Geologia - EXPOGEO 2004. As imagens geocientíficas em livros didáticos. 2004. (Congresso).
    45. II Encontro Internacional Linguagem, Cultura e Cognição Reflexões para o Ensino.A dinâmica discursiva nas salas de aula de ciências. 2003. (Encontro).
    46. IV ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS.O aluno na aula de ciências. 2003. (Encontro).
    47. III Jornadas Nacionales de Ensenanza de las Ciencias de la Tierra.Formación de profesores, profisionales críticos y la enseñanza de las geociencias frente a los desafios socio-ambientales. 2001. (Encontro).
    48. IX Congresso Interno de Iniciação Científica. IX Congresso Interno de Iniciação Científica. 2001. (Congresso).
    49. Participante no GT 5 Educação Continuada dos Profissionais do Ensino. VI Congresso Estadual Paulista sobre formação de educadores.. 2001. (Congresso).
    50. XIX Semana de Geologia do IG-UNB.Desafios para o ensino formal e informal de Geociências. 2001. (Encontro).
    51. IV Jornadas Latino-americanas de Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia - IV ESOCITE.Educação, Ciência e Tecnologia. 2000. (Outra).
    52. VIII Congresso Interno de Iniciação Científica. Elaboração de multimídias em Geociências - Rio do Peixe: é por ele que eu vou.... 2000. (Congresso).
    53. 12 COLE - Congresso de Leitura do Brasil III Encontro de Linguagens, Leituras e Ensino de Ciências. Linguagens e as geociências no ensino fundamental. 1999. (Congresso).
    54. Seminários do Grupo de Estudo em Ciências e Ensino (gepCE).Palestra Geociências e a formação continuada de professores em exercício no ensino fundamental: reflexões e resultados parciais. 1999. (Seminário).
    55. Semana de Pesquisas e Pós-graduação na FECILCAM de Campo Mourão.Estudos de Geologia Ambiental. 1996. (Seminário).
    56. First International Symposium on Mining and Development.sem apresentação de trabalho. 1995. (Simpósio).
    57. 38 Congresso Brasileiro de Geologia. O papel das hipóteses no ensino de ciências: um exemplo com geociências. 1994. (Congresso).
    58. Una Nuova Geologia per L´Ambiebte.sem apresentação. 1993. (Seminário).
    59. VI Congresso International sobre Investigaciones en Didactica de las Ciencias y las Matematicas. O papel do método das múltiplas hipóteses de trabalho no ensino de ciências. 1993. (Congresso).
    60. 3 Congresso geologico de Espana. Panorama do ensino de Geologia no Brasil. 1992. (Congresso).
    61. VI Conferência Brasileira de Educação no Brasil.Década de 60: tragédia com o conhecimento geológico no 2º grau. 1992. (Outra).
    62. XXX Semana de Estudos Geológicos da SICEG - UFOP.Ensino de Geociências no 1º e 2º graus. 1991. (Outra).
    63. Debates sobre enseñanza de la Geologia - Escuela de Formacion de Profesores de EGB de Pontevedra.Panorama das geociencias no ensino de ciencias no Estado de São Paulo. 1990. (Oficina).
    64. Encuentro en la Casa de la Cultura de L'Estudi General de Girona.Geologia do Brasil. L. Amazonia i ia seva problematica ecologica. 1990. (Encontro).
    65. Encuentro en lo ICE de la Universidad Autonoma de Barcelona.Investigacion y trabajos realizados en el Area de Educacion Aplicada a las Geociencias, en el Instituto de Geociencias da Unicamp. 1990. (Encontro).
    66. VI Simposio sobre enseñanza de la Geologia.Ideas previas de los alumnos sobre la formacion de montañas. 1990. (Oficina).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (53)
    1. COMPIANI, MAURÍCIO. Avaliador de trabalhos no 9 EDICC - Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura. 2022. (Congresso).. . 0.
    2. COMPIANI, MAURÍCIO. Debatedor na sessão de comunicação oral no 9 EDICC. 2022. (Congresso).. . 0.
    3. COMPIANI, Maurício.. Avaliador científico do XI Seminário Interno do PECIM. 2022. (Congresso).. . 0.
    4. COMPIANI, Maurício.. Membro do comitê científico do 15º Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia. 2022. (Congresso).. . 0.
    5. COMPIANI, Maurício.. Membro de Comitê Científico do XI Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias. 2021. (Congresso).. . 0.
    6. COMPIANI, Maurício.. Avaliador científico do X Seminário Interno do PECIM. 2021. (Congresso).. . 0.
    7. COMPIANI, Maurício.. Avaliador científico do XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2021. (Congresso).. . 0.
    8. COMPIANI, Maurício.. Avaliador do IX Seminário Interno do Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM). 2019. (Congresso).. . 0.
    9. COMPIANI, Maurício.. Avaliador científico do X EPEA - Encontro Pesquisa em Educação Ambiental. 2019. (Congresso).. . 0.
    10. COMPIANI, Maurício.. Avaliador científico do XII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2019. (Congresso).. . 0.
    11. COMPIANI, Maurício.. Membro do Comitê Científico do 14º Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia. 2019. (Congresso).. . 0.
    12. COMPIANI, Maurício.. Avaliador do VIII Seminário Interno do PECIM. 2018. (Congresso).. . 0.
    13. COMPIANI, Maurício.. Avaliador de trabalhos do XI ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2017. (Congresso).. . 0.
    14. COMPIANI, Maurício.. Parecerista de trabalhos no IX ENFOCO Encontro de Formação Continuada de Professores de Ciências. 2017. (Congresso).. . 0.
    15. COMPIANI, Maurício.. Avaliador do VI Seminário Interno do PECIM. 2016. (Congresso).. . 0.
    16. COMPIANI, Maurício.. Avaliador de trabalhos do X ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2015. (Congresso).. . 0.
    17. COMPIANI, Maurício.. Avaliador do V Seminário Interno do PECIM. 2015. (Congresso).. . 0.
    18. COMPIANI, Maurício.. Membro da Comissão Científica do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação Ambiental. 2015. (Congresso).. . 0.
    19. COMPIANI, MAURÍCIO. Avaliador do IV Seminário Interno do PECIM. 2014. (Congresso).. . 0.
    20. COMPIANI, Maurício.. Avaliador de trabalhos do IX Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias. 2013. (Congresso).. . 0.
    21. COMPIANI, Maurício.. Avaliador de trabalhos do IX ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2013. (Congresso).. . 0.
    22. COMPIANI, Maurício.. Membro da Comissão Científica do VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação Ambiental. 2013. (Congresso).. . 0.
    23. COMPIANI, Maurício.. Coordenador do III Seminário Interno do Programa de Pós-graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática - PECIM. 2013. (Congresso).. . 0.
    24. COMPIANI, Maurício.. Avaliador de trabalhos no III Seminário Interno do PECIM. 2013. (Congresso).. . 0.
    25. COMPIANI, Maurício.. Avaliador de trabalhos no II Seminário Interno do PECIM. 2012. (Congresso).. . 0.
    26. COMPIANI, Maurício.. Membro da Comissão Científica do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação Ambiental. 2011. (Congresso).. . 0.
    27. COMPIANI, Maurício.. Avaliador de trabalhos do VIII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2011. (Congresso).. . 0.
    28. COMPIANI, Maurício.. Membro do Comitê Científico do III Simpósio de Pesquisa em Ensino e História de Ciências da Terra e VSimpósio Nacional O Ensino de Geologia no Brasil. 2011. (Congresso).. . 0.
    29. COMPIANI, Maurício.. Avaliador de trabalhos no I Seminário Interno do PECIM. 2011. (Congresso).. . 0.
    30. COMPIANI, Maurício.; NEWERLA, Vívian Branco ; SILVA, F. K. M. DA ; HORNINK, G. G. ; PANZERI, C. G. ; GARCIA, F. B. T. ; BARBOSA, M. A. ; MELO, V. R. O.. VI Seminários do Projeto RIBEIRÃO ANHUMAS NA ESCOLA. 2010. Outro
    31. COMPIANI, Maurício.. Membro do Corpo de Arbitros do VII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2009. (Congresso).. . 0.
    32. COMPIANI, Maurício.. Membro do Comitê Científico do II Simpósio de Pesquisa em Ensino e História de Ciências da Terra e IVSimpósio Nacional O Ensino de Geologia no Brasil. 2009. (Congresso).. . 0.
    33. COMPIANI, Maurício.; NEWERLA, Vívian Branco ; PANZERI, C. G. ; SILVA, F. K. M. DA ; HORNINK, G. G.. V Seminários do Projeto RIBEIRÃO ANHUMAS NA ESCOLA. 2009. Outro
    34. PIERSON, A. ; FREITAS, D. ; SILVA, Henrique Cesar da ; COMPIANI, Maurício. ; GONCALVES, Pedro Wagner ; ZUIN, V.. Seminário Inter-Programas de Pós-Graduação: Abordagens CTSA no Ensino das Ciências. 2008. Outro
    35. COMPIANI, Maurício.; NEWERLA, Vívian Branco ; SILVA, Fernanda Keila Marinho da ; PANZERI, C. G. ; HORNINK, G. G. ; GARCIA, F. B. T. ; BRIGUENTI, E. C. ; RAMPONI, J. R. ; SATO, C. A.. III e IV Seminários do Projeto RIBEIRÃO ANHUMAS NA ESCOLA. 2008. Outro
    36. COMPIANI, Maurício.. Membro da Comissão Científica do IV EPEA - Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental. 2007. (Congresso).. . 0.
    37. COMPIANI, Maurício.. Membro do Comitê Científico do I Simpósio de Pesquisa em Ensino e História de Ciências da Terra e III Simpósio Nacional. 2007. (Congresso).. . 0.
    38. COMPIANI, Maurício.; NEWERLA, Vívian Branco ; SILVA, Fernanda Keila Marinho da ; PANZERI, C. G. ; HORNINK, G. G. ; GARCIA, F. B. T. ; BRIGUENTI, E. C. ; RAMPONI, J. R. ; BALDINI, C. F.. I e II Seminários do Projeto RIBEIRÃO ANHUMAS NA ESCOLA. 2007. Outro
    39. COMPIANI, Maurício.; TOLEDO, M. C. M.. Simpósio 07 Educação Ambiental e Educação em Geociências no 43º Congresso Brasileiro de Geologia. 2006. Congresso
    40. COMPIANI, Maurício.. Organizador do tema Parceria entre Universidade e Escolas Básicas no Fórum Permanente de Extensão Universitária da UNICAMP. 2005. (Outro).. . 0.
    41. COMPIANI, Maurício.. Membro da Comissão Científica e do Corpo de Árbitros do V ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências.. 2005. (Congresso).. . 0.
    42. COMPIANI, Maurício.. Seminário "Debates sobre educação e formação continuada" no VIII Congresso Paulista sobre Formação de Educadores - UNESP. 2005. (Outro).. . 0.
    43. COMPIANI, Maurício.. Colaboracion en las tareas organizativas, moderando sesiones de comunicaciones no XIII Simposio sobre enseñanza de la Geología. 2004. (Outro).. . 0.
    44. COMPIANI, Maurício.; FANTINEL, L. M.. Organizador e Coordenador do Simpósio Educação em Geologia no 42º Congresso Brasileiro de Geologia. 2004. Congresso
    45. COMPIANI, Maurício.. Organizador do Dia de Trabalho sobre as Pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências de Terra do IG/UNICAMP. 2004. (Outro).. . 0.
    46. COMPIANI, Maurício.. Organizador e Coordenador do Simpósio "Educação em Geologia no século XXI: estamos construindo uma cultura geológica?" no 41º Congresso Brasileiro de Geologia. 2002. (Outro).. . 0.
    47. COMPIANI, Maurício.. Sessão Pre-College Science Education Curricula no 31 Internacional Geological Congress - IUGS/UNESCO. 2001. (Outro).. . 0.
    48. COMPIANI, Maurício.. Seminário *Universidade e Escola: pesquisa colaborativa para a melhoria do ensino público*.. 1999. (Outro).. . 0.
    49. COMPIANI, Maurício.. 12. COLE - Congresso de Leitura do Brasil.. 1999. (Congresso).. . 0.
    50. COMPIANI, Maurício.. Workshop The constructivistic approach in geological education - Universitá di Genova. 1990. (Outro).. . 0.
    51. COMPIANI, Maurício.. Sesiones de Trabajo sobre Constructivismo y Ciencias de la Terra. 1990. (Outro).. . 0.
    52. COMPIANI, Maurício.. I Jornada sobre o Ensino do Conteúdo Geológico no 1º e 2º graus. 1983. (Congresso).. . 0.
    53. COMPIANI, Maurício.. I Simpósio Nacional "O Ensino de Geologia no Brasil". 1981. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 19/02/2024 16:49:49