docentesIG

Adriana Maria Bernardes da Silva

Possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1991), Doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2002). É Professora Doutora da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Geociências, desde 2004. É pesquisadora do CNPq (PQII) desde 2005. Realizou Pós-Doutorado na Université du Québec à Montréal (UQAM) em 2020. É Professora Livre Docente desde 2022. Foi Coordenadora de Graduação do Instituto de Geociências da Unicamp (2011-2013) e Coordenadora Associada de Graduação do Instituto de Geociências da Unicamp (2009 - 2011; 2017 - 2019). Foi Chefe do Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da Unicamp (2022-2023). Foi Editora do Boletim Campineiro de Geografia (2011-2013). Coordena o Grupo de Pesquisa "Círculos de Informações, Urbanização e Território" vinculado ao Laboratório de Investigações Geográficas e Planejamento Territorial (GEOPLAN-IG-UNICAMP) desde 2008. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: urbanização brasileira, metropolização, redes de informações e usos do território e planejamento urbano-regional. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0053369497738738 (16/02/2024)
  • Rótulo/Grupo: Professor
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências da UNICAMP, Departamento de Geografia. Rua Carlos Gomes Cidade Universitária 13083855 - Campinas, SP - Brasil - Caixa-postal: 6152 Telefone: (19) 35215114 Fax: (19) 32891562 URL da Homepage: http://www.ige.unicamp.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Geografia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (22)
    1. 2023-Atual. Dataficação e uso corporativo do território brasileiro: uma análise das empresas de plataforma
      Descrição: Bolsa PQII - Com o atual projeto de pesquisa, buscamos aprofundar a problemática teórico-empírica sobre a produção, a circulação e o controle das informações no território brasileiro.Delimitamos como questão-problema compreender o processo de dataficação do território,a partir da análise das ações das empresas conhecidas como Big Techs (em especial aGoogle, a Amazon e a Microsoft). Trata-se de uma temática que requer ampla investigaçãode várias áreas do conhecimento e pretendemos contribuir a partir da geografia.Almejamos compreender a infraestrutura digital e os novos serviços prestados por meioda denominada plataforma em nuvem, sob o controle dessas gigantes corporações.Problematizamos as faces técnica e política do processo de coleta e tratamento de dadosdos indivíduos e dos lugares voltado à formatação de novas mercadorias informacionais.O projeto poderá contribuir ao entendimento das seguintes questões: o estágio atual damodernização seletiva do território brasileiro; as funções de São Paulo como centro degestão para o capital informacional e, portanto, lugar de difusão de estratégiascorporativas para a América Latina e Brasil; as novas lógicas de consumo espraiadas narede urbana brasileira a partir da difusão de dispositivos eletrônicos, ferramentas eaplicativos diversos; a privatização dos bancos de dados públicos e as questões desoberania implicadas. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . Integrantes: Adriana Maria Bernardes da Silva - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Adriana Maria Bernardes da Silva.
    2. 2023-Atual. Rede Latino-Americana de Estudo da Urbanização Interseccionalizada (RELAUI): políticas habitacionais e informação (Wikibairros)
      Descrição: A urbanização na América Latina aprofunda intensas desigualdades socioespaciais, com destaque para as de classe social, raça/etnia/cor e gênero que marcam o sistema-mundo. Essa pesquisa propõe a construção da Rede Latino-Americana de Estudo da Urbanização Interseccionalizada (RELAUI) para analisar as principais metrópoles dos países dentre os que possuem os maiores contingentes populacionais na região: Argentina (Buenos Aires), Brasil (São Paulo), Chile (Santiago) e México (Cidade do México). Compreende-se a urbanização interseccionalizada por meio das suas características corporativas, de segregação étnico-racial e da organização generificada do espaço urbano, processos que não podem ser entendidos separadamente, mas pelos seus elos de conexão e suas atualizações. O entendimento da luta por terra e moradia nas metrópoles latino-americanas, desde uma perspectiva interseccional, permite problematizar teórica e empiricamente como o processo de urbanização na região aprofunda essas desigualdades socioespaciais. Esse estudo fornecerá subsídios urgentes para o aprimoramento de políticas urbanas e habitacionais que reduzam tais desigualdades. Para isso, analisar-se-á possíveis resistências à essa urbanização através de periferias urbanas localizadas em áreas centrais e com a construção de uma plataforma virtual (Wikibairros) para ampla divulgação disputando a narrativa hegemônica de criminalização desses lugares. As periferias selecionadas foram: Cooperativa de Vivienda La Esperanza (Arg), ocupação Nove de Julho (Bra), ocupação Nuevo Amanecer (Chi) e ocupação Chanti Ollín (Mex). A metodologia se baseará no estudo das políticas urbanas, com ênfase nas habitacionais, desde os anos 2000, por meio de revisão bibliográfica; consulta a fontes secundárias com a construção de um banco de dados do projeto e sua espacialização através de mapeamentos; visitas técnicas aos órgãos públicos responsáveis pelas políticas urbanas e habitacionais e trabalhos de campo nessas periferias.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Adriana Maria Bernardes da Silva - Integrante / Daniele Cordeiro Motta - Integrante / Julie-Anne Boudreau - Integrante / Clarice Cassab - Integrante / Maria Eugenia Nilda Jaime - Integrante / Débora de Fina Gonzalez - Integrante / Helena Rizzatti Fonseca - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Adriana Maria Bernardes da Silva.
    3. 2020-2023. Alargamento dos contextos da globalização e tensões acirradas no território brasileiro: a produção e a circulação de informações
      Descrição: Projeto Produtividade em Pesquisa, nível II - Este projeto de pesquisa propõe ampliar e aprofundar a pesquisa sobre a produção e a difusão de informações e os usos do território brasileiro. Trata-se de circuitos e círculos de informações pouco reconhecidos e insuficientemente avaliados do ponto de vista dos rebatimentos para o uso do território no período atual. Pretendemos com esta pesquisa problematizar o atual alargamento dos contextos da globalização na formação socioespacial brasileira. Almejamos também ampliar e consolidar as atividades do grupo de pesquisa Círculos de Informações, Urbanização e Território.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Adriana Maria Bernardes da Silva - Coordenador / MOYSÉS, MAURICIO - Integrante / Gabriel Rocha Castanheira - Integrante / Thais Hayashi Vaz de Arruda - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Adriana Maria Bernardes da Silva.
    4. 2020-2022. Território usado e desigualdades socioespaciais: circuitos culturais e circulação de informações na cidade de São Luís-MA
      Descrição: Problematizando os nexos entre uso do território e desigualdades socioespaciais, inquieta-nos o fato de muitos discursos, reivindicações e técnicas arraigadas nos lugares não serem consideradas pelo planejamento e gestão dos territórios instituídos, cada vez mais assentados sobre uma racionalidade economicista. Ainda que as expressões culturais e informacionais sejam formas apropriadas para a análise da vida dos lugares, pois se utilizam do território para manifestações artístico políticas, as mesmas, com freqüência, são desconsideradas pelas políticas de planejamento. Confrontados por essa problemática e, munidos de levantamento bibliográfico e documental e uma intensa pesquisa de campo, procuramos, a partir da investigação dos circuitos culturais (cultura hip hop, reggae e bumba-meu-boi) e da circulação de informações lugarizadas (rádios livres e zines), elementos teórico-empíricos para produzir e por em prática ferramentas que contribuam para usos menos desiguais do território de São Luís. Esse conjunto de circuitos culturais e espessuras informacionais, com cada uma delas possuindo sua expressão particular, é portador de uma diversidade de formas de pensar e planejar o fato urbano, regional e metropolitano. Assim, propomos uma pesquisa que se prontifique a analisar quais os múltiplos caminhos para que a fragmentação dessas vozes se torne uma voz em conjunto, capaz de produzir, portanto, usos do território que as atenda e as abrigue.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Adriana Maria Bernardes da Silva - Integrante / Márcio Cataia - Integrante / Cristiano Nunes Alves - Coordenador / José Arilson Xavier - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.
      Membro: Adriana Maria Bernardes da Silva.
    5. 2020-2020. Ações das grandes empresas de consultoria e dinâmica dos territórios: Brasil e Canadá (tendências e alternativas)
      Descrição: Propomos com o presente projeto dar continuidade às pesquisas que vimos desenvolvendo sobre as ações das empresas globais de consultoria no território brasileiro. Para aprofundar a pesquisa, estamos propondo compreender a inserção dessas empresas no território canadense, indagando se as estratégias que desenham seguem uma unicidade técnica planetária. Levantaremos dados sobre a formação dessas empresas, as respectivas escalas de ação, as topologias, os produtos informacionais, a demanda do mercado e do Estado. Nosso objetivo é traçar os círculos de cooperação (fluxos de conhecimento e informação) estabelecidos nos territórios por tais empresas, bem como discutir a relação que mantém com a política dos Estados na modelagem do planejamento territorial que impacta o processo de regionalização e urbanização. Indagamos, por fim, quais seriam as alternativas aos modelos hegemônicos de planejamento territorial.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Adriana Maria Bernardes da Silva - Coordenador / Juan-Luis Klein - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Adriana Maria Bernardes da Silva.
    6. 2019-2022. Federação dos lugares e economia local na Região de São Luís: circuitos culturais, mídias alternativas e novas formas de planejamento territorial plural
      Descrição: Refletindo sobre o compromisso da ação contra as desigualdades socioterritoriais, inquieta-nos o fato de muitos discursos, reivindicações e técnicas arraigadas nos lugares não serem consideradas pelo planejamento e gestão dos territórios instituídos, cada vez mais assentados sobre uma racionalidade economicista. Ainda que as expressões culturais e comunicacionais sejam formas apropriadas para a análise da vida dos lugares, pois se utilizando do território para manifestações artístico políticas, as mesmas, com frequência, são desconsideradas pelas políticas de planejamento. Ou seja, os territórios instituídos para o poder federativo ? União, Estados, Municípios e Distrito Federal ? têm limites muito estreitos que, em grande medida, não consideram as vocalizações múltiplas que partem dos lugares. Confrontados por essa problemática, procuramos, a partir da análise dos circuitos culturais populares (cultura hip hop, punk, reggae e bumba-meu-boi) e de formas de mídia alternativas aos grandes meios de informação (rádios livres e jornais/informativos/zines), elementos teórico-empíricos para produzir e por em prática ferramentas que contribuam para o planejamento territorial mais plural na Região de São Luís. Isto, pois, elementos fundantes de nossa pesquisa, temos as seguintes indagações: Quais os usos do território associados à dinâmica dos circuitos culturais e de mídia alternativa na Região de São Luís? Em qual medida tais usos podem nos indicar caminhos rumo à prática de um Planejamento Plural, entendido como um processo político para além do consenso instalado em nossas metrópoles? Por meio de levantamento bibliográfico e documental e uma intensa pesquisa de campo, buscamos operacionalizar a ideia de ?cartografia da ação?. Ora, a firmeza da ação dos geógrafos não significa impor uma visão de mundo aos interlocutores e à população em geral, mas ouvir estes sujeitos, tentar deles extrair a sua visão de mundo, considerando o senso comum e o conhecimento indisciplinado que anima a vida dos lugares. Eis aqui um caminho de método para internalizar e dar potência ao saber cotidiano.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Adriana Maria Bernardes da Silva - Integrante / Márcio Cataia - Integrante / Cristiano Nunes Alves - Coordenador / Lucas Manassi Panitz - Integrante / José Arilson Xavier - Integrante / Livia Antipon - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Adriana Maria Bernardes da Silva.
    7. 2018-Atual. Uso do território, modernizações, desigualdades sociais e questão ambiental no Maranhão
      Descrição: PROCAD/Amazônia - Edital Capes Nº 21/2018. Este projeto foi elaborado conjuntamente por docentes dos Programas de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA/Instituição Proponente) Campus São Luís, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/Associada I) e da Universidade Federal do Pará (UFPA/Associada II) Campus Belém. Tendo em vista os objetivos do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (PROCAD/Amazônia), busca-se por meio desse projeto tornar possível a realização de um conjunto de tarefas cooperativas entre os programas de pós-graduação envolvidos. Para tanto, elaboramos um projeto de pesquisa buscando analisar os usos do território contemporâneo, problematizando os nexos entre os processos de modernização (seletivos e contraditórios), os impulsos globais e a produção de desigualdades sociais e ambientais no Maranhão. Trata-se de um esforço em busca de um novo significado para o termo modernização, que dê conta de enfrentar os problemas urbanos e rurais, sociais e ambientais, em busca de usos menos desiguais do território, comprometidos com a vida dos lugares e de seus sujeitos. Por meio dessa proposta, pretende-se viabilizar a realização de uma série de ações de cooperação entre os Programas de Pós-graduação envolvidos, incluindo um conjunto de procedimentos metodológicos, apoiado em pesquisas científicas integrando vários níveis acadêmicos (iniciação científica, mestrado, doutorado e pós doutorado), prevendo missões de estudo, missões de pesquisa, missões de ensino, realizações de estágios no exterior, realização de pesquisas de pós-doutoramento, publicações conjuntas e organizações de eventos científicos. Compõe-se, assim, um amplo espectro de ações acadêmico-científicas, visando atingir os objetivos do presente programa de cooperação, almejando o diálogo entre as equipes participantes e, sobretudo, o fortalecimento da formação dos pesquisadores envolvidos através da elaboração de uma leitura geográfica da realidade contemporânea maranhense.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (3) . Integrantes: Adriana Maria Bernardes da Silva - Coordenador / Ricardo Castillo - Integrante / Márcio Cataia - Integrante / Cristiano Nunes Alves - Integrante / Vicente Eudes Lemos - Integrante / Regina Oliveira - Integrante / Tereza Paes - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Adriana Maria Bernardes da Silva.
    8. 2017-2020. Alargamento dos contextos da globalização no território brasileiro: a produção e a circulação de informações
      Descrição: Descrição: Projeto CNPq/PQII (processo 310772/2016-8). Ao forte fluxo de pessoas e bens materiais que caracterizam a modernização capitalista sobrepõe-se agora uma acelerada circulação de informação na forma de fluxos financeiros, de notícias, de conhecimentos, de ordens, de entretenimento. Problematizamos que a informação, desde a sua concepção, passando por sua produção até sua distribuição, esta associada às novas formas da violência contemporânea, pois, em geral, se transformou em fonte de dominação e acumulação e, portanto, move poderosos interesses corporativos. A informação deixou a esfera pública e migrou para a esfera privada dos mercados capitalistas; os círculos globais de informações sustentam, pois, os projetos hegemônicos e se conforma uma espécie de hegemonia reticular. Poucas empresas controlam hoje a produção e a difusão das informações em escala mundial; são, pois, as empresas detentoras dos meios de transmissão, dos bancos de dados e que tem acesso privilegiado ao Estado. Vimos estudando as grandes empresas de consultoria em gestão, as agências de publicidade, as agências de marketing e pesquisa de mercado, as agências de informação financeira e rating, as agências de notícias, a indústria fonográfica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (5) . Integrantes: Adriana Maria Bernardes da Silva - Coordenador / Cristiano Nunes Alves - Integrante / Helena Fonseca - Integrante / Eduardo W. Sombini - Integrante / Sérgio Henrique de Oliveira Teixeira - Integrante / Maurício Moysés - Integrante / Raphael Curioso Lima Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Adriana Maria Bernardes da Silva.
    9. 2015-2017. Informação, Normas e Círculos de Cooperação: uma análise do setor de seguros e resseguros no território brasileiro
      Descrição: Assistimos desde o pós Segunda Guerra e, sobretudo, com a emergência do meio técnico-científico-informacional, a partir dos anos 1970, a uma profunda transformação do espaço geográfico. Assim, pudemos observar nas últimas décadas profundas mudanças na divisão internacional do trabalho, a emergência de um novo paradigma produtivo (mais flexível), conformação de áreas de especialização produtiva e a ampliação dos circuitos produtivos e dos círculos de cooperação (ocorrendo muitas vezes em escala planetária), entre outros desdobramentos; neste contexto, a informação adquire novo significado, tornando-se uma variável de fundamental importância para o funcionamento e para a estratégia dos agentes hegemônicos (sejam Estados ou empresas). Neste contexto, nos chama a atenção o papel desempenhado pelas empresas de seguro e resseguro, pois, além de se constituírem em agentes produtores de informação, oferecem as garantias requeridas pelos diversos agentes da sociedade (sobretudo pelos agentes hegemônicos) contra riscos que possam impedir a efetivação de suas ações.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Adriana Maria Bernardes da Silva - Integrante / Leandro Trevisan - Coordenador / Rubens de Toledo Junior - Integrante / Breno Viotto Pedrosa - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Adriana Maria Bernardes da Silva.
    10. 2014-2018. Produção e circulação de informações e usos do território brasileiro no período atual
      Descrição: Projeto submetido ao Edital Universal-2014. Para se compreender as estratégias do poder e de uso do território no período da globalização é preciso desvelar sua natureza informacional e ideológica. Para tanto, tomamos como viés analítico o entendimento das grandes empresas produtoras e difusoras da informação que controlam os fluxos planetários. Consideramos, pois, ser necessário aprofundar as pesquisas sobre a informação e o uso do território, dada a importância e a novidade de uma temática pouco estudada pela Geografia no mundo e especialmente no Brasil. Essa pesquisa nos permite compreender inúmeras questões relativas ao uso do território no período da globalização, ao novo papel das metrópoles como centros de informações, à nova urbanização diante do impacto das redes de informação, à reorganização das regiões sob um acentuado telecomando, de conteúdo corporativo. A disseminação do pensamento estratégico e dos modelos de reestruturação produtiva, a exacerbação do consumo, a mercantilização da política, o aprofundamento da desigualdade regional, a financeirização do território e da sociedade são, entre outros, questões que despontam em nossas pesquisas sobre os círculos de informações, a urbanização e os usos do território.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) . Integrantes: Adriana Maria Bernardes da Silva - Coordenador / Leandro Trevisan - Integrante / Ricardo Mendes Antas Jr - Integrante / Helena Fonseca - Integrante / Gabriela de Costa Gomes Silva - Integrante / Eduardo W. Sombini - Integrante / Sérgio Henrique de Oliveira Teixeira - Integrante / Maurício Moysés - Integrante / Jonatas José Paghi Magalhães - Integrante / Iago Vernek Fernandes - Integrante / André Buonani Pasti - Integrante / Raphael Curioso Lima - Integrante / Mariana Sartorato Marques - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Adriana Maria Bernardes da Silva.
    11. 2013-2017. Círculos de informações e dinâmicas do território brasileiro no período atual
      Descrição: Projeto CNPq/PQII. Este projeto de pesquisa propõe ampliar e aprofundar a pesquisa intitulada círculos globais de informações e usos do território brasileiro. Nos últimos anos vimos analisando grandes empresas de informações tais como: empresas de consultoria em gestão, agências da publicidade, agências de pesquisa de mercado, bem como agências de informações financeiras, de notícias e de ratin, grupos de comunicação, entre outras. São grandes empresas que controlam, nos setores respectivos, a produção e a difusão (seletiva e hierárquica) das informações. Nos anos 1990, ocorreu acentuada concentração e centralização de capital nestes setores econômicos, formando-se verdadeiros monopólios da informação. Trata-se de profissões, atividades, empresas, circuitos e círculos de informações pouco reconhecidos e insuficientemente avaliados do ponto de vista dos rebatimentos para a gestão do território no período da globalização, para o novo papel das metrópoles como centros de informações, para a nova urbanização diante do impacto das redes de informação, para a reorganização das regiões sob um acentuado telecomando, de conteúdo corporativo. Pretendemos com esta pesquisa problematizar o atual alargamento dos contextos da globalização na formação socioespacial brasileira. Almejamos também ampliar e consolidar as atividades do grupo de pesquisa ?Círculos de Informações, Urbanização e Território?.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (4) . Integrantes: Adriana Maria Bernardes da Silva - Coordenador / Cristiano Nunes Alves - Integrante / Helena Fonseca - Integrante / Gabriela de Costa Gomes Silva - Integrante / Eduardo W. Sombini - Integrante / Sérgio Henrique de Oliveira Teixeira - Integrante / Raphael Curioso Lima Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Adriana Maria Bernardes da Silva.
    12. 2011-2013. Círculos de Informações e novos usos do território brasileiro
      Descrição: Projeto aprovado CNPq - Produtividade em Pesquisa, nível II, processo 306488/2010-8. Propomos com o presente projeto de pesquisa prosseguir com as investigações sobre os usos e a reorganização do território brasileiro resultantes das ações de grandes empresas produtoras de informações. Para operacionalizar esta etapa da pesquisa optamos investigar grandes empresas do setor da consultoria em gestão, grandes agências da publicidade, grandes empresas da pesquisa de mercado, bem como grandes agências de informações financeiras e de rating. São empresas em geral transnacionais que controlam, nos setores respectivos, a produção e a difusão (seletiva e hierárquica) das informações. Nos anos 1990 ocorreu acentuada concentração de capital nestes setores econômicos, formando-se verdadeiros monopólios da informação. Pretendemos identificar a formação e a topologia dessas empresas, reconhecer e discutir a conformação de densidades informacionais nos lugares, bem como analisar e discutir os círculos de cooperação que se conformam no país e as implicações para a nova urbanização. Tratam-se de profissões, atividades, empresas, circuitos e círculos pouco reconhecidos e insuficientemente avaliados do ponto de vista dos respectivos rebatimentos para a reorganização, o uso e a regulação do território brasileiro. As pesquisas sobre a informação, a reorganização e o uso do território brasileiro nos levam a apreender inúmeras questões relativas à gestão do território no período da globalização, ao novo papel das metrópoles como centros de informações, à nova urbanização diante do impacto das redes de informação, à reorganização das regiões sob um acentuado telecomando, de conteúdo corporativo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . Integrantes: Adriana Maria Bernardes da Silva - Coordenador / Cristiano Nunes Alves - Integrante / Leandro Trevisan - Integrante / Gerônimo Santos Almeida - Integrante / André Pasti - Integrante / Helena Fonseca - Integrante / Sérgio H. Teixeira - Integrante / Wagner W. Nabarro - Integrante / Sueli Almeida dos Santos - Integrante / Gabriela de Costa Gomes Silva - Integrante / Eduardo W. Sombini - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Adriana Maria Bernardes da Silva.
    13. 2010-2015. O meio geográfico atual do Rio Grande do Norte: novas materialidades, novas dinâmicas
      Descrição: Projeto aprovado no âmbito do Edital CAPES PROCAD-NF 21/2009 (Programa Nacional de Cooperação Acadêmica Novas Fronteiras da CAPES - AUX PE 724/2010). Participam a Universidade Federal de Rio Grande do Norte (proponente), a Universidade de São Paulo (Associada I) e a Universidade Estadual de Campinas (Associada II). Objetivos: 1. Reconhecer e analisar as novas dinâmicas geográficas do meio técnico-científico e informacional do Rio Grande do Norte, num contexto de modernização periférica, de acelerada urbanização e de inserção competitiva de frações do território potiguar nos mercados internacionais. 2. Compreender os processos que presidem às modernizações territoriais, face às orientações provenientes do Mercado e do Estado. 3. Como recorte de método, impõe-se considerar as forças de ação política, econômica e cultural que norteiam os arranjos espaciais em suas estruturas e funções, como também as influências externas sobre o meio ambiente construído pois, das combinações inéditas entre forças externas e internas, decorrem as características de cada lugar.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Adriana Maria Bernardes da Silva - Integrante / Ricardo Castillo - Integrante / Fabio Contel - Integrante / Márcio Cataia - Integrante / Mónica Arroyo - Integrante / Ricardo Mendes Antas Jr - Integrante / Aldo Aloísio Dantas da Silva - Coordenador / Celso Donizete Locatel - Integrante / Rita de Cássia Gomes - Integrante / Ermínio Fernandes - Integrante / Fernanda Padovesi Fonseca - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Adriana Maria Bernardes da Silva.
    14. 2009-2012. Círculos globais de informações e usos do território brasileiro (1970 - 2010)
      Descrição: Projeto aprovado no Edital Universal-CNPq, processo 478774/2009 5. Propomos com o presente projeto de pesquisa investigar os usos e a reorganização do território brasileiro resultantes da ação de grandes empresas produtoras de informações. Para operacionalizar esta etapa da pesquisa resolvemos investigar grandes empresas do setor da consultoria em gestão, da publicidade, dos operadores logísticos, bem como agências de rating. São grandes empresas, em geral transnacionais, que controlam, nos setores respectivos, a produção e a difusão (seletiva e hierárquica) das informações. Nos anos 1990 ocorreu acentuada concentração de capital nestes setores econômicos, formando-se verdadeiros monopólios da informação. Pretendemos identificar a formação e a topologia dessas empresas, reconhecer e discutir a conformação de densidades informacionais nos lugares, bem como analisar e discutir os círculos de cooperação que se conformam no país e as implicações para a nova urbanização e regionalização. Tratam-se, outrossim, de profissões, atividades, empresas, circuitos e círculos pouco reconhecidos e insuficientemente avaliados do ponto de vista dos respectivos rebatimentos para a reorganização, o uso e a regulação do território brasileiro. As pesquisas sobre a informação, a reorganização e o uso do território brasileiro nos levam a apreender inúmeras questões relativas à gestão do território no período da globalização, ao novo papel das metrópoles como centros de informações, à nova urbanização diante do impacto das redes de informação, à reorganização das regiões sob um acentuado telecomando, de conteúdo corporativo. Isto posto, esperamos com esta pesquisa problematizar o atual alargamento dos contextos da globalização na formação socioespacial brasileira.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . Integrantes: Adriana Maria Bernardes da Silva - Coordenador / Fabio Contel - Integrante / Leandro Trevisan - Integrante / Hélio Caetano Farias - Integrante / Ana Paula Mestre - Integrante / Cristiano Nunes Alves - Integrante / André Pasti - Integrante / Helena Fonseca - Integrante / Patrícia Merlin - Integrante / Sérgio H. Teixeira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 19
      Membro: Adriana Maria Bernardes da Silva.
    15. 2008-2011. Círculos de informação e novo uso do território brasileiro:o impacto das ações das grandes empresas de consultoria (1970-2007)
      Descrição: Projeto aprovado no CNPq - Bolsa Produtividade, nível II. Propomos com o presente projeto de pesquisa investigar os usos e a reorganização do território brasileiro resultantes da ação de grandes empresas de consultoria. Esperamos problematizar o atual alargamento dos contextos da globalização na formação socioespacial brasileira considerando a dinâmica deste setor produtor de informações ainda pouco investigado no país e no mundo. Para operacionalizar esta nova etapa da pesquisa recortamos os seguintes eixos analíticos: a) Continuar retratando os circuitos das grandes empresas de consultoria em gestão no Brasil. Selecionamos para análise as grandes empresas que controlam o mercado mundial e nacional da consultoria: Pricewaterhousecoopers, Accenture Consulting, KPMG, Ernst & Young, Delloitte Consulting, Booz Allen & Hamilton, Mckinsey&Company, Boucinhas & Campos e BDO Trevisan. Incluímos novas empresas na pesquisa para melhor compreender as respectivas escalas de ação, bem como compreender os instáveis contornos das topologias, dos produtos informacionais, da demanda dos circuitos produtivos e do Estado. Nosso objetivo é traçar os círculos de cooperação estabelecidos no território pelas grandes empresas de consultoria . b) Continuar investigando a participação das empresas de consultoria supracitadas no processo de privatização brasileiro (Programa Nacional de Desestatização), tendo em vista ser esse um processo pilar para a efetivação da atual política das empresas globais no Brasil nos 1990. Nesta segunda etapa da pesquisa pretendemos pormenorizar um estudo sobre o papel do BNDES nesse processo de privatizações, tendo em vista seus laços de cooperação com as empresas supracitadas. c) Analisar e discutir a participação das empresas de consultoria supracitadas na modelagem do planejamento territorial no Brasil dos anos 1990 a 2010; destacamos a elaboração dos Planos Pluri-anuais (PPAs) orientados em grande parte pela ?inteligência? das grandes empresas de consult. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Adriana Maria Bernardes da Silva - Coordenador / Leandro Trevisan - Integrante / Ana Paula Mestre - Integrante / Patricia Stahl Merlin - Integrante / Cristiano Nunes Alves - Integrante / André Pasti - Integrante / Helena Fonseca - Integrante / Sérgio H. Teixeira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 28
      Membro: Adriana Maria Bernardes da Silva.
    16. 2005-2008. A produção de informações e o novo uso do território brasileiro: a ação das empresas de consultoria (o programa nacional de desestatização e as tendências do planejamento territorial)
      Descrição: Projeto aprovado no CNPq - Produtividade em Pesquisa, nível II, processo 306107/2004-0. Propomos com o presente projeto de pesquisa investigar os usos e a reorganização do território brasileiro resultantes da ação de grandes firmas de consultoria. As informações produzidas por estas empresas envolvem conhecimentos sobre a economia, o território, a política, a cultura, as novas tecnologias e, por entrecruzarem lugar e mundo, tendem a edificar a unicidade técnica do período atual, ampliando as escalas de ação das redes corporativas. Além de ampliar o entendimento sobre o impacto da consultoria corporativa para os novos arranjos regionais no Brasil, almejamos investigar especialmente aquelas ações das grandes consultoras que modelaram o Programa Nacional de Desestatização na década de 1990, bem como aquelas ações que orientam o novo Planejamento Territorial (os Planos Pluri-Anuais). Assim, esperamos problematizar o atual alargamento dos contextos da globalização na formação socioespacial brasileira considerando a dinâmica deste setor produtor de informações ainda pouco investigado no país e no mundo. Nossa intenção é apreender o atual movimento de regionalização e urbanização dinamizado pelos círculos de cooperação (as estratégias, as redes) dessas empresas. Assim esperamos poder contribuir, através da geografia, para o estudo, o debate e possíveis intervenções nas grandes questões que mobilizam hoje o Brasil. Para operacionalizar esta pesquisa recortamos os seguintes eixos analíticos: a) Continuar retratando os circuitos produtivos de grandes firmas de consultoria em gestão no Brasil. Selecionamos para análise as grandes empresas que monopolizam o mercado nacional da consultoria empresarial: Coopers & Lybrand - Price Waterhouse, Andersen Consulting, KPMG, Ernest & Young, Delloitte Touche, Booz Allen & Hamilton, Boucinhas & Campos e Trevisan. b) Analisar e discutir a participação das empresas de consultoria supracitadas no processo de privatização brasileiro (Prog. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (1) . Integrantes: Adriana Maria Bernardes da Silva - Coordenador / Ana Paula Mestre - Integrante / Luciana Oliveira da Silva - Integrante / Cristiano Nunes Alves - Integrante / Leandro Trevisan - Integrante / Hélio Caetano Farias - Integrante / Alcides Manzoni - Integrante / Gerônimo Santos Almeida - Integrante / Priscilla Simone Dias - Integrante / Patricia Stahl Merlin - Integrante / Carolina Polezi - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 38
      Membro: Adriana Maria Bernardes da Silva.
    17. 2005-2006. A produção de informações e o novo uso do território brasileiro: a ação das empresas de consultoria
      Descrição: Auxílio financeiro FAEPEX - Unicamp. Objetivos: Investigar o Programa Nacional de Desestatização e os Planos Pluri-Anuais (década de 1990) através das ações das empresas transnacionais de consultoria. Estas empresas deram suporte organizacional às estratégias de investimento do Estado nos anos 1990: modelaram o programa de privatizações e têm orientado o novo planejamento regional. Assim, as grandes empresas de consultoria constituem círculos de cooperação no território e influem nos processos de regionalização e urbanização.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) . Integrantes: Adriana Maria Bernardes da Silva - Coordenador / Ana Paula Mestre - Integrante / Luciana Oliveira da Silva - Integrante / Cristiano Nunes Alves - Integrante / Leandro Trevisan - Integrante / Hélio Caetano Farias - Integrante / Alcides Manzoni - Integrante / Gerônimo Santos Almeida - Integrante / Priscilla Simone Dias - Integrante. Financiador(es): Fundo de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão - Unicamp - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 31
      Membro: Adriana Maria Bernardes da Silva.
    18. 2003-2004. As empresas de consultoria e o território brasileiro
      Descrição: Bolsa CNPq Recém-Doutor - processo 305385/02-0. Compreender a produção de informações e o uso do território brasileiro através da constituição das redes das grandes empresas de consultoria. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Adriana Maria Bernardes da Silva - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Adriana Maria Bernardes da Silva.
    19. 1998-2001. Empresas territoriais e dinâmicas da formação socioespacial brasileira
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . Integrantes: Adriana Maria Bernardes da Silva - Integrante / MIlton Santos - Coordenador / Fabio Contel - Integrante / Marcos Xavier - Integrante / Mónica Arroyo - Integrante / María Laura Silveira - Integrante / Eliza Pinto de Almeida - Integrante / Cilen Gomes - Integrante / Soraia Ramos - Integrante / Flávia Grimm - Integrante / Paula Borin - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Adriana Maria Bernardes da Silva.
    20. 1997-1998. Tarefas da geografia brasileira num mundo em transformação
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Adriana Maria Bernardes da Silva - Integrante / MIlton Santos - Coordenador / Fabio Contel - Integrante / Marcos Xavier - Integrante / Eliza Pinto de Almeida - Integrante / Lídia Antongiovanii - Integrante. Financiador(es): Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Auxílio financeiro.
      Membro: Adriana Maria Bernardes da Silva.
    21. 1996-1998. História do território brasileiro no Século XX, com ênfase no período atual
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Adriana Maria Bernardes da Silva - Integrante / MIlton Santos - Coordenador / Fabio Contel - Integrante / Marcos Xavier - Integrante / María Laura Silveira - Integrante / Eliza Pinto de Almeida - Integrante / Cilen Gomes - Integrante / Soraia Ramos - Integrante / Lídia Antongiovanii - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Adriana Maria Bernardes da Silva.
    22. 1992-1995. O meio técnico-científico e a urbanização brasileira
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Adriana Maria Bernardes da Silva - Integrante / MIlton Santos - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Adriana Maria Bernardes da Silva.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (82)
    1. Seminário de Pesquisa PROCAD - Amazônia 2022 "Uso do Território, Desigualdades Sociais e Questão Ambiental no Maranhão",.Moderadora da mesa "Particularidades regionais da difusão de Covid-19 na rede urbana do Maranhão". 2022. (Seminário).
    2. IV Simpósio Internacional de Geografia do Conhecimento e da Inovação.Coordenadora da Sessão Temática 4: As cidades em uma era pós-pandêmica: aceleração digital e desigualdades. 2021. (Simpósio).
    3. Seminário Um período, uma crise: globalização e instabilidade dos territórios - por uma leitura crítica da conjuntura a partir de Milton Santos.Mesa Redonda Violência da informação e instabilidade dos territórios: redes técnicas e políticas. 2021. (Seminário).
    4. Colóquio PROCAD/Amazônia. Pensando os usos do território contemporâneo: da formação socioespacial brasileira à situação maranhense.Coordenadora da mesa redonda Território, modernizações e questão urbana maranhense. 2020. (Outra).
    5. XIII ENANPEGE.Participação na mesa redonda 25 Anos de ANPEGE e o intelectual Milton Santos. 2019. (Encontro).
    6. XIII ENANPEGE.Coordenadora do GT - Planejamento, gestão e produção do espaço. 2019. (Encontro).
    7. XII Semana de Geografia da Unicamp.Planejamento Urbano e Questões Raciais: O lugar do negro na contemporaneidade. 2019. (Outra).
    8. XVIII ENANPUR (Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em planejamento Urbano e Regional).Coordenadora da sessão livre "Aceleração contemporânea, informação e disputas territoriais no Brasil: conjuntura, limitações e possibilidades. 2019. (Encontro).
    9. Conférence Régionale de l'UGI - Assemblée Anualle de l?Association Canadienne des Géographes (ACG). Globalisation, réseaux d'information et territoire: une analyse du circuit publicitaire de São Paulo, Brésil. 2018. (Congresso).
    10. Evento Itinerante Urgências da atual conjuntura: Ana Clara Torres Ribeiro e Milton Santos, presentes.Coordenador e debatedor na mesa redonda Urgências da atual conjuntura histórica. 2018. (Outra).
    11. Fórum Permanente Unicamp.Coordenador da mesa redonda Os agentes da disputa, as gentes na disputa. 2018. (Outra).
    12. XI Semana de Geografia da Unicamp.Debatedor na mesa redonda Mídia, Informação e Território na América Latina. 2018. (Outra).
    13. XXVI Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. 2018. (Congresso).
    14. XII Encontro Nacional da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia-Aa. Coordenadora do GT - Planejamento, gestão e produção do espaço. 2017. (Congresso).
    15. Seminário Internacional Geografia e Finanças.Coordenação da Mesa Redonda "Redes urbanas, rede bancária e a topologia do sistema financeiro". 2016. (Seminário).
    16. Fóruns Permanentes da UNICAMP.Coordenação da Mesa Redonda "Regiões Metropolitanas brasileiras e suas implicações socioespaciais". 2015. (Outra).
    17. XVI Encontro Nacional da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia-Anpege.Coordenação do GT. 2015. (Encontro).
    18. Evento Itinerante São Paulo homenageia Ana Clara Torres Ribeiro.Coordenação da Mesa Redonda "O pensamento de Ana Clara Torres Ribeiro: contribuição para a formulação de uma teoria social crítica". 2014. (Outra).
    19. Geografia e Diálogos Interdisciplinares.Palestrante na Mesa Redonda "Cidade, informação, uso e apropriação do território". 2013. (Outra).
    20. IV Seminário Nacional Metrópole: governo, sociedade e território.Palestrante na Mesa Redonda "Multidão e corpos nas cidades: espacialidade, historicidades. Por uma outra leitura de metrópole". 2013. (Seminário).
    21. XV Encontro Nacional da ANPUR.Informação, finanças e usos do território potiguar. 2013. (Encontro).
    22. XXI Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. 2013. (Congresso).
    23. Seminário Internacional Território e circulação na dinâmica contraditória da globalização.Palestrante na Mesa Redonda "Fluxos financeiros e de informação na divisão territorial do trabalho". 2012. (Seminário).
    24. XX Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp. São Paulo e a produção e a difusão de informações: um estudo do Grupo IBOPE. 2012. (Congresso).
    25. Milton Santos: caminhos e desdobramentos da pesquisa geográfica.Coordenação da Mesa Redonda "Urbanização brasileira no início do século XXI". 2011. (Seminário).
    26. XIX Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. Agências de notícias, informação e território: a agência France-Presse no Brasil. 2011. (Congresso).
    27. I Fórum Regional dos Programas de Pós-Graduação em Geografia da Região Sudeste. 2010. (Outra).
    28. I Fórum Regional Programas de Pós-Graduação em Geografia da Região Sudeste. 2010. (Outra).
    29. XVI Encontro Nacional de Geógrafos.Coordenadora da sessão temática - ESC - Círculos de Informações e novas dinâmicas do território brasileiro. 2010. (Encontro).
    30. VIII Encontro Nacional da ANPEGE.As empresas produtoras de informações e o território brasileiro: contribuições à pesquisa e ao debate. 2009. (Encontro).
    31. XVII Encontro Interno de Iniciação Científica da Unicamp.Finanças e informação na metrópole paulista: um estudo da bolsa de valores de São Paulo. 2009. (Encontro).
    32. VII Encontro Nacional da Anpege.Coordenação da Mesa Redonda "Sustentabilidade, Desenvolvimento e Globalização". 2007. (Encontro).
    33. VII Encontro Nacional da Anpege.O BNDES e a política das privatizações: reflexões sobre o planejamento territorial nos anos 90. 2007. (Encontro).
    34. VII Encontro Nacional da Anpege.As recentes relações entre as empresas transnacionais de consultoria e o planejamento territorial federal: o caso da empresa Booz-Allen & Hamilton. 2007. (Encontro).
    35. XV Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp. Dinâmicas da reorganização do espaço na cidade de Campinas: o shopping center Parque D Pedro (um objeto técnico-informacional). 2007. (Congresso).
    36. XIV Congresso Interno de Iniciação Científica, Unicamp. O centro corporativo de negócios da cidade de São Paulo: a ação da consultoria imobiliária CB Richard Ellis e o arranjo dos edifícios inteligentes. 2006. (Congresso).
    37. III Encontro com o Pensamento de Milton Santos.As grandes cidades no período popular da história. 2005. (Encontro).
    38. Território e Cidades.I Seminário Geoplan - Território e Cidades. 2005. (Seminário).
    39. VI Encontro Nacional da ANPEGE.A produção de informações e os novos círculos de cooperação no território brasileiro: a participação das grandes empresas de consultoria no PND nos anos 1990. 2005. (Encontro).
    40. XIII Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp. Dinâmicas sócio-territoriais na cidade de Campinas: o movimento Hip-Hop (1990-2005). 2005. (Congresso).
    41. XIII Congresso Interno de Iniciação Científica - Unicamp. A rede Sebrae e a circulaçao de informações no território paulista: modernizações na região metropolitana de Campinas. 2005. (Congresso).
    42. O Desenvolvimento Local na Integração: estratégias, instiuições e políticas.O Desenvolvimento Local na Integração: estratégias, instiuições e políticas.. 2004. (Seminário).
    43. São Paulo 450 anos.Seminário Internacional. 2004. (Seminário).
    44. Semana do Geógrafo - PUC (Campinas).Novas posibilidades da pesquisa em geografia: o papel da informação no uso do território. 2004. (Outra).
    45. Setenta Ano da AGB: as transformações do espaço e a geografia no século XXI. VI Congresso Brasileiro de Geografia. 2004. (Congresso).
    46. XII Congresso Interno de Iniciação Científica - Unicamp. As empresas texteis de Americana: uma análise espacial dos micro-circuitos de produção (1990-2003). 2004. (Congresso).
    47. II Encontro com o Pensamento de Milton Santos.II Encontro com o Pensamento de Milton Santos. 2003. (Encontro).
    48. A atualidade do pensamento de Milton Santos.Sessão Especial em Comemoração ao Dia do Geógrafo. 2002. (Outra).
    49. Simpósio de Educação Ambiental. 2001. (Outra).
    50. Sociedade e Universidade no Século XXI.I Fórum do Conhecimento. 2001. (Outra).
    51. XII Semana de Estudos de Ecologia.XII Semana de Estudos de Ecologia. 2001. (Outra).
    52. I Semana de Estudos Interdisciplinares. 1999. (Outra).
    53. Migração: lugar e dinâmicas territoriais. 1999. (Simpósio).
    54. O espaço geográfico como história do presente.Encontro Ensino e Pesquisa. 1999. (Encontro).
    55. A geografia brasileira e as transformações no trabalho e no espaço.XI Encontro Nacional de Geógrafos. 1998. (Encontro).
    56. A Indústria Brasileira e a Conjuntura Atual. 1998. (Seminário).
    57. Ciência e Produção do Conhecimento Geográfico.XXVIII Semana de Estudos Geográficos. 1998. (Outra).
    58. Empresas Territoriais e Dinâmicas da Formação Socioespacial Brasileira.Colóquio Empresas Territoriais e Dinâmicas da Formação Socioespacial Brasileira. 1998. (Outra).
    59. Ensinando sobre o Urbano e a Região. Uma homenagem a Michel Rochefort. 1998. (Encontro).
    60. História do Território Brasileiro no século XXI.Colóquio História do Território Brasileiro no século XXI. 1998. (Outra).
    61. Desafios e alternativas para a gestão do território.II Encontro Nacional da ANPEGE. 1997. (Encontro).
    62. O pensamento de Milton Santos e a construção da cidadania.Simpósio Multidisciplinar Internacional. 1997. (Simpósio).
    63. Semana do Geógrafo. 1997. (Outra).
    64. Territorios en redefinición. Lugar y mundo en America Latina.VI Encuentro de Geografos de America Latina. 1997. (Encontro).
    65. XIV Semana de Geografia da UNIFAC.XIV Semana de Geografia da UNIFAC. 1997. (Outra).
    66. América Latina e Caribe e os desafios da nova ordem mundial. V Congresso SOLAR. 1996. (Congresso).
    67. Espacialidades e territorialidades: limites do simulacro.X Encontro Nacional de Geógrafos. 1996. (Encontro).
    68. I Fórum da Cidade de São Paulo.I Fórum da Cidade de São Paulo. 1996. (Outra).
    69. Semana do Geógrafo. 1996. (Outra).
    70. Um mundo do cidadão. Um cidadão do mundo (Homenagem a Milton Santos).Encontro Internacional Um Cidadão do Mundo. Um mundo do Cidadão. 1996. (Encontro).
    71. Congresso Arte e Ciência. 1995. (Congresso).
    72. Perspectivas para o Centro das Metrópoles. 1995. (Seminário).
    73. Retos e Alternativas para America Latina.V Encuentro de Geografos de America Latina. 1995. (Encontro).
    74. Território Brasileiro e Globalização.I Encontro Nacional da ANPEGE. 1995. (Encontro).
    75. Lugar, Formação Socioespacial, Mundo.Encontro Internacional Lugar, Formação Socioespacial, Mundo. 1994. (Encontro).
    76. Semana do Geógrafo. 1994. (Outra).
    77. Velho Mundo, Novas Fronteiras. Perspectivas da Geografia Brasileira. V Congresso Nacional de Geógrafos. 1994. (Congresso).
    78. Território: Globalização e Fragmentação. 1993. (Seminário).
    79. O Novo Mapa do Mundo. 1992. (Encontro).
    80. I Encontro de Docentes e Pesquisadores das Universidades Estaduais PAulistas sobre Meio Ambiente. 1989. (Encontro).
    81. Encontro Paulista de Estudantes de Geografia. 1988. (Encontro).
    82. VI Encontro Nacional de Geógrafos. 1986. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (14)
    1. Silva Bernardes, A. M.; CASTRO, C. E. ; SOUZA, J. A. X.. Seminário de Pesquisa PROCAD - Amazônia "Uso do Território, Desigualdades Sociais e Questão Ambiental no Maranhão". 2022. Outro
    2. Silva Bernardes, A. M.; Arroyo, M. ; SILVEIRA, M. L. ; Cataia, M. ; ANTAS JR, R. M. ; Castillo, Ricardo ; SILVA NETO, M. L. ; SILVA, C. A. ; OLIVA, J. ; ELIAS, D.. Seminário Um período, uma crise: globalização e instabilidade dos territórios - por uma leitura crítica da conjuntura a partir de Milton Santos. 2021. Outro
    3. FERNANDES, A. C. A. ; PAMPLONA, J. ; MESQUITA, F. ; Castillo, Ricardo ; OLIVEIRA, A. ; SICA, A. ; LUNNA, C. ; RUFFONI, J. ; ROSELINO, J. E. ; BALDONI, L. ; LIRBORIO, L. ; PINHO, M. ; FONTOLAN, M. ; PERETA, M. ; SCHAEFFER, P. ; GARCIA, R. ; MASCARINI, S. ; JOSE, V. ; Silva Bernardes, A. M.. IV Simpósio Internacional de Geografia do Conhecimento e da Inovação. 2021. Outro
    4. Silva Bernardes, A. M.; CASTRO, C. E. ; ALVES, C. N. ; SILVA, J. M. P.. Colóquio PROCAD - Amazônia ?Pensando os usos do território contemporâneo: da formação socioespacial brasileira à situação maranhense. 2020. Outro
    5. FIX, M. ; Silva Bernardes, A. M. ; LEONELLI, G. C. V. ; MIRANDA, H.. III Circuito de Cinema Ecofalante Unicamp. 2019. Outro
    6. LIMA NETO, M. L. ; Arroyo, M. ; GOMES, C. ; Silva Bernardes, A. M.. Evento itinerante Urgências da atual conjuntura histórica: Ana Clara Torres Ribeiro e Milton Santos, presentes!. 2018. Outro
    7. CUNHA, J. M. ; Silva Bernardes, A. M. ; LEONELLI, G. ; FIX, M. ; MIRANDA, H. ; CERASOLI, J.. Fóruns Permanentes Unicamp: A Cidade em Disputa. 2018. Outro
    8. FIX, M. ; Silva Bernardes, A. M. ; LEONELLI, G. ; MIRANDA, H.. II Circuito Ecofalante (Cinema Ambiental) da UNICAMP. 2017. Outro
    9. Silva Bernardes, A. M.; FONSECA, H. ; LIMA, R. C. ; SOMBINI, E. W. ; MOYSES, M.. Colóquio ? Produção e circulação de informações e usos do território brasileiro no período atual. 2016. Outro
    10. Silva Bernardes, A. M.; GALLO, F. ; Arroyo, M. ; SPOSITO, M. E. B. ; SILVA NETO, M. L.. Evento Itinerante São Paulo homenageia Ana Clara Torres Ribeiro. 2014. Outro
    11. Silva Bernardes, A. M.. Universidade Portas Abertas. 2012. (Outro).. . 0.
    12. Arroyo, M. ; Silva Bernardes, A. M.. Milton Santos: caminhos e desdobramentos da pesquisa em geografia. 2011. Outro
    13. Silva Bernardes, A. M.. Universidade Portas Abertas. 2011. (Outro).. . 0.
    14. Silva Bernardes, A. M.; Cataia, M.. I Seminário GEOPLAN "Território e Cidades". 2005. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (1)
    • Adriana Maria Bernardes da Silva ⇔ Ricardo Abid Castillo (2.0)
      1. Silva Bernardes, A. M.; Castillo, Ricardo. Dinámicas metropolitanas en la era de la globalización: la promoción inmobiliaria para empresas en la ciudad de São Paulo, Brasil. EURE-REVISTA LATINOAMERICANA DE ESTUDIOS URBANO REGIONALES. v. XXXIII, p. 45-56, issn: 0250-7161, 2007. Qualis: A1
      2. Silva Bernardes, A. M.; Castillo, Ricardo. Dinâmicas atuais da metrópole paulista: a promoção imobiliária para empresas. BOLETIM DE GEOGRAFIA (UEM). v. 19, n. 01, p. 59-70, issn: 0102-5198, 2001. Qualis: A2




Data de processamento: 19/02/2024 16:32:40