docentesDPCT

Sergio Luiz Monteiro Salles Filho

Engenheiro Agrônomo formado pela UFRRJ (1981), mestre em Ciências Agrárias pela Unesp de Botucatu (1985) com ênfase em Energia Aplicada à Agricultura e doutor em Economia pela Unicamp (1993). É Professor Titular do Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências da Unicamp. Foi Superintendente de Planejamento Operacional da FINEP no período 2001-2003, Diretor da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp de 2010 a 2013 e Diretor do Instituto de Geociências da Unicamp entre 2017 e 2021. Foi Pesquisador Visitante no Manchester Institute of Innovation Research entre 2013 e 2014. Na Unicamp destaca-se como ganhador por três vezes do Prêmio Zeferino Vaz (1998, 2001 e 2009), em reconhecimento pelo desempenho acadêmico. Foi coordenador adjunto de avaliação da FAPESP entre 2010 a 2020. Tem como linhas de pesquisa a economia, o planejamento e a gestão de ciência, tecnologia e inovação. É autor de cerca de 120 publicações em periódicos, livros e capítulos de livros, tendo orientado 50 pós-graduandos, nos níveis de mestrado e doutorado. Coordenou mais de 60 projetos de pesquisa e extensão ao longo de sua trajetória. Entre eles, destacam-se trabalhos de apoio ao planejamento de organizações públicas e privadas de pesquisa, trabalhos de avaliação de resultados e impactos de políticas e programas de pesquisa e inovação de fundos, agências de fomento e organizações públicas e privadas e trabalhos de prospecção e apoio à decisão em ciência, tecnologia e inovação (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6488894293305500 (14/01/2024)
  • Rótulo/Grupo: Professor
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências da UNICAMP, Departamento de Política Científica e Tecnológica do IGE/UNICAMP. Rua Carlos Gomes 250 Cidade Universitária Zeferino Vaz 13083870 - Campinas, SP - Brasil - Caixa-postal: 6152 Telefone: (19) 35214555 URL da Homepage: http://www.ige.unicamp.br/geopi/
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Economia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (51)
    1. 2023-Atual. Desenho e definição de requisitos de redes e plataformas de integração, comunicação e ação para o Observatório Nacional da Indústria
      Descrição: O trabalho tem como objetivo a concepção de rede e plataforma de integração, comunicação e ação para o Observatório Nacional da Indústria, visando: compartilhar informação tecnológica, de mercado e de sustentabilidade econômica e socioambiental; atuar como ponto focal de solução de gargalos tecnológicos e de mercado; e atuar prospectivamente em tendências e oportunidades voltadas à competitividade e sustentabilidade da indústria.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho - Coordenador / A Bin - Integrante / Ana Carolina Spatti - Integrante / Matheus Leite de Campos - Integrante / Wilson Araújo - Integrante.
      Membro: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho.
    2. 2023-Atual. Desenvolvimento e implementação de um sistema de Monitoramento e Avaliação da Política Nacional de Inovação
      Descrição: O projeto tem como objetivo estruturar e operacionalizar o Núcleo de Inteligência de Inovação, e o Escritório de Projetos, instâncias de governança da Secretaria-Executiva da Câmara de Inovação (Decreto no 10.534/2020), para as atividades de: 1. Concepção de metodologias originais, critérios e utilização dos indicadores de avaliação e de monitoramento da Política Nacional de Inovação e de seus instrumentos; e 2. Avaliação e monitoramento dos resultados da Política Nacional de Inovação e de seus instrumentos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho - Coordenador / Ana Maria Carneiro - Integrante / Ana Carolina Spatti - Integrante / Vinícius Muraro - Integrante / Gabriel Falcini - Integrante.
      Membro: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho.
    3. 2022-2023. Economia da Inovação nas Universidades Federais
      Descrição: Este projeto teve como objetivo apoiar a Controladoria Geral da União (CGU) a interpretar e analisar dados relativos às atividades de inovação realizadas pelas universidades federais no Brasil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho - Coordenador / A Bin - Integrante / Ana Maria Carneiro - Integrante / Luciane Ferrero - Integrante.
      Membro: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho.
    4. 2022-2022. Trends of Science, Technology and Innovation Funding Agencies
      Descrição: The purpose of this project was to identify and discuss the prominent trends evolving in public and private not-for-profit science, technology, and innovation (STI) funding agencies. It was based on a broad literature review and the findings of nine case studies carried out in six different countries.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho - Coordenador / Adriana Bin - Integrante / Yohanna Juk - Integrante / Kleinsy Bonilla - Integrante.
      Membro: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho.
    5. 2022-Atual. Pesquisa da pesquisa e da inovação: indicadores, métodos e evidências de impactos
      Descrição: O objetivo geral do trabalho é identificar, desenvolver e empregar abordagens, metodologias e indicadores que gerem evidências sobre como a pesquisa nas principais áreas do conhecimento pode ser melhor planejada, financiada, avaliada e comunicada, de forma a gerar mais e maiores impactos positivos para a sociedade. O projeto está estruturado em 4 frentes principais de pesquisa: (i) Conectando funding aos impactos da pesquisa; (ii) Novas formas de priorização, seleção e decisão no financiamento da pesquisa; (iii) Trajetória profissional e mobilidade de pesquisadores; e (iv) Indicadores e metodologias de análise de instituições de ensino superior (IES) e outras Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho - Coordenador.
      Membro: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho.
    6. 2022-Atual. Avaliação de resultados e impactos da EMBRAPII
      Descrição: O objetivo geral do trabalho é mensurar impactos multidimensionais da EMBRAPII, com ênfase: (i) no retorno econômico e social sobre o investimento; (ii) no desempenho e comportamento inovador das empresas; (iii) nos desdobramentos para os ecossistemas de inovação; e (iv) no comportamento e desempenho das Unidades EMBRAPII. Ademais, o projeto visa criar protocolo metodológico para sistematizar a avaliação de resultados e impactos e integrá-la aos atuais mecanismos de monitoramento e avaliação (M&A) da EMBRAPII.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho - Coordenador.
      Membro: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho.
    7. 2021-2021. Modelo de Monitoramento e Avaliação da Política Nacional de Inovação
      Descrição: O projeto teve como objetivo geral estruturar e operacionalizar o Núcleo de Inteligência em Inovação, instância de governança da Secretaria Executiva da Câmara de Inovação (Decreto nº 10.534/2020), para as seguintes atividades: 1. A concepção de metodologias originais, critérios e indicadores para avaliação e monitoramento da Política Nacional de Inovação e seus instrumentos; e 2. Avaliação e monitoramento dos resultados e impactos da Política Nacional de Inovação e seus instrumentos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho - Coordenador.
      Membro: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho.
    8. 2019-2020. Avaliação Multidimensional de Resultados e Impactos do CNPEM
      Descrição: O trabalho tem como objetivo desenvolver e aplicar metodologia de avaliação de resultados e impactos do CNPEM de forma a estruturar modelo sistemático de avaliação que permita atender aos objetivos de planejamento, prestação de contas e advocacy.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho - Coordenador / A Bin - Integrante / Fernando Antonio Basile Colugnati - Integrante / Ana Carolina Spatti - Integrante / Jesus Mena-Chalco - Integrante.
      Membro: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho.
    9. 2019-2020. Avaliação de Iniciativas de redes tecnológicas para Recursos Hídricos no Chile
      Descrição: O projeto teve como objetivo avaliar as iniciativas de redes para soluções tecnológicas e de inovação em recursos hídricos para o setor agrícola, agro-alimentar e florestal na Região de Coquimbo, Macrozona Norte em Chile.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho - Coordenador.
      Membro: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho.
    10. 2019-2020. Avaliação de Impactos dos Editais de Inovação para Indústria no Âmbito do SENAI
      Descrição: Avaliação de Impacto dos Editais de Inovação para a Indústria de 2014, 2015 e 2016. Lançado em 2004, o Edital SENAI SESI de Inovação para a Indústria (EII) tem por objetivo financiar o desenvolvimento de novos produtos e/ou processos inovadores na indústria nacional e promover o aumento da competitividade e produtividade das empresas apoiadas, em um cenário global. Como resultado da avaliação realizada, forneceram-se subsídios para o planejamento do SENAI e para eventuais aprimoramentos nos EII.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho - Coordenador.
      Membro: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho.
    11. 2018-2021. Construção e implementação de plataforma para Avaliação de Resultados e Impactos de redes de P&D e Inovação na Cemig
      Descrição: O objetivo do projeto foi desenvolver uma metodologia e uma plataforma para o acompanhamento e avaliação de resultados e impactos dos projetos de P&D e inovação da Cemig, considerando todo o ciclo de vida do projeto, desde a sua contratação até um período posterior à sua finalização. Além de apoiar coordenadores e gerentes de projetos, o sistema deve apoiar toda a gestão da P&D na empresa, orientando decisões de investimento.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho - Integrante / A Bin - Coordenador / Camila Zeitoum - Integrante / Vinícius Muraro - Integrante / Beatriz Couto Ribeiro - Integrante / Luciane Ferrero - Integrante.
      Membro: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho.
    12. 2018-Atual. Avaliação Continuada do Instituto Serrapilheira
      Descrição: Estruturar e aplicar metodologia de avaliação de impactos do primeiro Edital, observando-se as características que definem os objetivos do Edital. Se possível, definir de imediato a linha de base para os projetos que serão aprovados e implementados no primeiro Edital.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho - Coordenador / Adriana Bin - Integrante / Carneiro, Ana Maria - Integrante.
      Membro: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho.
    13. 2017-2020. Avaliação sistemática de impactos de ações e programas de CT&I
      Descrição: Explorar e desenvolver, dos pontos de vista conceitual e aplicado, possibilidades metodológicas de avaliação de impactos de programas da FAPESP a partir de dados secundários, provenientes tanto de bases estruturadas como não estruturadas, envolvendo inclusive Big Data. Desenvolver e implantar metodologia de avaliação contínua de impactos em agências de fomento, com aplicação em programas escolhidos da FAPESP, a saber: bolsas de iniciação científica, mestrado e doutorado, colaboração e redes internacionais e programa de pesquisa inovativa em pequenas empresas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho - Coordenador / Adriana Bin - Integrante / Fernando Antonio Basile Colugnati - Integrante / Sonia Tilkian - Integrante / Camila Zeitoum - Integrante / Carneiro, Ana Maria - Integrante.
      Membro: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho.
    14. 2017-2018. Avaliação de resultados e impactos para a indústria do marco regulatório da biodiversidade no Brasil
      Descrição: Identificação e avaliação de resultados, impactos, oportunidades e gargalos do uso sustentável da biodiversidade em segmentos escolhidos da indústria, com vistas a potencializar as atividades econômicas baseadas na biodiversidade no Brasil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho - Coordenador / A Bin - Integrante / Francine Leal Franco - Integrante.
      Membro: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho.
    15. 2017-2018. Estudo sobre impactos do contencioso da Lei de Informática junto à OMC
      Descrição: O objetivo geral do projeto é sistematizar e analisar a prática da avaliação de políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) na América Latina sob a ótica dos desenhos e métodos empregados nas avaliações, assim como da utilização dada aos seus resultados, com ênfase na contribuição para os processos de formulação e implementação e/ou de revisão de políticas. Um dos focos do trabalho é compreender a rede de atores responsáveis pela avaliação destas políticas no âmbito da região.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho - Coordenador / Giancarlo Nuti Stefanuto - Integrante / ZEITOUM, CAMILA - Integrante.
      Membro: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho.
    16. 2016-2019. Avaliação de Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação na América Latina
      Descrição: O objetivo geral do projeto é sistematizar e analisar a prática da avaliação de políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) na América Latina sob a ótica dos desenhos e métodos empregados nas avaliações, assim como da utilização dada aos seus resultados, com ênfase na contribuição para os processos de formulação e implementação e/ou de revisão de políticas. Um dos focos do trabalho é compreender a rede de atores responsáveis pela avaliação destas políticas no âmbito da região.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho - Integrante / A Bin - Coordenador / Paula Felício Drummond de Castro - Integrante / Ana Maria Carneiro - Integrante / Fernando Antonio Basile Colugnati - Integrante / Nicholas Vonortas - Integrante / Rafaela Marcelly de Andrade - Integrante.
      Membro: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho.
    17. 2015-2016. Avaliação de processos e resultados dos projetos piloto referentes ao modelo EMBRAPII
      Descrição: Avaliação dos processos e resultados do Projeto-Piloto que deu início à implantação do Sistema EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), visando a criação de informação qualificada para a estruturação de uma sistemática de avaliação robusta e apropriada ao modelo institucional previsto para a EMBRAPII.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho - Coordenador / A Bin - Integrante / Taís Sineiro Herig - Integrante / Antonio Flávio Dias Ávila - Integrante / Rafaela Marcelly de Andrade - Integrante.
      Membro: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho.
    18. 2014-2015. Metodologias de Avaliação de Resultados e de Impactos para Instrumentos de Fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação
      Descrição: Concepção, desenvolvimento e implantação de metodologias para avaliação dos resultados e impactos originados pelos projetos financiados pela FINEP.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho - Coordenador / A Bin - Integrante / Ana Maria Carneiro - Integrante / Ana Flávia Portilho Ferro - Integrante / Sonia Tilkian - Integrante / Taís Sineiro Herig - Integrante / Maria Isabel Vélez - Integrante.
      Membro: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho.
    19. 2014-Atual. Innovation Systems, Strategies and Policy (InSysPo)
      Descrição: Esta é uma proposta para realizar pesquisa de classe mundial em sistemas de inovação, estratégias e políticas com a intenção de construir uma unidade de pesquisa sustentável entre pesquisadores, doutorandos e professores visitantes internacionais neste campo usando os conhecimentos e as redes de pesquisa globais dos participantes. O principal objetivo é melhorar as capacidades do Departamento de Política Científica e Tecnológica da Unicamp, a fim de elevá-lo entre os 10 principais centros de pesquisa em inovação do mundo dentro de dez anos. Essas capacidades serão estruturadas em torno de quatro Trajetórias de Pesquisa: 1. A política de inovação em uma perspectiva de sistemas; 2. Avaliação de programas de pesquisa e desenvolvimento (P&D); 3. Parcerias estratégicas / redes públicas e privadas; 4. Empreendedorismo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho - Integrante / André Furtado - Integrante / Sérgio R Reis Queiroz - Integrante / Nicholas Vonortas - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho.
    20. 2013-2016. Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação para a Sustentabilidade do setor sucro-energético ? NAGISE
      Descrição: Estruturação de um Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação para oferecer serviços e apoiar o desenvolvimento de competências em gestão da inovação em empresas da cadeia sucro-energética, com ênfase na inovação tecnológica e não tecnológica que promova competitividade com sustentabilidade ambiental, social e econômica. O Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação para a Sustentabilidade do setor sucro-energético ? NAGIS-E contemplará os diferentes elos da cadeia produtiva do setor, envolvendo empresas nos seguintes segmentos: fornecedores de máquinas e equipamentos, fornecedores de insumos, produtores de cana-de-açúcar, produtores de açúcar e álcool (antigos e novos entrantes) e empresas de distribuição e logística, contemplando um total de 80 empresas (industriais, agrícolas e de serviços) de diferentes portes, localizadas nos Estados de São Paulo, Pernambuco e Goiás.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho - Coordenador / Solange Maria Corder - Integrante / A Bin - Integrante / Cecília Gianoni - Integrante / Maria Ester Soares Dal Poz - Integrante / Paulo Lemos - Integrante. Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
      Membro: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho.
    21. 2012-2014. Alavancagem da inovação da CPFL no contexto do setor elétrico brasileiro
      Descrição: Desenvolvimento e aplicação de metodologias de apoio à decisão para avaliação e priorização de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) no âmbito do setor elétrico brasileiro.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho - Coordenador / Adriana Bin - Integrante / Fabio Rocha Campos - Integrante / Janaina Costa - Integrante / Pedro Massaguer - Integrante. Financiador(es): Companhia Paulista de Força e Luz - Auxílio financeiro.
      Membro: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho.
    22. 2012-2013. Fastinating Technological Gaps Reduction Methodology (TGRM)
      Descrição: Desenvolvimento de metodologia para a identificação e superação de lacunas tecnológicas, de mercado e gerenciais associadas a projetos de P&D e à apropriação de seus resultados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho - Integrante / Adriana Bin - Coordenador / Ana Flávia Portilho Ferro - Integrante / Maria Isabel Vélez - Integrante / Carolina Mattos - Integrante. Financiador(es): Companhia Paulista de Força e Luz - Auxílio financeiro.
      Membro: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho.
    23. 2009-2012. Avaliação de Programas da FAPESP: desenvolvimento e aplicação de métodos de avaliação de impactos e de requisitos para avaliações sistemáticas
      Descrição: Desenvolvimento de método, criação de indicadores e métricas e avaliação dos seguintes programas da FAPESP: Doutorado, Mestrado, Iniciação Científica, Biota e Equipamentos Multiusuários; e especificação dos critérios e formas de avaliar continuamente os quatro programas já avaliados no projeto anterior: PIPE, PITE, Jovem Pesquisador e Políticas Públicas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho - Coordenador / Maria Beatriz Machado Bonacelli - Integrante / Solange Maria Corder - Integrante / Adriana Bin - Integrante / Paula Felício Drummond de Castro - Integrante / Carolina Thaís Rio - Integrante / Flavio Dias Avila - Integrante / juan Sepúlveda - Integrante / Ana Maria Carneiro - Integrante / Luzia Maria CAPANEMA BEZERRA - Integrante / Luiz Fernando Rigacci Vazzolér - Integrante / Fernando Antonio Basile Colugnati - Integrante / Giancarlo Nuti Stefanuto - Integrante / Sonia Tilkian - Integrante / Carlos Fredo - Integrante / Camila Zeitoum - Integrante / Fabio Perin de Sá - Integrante / Maria Isabel Velez Agudelo - Integrante / Taís Sineiro Herig - Integrante / Krissya Leite Tigani - Integrante / Leonardo Barbosa e Oliveira - Integrante / David Macedo da Conceição - Integrante / Eduardo Henrique de Pontes Ellery - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho.
    24. 2009-2011. Redes e Mercado de Inovação
      Descrição: Desenvolvimento e implementação de novas metodologias e instrumentos para gestão de atividades de P&D e de inovação (notadamente para prospecção tecnológica e de mercado, priorização e programação da pesquisa e avaliação de resultados e impactos) com o objetivo de ampliar a capacidade de geração de inovação tecnológica no setor elétrico brasileiro.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho - Coordenador / A Bin - Integrante / David Vieira - Integrante / Juan E. O. S. Alonso - Integrante.
      Membro: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho.
    25. 2009-2010. Avaliação de Impactos da Lei de Informática no Brasil
      Descrição: Avaliação dos impactos da Lei de Informática na densidade tecnológica do sistema de inovação de TICs no Brasil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho - Coordenador / Sérgio Queiroz - Integrante / Carlos Américo Pacheco - Integrante / Giancarlo Nuti Stefanuto - Integrante / Carolina Vaghetti Mattos - Integrante / Camila Zeitoum - Integrante / Fabio Rocha Campos - Integrante / Juan E. O. S. Alonso - Integrante. Financiador(es): Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações - Auxílio financeiro.
      Membro: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho.
    26. 2008-2013. Instrumentos para Avaliação dos Esforços de Inovação: Desenvolvimento Conceitual e Aplicado de Métodos de Avaliação de Resultados e Impactos
      Descrição: O projeto visa o estudo, desenvolvimento e aplicação demétodos e abordagens para a avaliação de resultados e impactos deprojetos e programas de inovação, permitindo a validação científica, acompreensão crítica e a expansão das possibilidades desses instrumentos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho - Coordenador / Maria Beatriz Machado Bonacelli - Integrante / Mauro Zackiewicz - Integrante / Adriana Bin - Integrante / Ana Maria Carneiro - Integrante / Fernando Antonio Basile Colugnati - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho.
    27. 2007-2010. 4ª edição dos Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação em São Paulo - Capítulo 10 - CT&I e o Setor Agrícola no Estado de São Paulo
      Descrição: O estudo trata da estrutura, da organização e da dinâmica de C,T&I do setor agrícola no Estado de São Paulo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho - Coordenador / José Maria Jardim da Silveira - Integrante / marcos paulo fuck - Integrante / Carolina Thaís Rio - Integrante / Ana Maria Carneiro - Integrante / Ana Serino de Rezende - Integrante / José Roberto Vicente - Integrante / Luiz Fernando Rigacci Vazzolér - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho.
    28. 2007-2007. Avaliação dos Projetos do FUNTTEL
      Descrição: Avaliação da carteira de projetos do Funttel do ponto de vista dos resultados alcançados e dos impactos verificados e esperados, visando subsidiar as ações do Conselho Gestor do Funttel.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho - Coordenador / Mauro Zackiewicz - Integrante / David Vieira - Integrante / Fernanda Arruda - Integrante / Fabricio Menardi - Integrante / Sonia Tilkian - Integrante / Juan E. O. S. Alonso - Integrante. Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
      Membro: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho.
    29. 2006-2009. Desenvolvimento de Processos de Definição Estratégica de P&D na CPFL
      Descrição: 1) No primeiro ano será feita uma Análise Estrutural e Prospectiva no tópico PESQUISA e DESENVOLVIMENTO do Setor Elétrico. Isso permitirá elaborar um mapa de competências e potenciais de P&D no Setor, atual e de médio e longo prazo, aferido pela visão e metodologia de análise de outros segmentos da economia (outros tipos de setores correlatos com eletroenergia); 2) No segundo ano será feita uma Análise Estrutural e Prospectiva no tópico ENERGIA e MERCADO, uma vez que o core business da CPFL é energia elétrica e interessa profundamente analisar as tendências energéticas e do mercado de energia com várias visões que interessem ao desenvolvimento de P&D e T&I; e 3) No terceiro ano será feita uma Análise Estrutural e Prospectiva no tópico TECNOLOGIA e IVOVAÇÃO, onde se tentará estudar a logística básica da inovação que dispomos e como seria possível alterá-la para potencializar resultados de maior impacto no Setor. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho - Coordenador / Mauro Zackiewicz - Integrante / Solange Maria Corder - Integrante / Ana Maria Carneiro - Integrante / Denile Cominato Boer - Integrante / José Luiz Pereira Brittes - Integrante / Fernando Vieira Machado - Integrante / Luiz Augusto Barbosa Cortez - Integrante / Luciana Rosa de Souza - Integrante. Financiador(es): Agência Nacional de Energia Elétrica - Outra / Companhia Paulista de Força e Luz - Cooperação.
      Membro: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho.
    30. 2006-2008. Avaliação de Programas da FAPESP
      Descrição: Desenvolvimento e aplicação de metodologia para avaliação de resultados e de impactos em quatro programas da FAPESP: Políticas Públicas, PIPE, PITE e Jovem Pesquisador.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) . Integrantes: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho - Coordenador / Maria Beatriz Machado Bonacelli - Integrante / David Vieira - Integrante / Paula Felício Drummond de Castro - Integrante / Fernanda Arruda - Integrante / Fernando Ayer Oliveira - Integrante / Rodrigo de Araújo Teixeira - Integrante / Carolina Thaís Rio - Integrante / Ana Maria Carneiro - Integrante / Fernando Antonio Basile Colugnati - Integrante / Angela Maria Alves - Integrante / Josimara Martins - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho.
    31. 2006-2006. Estratégia Nacional para Componentes de Software
      Descrição: A pesquisa teve como objetivo conhecer as potencialidades econômicas e técnicas da Engenharia de Software baseada em Componentes (ESBC), a partir da experiência internacional, e do estágio vigente do mercado nacional, relacionando produtores, consumidores e capacitação tecnológica através da realização de um painel de especialistas e da reunião de literatura.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho - Integrante / Claudenicio Reis Ferreira - Integrante / Ana Maria Carneiro - Integrante / Angela Maria Alves - Integrante / Giancarlo Nuti Stefanuto - Coordenador / Adrián S. de Vitt B. - Integrante / José Eduardo De Lucca - Integrante / Tainakã Fuentes Tacca - Integrante / Ricardo Minoda - Integrante. Financiador(es): Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações - Auxílio financeiro.
      Membro: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho.
    32. 2006-2006. Indústria Brasileira de Software e Novas Modalidades de Outsourcing
      Descrição: Avaliação e aprofundamento do entendimento sobre os condicionantes para inserção do Brasil mercado internacional de serviços e potenciais oportunidades para esta inserção com foco nas novas modalidades de outsourcing.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho - Integrante / Maria Beatriz Machado Bonacelli - Integrante / Solange Maria Corder - Integrante / Ana Maria Carneiro - Integrante / Ana Serino de Rezende - Integrante / Fernando Antonio Basile Colugnati - Integrante / Giancarlo Nuti Stefanuto - Coordenador / Carolina Vaghetti Mattos - Integrante / Paulo Bastos Tigre - Integrante / Felipe Silveira Marques - Integrante / Leandro Jesus - Integrante. Financiador(es): Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações - Auxílio financeiro.
      Membro: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho.
    33. 2005-2007. Sistema de Informação da Indústria de Software e Serviços (SIBSS)
      Descrição: O objetivo deste projeto é conceber e implantar um Sistema de Informação da Indústria Brasileira de Software e Serviços (SIBSS) para disponibilizar informações qualificadas sobre esta indústria a partir da sistematização de dados e produção de estudos periódicos e de interesse para os segmentos público e privado. Tem, desta forma, o objetivo de eliminar um gargalo estrutural de informações para a IBSS, desde seus indicadores básicos como número de empresas de software, comercialização no Brasil e no exterior, número de empregos etc até análises temáticas e setoriais. O projeto foi idealizado por um grupo de trabalho composto por representantes das seguintes entidades: MDIC, SEPIN/MCT, BNDES, IBGE, FINEP, SOFTEX, ABES, ASSESPRO e especialistas da UFRJ. Fazendo uso de terminologia e de indicadores internacionalmente aceitos, o SIBSS deverá se transformar na principal fonte de referência para as empresas, para a mídia nacional e internacional e para as pesquisas acadêmicas, auxiliando na formação da imagem do software brasileiro. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho - Integrante / Ana Maria Carneiro - Coordenador / Ana Serino de Rezende - Integrante / Giancarlo Nuti Stefanuto - Integrante / Ana Maria Bezerra Pina - Integrante / Murilo Damião Carolo - Integrante. Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
      Membro: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho.
    34. 2004-2006. Estudo Prospectivo para o Setor Aeronáutico
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho - Coordenador / Maria Beatriz Machado Bonacelli - Integrante / Mauro Zackiewicz - Integrante / David Vieira - Integrante / Rafael Petroni - Integrante / Rogério Veiga - Integrante / Flavio Araripe - Integrante. Financiador(es): Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - Auxílio financeiro.
      Membro: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho.
    35. 2004-2006. Identificação de Trajetórias e Oportunidades no Setor de Tecnologias de Informação e Comunicação no Brasil
      Descrição: O estudo visa identificar tecnologias e áreas do conhecimento de elevado impacto econômico, social e de capacitação para o Brasil nos próximos 10 anos, tendo o horizonte de 2015 como referência.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho - Coordenador / Claudenicio Reis Ferreira - Integrante / David Vieira - Integrante / Sonia Tilkian - Integrante. Financiador(es): Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações - Auxílio financeiro.
      Membro: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho.
    36. 2004-2004. Observatório de Estratégias para a Inovação - Módulo
      Descrição: Este projeto contava com diversos módulos. O módulo Organizações de Pesquisa procurou desenvolver uma metodologia para identificação de demandas de pesquisa e elaboração de pautas de pesquisa pro-ativas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho - Coordenador / Débora Luz Mello - Integrante. Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho.
    37. 2003-2005. Atividades Prospectivas em OGMs- CGEE
      Descrição: O objetivo central do projeto pautou-se na geração de informação qualificada sobre diversos assuntos relacionados à pesquisa, desenvolvimento, produção, distribuição, comercialização de organismos geneticamente modificados (OGMs) no Brasil. O Projeto foi estruturado a partir de um conjunto de estudos: no total, nove estudos compõem o trabalho em questão.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho - Coordenador / Rodrigo de Araújo Teixeira - Integrante / Marcio de Miranda Santos - Integrante. Financiador(es): Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações - Auxílio financeiro.
      Membro: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho.
    38. 2003-2005. Metodologia de Avaliação de Impactos de Programas Tecnológicos ? o Programa de Pesquisa em Saneamento Básico
      Descrição: O projeto teve como objetivo: (a) fornecer à FINEP uma avaliação do Prosab, com relação aos resultados alcançados e impactos verificados, e um conjunto de recomendações com vistas a gerar subsídios para a gestão do programa; (b) fornecer à FINEP, a partir desse estudo, um instrumental de avaliação de impactos de programas tecnológicos que possa ser aplicado a outros casos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho - Coordenador / José Maria Jardim da Silveira - Integrante / Maria Beatriz Machado Bonacelli - Integrante / Sonia Regina Paulino - Integrante / Mauro Zackiewicz - Integrante / André Furtado - Integrante / Adriana Bin - Integrante / Mirian Hasegawa - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho.
    39. 2003-2004. Organização Técnica e Econômica de Software Livre e Open Source (SL&OS) no Brasil - SOFTEX/MCT
      Descrição: Objetivo principal é realizar um primeiro levantamento das formas de organização técnica e econômica de Software Livre e Open Source no Brasil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho - Integrante / Rogério Veiga - Integrante / Ana Maria Carneiro - Integrante / Fernando Antonio Basile Colugnati - Integrante / Angela Maria Alves - Integrante / Giancarlo Nuti Stefanuto - Coordenador / Carolina Vaghetti Mattos - Integrante / José Eduardo De Lucca - Integrante. Financiador(es): Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações - Auxílio financeiro / Associação Para Promoção da Excelência do Software Brasileiro - Cooperação.
      Membro: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho.
    40. 2002-2007. Subsídios para implementação de Ações de monitoramento em Biotecnologia( 1a. Fase) e Aperfeiçoamento da Metodologia de Monitoramento para Subsidiar Ações em Ciência, Tecnologia e Inovação Vinculadas à Moderna Biotecnologia (2a. Fase)
      Descrição: Desenvolvimento de metodologia para auxiliar nos trabalhos de levantamento de informação, reflexão e implementação de políticas públicas nas áreas relacionadas à moderna biotecnologia no Brasil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho - Integrante / Maria Beatriz Machado Bonacelli - Coordenador / Mauro Zackiewicz - Integrante / Celso Luis Lage - Integrante / Ana Maria Carneiro - Integrante / Ana Serino de Rezende - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho.
    41. 2001-2001. Organização da Inovação e Cooperação Regional
      Descrição: Este projeto teve por objetivo desenvolver um protocolo metodológico para orientar a organização da inovação na agricultura do Cone Sul num âmbito de cooperação regional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho - Coordenador / Débora Luz Mello - Integrante. Financiador(es): Programa Cooperativo Para o Desenvolvimento Tecnológico Agropecuário - Auxílio financeiro.
      Membro: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho.
    42. 2000-2001. Redes para Formulação e Implantação de Políticas para Biotecnologia
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho - Coordenador / Débora Luz Mello - Integrante. Financiador(es): Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações - Auxílio financeiro.
      Membro: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho.
    43. 2000-2001. Indicadores de C,T&I em São Paulo
      Descrição: Este projeto teve por objetivo a coleta, tabulação e análise dos dados de gastos públicos em P&D. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho - Coordenador / Débora Luz Mello - Integrante.
      Membro: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho.
    44. 2000-2001. Capacitação em Inovação e Prospecção Tecnológica: Aspectos Conceituais e Aplicações
      Descrição: Este projeto contava com várias de linha de trabalho: elaboração de metodologia, estudos de prospecção e um estudo sobre inovação na área de saúde.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho - Coordenador / Rui Henrique Pereira Leite de Albuquerque - Integrante / Maria Beatriz Machado Bonacelli - Integrante / Débora Luz Mello - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho.
    45. 1999-2003. Políticas Públicas para a Inovação Tecnológica na Agricultura do Estado de São Paulo: Métodos para Avaliação de Impactos da Pesquisa
      Descrição: Desenvolvimento de metodologia de avaliação de impactos em quatro dimensões: econômica, social, ambiental e de capacitação, também conhecido como metodologia ESAC, e aplicação a dois programas tecnológicos do IAC (o Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar e Programa de Produção de Borbulhas e Mudas Sadias de Citros). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho - Integrante / Maria Beatriz Machado Bonacelli - Integrante / Sonia Regina Paulino - Integrante / Mauro Zackiewicz - Integrante / André Furtado - Coordenador / Adriana Bin - Integrante / Ana Maria Carneiro - Integrante. Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho.
      Descrição: Objetivo Geral O objetivo central deste Projeto de pesquisa é o de desenvolver, aplicar e difundir para as instituições de pesquisa e para os órgãos públicos que formulam políticas e financiam programas e projetos em ciência e tecnologia, uma metodologia apropriada para a avaliação de impactos econômicos, sociais, ambientais e de capacitação em C&T. Essa metodologia terá caráter geral de aplicação a programas tecnológicos, utilizando-se, para seu desenvolvimento e validação, de dois programas do Instituto Agronômico: um relativo à geração de variedades de cana-de-açúcar e outro relativo à produção de mudas sadias para a citricultura. Objetivos Específicos - desenvolver uma base conceitual geral para metodologias de avaliação de impactos de resultados da pesquisa; - desenvolver uma metodologia de avaliação que sirva como um instrumento para políticas públicas voltadas ao planejamento e à organização de atividades de ciência, tecnologia e inovação; - capacitar a equipe proponente e as equipes parceiras no uso de Métodos de Avaliação e Decisão Multicritério; - capacitar a equipe proponente e as equipes parceiras no uso de métodos existentes de avaliação de impactos nas dimensões econômica, social, ambiental e de criação de competências (dimensões ESAC); - capacitar as equipes parceiras no uso da metodologia que será desenvolvida; - elaborar um guia de avaliação multidimensional de programas tecnológicos; - consolidar a rede multidisciplinar e multi-institucional de profissionais ligados ao tema, iniciada com a realização do I e II Workshops na I Fase desse Projeto. Observação: a participação da pesquisadora neste projeto se encerrou em julho de 2001.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . Integrantes: Rosana Icassatti Corazza - Integrante / Claudenício Ferreira - Integrante / Sergio L M SallesFilho - Integrante / Maria Beatriz M Bonacelli - Integrante / André T Furtado - Coordenador / José Maria F J Silveira - Integrante / Maria Ester Dal Poz - Integrante / Solange Corder - Integrante / Sonia Tilkian - Integrante / Sonia Regina Paulino - Integrante / Débora Mello - Integrante / Mírian Hasegawa - Integrante / Mauro Zackiewicz - Integrante / Marilis Almeida - Integrante / Marcelo Valle - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Instituto Agronômico de Campinas - Cooperação / Instituto de Economia Agrícola - Cooperação / Universidade Estadual de Campinas - Cooperação / Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Cooperação / IBMEC Educacional S.A - Cooperação / Bureau d Économie Théorique Et Appliquée - Cooperação / Fundo de Defesa da Citricultura - Cooperação.
      Membro: Rosana Icassatti Corazza.
      Descrição: Desenvolvimento de uma metodologia de avaliação de programas tecnológicos nas dimensões econômica, social, ambiental e capacitação. Aplicação dessa metodologia em dois programas do Instituto Agronômico de Campinas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Andre Tosi Furtado - Integrante / Sergio Salles Filho - Coordenador / Mauro Zackievick - Integrante / Maria Beatriz Bonacelli - Integrante / Adriana Bin - Integrante / Mirian Hasegawa - Integrante / Sonia Paulino - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Andre Tosi Furtado.
    46. 1999-2002. Reforma do Estado e Reorganização das Instituições Públicas de Pesquisa no Brasil
      Descrição: O projeto teve como objetivo ampliar o conhecimento sobre as distintas dimensões dos processos contemporâneos da reforma do estado e da administração pública; avaliar as transformações institucionais das organizações de pesquisa no Brasil; identificar e qualificar as trajetórias institucionais em curso e oferecer subsídios para políticas organizacionais das instituições públicas de pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . Integrantes: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho - Coordenador / Rui Henrique Pereira Leite de Albuquerque - Integrante / Maria Beatriz Machado Bonacelli - Integrante / Débora Luz Mello - Integrante / Rosana Icassatti Corazza - Integrante / Sonia Regina Paulino - Integrante / Claudenicio Reis Ferreira - Integrante / Tamas Szmrecsanyi - Integrante / Solange Maria Corder - Integrante / Sergio Paulino de Carvalho - Integrante / Marcos Bruno - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho.
    47. 1998-1999. Definição de Prioridades de Pesquisa para o Centro Nacional de Pesquisas em Suínos e Aves, CNPSA/Embrapa
      Descrição: Definição de Prioridades de Pesquisa para o Centro Nacional de Pesquisas em Suínos e Aves, CNPSA/Embrapa, com aplicação de technology foresight.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho - Coordenador / Rui Henrique Pereira Leite de Albuquerque - Integrante / Maria Beatriz Machado Bonacelli - Integrante / Mauro Zackiewicz - Integrante. Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.
      Membro: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho.
    48. 1997-1998. Avaliação individual das Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária
      Descrição: Elaboração de um diagnóstico da situação atual das instituições estaduais de pesquisa agropecuária em 19 estados do país.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho - Coordenador / Débora Luz Mello - Integrante. Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.
      Membro: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho.
    49. 1996-1997. Determinantes das Reformas Institucionais, Novos Modelos Organizacionais e as Responsabilidades do SNPA - Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária
      Descrição: Este projeto propiciou a elaboração de um diagnóstico sobre os sistemas estaduais de pesquisa. Teve como desdobramento a realização de um detalhado estudo sobre cada uma das organizações estaduais de pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho - Coordenador / Débora Luz Mello - Integrante. Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.
      Membro: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho.
    50. 1995-1996. Reorganização do Instituto Agronômico de Campinas
      Descrição: Apoio à reorganização do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), com base em experiências internacionais recentes de reorganização de P&D, para adequação dos temas das pesquisas às necessidades sociais, introduzindo novas formas de gestão e, sobretudo, de financiamento, com vistas a aumentar sua autonomia e flexibilidade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho - Coordenador / Débora Luz Mello - Integrante / Rosana Icassatti Corazza - Integrante / Angela Kageyama - Integrante. Financiador(es): Instituto Agronômico de Campinas - Auxílio financeiro.
      Membro: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho.
    51. 1995-1996. Diagnóstico sobre Medicamentos a partir de Plantas Medicinais no Brasil
      Descrição: O Brasil, país dito de mega biodiversidade, pode contribuir para o desenvolvimento de novos medicamentos produzidos a partir de plantas. O grande problema consiste em saber que parcela deste esforço de desenvolvimento caberá aos cientistas e às empresas brasileiras. Este trabalho enfoca aspectos da P&D, da produção e de ações governamentais relacionadas ao desenvolvimento de medicamentos a partir de lantas medicinais. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho - Coordenador / Rosana Icassatti Corazza - Integrante / Sérgio Queiroz - Integrante / Nicolau E Heluy Neto - Integrante / Sergio Ferreira - Integrante / Lauro Barata - Integrante / Rheus Faria - Integrante.
      Membro: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho.
      Descrição: O Brasil, país dito de megabiodiversidade, pode contribuir para o desenvolvimento de novos medicamentos produzidos a partir de plantas. O grande problema consiste em saber que parcela deste esforço de desenvolvimento caberá aos cientistas e às empresas brasileiras. Este trabalho enfoca aspectos da P&D, da produção e de ações governamentais relacionadas ao desenvolvimento de medicamentos a partir de lantas medicinais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Rosana Icassatti Corazza - Integrante / Nicolau E Heluy Neto - Integrante / Sergio Ferreira - Coordenador / Lauro Barata - Integrante / Sergio Queiroz - Integrante / Sergio L M Salles Filho - Integrante / Rheus Faria - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Rosana Icassatti Corazza.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (128)
    1. 13th Globelics International Conference.Innovation in the Brazilian Bioethanol Sector: questioning leardership. 2015. (Outra).
    2. Avaliação do potencial competitivo do etanol 2G no Brasil. 2015. (Seminário).
    3. Informação e Conhecimento Socioeconômico para o Desenvolvimento Rural.. Tendências da agricultura e da política agrícola e o papel da informação. 2015. (Congresso).
    4. Workshop Demand-Side Policies for Innovation and Public Procurement for Innovation.Conclusion and next steps. 2015. (Outra).
    5. Workshop Science, Technology and Innovation Systems: Dynamics, Governance and Public Policy.Recent trends on STI policy and development: the experience of Brazil. 2015. (Outra).
    6. EU-SPRI Conference.The 'added value' of researchers: impacts of doctorate holders to economic development. 2014. (Outra).
    7. 22º International Conference on Management of Technology. 2013. (Outra).
    8. Fronteiras do Planejamento em Ciência, Tecnologia e Inovação.Fronteiras do Planejamento no P&D empresarial. 2013. (Outra).
    9. Manchester Forum on Data Science, Tech Mining and Innovation. 2013. (Outra).
    10. Social complexity, emergence and institutions. 2013. (Outra).
    11. SASE's 24ª Annual Conference. 2012. (Outra).
    12. VII Research Workshop "Institutions and Organizations". 2012. (Outra).
    13. Workshop "Industrial Innovation Dynamics: Challenging Industrializationn and Development. 2012. (Outra).
    14. XIV Congreso Latino-Iberoamericano de Gestión Tecnológica - ALTEC 2011. Aplicação do método quase-experimental para avaliação de resultados e impactos de programas de CT&I: um estudo a partir do Programa biota/Fapesp. 2011. (Congresso).
    15. XIV Congreso Latino-Iberoamericano de Gestión Tecnológica - ALTEC 2011. Organização da Pesquisa e Inovação: um estudo comparativo de instituições públicas de pesquisa agrícola. 2011. (Congresso).
    16. XIV Congreso Latino-Iberoamericano de Gestión Tecnológica - ALTEC 2011. Avaliação de programa de apoio à infraestrutura de ciência, tecnologia e inovação: o Equipamentos Multiusuários (EMU), da Fapesp. 2011. (Congresso).
    17. XIV Congreso Latino-Iberoamericano de Gestión Tecnológica - ALTEC 2011. Avaliação de impactos da Lei de Informática: uma análise da política industrial e de incentivo à inovação no setor de TICs brasileiro. 2011. (Congresso).
    18. XIV Congreso Latino-Iberoamericano de Gestión Tecnológica - ALTEC 2011. Difusão de Boas Práticas de Proteção e Transferência de Tecnologias no Brasil: a contribuição do Projeto InovaNIT. 2011. (Congresso).
    19. Simpósio Internacional Fronteiras da Avaliação.Fronteiras Metodológicas de Avaliação e C&T. 2010. (Simpósio).
    20. Fórum Permanente de Inovação: Inovação Tecnológica e Universidade.Inovação Tecnológica e Universidade: Novos Desafios. 2009. (Outra).
    21. Foro de Innovación de las Americas. 2008. (Outra).
    22. Launch meeting of the International Centre for South-South Cooperation in Science, Technology and Innovation (ISTIC).International Science, Technology and Innovation Centre for South-South Cooperation. 2008. (Outra).
    23. Workshop Nacional Agronogócio Brasileiro: Oportunidades e Desafios em Incubação de Empresas.Tranferência de Tecnologia: Licenciamento, Aspectos Legais e Experiências. 2007. (Outra).
    24. 34º Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública (SECOP).Políticas nacionais para o compartilhamento de componentes. 2006. (Seminário).
    25. Taller FORAGRO/IICA: Hacia la Cooperación y Global en Innovaciones Institucionales para la Investigación y la Innovación Tecnológica Agropecuaria.Políticas y estrategias regionales para el desarrollo de innovaciones institucionales en agricultura. 2006. (Outra).
    26. XIV Congresso interno de Iniciação Científica da UNICAMP. A estrutura de P&D e de apoio tecnológico do setor citrícola no estado de São Paulo: contribuição para análise da dinâmica de inovação do setor. 2006. (Congresso).
    27. 3º - Conferência Nacional de C&T&I.Palestrante na 3º - Conferência Nacional de C&T&I. 2005. (Outra).
    28. Preparación de proyectos de investigación y difusión de resultados en el ámbito del fondo regional de tecnología agropecuaria, FONTAGRO.Palestrante. 2005. (Seminário).
    29. Seminário Food Pack Innovations.Palestrante: Inovação: conceituação e função estratégica. 2005. (Seminário).
    30. seminário Internacional Prospecção em C,T&I perspectivas de integração Ibero-Americana.Debatedor no tema Prospecção em C,T&I: Estudos e Iniciativas no Brasil - Experiências em Prospecção no Geopi. 2005. (Seminário).
    31. XI seminario de gestión tecnológica - ALTEC 2005.Coordenadora de Mesa - Políticas públicas, organización industrial y desarollo tecnológico. 2005. (Seminário).
    32. XI seminario de gestión tecnológica - ALTEC 2005.Apresentação de trabalho - O impacto do software livre e de código aberto (SL/CA) nas condições de apropriabilidade na indústria de software brasileira. 2005. (Seminário).
    33. XI Seminario de gestión tecnológica - ALTEC 2005.Membro do Comitê de Coordenação e do Comitê Científico. 2005. (Seminário).
    34. XXIII Congresso Brasileiro de Microbiologia. Coordenador de Mesa: XXIII Congresso Brasileiro de Microbiologia. 2005. (Congresso).
    35. International Trade in GMOs: Trends and Capacity Building Needs.XI United Nations Conference on Trade and Development (UNCTAD XI). 2004. (Encontro).
    36. I Seminário de Radiologia Digital.Pesquisa e Governo: pesquisa na área de tecnologia em saúde. 2004. (Seminário).
    37. Programa de Comemoração dos 32 anos do IAPAR.Caminhos da pesquisa pública e da inovação. 2004. (Seminário).
    38. Reunión de Impactos de los Proyectos de Investigación.Reunión de Impactos de los Proyectos de Investigación. 2004. (Encontro).
    39. Seminário Políticas para a Inovação Tecnológica.Debatedor da mesa III - Fundos Setoriais: uma avaliação das estratégias de gestão e implementação.. 2004. (Seminário).
    40. Campinas Inova 2003.Campinas Inova 2003 - Conhecimento e Inovação - Trajetórias para o Futuro. 2003. (Outra).
    41. Curso sobre Financiamento de Projetos de Pesquisa.Curso sobre Financiamento de Projetos de Pesquisa. 2003. (Outra).
    42. Cyted Innova - Cyted y la Innovación en Iberoiamérica.Taller Cyted Innova - Cyted y la Innovación en Iberoiamérica. 2003. (Outra).
    43. Disciplina ministrada para o Curso de Graduação em Engenharia Mecânica.Palestra: Financiamento da Pesquisa, Desenvolvimento e inovação no Brasil. 2003. (Outra).
    44. Fórum Nacional de Coordenadores de Pós-Graduação em Saúde Coletiva.Debatedor do tema Fundo Setorial de Saúde e Ciência e Tecnologia em Saúde Coletiva.. 2003. (Outra).
    45. Novos Desafios do Agronegócio Brasileiro.Coordenador de Mesa. 2003. (Seminário).
    46. Produção do Conhecimento em Saúde.Produção do Conhecimento em Saúde. 2003. (Outra).
    47. Seminario INNRED de Gestión Tecnológica, Innovación y Competitividad.Seminario INNRED de Gestión Tecnológica, Innovación y Competitividad. 2003. (Seminário).
    48. 5º Congresso Nacional de Empresas Certificadas. Palestra sobre a Gestão Eficaz da Tecnologia como fator chave para o Sucesso das Empresas. 2002. (Congresso).
    49. Agricultura e Desenvolvimento Tecnológico: Buscando a Integração das Américas. Conferencista na III Reunião do FORAGRO. 2002. (Congresso).
    50. Aula para os analistas em C&T.Aula para os analistas em C&T - Inovação, Fomento e Políticas Públicas. 2002. (Outra).
    51. Campinas Inova.Interação Universidade-Empresa e suas Responsabilidades na Inovação Tecnológica - Política de Inovação Tecnológica e Fomento. 2002. (Seminário).
    52. FEPAGRO - 1º Seminário de Formação e Pesquisa Agropecuária : do Projeto à comunicação.Palestra - Política de Desenvolvimento Tecnológico do País. 2002. (Seminário).
    53. ICABR- Internacional Consottium on Agricultural Biotechnology Research. ICABR- Internacional Consottium on Agricultural Biotechnology Research. 2002. (Congresso).
    54. III Bienal de Pesquisa e I Mostra de Ensino da Fiocruz.Palestrante na Mesa Redonda Tradição e Inovação na Pesquisa. 2002. (Outra).
    55. III Reunión Internacional de FORAGRO Agricultura e Desarrollo Tecnológico.Hacia la Integración de las Américas. 2002. (Encontro).
    56. Inovação, Fomento e Políticas Públicas.Aula ministrada para os Analistas em C&T da ENAP - Inovação, Fomento e Políticas Públicas. 2002. (Outra).
    57. International Conference on Agriculture Biotechnology Research. New Policy instruments in Biotechnology in Brazil´s federal policy: present anda future. 2002. (Congresso).
    58. I Seminário de Formação em Pesquisa Agropecuária: do Projeto à Comunicação.I Seminário de Formação em Pesquisa Agropecuária: do Projeto à Comunicação. 2002. (Seminário).
    59. olicy Forum of Using Knowledge for Development.Policy Forum of Using Knowledge for Development. 2002. (Outra).
    60. Palestra para público interno Linha de Fomentos e Fundos Setoriais.Palestra para público interno Linha de Fomentos e Fundos Setoriais. 2002. (Outra).
    61. Seminário SOBER.Palestra sobre Fundos Setoriais. 2002. (Seminário).
    62. Seminário Tendências e Fronteiras do Desenvolvimento-Inovação, Pesquisa e Política Tecnológica.Estudos Prospectivos e a Organização de Sistemas de Inovação no Brasil. 2002. (Seminário).
    63. XXII Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica. Aportes da Economia Evolucionista e da Nova Economia Institucional na Constituição de Arranjos Institucionais de Pesquisa. 2002. (Congresso).
    64. XXII Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica. Os Fundos Setoriais e a Política Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação. 2002. (Congresso).
    65. XXII Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica.Gestão da Inovação Tecnológica nos Institutos de Pesquisa. 2002. (Simpósio).
    66. Conferêcia Naional de C&T&I.Conferêcia Naional de C&T&I. 2001. (Outra).
    67. Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.Desafios Institucionais - Palestra na Mesa de Indicadores, Prospecção e Avaliação do Sistema. 2001. (Outra).
    68. Conferência Regional de C&T&i.Conferência Regional de C&T&i. 2001. (Outra).
    69. Estratégias Empresariais e Inovações Institucionais.Seminário de Tese de Doutorado: Agricultura e Estrutura Agroindustriais. 2001. (Seminário).
    70. Fórum Inovação e Gestão Tecnológica nas Estratégias de Competitividade Nacional.Mudanças Organizacionais para Inovação. 2001. (Outra).
    71. Frutal. A Nova Política de Ciência, Tecnologia e Sociedade. 2001. (Congresso).
    72. III Congresso Anual de Desenvolvimento Global. III Congresso Anual de Desenvolvimento Global. 2001. (Congresso).
    73. II Seminário Brasileiro da Nova Economia Institucional.Uma proposta teórico-analítica para o estudo de instituições públicas de pesquisa. 2001. (Seminário).
    74. Importância Econômica das Atividades Protegidas por Direitos Autorais dos Páises do Mercosul e Chile.Importância Econômica das Atividades Protegidas por Direitos Autorais dos Páises do Mercosul e Chile. 2001. (Seminário).
    75. Mecnismos de Financiamento de Ciências e Tecnologia.Novos Conhecimentos e Novas Capacidades para Inserção Econõmica da Agricultura Familiar. 2001. (Seminário).
    76. Mudanças Organizacionais para Inovação.Participaçaõ da Mesa Redonda no Fórun Inovação e Gestão Tecnológica nas Estratégias de Competitividade Nacional. 2001. (Outra).
    77. Política Científica e Tecnológica no Brasil.A Operação dos Fundos Setoriais. 2001. (Outra).
    78. Política de Desenvolvimento Tecnológico - Rumo da Política de C&T no Brasil. Painelista no Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia. 2001. (Congresso).
    79. Principais Instrumentos de Política Tecnológica.Principais Instrumentos de Política Tecnológica. 2001. (Outra).
    80. PROCITROPICOS.Workshop sobre Prioridades Regionais de Pesquisa Agropecuária nos Trópicos Sul-americanos. 2001. (Outra).
    81. Projeto Prospectar.Reunião de Avaliação e Coordenação. 2001. (Seminário).
    82. Seminário sobre Gestão da Propriedade Intelectual em Universidades, Centros de Pesquisa e Empresas no Âmbito dos Países do Mercosul.Seminário sobre Gestão da Propriedade Intelectual em Universidades, Centros de Pesquisa e Empresas no Âmbito dos Países do Mercosul. 2001. (Seminário).
    83. Seminário Taller Internacional Proyecto Global.Palestra sobre Reorganização da Pesquisa Agrícola nos Países do Mercosul. 2001. (Seminário).
    84. Workshop Institucional Economics.Workshop Institucional Economics. 2001. (Outra).
    85. Areas de innovación y cmabios institucionales para el desasrrollo tecnológico agroalimentario y agroindustrial del Mercosur Ampliado.Proyecto Global. 2000. (Seminário).
    86. Estudos Prospetivos em Ciência e Tecnologia: experiências internacionais.Estudos Prospetivos em Ciência e Tecnologia: experiências internacionais. 2000. (Outra).
    87. FORAGRO México 2000 Agricultura con Conociminetos.Alianzas y Fortalecimiento Institucional para la Innovación Tecnológica. 2000. (Outra).
    88. II Workshop sobre políticas Públicas para a Inovação Tecnológica na Agricultura do Estado de São Paulo.Métodos para avaliação de Impactos da Pesquisa. 2000. (Outra).
    89. Paper apresentado no ESOCITE.Gargalos Tecnológicos e Cadeias Produtiva e Inovativa da Citricultura no Brasil. 2000. (Outra).
    90. Seminário Institucional Fiocruz presente e futuro.Gestão da Fiocruz, no contexto da Gestão de Ciência e Tecnologia. 2000. (Seminário).
    91. Strengthening Partnership in Agricultural Research for Development in the context of Globalization. Global Forun on Agricultural. 2000. (Congresso).
    92. The RIO 2000 THIRD TRIPLE HELIX INTERNATIONAL CONFERENCE.Reorganizing Reserach and Innovation Activities: Some Theoretical and Empirical Findings. 2000. (Outra).
    93. Third Triple Helix International Conference. Institucioinal Trajectories of Public Research Institutes: A Proposal of Theoretical Interpretation. 2000. (Congresso).
    94. XXI Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica. Formação Profissional em Ciências Agrárias - Agenda curricular no Marco dos Processos de Integração, Competitividade e Inovação. 2000. (Congresso).
    95. XXI Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica.Dimensões de análise para o Estudo de transformações institucionais. 2000. (Simpósio).
    96. Cadeias Produtivas na Agropecuária e a Interação com a Pesquisa Científica.Cadeias Produtivas na Agropecuária e a Interação com a Pesquisa Científica. 1999. (Outra).
    97. Programa de Ensino e Pesquisa em Reforma do Estado CPDA/UFRRJ: Resultados e Reflexões.Programa de Ensino e Pesquisa em Reforma do Estado CPDA/UFRRJ: Resultados e Reflexões. 1999. (Seminário).
    98. Reunião Técnica com os empregados da Embrapa Informática Agropecuária.Reunião Técnica com os empregados da Embrapa Informática Agropecuária. 1999. (Outra).
    99. Seminário de Revitalização da Pesquisa Agropecuária Estadual.Seminário de Revitalização da Pesquisa Agropecuária Estadual. 1999. (Seminário).
    100. XI Seminário do Departamento de Economia Rural.Reorganização Institucional como um Processo de Modernização das Relações entre os Agentes da Inovação. 1999. (Outra).
    101. 10th Annual Conference on Socio-Economics. Contributions to the study of reorganization processes of public research institutes. 1998. (Congresso).
    102. 2nd International Conference on Technology Policy and Innovation. Institutional Reorganization as a process of modernizing relations between agents of innovation. 1998. (Congresso).
    103. A Reorganização Institucional da Pesquisa Agrícola.Seminário ao curso LES800 Seminários em Economia Aplicada. 1998. (Seminário).
    104. Conferência em busca de prioridades do agronegócio no Piauí.Conferência em busca de prioridades do agronegócio no Piauí. 1998. (Outra).
    105. ESOCITE 98. Empresas Especializadas e redes de inovação do desenvolvimento da moderna biotecnologia. 1998. (Congresso).
    106. ESOCITE 98.Cooperação de Pesquisa e Formação de redes numa abordagem multidisciplinar. 1998. (Outra).
    107. O Papel dos Setores Públicos e Privado na Pesquisa Agropecuária.O Papel dos Setores Públicos e Privado na Pesquisa Agropecuária. 1998. (Outra).
    108. Seminário Internacional: Sociedade e Reforma do Estado.Seminário Internacional: Sociedade e Reforma do Estado. 1998. (Seminário).
    109. Seminario sobre Competitividade na Indústria de Alimentos. Globalização e Competitividade na Indústria de Alimentos no Brasil. 1998. (Congresso).
    110. XX Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica.Processo Inovativo e Reorganização de Institutos Públicos de Pesquisa. 1998. (Seminário).
    111. Conférence Internationale "Savoir, Économie et Société". La complexité de la connaissance et le partage des couts dans la biotechnologie - quelques cas de firmes brésiliennes et françaises. 1997. (Congresso).
    112. Colóqui Internacional Aprendizaje Tecnológico, Innovación y Política Industrial: Experiencias Nacionales e Internacionales.Las nuevas empresas de biotecnologia y las condiciones competitivas de los mercados: aluganos ejemplos de Francia y Brasil. 1996. (Outra).
    113. Encontro Nacional de Economia - ANPEC.As especificidades no processo de mudança tecnológica: uma análise aplicada ao caso da biotecnologia. 1996. (Encontro).
    114. Seminário Biotecnologia, proteção e regulamentação.Notas sobre a evolução da biotecnologia e a influência da regulamentação. 1995. (Seminário).
    115. Estudos de Política Agrícola.O Processo de regulamentação da biotecnologia: as inovações na agricultura e na produção agroalimentar. 1994. (Outra).
    116. Les Sciences Hors d´Occident au XXème Siècle.Capacité Technologique et Investissements Privés dans la Biotechnologie Agricole au Brésil. 1994. (Outra).
    117. XIII World Congress of Sociology. The Changing Technological Dynamics in Agro-Food: The Intriduction of the New Biotechnologies in Brazil. 1994. (Congresso).
    118. XVII Simpósio de Gestão da Capacitação Tecnológica.Determinantes da evolução da biotecnologia nos anos 90: a cooperação empresarial. 1994. (Simpósio).
    119. Séminaire Innovation et Societés.Constitution et transformation de la dynamique de l'innovation dans l'agriculture: evolution et perspectives pour les pays moins developpes. 1993. (Seminário).
    120. Palestra ministrada no Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética / UNICAMP. Perspectivas da moderna biotecnologia no padrão tecnológico da agricultura. 1992. (Congresso).
    121. Reunion de Expertos sobre Biotecnologia.Reunion de Expertos sobre Biotecnologia. 1991. (Encontro).
    122. VII Seminario Latinoamericano y del Caribe de Ciencia y Tecnologia de Alimentos.Oportunidades y Necesidades de la Integración de Esfuerzos Latinoamericanos y del Caribe en Biotecnología Alimentaria. 1990. (Seminário).
    123. Perspectivas e Impactos Generales de las Agro-biotecnologias en América Latina y Caribe y sus Implicaciones políticas y estratégicas.Perspectivas e Impactos Generales de las Agro-biotecnologias en América Latina y Caribe y sus Implicaciones políticas y estratégicas. 1989. (Encontro).
    124. A nova articulação da economia mundial e as opções para o Brasil: estratégia industrial e modernização tecnológica.Biotecnologia: conceituação e evolução recente. 1988. (Outra).
    125. I Semana sobre a Pesquisa Agropecuária.Biotecnologia na Agricultura. 1987. (Outra).
    126. Seminário Biotecnologia Desenvolvimento Nacional.Biotecnologia e alimentação. 1986. (Seminário).
    127. Curso sobre controle químico, físico e biológico da digestão anaeróbica.Pesquisas realizadas com biodigestão anaeróbica no UNESP. 1984. (Outra).
    128. Curso de Extensão Universitária: Biogás, obtenção e aplicações.A utilização da biodigestão no tratamento de resíduos agroindustriais. 1982. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (11)
    1. BIN, A ; SALLES-FILHO, S. L. M. ; CARNEIRO, A. M. ; TILKIAN, S. ; HERIG, T. S. ; MASSAGUER, P. ; CAPANEMA, L. M.. Workshop Science, Technology and Innovation Systems: Dynamics, Governance and Public Policy. 2015. Outro
    2. SALLES-FILHO, S. L. M.; TILKIAN, S. ; BIN, A ; CARNEIRO, A. M. ; ZEITOUM, C. ; CAMPOS, F. R. ; CASTRO, P. F. D. ; HERIG, T. S.. Seminário Fronteiras da Gestão em Ciência, Tecnologia e Inovação. 2015. Outro
    3. SALLES-FILHO, S. L. M.. Para além das fronteiras do conhecimento: as ciências humanas e sociais como campo interdisciplinar. 2013. (Outro).. . 0.
    4. CARNEIRO, A. M. ; BIN, A. ; SALLES-FILHO, S. L. M. ; JOPPERT, M. ; GUSSI, A. ; OLIVEIRA, B. R. ; GABAI, B. ; SANTOS, R. ; FORTUNATO, T. ; CHIANCA, T. ; TILKIAN, S. ; DOMINGUES, D. G. ; VELEZ, M. I. ; MASSAGUER, P. ; MONTAGNER, S. C. ; HERIG, T. S.. V Seminário da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação. 2013. Outro
    5. SALLES-FILHO, S. L. M.; BIN, A. ; CARNEIRO, A. M.. Fronteiras do Planejamento em Ciência, Tecnologia e Inovação. 2013. Outro
    6. SALLES-FILHO, S. L. M.. Avaliação da Sustentabilidade: novos desafios para a integração das dimensões social, ambiental e econômica. 2012. (Outro).. . 0.
    7. SALLES-FILHO, S. L. M.; BIN, A. ; CARNEIRO, A. M.. Fórum Permanente e Interdisciplinar de Conhecimento e Tecnologia da Informação - Avaliação Continuada de Educação Superior e CT&I. 2011. Outro
    8. SALLES-FILHO, S. L. M.; BIN, A. ; BONACELLI, M. B. M. ; CARNEIRO, A. M. ; TILKIAN, S. ; VAZZOLER, L. F. R. ; TIGANI, K. L. ; ZEITOUM, C. ; MATTOS, C. V. ; CAPANEMA BEZERRA, L. M. ; GIANONI, C. ; VELEZ, M. I.. Simpósio Internacional Fronteiras da Avaliação. 2010. Outro
    9. SALLES-FILHO, S. L. M.. Workshop - Análise Prospectiva da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios. 2007. (Outro).. . 0.
    10. SALLES-FILHO, S. L. M.. Workshop - Prospecção de Demandas Científicas e Tecnológicas para o Desenvolvimento do Agronegócio do Vale do Paraíba. 2006. (Outro).. . 0.
    11. SALLES-FILHO, S. L. M.; TILKIAN, S. ; CASTRO, P. F. D. ; VIEIRA, D. ; RIO, C. T.. Workshop - Painel Metodológico - Projeto de Avaliação Fapesp. 2006. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (3)
    • Sergio Luiz Monteiro Salles Filho ⇔ Maria Beatriz Machado Bonacelli (54.0)
      1. Salles-Filho, Sergio ; Bonacelli, Maria Beatriz ; Carneiro, Ana Maria ; De Castro, Paula F Drummond ; Santos, Fernando Oliveira. Evaluation of ST. Research Evaluation (Print). v. 20, p. 157-169, issn: 0958-2029, 2011. Qualis: A1
      2. SALLES-FILHO, S. L. M. ; BONACELLI, M. B. M.. Trends in the organization of public research organizations: lessons from the Brazilian case. Science & Public Policy (Print). v. 37, p. 193-204, issn: 0302-3427, 2010. Qualis: A1
      3. Fuck, Marcos Paulo ; Salles-Filho, Sergio ; de Carvalho, Sergio Paulino ; Bonacelli, Maria Beatriz M. Intellectual property protection, plant breeding and seed markets: a comparative analysis of Brazil and Argentina. International Journal of Technology Management & Sustainable Development. v. 7, p. 223-235, issn: 1474-2748, 2008. Qualis: B2
      4. CARVALHO, S. P. ; SALLES-FILHO, S. ; Buainain, Antonio Marcio ; BONACELLI, M. B. M. ; FUCK, Marcos Paulo. Politícas de propriedade intelectual em medicamentos: uma visão do início da década de 2000. RECIIS. Revista eletrônica de comunicação, informação & inovação em saúde (Edição em português. Online). v. 2, p. 81-88, issn: 1981-6278, 2008.Qualis: A3
      5. SALLES-FILHO, S. L. M.; BONACELLI, M. B. M.. Em busca de um novo modelo para as organizações públicas de pesquisa no Brasil. Ciência e Cultura (SBPC). v. 59, p. 28-32, issn: 0009-6725, 2007.Qualis: A1
      6. ZACKIEWICZ, M ; BONACELLI, M B M ; SALLES-FILHO, S. L. M.. Estudos prospectivos e a organização de sistemas de inovação no Brasil. São Paulo em Perspectiva. v. 19, n. 1, p. 115-121, issn: 0102-8839, 2005.Qualis: Não identificado (SÃO PAULO EM PERSPECTIVA)
      7. BONACELLI, M B M ; SALLES-FILHO, S. L. M.. Trajetórias e agendas para os institutos e centros de pesquisa no Brasil. Parcerias Estratégicas (Impresso). v. 20, n. junho, p. 1485-1514, issn: 1413-9375, 2005.Qualis: B4
      8. BONACELLI, M. B. M.; SALLES FILHO, S L M. Biotecnologia transforma bases da pesquisa agrícola. ComCiência (UNICAMP). v. 2003, p. ----, issn: 1519-7654, 2003.Qualis: B2
      9. BONACELLI, M. B. M. ; SALLES-FILHO, S. L. M. ; MELLO, D. L.. Metodologia para o Estudo da Reorganização Institucional da Pesquisa Pública: o Índice de Modernização Institucional. Revista Parcerias Estratégicas. v. 1, n. 9, p. 86-108, 2000.Qualis: Não identificado (REVISTA PARCERIAS ESTRATÉGICAS)
      10. BONACELLI, M. B. M. ; SALLES-FILHO, S. L. M.. Estratégias de inovação no desenvolvimento da moderna biotechnologia. Cadernos Adenauer. v. 8, p. 29-37, 2000.Qualis: A3
      11. BONACELLI, M. B. M. ; SALLES-FILHO, S. L. M. ; MELLO, D. L.. El processo innovador y la reorganización de los institutos públicos de investigación. Revista de Economia y Empresa. v. XII, n. 34, p. 77-92, 1999.Qualis: Não identificado (REVISTA DE ECONOMIA Y EMPRESA)
      12. BONACELLI, M. B. M. ; SALLES-FILHO, S. L. M.. The New Biotechnology Companies And The Competitive Conditions Of The Markets: Some Examples In France And Brazil.. Science Technology and Society. v. 3, n. 1, p. 207-225, 1998.Qualis: A2 (SCIENCE, TECHNOLOGY AND SOCIETY)
      13. SALLES-FILHO, S. L. M. ; BONACELLI, M. B. M. ; MELLO, D. L.. Institutos públicos de investigación. Revista de Economia y Empresa. v. XII, p. 77-91, issn: 0213-2834, 1998.Qualis: Não identificado (REVISTA DE ECONOMIA Y EMPRESA)
      14. SALLES-FILHO, S. L. M.; SILVEIRA, J. M. J. ; BONACELLI, M. B. M. ; OLALDE, R.. Estratégias Empresariais Em Agro-Biotecnologias No Brasil: Um Estudo de Casos Relevantes. Revista de Economia e Sociologia Rural. v. 30, n. 3, p. 203-224, issn: 0103-2003, 1992.Qualis: A1
      15. SALLES-FILHO, S. L. M. ; ALBUQUERQUE, Rui ; CORDER, Solange Maria ; BONACELLI, M. B. M. ; SZMRECSÁNYI, Tamás ; FERREIRA, Claudenício ; MELLO, D. ; CARVALHO, Sérgio Paulino de ; PAULINO, S. ; CORAZZA, R. I.. Ciência, Tecnologia e Inovação: a reorganização da pesquisa pública no Brasil. Campinas: Komedi. 1 ed. Ciência, Tecnologia e Inovação: a reorganização da pesquisa pública no Brasil. Campinas: Komedi, 2000. v. 1, p. 416.
      16. SALLES-FILHO, S. ; BONACELLI, M. B. M. ; ZACKIEWICZ, M. ; PETRONI, R. ; VEIGA, R. ; ARARIPE, F. ; VIEIRA, D.. Estudo Prospectivo do Setor Aeronáutico. Em: Guilherme Castanho Franco Montoro; Marcio Nobre Migon. (Org.). Cadeia Produtiva Aeronáutica Brasileira: Oportunidades e Desafios. : Editora BNDES. 2009.v. 1, p. 197-394.
      17. SALLES-FILHO, S. L. M.; BONACELLI, M. B. M. ; MELLO, D. L. ; FERREIRA, C. R.. Dispêndios Públicos de P&D no Estado de São Paulo. Em: Sandra Brisolla; Ruy Quadros de Carvalho; Francisco Landi. (Org.). Indicadores de CT&I em São Paulo - 2001. São Paulo. : FAPESP. 2002.p. 5-16.
      18. SALLES-FILHO, S. L. M.; SILVEIRA, J. M. J. ; BONACELLI, M. B. M.. Gargalos Tecnológicos e cadeias produtiva e inovativa da citricultura no Brasil. Em: Renato Dagnino; Herman Thomas. (Org.). Um panorama dos estudos sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade na América Latina - homenagem a Amilcar Herrera. Rio de Janeiro. : Cabral Editora e Livraria Universitária. 2002.p. 123-138.
      19. SALLES-FILHO, S. L. M.; MELLO, D. L. ; BONACELLI, M. B. M.. Reorganização Institucional como um processo de modernização das relações entre os agentes de inovação. Em: GOMES, M. F. M; COSTA, F. A.. (Org.). (Des)Equilíbrio Econômico e Agronegócio. 1ed.Viçosa. : DER/UDV. 1999.p. 207-221.
      20. SALLES-FILHO, S. L. M.; BONACELLI, M. B. M.. Capacité Technologique Et Investissemens Privés Dans La Biotechnologie Agricole Au Brésil. Em: Waast, R.. (Org.). Les Sciences hors d'occident au XXème Siècle.. 1ed.Paris. : ORSTOM EDITIONS - Nature Environnement. 1995.v. 3, p. 299-317.
      21. SALLES FILHO, S L M ; BONACELLI, M. B. M.. Uma Agenda para a Promoção da Inovação. Jornal da Unicamp, Campinas, , v. 299, p. 2-2, 29 ago. 2005.
      22. SALLES FILHO, S L M ; BONACELLI, M. B. M.. Biotecnologia transforma as bases da pesquisa agrícola. Revista eletrônica ComCiência, Campinas, p. 1-1, 10 out. 2003.
      23. Toledo, P. M. ; Lotufo, R. ; SALLES FILHO, S L M ; BONACELLI, M. B.. Difusão de Boas Práticas de Proteção e Transferência de Tecnologias no Brasil: a contribuição do Projeto InovaNIT. Em: XIV Congreso Latino-Iberoamericano de Gestión Tecnológica - ALTEC 2011, 2011.
      24. SALLES-FILHO, S. ; BONACELLI, M. B. M. ; ZACKIEWICZ, M. ; CASTRO, P. F. D.. Development and Application of a Methodology for Evaluating S,T&I Programmes: the Decomposition Method. Em: Workshop Internacional sobre Inovações Metodológicas na Avaliação do Impacto da Pesquisa Agropecuária, p. 1-14, 2008.
      25. BONACELLI, M. B. M.; SALLES FILHO, S L M. Global Trends in the Organization of Public Research Institutions: Lesson from the Brazilian Case. Em: 19th Annual meeting on socio-econmics. Changing politica economies: Macro trends and micro experiments, 2007.
      26. SALLES-FILHO, S. L. M.; BONACELLI, M. B. M. ; OLIVEIRA, F. A. ; ARRUDA, F.. Relação Universidade-Empresa: a experiência do programa PITE da Fapesp no fomento ao desenvolvimento de pesquisas compartilhadas. Em: XII Seminario Latino-Iberoamericano de Gestión Tecnológica - ALTEC 2007, v. 1, p. 1-6, 2007.
      27. SALLES-FILHO, S. L. M.; BONACELLI, M. B. M. ; ZACKIEWICZ, M. ; CASTRO, P. F. D. ; BIN, A.. Desenvolvimento e Aplicação de Metodologia de Avaliação de Programas de Fomento a C,T&I: o Método de Decomposição. Em: XII Seminario Latino-Iberoamericano de Gestión Tecnológica - ALTEC 2007, v. 1, p. 2-6, 2007.
      28. SALLES-FILHO, S. L. M.; VALLE, M. ; BONACELLI, M. B. M.. Os Fundos Setoriais e a Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Em: XXII Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica, 2002.
      29. SALLES FILHO, S L M ; ZACKIEWICZ, M. ; BONACELLI, M. B. M.. Estudos Prospectivos e a Organização de Sistemas de Inovação no Brasil. Em: Workshop Frontiers and Trends: Frontiers of Innovation Research and Policy, 2002.
      30. SALLES FILHO, S L M ; BONACELLI, M. B. M. ; MELLO, D L. Uma proposta teórico-analítica para o Estudo de Instituições Públicas de pesquisa. Em: II Seminário Brasileiro da Nova Economia Institucional, 2001.
      31. SALLES-FILHO, S. L. M.; BONACELLI, M. B. M. ; MELLO, D. L. ; FERREIRA, C. R.. Dimensões de análise para o estudo de transformações institucionais. Em: XXI Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica, 2000.
      32. SALLES-FILHO, S. L. M.; BONACELLI, M. B. M. ; ZACKIEWICZ, M.. Formação profissional em ciências agrárias - agenda curricular no marco nos processos de integração, competitividade e inovação. Em: XXI Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica, 2000.
      33. SALLES-FILHO, S. L. M.; MELLO, D. L. ; BONACELLI, M. B. M.. Instituctional reorganization as a process of modernizing relations betwee agents of innovation. Em: 2nd International Conference on Technology Policy and Innovation, p. 256-263, 1998.
      34. SALLES-FILHO, S. L. M.; MELLO, D. L. ; BONACELLI, M. B. M.. Processo Inovativo e Reorganização de Institutos Públicos de Pesquisa. Em: XX Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica, 1998.
      35. SALLES-FILHO, S. L. M.; BONACELLI, M. B. M.. As Especificidades No Processo de Mudança Tecnológica: Uma Análise Aplicada Ao Caso da Biotecnologia. Em: Encontro Nacional de Economia - ANPEC, v. 1, p. 442-461, 1996.
      36. SALLES-FILHO, S. L. M.; FUCK, M. P. ; BONACELLI, M. B. M. ; CARVALHO, S. M. P.. Institutions, Technological Learning and Agricultural Research: Comments on the Public-Private Linkages Developed by Embrapa and INTA. Em: 12th International Schumpeter Conference Society, 2008, Rio de Janeiro. 12th International Schumpeter Conference Society, v. 1, p. 1-2, 2008.
      37. SALLES-FILHO, S. L. M.; SILVEIRA, J. M. J. ; BONACELLI, M. B. M.. Gargalos tecnológicos e cadeiais produtiva e inovativa da citricultura no Brasil. Em: Jornadas Latino-Americanas de Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia, 2000, Campinas. Cadernos de Resumos, p. 115-116, 2000.
      38. SALLES-FILHO, S. L. M.; BONACELLI, M. B. M.. Technical competitive dynamics and innovative networks: na analysis if the interactions in brazilian citriculture. Em: 4th. International Conference of Technology Policy and Innovation, 2000, Curitiba. Book of Abstracts, p. 223-223, 2000.
      39. SALLES-FILHO, S. L. M.; POSSAS, M. L. ; BONACELLI, M. B. M. ; MELLO, D. L. ; FERREIRA, C. R.. Institutional trajectories of public research institutes: a proposal of theoritical interpretation. Em: Third Triple Helix International Conference, 2000, Rio de Janeiro. Book of Abstracts, p. 33-33, 2000.
      40. SALLES-FILHO, S. L. M.; BONACELLI, M. B. M.. Empresas Especializadas e redes de inovação no desenvolvimento da moderna biotecnologia. Em: ESOCITE 98, 1998, México. Anais do ESOCITE 98, 1998.
      41. SALLES FILHO, S L M ; BONACELLI, M. B. M. ; FURTADO, A. T. ; CASTRO, P. F. D. ; ARRUDA, F. ; OLIVEIRA, F. A. ; TEIXEIRA, R. A. ; DIAS, J. M. ; VIEIRA, D. ; RIO, C. T.. Avaliação Programas Tecnológicos da FAPESP. 2007.
      42. SALLES FILHO, S L M ; ALBUQUERQUE, R. H. P. L. ; BONACELLI, M. B. M. ; BIN, A. ; MENDES, P. J. V. ; PETRONI, R. ; VIEIRA, D.. Planejamento Estratégico do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE. 2007.
      43. SALLES FILHO, S L M ; ALBUQUERQUE, R. H. P. L. ; BONACELLI, M. B. M.. Subsídios para o planejamento institucional da Agência Paulista de Tecnologia Agrícola do Estado de São Paulo. 2006.
      44. SALLES-FILHO, S.; BONACELLI, M. B. M. ; CORDER, S. M. ; FERREIRA, C. R.. Novas Trajetórias de Gestão de Institutos e Centros de Pesquisa. 2005.
      45. SALLES FILHO, S L M ; BONACELLI, M. B. M. ; MELLO, D L ; ZACKIEWICKZ, M.. Redes para a Formulação e Implantação de Políticas para a Biotecnologia. 2001.
      46. SALLES FILHO, S L M ; BONACELLI, M. B. M. ; MELLO, D L ; FERREIRA, C.. Dispêndios Públicos em P&D no Estado de São Paulo. 2001.
      47. SALLES FILHO, S L M ; BONACELLI, M. B. M. ; ZACKIEWICZ, M.. Desafios Tecnológicos para a Agricultura na América Latina e Caribe. 2000.
      48. SALLES FILHO, S L M ; BONACELLI, M. B. M. ; ZACKIEWICZ, M.. Formação Profissional em Ciências Agrárias - Agenda curricular no marco dops processos de integração, competitividade e inovação. 1999.
      49. SALLES FILHO, S L M ; ALBUQUERQUE, R. H. P. L. ; BONACELLI, M. B. M. ; ZACKIEWICZ, M. ; KAGEYAMA, A.. Priorização da pesquisa do Centro Nacional de Pesquisa em Suínos e Aves - CNPSA/EMBRAPA. 1999.
      50. ALBUQUERQUE, R. H. P. L. ; SALLES FILHO, S L M ; BONACELLI, M. B. M. ; MELLO, D L. Avaliação Individual das Organizações Estaduais de Pesquisa Agrícola. 1998.
      51. SALLES-FILHO, S. L. M.; FONSECA, M. G. D. ; BONACELLI, M. B. M.. O Desenvolvimento da Biotecnologia no Brasil: trajetórias tecnológicas e organização institucional. 1998.
      52. FURTADO, A. T. ; SALLES FILHO, S L M ; BONACELLI, M. B. M. ; OUTROS. Capacitação Tecnológica, Política Industrial e Competitividade: Uma abordagem setorial e por empresas líderes. 1991.
      53. SILVEIRA, J. M. ; SALLES FILHO, S L M ; BONACELLI, M. B. M.. Inovações biotecnológicas e a indústria de sementes. 1990.
      54. SALLES FILHO, S L M ; BONACELLI, M. B. M. ; BIANCHI, V Del. Biotecnologia e Produção de Alimentos. 1987.

    • Sergio Luiz Monteiro Salles Filho ⇔ Rosana Icassatti Corazza (13.0)
      1. CORAZZA, R. I.; SALLES FILHO, Sergio L Monteiro. Vinasse treatment in Brazil from 1970s to 1990s: a lock-in case study into the ethanol agroindustry. Análise Econômica (UFRGS). v. 32, p. 177-198, issn: 0102-9924, 2014. Qualis: A3
      2. SALLES-FILHO, S. L. M. ; ALBUQUERQUE, Rui ; CORDER, Solange Maria ; BONACELLI, M. B. M. ; SZMRECSÁNYI, Tamás ; FERREIRA, Claudenício ; MELLO, D. ; CARVALHO, Sérgio Paulino de ; PAULINO, S. ; CORAZZA, R. I.. Ciência, Tecnologia e Inovação: a reorganização da pesquisa pública no Brasil. Campinas: Komedi. 1 ed. Ciência, Tecnologia e Inovação: a reorganização da pesquisa pública no Brasil. Campinas: Komedi, 2000. v. 1, p. 416.
      3. CORAZZA, R. I.; FERREIRA, Sérgio H ; BARATA, Lauro e S ; SALLES FILHO, Sergio L Monteiro ; QUEIROZ, Sérgio R R ; HELUY NETO, Nicolau e ; FARIAS, Reus C. Medicamentos a partir de plantas medicinais no Brasil. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Ciências. 1 ed. Medicamentos a partir de plantas medicinais no Brasil. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Ciências, 1998. v. 1, p. 132.
      4. CORAZZA, R. I.; SALLES FILHO, Sergio L Monteiro. Innovación Tecnológica y Demandas Ambientales: algunas anotaciones sobre el caso de la industria brasileña de papel y celulosa. Em: Colóquio Internacional Aprendizagem Tecnologica, 1996.
      5. SALLES-FILHO, S. L. M. ; STEFANUTO, G. ; CORAZZA, R. I.. Inovação para a Sustentabilidade: fundamentos teóricos (J. S. Mill e N. Georgescu-Roegen). 2010. Apresentação de Trabalho/Seminário
      6. SALLES FILHO, Sergio L Monteiro ; ALBUQUERQUE, Rui ; SZMRECSÁNYI, Tamás ; BONACELLI, Maria Beatriz Machado ; PAULINO, S. ; BRUNO, Marcos ; MELLO, Débora Luz de ; CARVALHO, S. ; CORDER, Solange ; CORAZZA, R. I.. A Reorganização da Pesquisa Pública no Brasil. 2000.
      7. SALLES FILHO, Sergio L Monteiro ; KAGEYAMA, A. ; MELLO, Débora Luz de ; RABELLO, F. ; RAMOS FILHO, L. O. ; MELLO, M. T. L. ; ALBUQUERQUE, Rui ; SZMRECSÁNYI, Tamás ; CORAZZA, R. I.. Reforma Institucional do Instituto Agronômico de Campinas - IAC. 1997.
      8. BONACELLI, M. B. M. ; SALLES-FILHO, S. L. M. ; CORAZZA, R. I. ; RIO, Carolina. Radiografia da Pesquisa e Inovação em Doenças Endêmicas - Vol. I e II. 2010. Relatório de pesquisa
      9. BONACELLI, M. B. M. ; SALLES-FILHO, S. L. M. ; CORAZZA, R. I. ; RIO, Carolina. Diretrizes para o Modelo de Gestão da Pesquisa e da Inovação na Sucen. 2010. Relatório de pesquisa
      10. BONACELLI, M. B. M. ; SALLES-FILHO, S. L. M. ; CORAZZA, R. I. ; RIO, Carolina. Instituições de Pesquisa e os Desafios do Século XXI - Muito Além da Excelência Científica. 2010. Artigo em Informativo Técnico-Científico
      11. SALLES-FILHO, S. L. M. ; ALBUQUERQUE, R. ; BONACELLI, M. B. M. ; CORDER, Solange ; PAULINO, S. R. ; MELLO, D. ; FERREIRA, Claudenício ; SZMRECSÁNYI, Tamás ; CARVALHO, Sérgio Paulino de ; KAGEYAMA, A. ; CORAZZA, R. I.. Reforma do Estado e Reorganização das Instituições Públicas de Pesquisa no Brasil. 2000. Relatório de pesquisa
      12. SALLES-FILHO, S. L. M. ; BONACELLI, M. B. M. ; SZMRECSÁNYI, Tamás ; FURTADO, A. T. ; ALBUQUERQUE, R. ; CORDER, Solange Maria ; CORAZZA, R. I. ; MELLO, D. ; PAULINO, S.. Políticas Públicas para a Inovação Tecnológica na Agricultura do Estado de São Paulo: Métodos para Avaliação de Impactos da Pesquisa. 1998. Relatório de pesquisa
      13. SALLES-FILHO, S. L. M. ; KAGEYAMA, A. ; MELLO, Débora Luz de ; MELLO, M. T. L. ; RABELLO, F. ; RAMOS FILHO, L. O. ; ALBUQUERQUE, R. ; SZMRECSÁNYI, Tamás ; CORAZZA, R. I.. Reforma Institucional do Instituto Agronômico de Campinas - IAC. 1997. Relatório de pesquisa

    • Sergio Luiz Monteiro Salles Filho ⇔ Sérgio Robles Reis de Queiroz (2.0)
      1. CORAZZA, R. I.; FERREIRA, Sérgio H ; BARATA, Lauro e S ; SALLES FILHO, Sergio L Monteiro ; QUEIROZ, Sérgio R R ; HELUY NETO, Nicolau e ; FARIAS, Reus C. Medicamentos a partir de plantas medicinais no Brasil. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Ciências. 1 ed. Medicamentos a partir de plantas medicinais no Brasil. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Ciências, 1998. v. 1, p. 132.
      2. SALLES-FILHO, S. L. M.; SILVEIRA, J M F J ; LAPLANE, M. ; QUEIROZ, S R R. Os novos vetores tecnológicos: microeletrônica, novos materiais e biotecnologia. Em: João Paulo dos Reis Velloso. (Org.). A nova estratégia industrial e tecnológica: o Brasil e o mundo da III Revolução Industrial. 1ed.Rio de Janeiro. : José Olimpio. 1990.p. 203-211.




Data de processamento: 19/02/2024 16:49:49