docentesDPCT

Roberto Greco

Roberto Greco é Professor Associado de Ciências da Terra do Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT), do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Licenciado em Ciências Naturais (1997) e doutor pela escola de doutorado Ciência do Sistema Terra: ambiente, recursos e patrimônio cultural (2010), pela Universidade de Modena e Reggio Emilia (Unimore), Itália. Em 2020 foi convidado como professor visitante na Unimore para oferecer a primeira edição da disciplina de Ensino e Comunicação em Geociências. Foi também bolsista do programa Professor Visitante do Exterior na Unicamp entre maio e setembro 2012. Coordena o grupo de pesquisa Geociências e Sociedade. Interesses de pesquisa incluem os processos de ensino aprendizagem relacionados com os conteúdos de Ciências da Terra e Educação Ambiental. Desde 2018 está envolvido em vários projetos de pesquisa e extensão com temáticas socioambientais em colaboração com a Universidade de Cardiff (Reino Unido). Iniciou e coordenou a Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra e a Olimpíada Brasileira de Geografia para estudantes do ensino médio. Entre 2018 e 2022 foi Coordenador Geral da International Geoscience Education Organization (IGEO) e Coordenador Geral da International Earth Science Olympiad (IESO). É membro do Conselho Executivo da International Association for Promoting Geoethics (IAPG) e membro da Commission on Geoscience Education (COGE) da International Union Geological Sciences (IUGS). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4068114349004406 (03/02/2024)
  • Rótulo/Grupo: Professor
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências da UNICAMP, Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da UNICAMP. Rua Carlos Gomes n. 250, Sala 310 Cidade Universitária 13083855 - Campinas, SP - Brasil Telefone: (19) 35214568 Ramal: 14568 Fax: (19) 32891562 URL da Homepage: http://portal.ige.unicamp.br/
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Geociências
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (20)
    1. 2022-Atual. Como os Cientistas da Terra veem a divulgação científica
      Descrição: Devido ao grande e rápido crescimento populacional e ao avanço tecnológico o sistema que suporta a vida na Terra está sendo seriamente desafiado. Existe uma necessidade de divulgar conhecimento em ciências da Terra, porém está acontecendo de forma insuficiente. Pouco se sabe sobre como os cientistas veem as atividades de divulgação científica e isso é fundamental para pensar políticas científicas que possam alavancar essas atividades. Essa pesquisa procura preencher uma lacuna da pesquisa sobre o que pensam os cientistas da Terra sobre divulgação científica. Procura-se também entender se o processo de curricularização da extensão está influenciando as atividades de divulgação científica em Ciências da Terra no Brasil. Isso é cada vez mais urgente levando em consideração as problemáticas ambientais ligadas ao uso dos recursos naturais, maior exposição aos riscos naturais e às mudanças climáticas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Roberto Greco - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Roberto Greco.
    2. 2021-2021. CATALYST: Transforming resilience across water and food systems
      Descrição: O principal objetivo desse projeto é coletar informações sobre saúde e meio ambiente, com a finalidade de realizar a sensibilização da população da cidade de Santa Tereza do Oeste, no estado do Paraná (Brasil), sobre a importância do uso adequado dos agrotóxicos. Metodologia: Neste projeto de pesquisa serão aplicadas entrevistas semiestruturadas. Para isso, teremos dois roteiros que servirão de auxílio no desenvolvimento dessas entrevistas, sendo um voltado somente para os agricultores, e outro tanto para os agricultores, quanto para os moradores da localidade. A pretensão em relação às entrevistas a serem realizadas com os agricultores, consistirá em levantar dados sobre a forma que os mesmos manejam os agrotóxicos, associando ainda diretamente às condições ambientais e ao uso dos equipamentos de proteção individual. Na entrevista semiestruturada, comum aos dois grupos, agricultores e moradores, iremos aplicá-la a fim de levantar os principais problemas de saúde (agudos ou crônicos) da população deste município. Serão realizados alguns workshops com stakeholders locais. O quantitativo de workshops a serem realizados serão definidos conforme o desenvolvimento da pesquisa. Realizaremos ainda atividades de co-construção de um aplicativo com estudantes de quatros escolas da região, para levantar dados sobre a saúde das pessoas e do ambiente. Os dados coletados nas entrevistas serão analisados com o auxílio de um software de estatística SPSS. Durante os workshops, assim como também nas atividades com os estudantes, serão coletadas observações por parte dos pesquisadores, agregando maior riqueza nos dados resultantes dos produtos das dinâmicas que serão propostas durante os encontros. Resultados esperados: com os resultados, objetivamos alcançar um melhor entendimento sobre os processos de manejo dos agrotóxicos, assim como a relação dessa atividade com a saúde dos agricultores e moradores, além de sensibilizar a população sobre essa temática.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Roberto Greco - Integrante / Alfredo Borges de Campos - Integrante / Angelina Sanderson Bellamy - Integrante / Nuno Ferreira - Coordenador. Financiador(es): Global Challenges Research Funding - Auxílio financeiro.
      Membro: Roberto Greco.
    3. 2020-2023. Curricularização da extensão: praticas e perspectivas
      Descrição: No ano acadêmico de 2023 é prevista a implementação da curricularização da extensão. O Instituto de Geociências como outros institutos e faculdades da Unicamp e as demais universidades terão a oportunidade de repensar o papel da extensão na universidade. Objetivo desse projeto é é descrever as praticas adotadas e as perspectivas futuras da curricularização da extensão nas universidades. Objetivo secundário é descrever ações que contribuem para uma estruturação da curricularização de extensão que possa ser relevante para a extensão universitária e para o processo formativo dos estudantes. A metodologia a ser utilizada será a pesquisa ação, serão realizadas também entrevistas e questionários que serão analizados com software SPSS. Como resultados espera-se de poder contribuir para um melhor aproveitamento por parte de estudantes, docentes e sociedade da oportunidade ofertada pela curricularização de extensão.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Roberto Greco - Coordenador / KEZIA ANDRADE DOS SANTOS - Integrante / RAFAEL VINICIUS SÃO JOSÉ - Integrante / Carolina Zabini - Integrante / Arcanjo Miguel Jama António - Integrante / Janaina Oliveira Pamplona da Costa - Integrante. Financiador(es): Universidade Estadual de Campinas - Auxílio financeiro.
      Membro: Roberto Greco.
    4. 2020-Atual. Biodiversidade e Serviços Associados: PELD Corredor Cantareira Mantiqueira
      Descrição: Descrição: Entender como a estrutura espaço-temporal das paisagens e variáveis bióticas e abióticas podem influenciar na distribuição de espécies de fauna e flora, processos ecológicos, funções ecossistêmicas e serviços ecossistêmicos associados na região do Corredor Cantareira Mantiqueira.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Roberto Greco - Integrante / Milton Cezar Ribeiro - Coordenador / Alexandre Uezu - Integrante / Laurence Marianne Vincianne Culot - Integrante / Ronaldo Gonçalves Morato - Integrante / Lilian Bonjorne Almeida - Integrante / Wesley Rodrigues Silva - Integrante / Maria Santina de Castro Morini - Integrante / Rogério Rosa da Silva - Integrante / Erica Hasui - Integrante / Vinicius Xavier da Silva - Integrante / Rosane Minghim - Integrante / Maria Cristina Ferreira de Oliveira - Integrante / Alessandra Ike Coan - Integrante / Julio Lombardi - Integrante / Luciano Elcinor Lopes - Integrante / Antonio Fernando Monteiro Camargo - Integrante / José Paulo Leite Guananucci - Integrante / Julio Lousada - Integrante / Felipe Martello Ribeiro - Integrante / Juliana Silveira dos Santos - Integrante / Paula Carolina Montagnana - Integrante / Rodrigo Matavelli - Integrante / Erison Carlos dos Santos Monteiro - Integrante / Fernando Lima - Integrante / Miriam Perilli - Integrante / André Luiz Batista Tavares - Integrante / Paula Eveline - Integrante / Ribeiro da Anunciação - Integrante / Patricia Alves Ferreira - Integrante / Denise Alves - Integrante / Vinicius Garburro de Zorzi - Integrante / Ana Carolina Dalla Vecchia - Integrante / Andreia Reina Cardoso - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Roberto Greco.
    5. 2020-Atual. Diversidade e dinâmica de recursos apícolas Atlânticos em relação ao clima e contaminação por pesticidas: dados para a gestão da polinização e agricultura sustentável.
      Descrição: Um alto número de mortes de abelhas foi registrado nos últimos meses no Vale do Rio San Francisco e está criando uma grande preocupação entre os agricultores locais, que relataram simultaneamente uma diminuição na produção de frutas. Este projeto visa fornecer informações para ajudar a reduzir a mortalidade de abelhas, aumentar a segurança alimentar e aumentar o rendimento das culturas para as comunidades locais, identificando as espécies de abelhas mais afetadas na área e os metabólitos de pesticidas presentes no solo e na água. Ao mesmo tempo esse projeto visa sensibilizar agricultores e população em geral sobre o importante papel ecológico das abelhas. Durante o projeto, serão organizados workshops de networking com agricultores, cooperativas, estudantes, pesquisadores, formuladores de políticas, institutos locais de saúde e outras partes interessadas. Os workshops permitirão a apresentação de futuros projetos e políticas para abordar a produtividade e a sustentabilidade agrícola, o crescimento econômico e o desenvolvimento e a saúde humana. Durante o projeto serão realizadas também atividades de divulgação cientifica com a população da região e serão propostas atividades educacionais para professores e estudantes de educação básica. Metodologia. Nesse projeto de pesquisa usaremos principalmente entrevistas semiestruturadas para agricultores, stakeholders, publico das atividades de divulgação cientifica, professores e estudantes. Também serão realizadas gravações e sucessiva analise dos workshop, atividades de divulgação e atividades educacionais. Geograficamente a pesquisa se concentrará na divisa entre Bahia e Pernambuco. Analise dos dados. As entrevistas semiestruturadas realizadas com os agricultores serão analisadas com o uso dos programas NVivo e SPSS. Será utilizada a analise de conteúdo. Resultados esperados: ter um melhor entendimento das praticas de aplicação de agrotóxicos na região e sobre a percepção dos agricultores em relação a atividade de polinização das abelhas. Melhorar a sensibilidade da população para as abelhas. Recursos FCT: euro 299.162,07. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Roberto Greco - Integrante / Nuno Ferreira - Integrante / Peter Kille - Integrante / Patricia Avello Nicola - Integrante / Aline Andrade - Integrante / Cíntia Mara Oliveira - Integrante / Laura Guimarães - Coordenador / Natalia Pereira - Integrante. Financiador(es): Fundação para a Ciência e a Tecnologia - Auxílio financeiro.
      Membro: Roberto Greco.
    6. 2019-2021. Sustainable futures for artisanal and small-scale gold mining communities: Mapping the socio-economic, environmental and geological baseline for Peixoto de Azevedo
      Descrição: Mapear as partes interessadas ligadas à mineração artesanal e garimpo de pequena escala em Peixoto de Azevedo, Mato Grosso, buscando levantar e interpretar suas perceções acerca da sustentabilidade na produção e comercialização de ouro e outros minérios.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Roberto Greco - Integrante / Alfredo Borges de Campos - Integrante / Maria José Maluf de Mesquita - Integrante / Angelina Sanderson Bellamy - Integrante / Ernest Chi Fru - Integrante / Ricardo Perobelli Borba - Integrante / Marko Synesio Alves Monteiro - Integrante / James Lambert-Smith - Coordenador / Rosana Icassatti Corazza - Integrante / Agatha Herman - Integrante / Marcus Vinicius Peinado Gomes - Integrante / Thomas Smith - Integrante / Marcin Piersiak - Integrante / Jairo Alonso Cardenas Reyes - Integrante. Financiador(es): University of Cardiff - Auxílio financeiro.
      Membro: Roberto Greco.
    7. 2019-2019. Participation of Brazilian team in the International Geography Olympiad 2019 (iGeo)
      Descrição: This project aims to bring a students Brazilian team to participate at the International Geography Olympiad 2019 (iGeo) in Hong Kong. Projet grant: R$ 64.700,00. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Roberto Greco - Coordenador. Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
      Membro: Roberto Greco.
    8. 2019-2019. Sustainable soils: Adapting to and mitigating environmental changes in small-scale horticultural production systems
      Descrição: The Sustainable soils research project proposes to investigate the impacts of climate change on family farms in Sao Paulo, Brazil. Like many places, the Sao Paolo region has experienced changes in climate, mainly as changes in variability of rainfall. Not only is it difficult for farmers to adapt to unexpected variability in rainfall patterns, but it is also difficult to understand the best ways to adapt. Project Grant: £36.505,00. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (4) . Integrantes: Roberto Greco - Integrante / Alfredo Borges de Campos - Integrante / Angelina Sanderson Bellamy - Coordenador / Ernest Chi Fru - Integrante / Luis Cunha - Integrante / Nilson Arraes - Integrante / Ricardo Perobelli Borba - Integrante / Gleyce Figueriedo - Integrante / Barbara Teruel - Integrante / Sara Adrian Lopez de Andrade - Integrante / Nuno Gonçalo de Carvalho Ferreira - Integrante. Financiador(es): Global Challenges Research Funding - Auxílio financeiro.
      Membro: Roberto Greco.
    9. 2019-2019. Resistência, adaptação ou hemóstase? Como a população e os ecossistemas respondem à aplicação de pesticidas no longo prazo
      Descrição: O principal objetivo do projeto é caracterizar a distribuição de agrotóxicos na população de Santa Teresa do Oeste e no trecho do Parque Nacional do Iguaçu adjacente a Santa Teresa do Oeste, a fim de fornecer diretrizes para melhorar as condições de vida em Santa Teresa do Oeste. Metodologia. Nesse projeto de pesquisa usaremos principalmente entrevistas semiestruturadas que serão aplicadas aos agricultores familiares e aos moradores da cidade. Geograficamente a pesquisa se concentrará na Cidade de Santa Teresa do Oeste (PR). As questões serão relacionadas ao uso de agrotóxicos e aos efeitos na saúde dos agricultores e dos moradores da cidade. Analise dos dados. As entrevistas semiestruturadas realizadas com os agricultores familiares e moradores serão analisadas com o uso dos programas NVivo e SPSS. Essas ferramentas permitirão uma análise quantitativa e qualitativa das variáveis de interesse, por exemplo, a quantidade de variância no uso de agrotóxicos relacionadas a problemas de saúde. Resultados esperados: ter um melhor entendimento dos processos de aplicação de agrotóxicos e da relação disso com a saúde dos agricultores e moradores. Órgão financiador: GCRF (UK), Cardiff University Internal Call. Valor financiado: £ 49.580,00. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Roberto Greco - Integrante / Carolina Baldin - Integrante / KEZIA ANDRADE DOS SANTOS - Integrante / Hugo Levy da Silva de Melo - Integrante / Nuno Gonçalo de Carvalho Ferreira - Coordenador / Pablo Andres Orozco ter Wengel - Integrante / Peter Kille - Integrante / Ana Tereza Bittencourt Guimarães - Integrante / Cíntia Mara Ribas de Oliveira - Integrante. Financiador(es): Global Challenges Research Funding - Auxílio financeiro.
      Membro: Roberto Greco.
    10. 2019-2019. Educação inclusiva para comunidades sustentáveis: Ciência Cidadã na Mata Atlântica
      Descrição: A presente pesquisa será realizada em Sete Barras (SP) no bairro Guapiruvu. O bairro localiza-se em uma das áreas mais conservadas da Mata Atlântica, entre o Parque Estadual Carlos Botelho e o Parque Intervales, duas das principais áreas de conservação do referido bioma. No entanto, atividades relacionadas à preservação e valorização da biodiversidade, como o ecoturismo e a pesquisa científica, estão começando a ser, timidamente, percebidas como oportunidades de geração de renda e reprodução social por parte dos moradores do bairro, especialmente os mais jovens. Para além de limitações estruturais, como a dificuldade de acesso a serviços públicos - educação, saúde e lazer, especialmente -, o caráter restrito das oportunidades de emprego paulatinamente fragilizam os laços dos jovens moradores com o lugar, frequentemente redundando em migração para áreas metropolitanas, como Curitiba e São Paulo. Desde 2018 um grupo de jovens do bairro participa de atividades educacionais extraescolares por meio da atividade de extensão realizadas pelos pesquisadores envolvidos em esse projeto. O objetivo desse projeto é endereçar desigualdades educacionais em comunidades rurais. O projeto objetiva fomentar o processo de construção de conhecimento acerca da biodiversidade local, por meio da realização de um estudo piloto sobre a fauna anfíbia. A pesquisa utilizará na coleta de dados aplicativo de protótipo DIRI/RIN parcialmente ja incorporado à comunidade em atividades de extensão realizadas em 2018. Metodologia. Metodologicamente, a proposta apresenta caráter de pesquisa participativa. Os pesquisadores darão continuidades a atividades de extensão realizadas anteriormente com os jovens da comunidade Nesse sentido, duas práticas assumirão centralidade: i) a condução de debates sobre a biodiversidade e ciência cidadã em sala de aula, com especial foco na escola rural localizada no bairro; ii) saídas de campo para observação e identificação de anfíbios e répteis, devidamente guiadas por um pesquisador especialista, membro da equipe de pesquisa. Através do exercício repetitivo dessas práticas, espera-se formular uma metodologia de aprendizagem guiada por perguntas de pesquisa, de modo que os estudantes tenham a chance de registrar informações de interesse científico e educacional. A proposta apoia-se na abordagem da Ciência Cidadã. Um grupo de cerca de vinte jovens, mobilizado em atividades anteriores de extensão, receberá treinamento para conduzir o estudo piloto. Adicionalmente, a equipe de pesquisa negociará com as autoridades locais a difusão da metodologia de observação e dos dados coletados no currículo escolar municipal. Analise dos dados. Em termos de registros de pesquisa, serão utilizadas fotografias, notas e diários de campo. Esses registros serão analisados qualitativamente através do uso do software Nvivo. Resultados esperados do projeto. Espera-se, ao final, que o projeto permita a incorporação da ciência cidadã ao currículo educacional do município, e, no nível comunitário, o letramento científico básico dos estudantes e a incorporação da racionalidade científica na compreensão do cotidiano local e em suas interações com o ambiente circundante. Recursos do projeto: £26.363,33. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Roberto Greco - Integrante / Carolina Baldin - Integrante / Timothy James Edwards - Coordenador / Omer F. Rana - Integrante / Fabio Grigoletto - Integrante / Vinícius de Avelar São Pedro - Integrante / Mario Aquino Alves - Integrante / Luiz Fernando Bittencourt - Integrante. Financiador(es): University of Cardiff - Auxílio financeiro.
      Membro: Roberto Greco.
    11. 2019-2019. A buzz of silence: identifying native bee species sensitivity to pesticides in a high pollination dependent area
      Descrição: A high number of bee deaths was registered in the past months in the SFV and is creating a huge concern among the local farmers who simultaneously reported a decrease in fruit production. This project aims to provide information to help reduce bee mortality, increase food security and boost crop yields for local communities by identifying bee species that are most affected in the area and pesticide metabolites present in soil and water.Aims and Objectives:We propose the delivery of the following objectives:i) Determination of bee species most affected by pesticides.ii) Quantification of pesticide residues in soil and water samples.iii) Evaluation of farmers' relationship with bee.iv) Provision of information regarding improvement of bee welfare and productivity. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Roberto Greco - Integrante / Nuno Ferreira - Coordenador / Peter Kille - Integrante / William O.C. Symondson - Integrante / Carsten Müller - Integrante / Patricia Avello Nicola - Integrante / Aline Andrade - Integrante / Cíntia Mara Oliveira - Integrante. Financiador(es): University of Cardiff - Auxílio financeiro.
      Membro: Roberto Greco.
    12. 2018-2019. Implementing sustainability in artisanal and small-scale mining: the case of the Peixoto de Azevedo gold district, northern Brazil
      Descrição: Brazil is the 11th largest gold producer in the world; 25 % of the 93.5 t of Au produced in 2017 was derived from artisanal and small-scale miners. This activity is associated with grave sustainability issues, which are particularly acute where informal gold rushes have occurred. One such region surrounds the town of Peixoto de Azevedo, Mato Grosso state, Brazil. More than 5,000 artisanal miners (garimpeiros, mainly associated with a cooperative) work in this region. Peixoto de Azevedo, a town of 33,000 people, was founded by garimpeiros in the 1970 ́s. Mining represents approximately 60% of the town's economy. The communities which develop in such areas experience transient economic benefits from mining, but the long-term implications for public health, the natural environment, and the local economy are typically far from sustainable. New models for sustainability, focused on artisanal and small-scale mining, are urgently required. We will run a Sustainable Mining Workshop in Peixoto, attend a cooperative lead conference, and undertake preliminary fieldwork in the mining areas. Our network combines an interdisciplinary team of geologists, environmental scientists, anthropologists, economists, public health experts and educators from Cardiff and Unicamp Universities. We have been working with the cooperative and mining companies around Peixoto de Azevedo for 10 years, providing an entry point with stakeholders. We will run a sustainable mining stakeholder workshop in Peixoto, attend a cooperative lead workshop, and undertake preliminary fieldwork in the mining areas. This network will co-create detailed research objectives together with the community, the cooperative and other stakeholders. Funded by Academy of medical Science (GCRFNGR2\10458), grant: £24.930,00. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (4) . Integrantes: Roberto Greco - Integrante / Alfredo Borges de Campos - Integrante / Maria José Maluf de Mesquita - Coordenador / Angelina Sanderson Bellamy - Integrante / Ernest Chi Fru - Integrante / Ricardo Perobelli Borba - Integrante / Roberto Xavier - Integrante / Diego Fernando Ducart - Integrante / Marko Synesio Alves Monteiro - Integrante / Rosana Incassatti Corazza - Integrante / Thomas Blenkinshop - Integrante / James Lambert-Smith - Integrante. Financiador(es): Cardiff University - Auxílio financeiro.
      Membro: Roberto Greco.
      Descrição: Brazil is the 11th largest gold producer in the world; 25 of the 93.5 t of Au produced in 2017 was derived from artisanal and small-scale miners. This activity is associated with grave sustainability issues, which are particularly acute where informal gold rushes have occurred. One such region surrounds the town of Peixoto de Azevedo, Mato Grosso state, Brazil. More than 5,000 artisanal miners (garimpeiros, mainly associated with a cooperative) work in this region. Peixoto de Azevedo, a town of 33,000 people, was founded by garimpeiros in the 1970s. Mining represents approximately 60 of the town's economy. The communities which develop in such areas experience transient economic benefits from mining, but the long-term implications for public health, the natural environment, and the local economy are typically far from sustainable. New models for sustainability, focused on artisanal and small-scale mining, are urgently required. We will run a Sustainable Mining Workshop in Peixoto, attend a cooperative lead conference, and undertake preliminary fieldwork in the mining areas. Our network combines an interdisciplinary team of geologists, environmental scientists, anthropologists, economists, public health experts and educators from Cardiff and Unicamp Universities. We have been working with the cooperative and mining companies around Peixoto de Azevedo for 10 years, providing an entry point with stakeholders. We will run a sustainable mining stakeholder workshop in Peixoto, attend a cooperative lead workshop, and undertake preliminary fieldwork in the mining areas. This network will co-create detailed research objectives together with the community, the cooperative and other stakeholders.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marko Synésio Alves Monteiro - Integrante / Roberto Perez Xavier - Coordenador / James Lambert-Smith - Integrante / Maria José Mesquita - Integrante / Diego Fernando Ducart - Integrante / Alfredo Borges de Campos - Integrante / Ricardo Borba - Integrante / Rosana Corazza - Integrante / Roberto Greco - Integrante / Ernest Chi Fru - Integrante / Thomas Blenkinsop - Integrante / Angelina Bellamy - Integrante.
      Membro: Marko Synésio Alves Monteiro.
    13. 2018-2019. 5 Olimpiada Geo-Brasil
      Descrição: A presente proposta apresenta o projeto da 5 Olimpíada Geo-Brasil que pretende ser uma oportunidade de construção de aprendizado por meio de pesquisa. A Olimpíada é composta pela Olimpíada Brasileira de Geografia que vai selecionar alunos para a International Geography Olympiad e pela Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra que estimula o pensamento sistêmico para discutir temáticas ambientais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (8) . Integrantes: Roberto Greco - Coordenador / Rafael Straforini - Integrante / Anete Maria Oliveira - Integrante / Clibson Alves dos Santos - Integrante / Ercília Torres Steinke - Integrante / KEZIA ANDRADE DOS SANTOS - Integrante / Vicente Eudes Lemos Alves - Integrante / Tania Seneme do Canto - Integrante / Raul Reis Amorim - Integrante / Vinicius Tieppo Meira - Integrante / Salvador Carpi junior - Integrante / Saulo de Oliveira Folharini - Integrante / Hugo Levy da Silva de Melo - Integrante / Diogenes Aparecido de Almeida - Integrante / Vinicius Arcanjo Monteiro - Integrante / Carolina Tosetto Pimental - Integrante / Debra Olivato - Integrante / Sirius Oliveira Souza - Integrante / Thomaz Alvisi de Oliveira - Integrante / Michelle Simões Reboita - Integrante / Pedro Maciel de Paula Garcia - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Roberto Greco.
    14. 2018-Atual. Geociências e sociedade
      Descrição: Objetivo desse projeto é investigar a relação dialética entre Geociencias e sociedade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Roberto Greco - Coordenador / Luíz Anselmo Costa Nascimento Ifanger - Integrante / RAFAEL VINICIUS SÃO JOSÉ - Integrante. Número de produções C, T & A: 13
      Membro: Roberto Greco.
    15. 2017-2018. 4 Olimpíada Geo-Brasil
      Descrição: O projeto tem como objetivo organizar a 4ª Olimpíada Brasileira de Geografia e a 2ª Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra . Trata-se de Olimpíadas de alcance nacional que tem por finalidade difundir o conhecimento do planeta Terra e as complexas relações com os seres humanos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (3) / Doutorado: (8) . Integrantes: Roberto Greco - Coordenador / Carolina Baldin - Integrante / Anete Maria Oliveira - Integrante / Clibson Alves dos Santos - Integrante / Ercília Torres Steinke - Integrante / Vicente Eudes Lemos Alves - Integrante / Saulo de Oliveira Folharini - Integrante / Sirius Oliveira Souza - Integrante / Thomaz Alvisi de Oliveira - Integrante / Michelle Simões Reboita - Integrante / Regina Celia de Oliveira - Integrante / Gustavo Henrique Bernardino Teramatsu - Integrante / André de Oliveira Souza - Integrante / Claudio Marinho - Integrante / Melina Mara de Souza - Integrante / Thiago Nogueira Galinari - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Roberto Greco.
    16. 2017-2017. 3 Olimpiada Geo Brasil
      Descrição: O projeto tem como objetivo organizar a segunda Olimpíada Cientifica de alcance nacional que tem por finalidade difundir o conhecimento do planeta Terra e as complexas relações com os seres humanos. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Roberto Greco - Coordenador.
      Membro: Roberto Greco.
    17. 2016-2017. 2 Olimpíada Geo-Brasil
      Descrição: O projeto tem como objetivo organizar a segunda Olimpíada Cientifica de alcance nacional que tem por finalidade difundir o conhecimento do planeta Terra e as complexas relações com os seres humanos: II Olimpíada Geo-Brasil (OGB), organizada pelo Instituto de Geociências - Unicamp. O objetivo desta olimpíada é estimular o espirito voltado para inovação nos alunos do ensino médio brasileiro. Para isso pretende-se estimular o interesse para o conhecimento geográfico que com o seu olhar sobre o espaço e as suas relações permite desenvolver uma visão complexa, que leva a pensar soluções mais sistêmicas e holísticas necessária para os grandes desafios que estão na frente do Pais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Roberto Greco - Coordenador.
      Membro: Roberto Greco.
    18. 2015-2016. 1 Olimpíada Geo-Brasil (OGB)
      Descrição: O projeto tem como objetivo organizar a primeira Olimpíada Cientifica de alcance nacional que tem por finalidade difundir o conhecimento do planeta Terra e as complexas relações com os seres humanos: 1 Olimpíada Geo-Brasil (OGB), organizada pelo Instituto de Geociências - Unicamp. O objetivo desta olimpíada é estimular o espirito voltado para inovação nos alunos do ensino médio brasileiro. Para isso pretende-se estimular o interesse para o conhecimento geográfico que com o seu olhar sobre o espaço e as suas relações permite desenvolver uma visão complexa, que leva a pensar soluções mais sistêmicas e holísticas necessária para os grandes desafios que estão na frente do Pais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Roberto Greco - Coordenador / Rosely Aparecida Liguori Imbernon - Integrante / Ticiano José Saraiva dos Santos - Integrante / Wagner da Silva Amaral - Integrante / Jefferson de Lima Picanço - Integrante / Maria José Maluf de Mesquita - Integrante / Giorgio Basilici - Integrante / Fresia Ricardi-Branco - Integrante / Sueli Yoshinaga Pereira - Integrante / Harrysson Luiz Silva - Integrante / Rosemy da Silva Nascimento - Integrante / Marcos Alberto Torres - Integrante / Francisco Sergio Bernardes Ladeira - Integrante / Archimede Perez Filho - Integrante.
      Membro: Roberto Greco.
    19. 2015-Atual. Ensino de ciências da Terra
      Descrição: Esse projeto de pesquisa pretende investigar o ensino de ciências da Terra para aprimorar o aprendizado dos alunos. Pretende investigar também o currículo em relação ao contexto internacional e investigar a formação dos professores, inicial e em serviço. A aplicação das novas tecnologias e metodologias de ensino no ensino de ciências da Terra. Abordagem sistêmica, trabalho de campo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (5) . Integrantes: Roberto Greco - Coordenador / Carolina Baldin - Integrante / Raissa Oliveira Nunes - Integrante / Pontel Danilo Gustavo - Integrante / Ana Paula Mateucci Milena - Integrante / Carmen Lourdes Freitas dos Santos Jacaúna - Integrante / Sidnei de Lima Júnior - Integrante / HELENICE APARECIDA RICARDO - Integrante / KEZIA ANDRADE DOS SANTOS - Integrante / Hugo Levy da Silva de Melo - Integrante / Diogenes Aparecido de Almeida - Integrante. Número de produções C, T & A: 24 / Número de orientações: 2
      Membro: Roberto Greco.
    20. 2013-2017. METROPOLE: An Integrated Framework to Analyze Local Decision Making and Adaptive Capacity to Climate Change
      Descrição: While researchers have studied the role of visualization tools in decision making, new research is needed to understand how the social, cultural and political context impacts how decision makers and the public perceive and respond to potential local environmental, economic and health risks due to large-scale change. The hypothesis is that risk knowledge is best understood as being co-produced by science and by the social, political and cultural context. The research team will develop downscaled climate models for communities in Brazil, the United Kingdom, and the United States and engage stakeholders and policymakers in participatory planning meetings to analyze the social and cultural factors that impact decision making and regional adaptive capacity. For each site, we will co-produce scenarios using state-of-the-art visualization tools developed in Brazil and the US. Data include changes in sea level, temperature, storm frequency, precipitation and other variables in the past 100 years and high resolution (10km) projections in 5-10 year increments to 2070 under the IPCC?s 5th AR scenarios. The tools integrate scientific and economic data for the smallest local area, and illustrate potential impacts on infrastructure, health, economic risk, adaptation options, and cost-benefit analyses over time. The social research will use: 1) surveys to analyze values and beliefs prior to and after meetings, 2) choice evaluation models to study risk/cost trade-offs, and 3) interviews after the meeting to assess the Adaptive Capacity Index (developed in the UK). Expected results include: a new framework to integrate scientific, economic and cultural factors into adaptation planning; insights on the role of values and beliefs in adaptation decision making; and resources to improve public engagement strategies in any coastal community, including publications.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Roberto Greco - Integrante / Jose Antonio Marengo Orsini - Coordenador / Luiz Eduardo Oliveira e Cruz de Aragão - Integrante / Chou Sin Chan - Integrante / NUNES, LUCI H. - Integrante / SOUZA, CELIA R. G. - Integrante / HOSOKAWA, EDUARDO K. - Integrante / TABUCHI, ERNESTO K. - Integrante / ALVES, LINCOLN M. - Integrante.
      Membro: Roberto Greco.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Prêmio de Reconhecimento Acadêmico "Zeferino Vaz", Unicamp.. 2023.
      Membro: Roberto Greco.
    2. Prêmio PROEC de Extensão Universitaria - 2020, Unicamp.. 2020.
      Membro: Roberto Greco.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (54)
    1. 17th Congress of the International Society for Ecological Economics. Who creates content for social networks can be included in the category of citizen scientist?. 2023. (Congresso).
    2. Congresso de Extensão e Cultura das Universidades Estaduais Paulistas: Juntas Pensando o Futuro". 2023. (Congresso).
    3. GeothermiX 2023 Conference.Ecocentric perspective and geothermal energy. 2023. (Outra).
    4. IV Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior e o IX Seminário Inovações Curriculares. 2023. (Simpósio).
    5. IX Seminario Internacional de Enseñanza en las Ciencias Naturales.A abordagem ecocêntrica para o ensino das ciências da Terra. 2023. (Seminário).
    6. Seminario de Meio Termo da área de Ensino. 2023. (Seminário).
    7. IX GeoSciEd 2022 ? the 9th International Conference on Geoscience Education ? Geoscience Education for Sustainability ?. Could Earth Science education contribute to a culture of Peace?. 2022. (Congresso).
    8. 1o encontro do Ciclo - Curricularizar a Extensão, Extensionar o Currículo. 2021. (Encontro).
    9. III CONGRESSO BRASILEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO e XV SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - IMPACTOS E MUTAÇÕES NO TERRITÓRIO BRASILEIRO: DA CRISE POLÍTICA A DEVASTAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19. 2021. (Congresso).
    10. I Seminário do PROCAD-Amazônia.Geociências e Sociedade. 2021. (Seminário).
    11. I Workshop da Rede Brasileira de Ciência Cidadã. 2021. (Outra).
    12. 8o Simpósio de Gestão Ambiental e Biodiversidade (SIGABI).SECA NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO: UM DESASTRE NATURAL. 2019. (Simpósio).
    13. X Congreso Iberoamericano de Educacion Cientifica. Educação Ribeirinha Amazônica: Ensino das Ciências e Saberes Vividos, uma projeção de inter-relações e possibilidades. 2019. (Congresso).
    14. 2 Congresso Brasileiro de Educaçao Escoteira. O papel da educação escoteira para o planeta Terra. 2018. (Congresso).
    15. I Colóquio Anual do Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGGeo.Geografia física, prática e perspectivas. 2018. (Outra).
    16. I Encontro Luso-brasileiro de Aprendizagem Autorregulada. 2018. (Encontro).
    17. III Colóquio de Pesquisadores em Geografia Física e Ensino de Geografia.Geografia Física e Ensino de Geografia: práticas e reflexões. 2018. (Outra).
    18. II Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra. Abertura da fase presencial da II Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra. 2018. (Olimpíada).
    19. IV Olimpíada Brasileira de Geografia. Abertura da fase presencial da IV Olimpíada Brasileira de Geografia. 2018. (Olimpíada).
    20. Open Science Forum for Latin American and Caribbean (CILAC 2018).Earth Science Education and Geoethics: two tools for global challenges. 2018. (Outra).
    21. VIII GeoSciEd International Conference in Geoscience Education. A STUDENTS PERCEPTION ON INTERNATIONAL EARTH SCIENCE OLYMPIAD. 2018. (Congresso).
    22. 11 International Earth Science Olympiad. Adaptation to sea level rise: integrate analyse for decision making. A Brazilian case study by the international project METROPOLE. 2017. (Olimpíada).
    23. Geosciences: a tool in a changing world. An experience in preparing non-geologist for teaching geosciences at school. 2017. (Congresso).
    24. I Congresso Nacional de Geografia Física. As Ciências da Terra no exame vestibular Unicamp. 2017. (Congresso).
    25. XIV Semana de Geografia de Parintins.Práticas de Geociências para o ensino básico. 2017. (Outra).
    26. 13th International Geography Olympiad. 2016. (Olimpíada).
    27. 48º Congreso Brasileiro de Geologia. GEOIDEIAS: IDEIAS PARA ENSINAR AS CIÊNCIAS DA TERRA. 2016. (Congresso).
    28. 88° Congresso Societá Geologica Italiana. Earth Science Education in Brazilian schools: current situation and perspective. 2016. (Congresso).
    29. III Congreso Latinoamericano de investigacion en la didatica de las ciencias. As ciêcias da Terra nas provas seletivas de acesso ás universidade públicas do Estado de São Paulo. 2016. (Congresso).
    30. Insegnare per competenze: Attivitá e laboratori per una didattica attiva delle geoscienze.Atividades com mapas topograficos. 2016. (Outra).
    31. Unicamp de Portas Abertas. 2016. (Outra).
    32. VIII Simpósio Brasileiro de Educação em Solos.Tintas a base de solo como ferramenta para a educação ambiental nas atividades do PIBIB de geografia da UEA - Parintins - AM. 2016. (Simpósio).
    33. 12th International Geography Olympiad. 2015. (Olimpíada).
    34. 1º Congresso Brasileiro de Educação Escoteira. Oficina Ciências da Terra. 2015. (Congresso).
    35. 1º Encontro Nacional de Ensino de Geociências na Educação Basica. 1º Geoeduca.Elaboração e uso de Matérias didáticos e paradidáticos de Geociências. 2015. (Encontro).
    36. 1º Seminário de Geografia. O ensino de Geografia Física.Ensino de Geografia Fisíca. 2015. (Seminário).
    37. 9th International Earth Science Olympiad. International Jury Meeting. 2015. (Olimpíada).
    38. II Seminário de Geografia Física da Amazônia.Geociências para a Sustentabilidade. 2015. (Seminário).
    39. Summer School - Unicam Earth.Le Olimpiadi delle Scienze della Terra. 2015. (Oficina).
    40. VI SIC - Simpósio Internacional de Climatologia.METROPOLE PROJECT: AN INTEGRATED FRAMEWORK TO ANALYZE VULNERABILITY AND ADAPTIVE CAPACITY TO CLIMATE CHANGE AND SEA LEVEL RISE: COMMUNITY CASE STUDIES IN BRAZIL, UK AND US. 2015. (Simpósio).
    41. 2^ Encontro de práticas de ensino de geografia da Região Sul.Oficina Earth Learning Idea. 2014. (Encontro).
    42. 2° Congresso Internacional de Educação em Ciências, 15 anos de Jounal of Science Education. As Olímpiadas Italianas de Ciências Naturais como ferramenta para o aprimoramento do ensino. 2014. (Congresso).
    43. 7th International Conference on Geoscience Education. Point of view of Schools students and teachers related to inductive geology field trip guided by university professors. 2014. (Congresso).
    44. Interfaces Geociências e ensino: 40 anos de experiências (1973 - 2013).Sistemas de seleção nacional para as International Earth Science Olympiad - IESO em diferentes países. 2013. (Encontro).
    45. IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC).Experiência italiana de formação de professores em Ciências da Terra na modalidade one shot. 2013. (Encontro).
    46. 34th International Geological Congress 2012. International Earth Science Olympiad (IESO) as a tool to increase Geosciences' awareness school and public.. 2012. (Congresso).
    47. EFG Workshop: Geology at different education levels in Europe.IGEO, achievements and future prospects. 2011. (Oficina).
    48. EGU General Assembly 2011 - GIFT - Geosciences Information For Teachers.International Earth Science Olympiad - IESO. 2011. (Oficina).
    49. Geology at School and University: Geology and Civilization. 1st edition in Europe of International Earth Science Olympiad. 2011. (Congresso).
    50. VIII Forum Italiano di Scienze della Terra. International Earth Science Olympiad - the 1st edition in Europe. 2011. (Congresso).
    51. 4th IESO - International Earth Science Olympiad. 2010. (Outra).
    52. 16th Meeting of the Association of European Geological Societies.The key factors to encouraging students to choose Earth Science courses at University. 2009. (Encontro).
    53. 3rd IESO - International Earth Science Olympiad - Taiwan. 2009. (Outra).
    54. VII Forum Italiano di Scienze della Terra, Rimini, 9-11 settembre 2009. New trend on Earth Science education in Italy. 2009. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (33)
    1. Greco, Roberto. 8º Encontro regional de ensino de geografia, Comissâo Cientifica. 2023. (Congresso).. . 0.
    2. Greco, Roberto. XV Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica, Comissão Científica. 2023. (Congresso).. . 0.
    3. Greco, R.. XIX Encontro Nacional de Educação em Ciências, Comissâo Cientifica. 2021. (Congresso).. . 0.
    4. Greco, R.. IV International Seminar of Science Education, Comissão Cientifica. 2021. (Congresso).. . 0.
    5. Greco, R.. 14a International Earth Science Olympiad. 2021. .. . 0.
    6. Greco, R.. Universidade de Portas Abertas (UPA). 2021. (Outro).. . 0.
    7. Greco, R.. Geology, Geoecology, Evolutionary Geography, Comisão Cientifica. 2020. (Congresso).. . 0.
    8. Greco, Roberto; Santos C.A. ; Oliveira, A. M. ; Amorim, R., R. ; Gomide, C. S.. V Olimpiada Brasileira de Geografia. 2019. 2019.
    9. Greco, Roberto; Santos C.A. ; Oliveira, A. M. ; Amorim, R., R. ; Gomide, C. S.. III Olimpiada Brasileira de Ciências da Terra. 2019. 2019.
    10. STRAFORINI, R. ; Amorim, R., R. ; Greco, Roberto. 14o Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia: Políticas, linguagens e trajetórias. 2019. Outro
    11. Greco, R.. XVIII Encontro Nacional de Educação em Ciências, Comissâo Cientifica. 2019. (Congresso).. . 0.
    12. Greco, R.. III International Seminar of Science Education, Comissão Cientifica. 2019. (Congresso).. . 0.
    13. Greco, R.. Universidade de Portas Abertas (UPA). 2019. (Outro).. . 0.
    14. GRECO, ROBERTO. VIII International Geoscience Educational Conference (VIII GeoSciEd). 2018. (Congresso).. . 0.
    15. GRECO, ROBERTO. III Colóquio de Pesquisadores em Geografia Física e Ensino de Geografia. 2018. (Outro).. . 0.
    16. Nesterov, Evgeny ; GRECO, ROBERTO. XVII International seminar GEOLOGY, GEOECOLOGY, EVOLUTIONARY GEOGRAPHY. 2018. Outro
    17. GRECO, ROBERTO; Oliveira, A. M. ; Santos C.A.. IV Olimpíada Brasileira de Geografia. 2018. 2018.
    18. GRECO, ROBERTO; Oliveira, A. M. ; Santos C.A.. II Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra. 2018. 2018.
    19. Greco, Roberto. II Congreso de Educação Escoteira. 2018. (Congresso).. . 0.
    20. PEREZ FILHO, A. ; GRECO, R.. XVII Simpósio Brasileiro de Geografia Fisica Aplicada. 2017. Outro
    21. PEREZ FILHO, A. ; GRECO, R.. I Congresso Nacional de Geografia Física. 2017. Congresso
    22. GRECO, ROBERTO; Santos C.A. ; Oliveira, A. M.. III Olimpíada Brasileira de Geografia. 2017. 2017.
    23. GRECO, ROBERTO; Santos C.A. ; Oliveira, A. M.. I Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra. 2017. 2017.
    24. GRECO, ROBERTO. II Olimpíada Brasileira de Geografia. 2016. .. . 0.
    25. IMBERNON, R. A. ; GRECO, R.. I Congresso Brasileiro de Educação Escoteira. 2015. Congresso
    26. GRECO, R.. I Olimpíada Brasileira de Geografia. 2015. .. . 0.
    27. GRECO, R.. 9th International Earth Science Olympiad. 2015. .. . 0.
    28. SHANKAR, R. ; NARAYANA, A. C. ; BONHOURE, G. ; CENTENO, J. D. ; CHANG, C. ; GRECO, R. ; HLAWATSCH, S. ; KIM, C. ; KING, C. ; KUMANO, Y. ; SELLES-MARTINEZ, J. ; ORION, N.. 7th International Conference on Geoscience Education. 2014. Congresso
    29. VARIOS, A. ; GRECO, R.. XII IAEG Congress. 2014. Congresso
    30. GRECO, R.. International Earth Science Olympiad IESO - IESO 2011. 2011. (Concurso).. . 0.
    31. GRECO, R.. Pre-conference IESO 2011. 2011. (Congresso).. . 0.
    32. Venturini, C. ; Cantelli, L. ; GRECO, R.. VII Forum Italiano di Scienze della Terra, La divulgazione, la diffusione nelle Scienze della Terra: iniziative ed esperienze. 2009. Congresso
    33. Fregni, P. ; GRECO, R.. New Trends in Science and Technology Education. 2009. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (2)
    • Roberto Greco ⇔ Marko Synésio Alves Monteiro (1.0)
      1. Monteiro, M. S. A. ; CORAZZA, ROSANA ICASSATTI ; Mesquita, M. J. M. de ; GOMES, G. N. ; Souza, M. C. O. ; Lambert-Smith, James ; De-Campos, A. B. ; Borba, Ricardo P. ; Greco, Roberto ; Noronha, I. ; Fru, E. C. ; Ducart, D. ; PRIMO, G. M. A. ; XAVIER, R. P. ; Bellamy, A. S. ; Araújo, Carlos Henrique X.. Potential successes and pitfalls of co-producing research with stakeholders: empirical notes from a sustainable mining workshop in Northern Brazil, 01/2020. Em: EASST+4S Joint Conference, 2020, Prague. Locating and Timing Matters: Significance and Agency of STS in Emerging Worlds, v. 1, p. 254-254, 2020.

    • Roberto Greco ⇔ Rosana Icassatti Corazza (1.0)
      1. Monteiro, M. S. A. ; CORAZZA, ROSANA ICASSATTI ; Mesquita, M. J. M. de ; GOMES, G. N. ; Souza, M. C. O. ; Lambert-Smith, James ; De-Campos, A. B. ; Borba, Ricardo P. ; Greco, Roberto ; Noronha, I. ; Fru, E. C. ; Ducart, D. ; PRIMO, G. M. A. ; XAVIER, R. P. ; Bellamy, A. S. ; Araújo, Carlos Henrique X.. Potential successes and pitfalls of co-producing research with stakeholders: empirical notes from a sustainable mining workshop in Northern Brazil, 01/2020. Em: EASST+4S Joint Conference, 2020, Prague. Locating and Timing Matters: Significance and Agency of STS in Emerging Worlds, v. 1, p. 254-254, 2020.




Data de processamento: 19/02/2024 16:49:49