docentesIG

Ruy de Quadros Carvalho

Bacharel em Administração de Empresas pela EAESP - Fundação Getúlio Vargas - SP (1974), mestre em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (1980), doutor em Estudos do Desenvolvimento pela University of Sussex (1993) e Livre-docência pela Universidade Estadual de Campinas (2002). É Professor Titular da UNICAMP, líder do Laboratório de Gestão da Tecnologia e Inovação, e idealizador do Curso de Especialização em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica. É membro do Conselho Técnico-científico do Instituto Eldorado. Foi Técnico de Planejamento e Pesquisa e Diretor Técnico do IPEA/Ministério do Planejamento. Tem experiência nas áreas de Administração e Economia da inovação. Dedica-se à pesquisa, docência e assessoria em planejamento e gestão da inovação e da tecnologia e suas implicações para a estratégia competitiva e o desempenho das empresas. Tem investigado a adoção de modelos, ferramentas e formas organizacionais relacionadas à gestão da inovação de produtos, processos e modelos de negócio, no contexto da transformação digital. Também tem pesquisado diversos temas relacionados à inovação aberta, como as redes globais de inovação, ecossistemas de inovação e engajamento corporativo com startups. Orientou 15 teses de doutorado e 20 dissertações de mestrado. Artigos publicados nos seguintes periódicos: Sustainability, Research Policy, Journal of Technology Management Innovation, International Journal of Technological Learning, Innovation and Development, Technology Forecasting and Social Change, Research Evaluation, Cadernos EBAPE.BR, Revista de Administração Contemporânea, RAI e RA-USP, além de livros e capítulos de livros publicados, no Brasil e no exterior. Deu apoio técnico aos processos de gestão da inovação de diversas empresas e foi consultor de organismos nacionais e internacionais. Em 2018, recebeu da ANPAD (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração) o Prêmio Lifetime Achievement em Gestão da Inovação, em sua primeira edição. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0870593828183273 (24/01/2024)
  • Rótulo/Grupo: Professor
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências da UNICAMP, Departamento de Política Científica e Tecnológica do IGE/UNICAMP. Rua Jose Pandia Calogeras, 51 13081-970 - Campinas, SP - Brasil - Caixa-postal: 6152 Telefone: (19) 35214557 Fax: (19) 35214555 URL da Homepage: www.ige.unicamp.br
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Administração
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (22)
    1. 2023-2023. Metodologia para Avaliação dos Comitês Técnicos da RNP
      Descrição: Objetivos:1.1 Desenvolver metodologia de avaliação dos Comitês Técnicos de Prospecção Tecnológica da RNP, elaborando métricas de sua efetividade e seu desempenho como rede de pesquisadores, com destaque para o apoio à decisão sobre continuidade ou encerramento dos CTs em execução.1.2 Criar metodologia para identificar novas temáticas de interesse da RNP e decidir se um novo CT deveria ser criado.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Ruy de Quadros Carvalho - Coordenador / Pietro Gonzalez - Integrante / Leandro Ciuffo - Integrante.
      Membro: Ruy de Quadros Carvalho.
    2. 2021-Atual. Indicadores de Organização, Gestão e Digitalização da Inovação em Empresas Brasileiras
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Ruy de Quadros Carvalho - Coordenador / Matheus Franco - Integrante / Pietro Gonzalez - Integrante / Heinar Oliveira - Integrante.
      Membro: Ruy de Quadros Carvalho.
    3. 2021-Atual. Metodologia de indicadores de avaliação e mensuração dos impactos econômicos e estratégicos das linhas de P&D+I do CEPEL- Etapa 2
      Descrição: Desenvolvimento e implementação de uma Metodologia de Indicadores de Avaliação e Mensuração dos Impactos Estratégicos e Econômicos das Linhas de P&D+I do CEPEL. Considerando seu caráter de instituição de pesquisa aplicada voltada ao desenvolvimento, aprendizado e difusão de soluções tecnológicas para o setor de energia elétrica brasileiro (SEB), o Cepel tem buscado por meio da avaliação de suas linhas de pesquisa e atividades laboratoriais medir os impactos e resultados de sua atuação para seus clientes e para a sociedade como um todo. Essa iniciativa é respaldada nos documentos institucionais que a prescrevem (Res. 116/2012 da Diretoria Colegiada da Eletrobras). O propósito deste projeto é desenvolver pesquisa em colaboração com a equipe do CEPEL para o aprimoramento e consolidação da Metodologia de Indicadores de Avaliação e Mensuração dos Impactos Estratégicos e Econômicos das Linhas de P&D+I do CEPEL, visando aos seguintes objetivos:  Desenvolvimento complementar da metodologia, a fim de adicionar procedimentos, ferramentas e conceitos que garantam uma aplicação mais precisa e balanceada;  Extensão de sua aplicação a uma amostra ampliada de casos, já considerando os desenvolvimentos metodológicos complementares;  Capacitação da equipe do Cepel para conduzir plena e autonomamente a aplicação da metodologia ao conjunto de sua carteira de linhas e projetos, bem como a projetos que venham a ter início no futuro;  Apresentação e discussão da metodologia as áreas responsáveis das Empresas Eletrobras, tendo em vista sua potencial aplicação a uma amostra de projetos e linhas de P&D+I dessas empresas; e  Elaboração de um Guia de Procedimentos (manual) para orientar a aplicação da metodologia.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Ruy de Quadros Carvalho - Coordenador / Sergio Bajay - Integrante / Carla Kitsuta - Integrante / Caroline Giusti Araújo - Integrante / Pietro Gonzalez - Integrante / Heinar Oliveira - Integrante.
      Membro: Ruy de Quadros Carvalho.
    4. 2020-2022. Transformação digital e inovação em modelos de negócio em empresas brasileiras - estudos de caso
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Ruy de Quadros Carvalho - Coordenador / Daniel Shallmo - Integrante / Christopher Williams - Integrante / Matheus Franco - Integrante.
      Membro: Ruy de Quadros Carvalho.
    5. 2016-2019. Metodologia de indicadores de avaliação e mensuração dos impactos econômicos e estratégicos das linhas de P&D+I do CEPEL- Etapa 1
      Descrição: Desenvolver metodologia e e ferramentas para geração de indicadores de avaliação dos resultados e impactos dos projetos de P&D+I do Cepel com foco principal nas empresas Eletrobras e outras concessionárias clientes e, na medida da disponibilidade de informações, para o Setor de Energia Elétrica de forma mais ampla. A metodologia e ferramentas desenvolvidas adotou abordagem multidimensional, criando indicadores de avaliação as seguintes dimensões dos projetos de P&D+I: dimensão estratégica,;econômico-financeira; de mercado e marca; científica, tecnológica, de risco e aprendizado; ambiental e social; e de complexidade do projeto. A abordagem foi segmentada por tipo de projeto, considerando sua natureza de inovação e o estágio do projeto em seu ciclo de desenvolvimento, buscando também a criação de indicadores que permitam a comparação dos projetos entre si e sua classificação (ranqueamento).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Ruy de Quadros Carvalho - Coordenador / Edmundo Inácio Junior - Integrante / Cassio Garcia - Integrante / João Honório - Integrante. Financiador(es): Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - Cooperação.
      Membro: Ruy de Quadros Carvalho.
    6. 2016-2018. Digitalização de cadeias de valor críticas no Brasil: Implicações para estratégicas de P&D+I
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ruy de Quadros Carvalho - Coordenador / André Tavares - Integrante / Carla Kitsuta - Integrante / Henry Suzuki - Integrante / Durval Garcia - Integrante. Financiador(es): Instituto de Pesquisas Eldorado - Brasília - Outra.
      Membro: Ruy de Quadros Carvalho.
    7. 2016-2017. Indicadores de Organização, Gestão e Digitalização da Inovação em Empresas Brasileiras
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ruy de Quadros Carvalho - Coordenador / Edmundo Inácio Jr - Integrante / Glicia Vieira dos Santos - Integrante / André Tavares - Integrante / Daniel Monaco - Integrante / Gabriela Campos Fronzaglia - Integrante / Heinar Oliveira - Integrante. Financiador(es): Centro de Gestão e Estudos Estratégicos - Auxílio financeiro.
      Membro: Ruy de Quadros Carvalho.
    8. 2014-Atual. Indicadores de Difusão de Práticas de Gestão da Inovação Tecnológica em Empresas Industriais e de Serviços no Brasil
      Descrição: Desenvolvimento, teste e aplicação de metodologia de indicadores de difusão de prátias e formas organizacionais de planejamento e gestão de tecnologia e inovação em empresas industriais e de serviços no Brasil. Aplicação da metodologia realizada em amostra intencional de 66 empresas de vários setores, compreendendo questionário eletrônico e entrevistas presenciais com coleta de evidências. Dimensões da gestão da inovação tecnológica compreendidas na pesquisa: Organização para a Inovação, Estratégia de Inovação, Processos e ferramentas de gestão da inovação tecnológica, redes de inovação, investimentos em P&D+I e resultados dos projetos de P&D+I.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . Integrantes: Ruy de Quadros Carvalho - Coordenador / Edmundo Inácio Jr - Integrante / Glicia Vieira dos Santos - Integrante / André Tavares - Integrante / Daniel Monaco - Integrante / Gabriela Campos Fronzaglia - Integrante / Carla Kitsuta - Integrante. Financiador(es): Centro de Gestão e Estudos Estratégicos - Cooperação.
      Membro: Ruy de Quadros Carvalho.
    9. 2010-2012. Desenvolvimento e Implementação de Metodologia de Gestão Estratégica de Tecnologia e Inovação no Sistema Eletrobrás. 2010/2012
      Descrição: Tem por objetivo desenvolver e implantar uma metodologia de planejamento e gestão estratégica de tecnologia e inovação para as empresas do Sistema Eletrobrás.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Ruy de Quadros Carvalho - Coordenador / Andre Furtado - Integrante / Luciana Lenhari - Integrante / Mariana Pfitzner - Integrante / Edinaine Camillo - Integrante / Mariane Queiroz - Integrante / Débora Iacovino - Integrante / Eduardo Mollo - Integrante / Sergio Bajay - Integrante. Financiador(es): Centrais Elétricas Brasileiras - Cooperação.
      Membro: Ruy de Quadros Carvalho.
    10. 2008-2009. Indicadores de Oferta e Demanda de Tecnologia na Indústria Brasileira
      Descrição: O projeto apresenta proposta para o desenvolvimento e primeira implementação de indicadores da oferta e demanda de tecnologia na indústria brasileira, a fim de que se possam conhecer e monitorar sistematicamente os padrões de oferta e demanda setoriais, por estado da Federação, e construir critérios para a identificação dos setores onde haja discrepância significativa entre oferta e demanda.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ruy de Quadros Carvalho - Coordenador / Silvia Angélica Domingues de Carvalho - Integrante / Andrea de Deus - Integrante. Financiador(es): Instituto Euvaldo Lodi Nacional - Auxílio financeiro.
      Membro: Ruy de Quadros Carvalho.
    11. 2007-2010. Gestão de Redes de Inovação em Empresas Brasileiras ? Avaliação de Práticas e Proposição de Modelo
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ruy de Quadros Carvalho - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Ruy de Quadros Carvalho.
    12. 2007-2009. Catching up in Different Sectoral Systems
      Descrição: Projeto desenvolvido em cooperação em rede composta de cerca de 20 pesquisadores, de vários países, sob coordenação dos Profs. da Columbia University (EUA) e Universidade Bocconi (Itália). Trata-se de um estudo comparativo sobre os processos de catching up tecnológico e econômico dos países emergentes em setores selecionados. Parte-se da hipótese de que os condicionantes setoriais têm implicações importantes no processo de catch up. Os setores investigados são agro-indústria, automotivo, farmacêutico, semi-condutores, software e equipamentos de telecomunicações. Esses setores são estudados comparativamente nos seguintes países: Brasil, China, Índia, Coréia do Sul, Malásia, Tailândia, Nigéria, Argentina e Costa Rica. O Prof. Ruy é responsável pelo estudo de catching up na indústria automotiva, que compara Brasil, China e Coréia, e conta com a participação de professores da Universidade Hannam de Seul (Coréia do Sul) e da Universidade Tsinghua de Pequim (China). Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ruy de Quadros Carvalho - Integrante / Young-suk Hyun - Integrante / Yi Wang - Integrante / Richard Nelson - Coordenador / Franco Malerba - Integrante. Financiador(es): Columbia University - Auxílio financeiro.
      Membro: Ruy de Quadros Carvalho.
    13. 2007-2009. Gestão Estratégica da P&D na CEB ? Companhia Energética de Brasília
      Descrição: A Lei no. 9.991, de 24 de julho de 2000, dispõe sobre a obrigatoriedade por parte das empresas concessionárias, permissionárias e autorizadas do setor de energia elétrica, de investirem parte de sua receita operacional em pesquisa e desenvolvimento (P&D). Para o efetivo cumprimento das obrigações legais, as empresas elaboram seus Programas Anuais de P&D, composto de projetos que visam desenvolver soluções inovadoras para seus processos, aumentando e eficiência empresarial. No entanto, a urgência de cumprir as determinações contratuais, aliada à pequena experiência da maioria das empresas na condução de atividades e projetos de P&D, levou à paulatina constituição de um modo de implementação e gestão da P&D que não favorece sua otimização e alinhamento aos objetivos das empresas concessionárias e ao próprio desenvolvimento tecnológico do setor elétrico. O projeto propõe o desenvolvimento e implementação de um Modelo de Gestão Estratégica da P&D integrado e alinhado aos objetivos corporativos da CEB. Trata-se de um modelo que tem como inspiração a pesquisa, a adaptação e a implementação de boas práticas de gestão da P&D em corporações globais, que têm sido caracterizadas como modelo de quinta geração de gestão da P&D. São dois os diferenciais mais importantes desse modelo, em relação às práticas correntes do setor elétrico: 1. A vinculação, desde as primeiras etapas do ciclo de planejamento, das iniciativas e práticas decisórias de P&D aos objetivos estratégicos da corporação, em suas várias dimensões; e 2. A integração dos parceiros externos às áreas operacionais e técnicas da empresa, de forma a garantir a evolução dos projetos na direção desejada e favorecer o processo de transferência de tecnologia.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ruy de Quadros Carvalho - Coordenador / Glicia Vieira dos Santos - Integrante. Financiador(es): Companhia Energética de Brasília - Auxílio financeiro.
      Membro: Ruy de Quadros Carvalho.
    14. 2006-2009. The Changing Knowledge Divide in the Global Economy
      Descrição: Projeto desenvolvido em cooperação com o Institute of Development Studies, University of Sussex, Reino Unido e a Universidade Philipp de Marburg. Trata-se de projeto que explora uma questão de fronteira na pesquisa sobre capacidades de inovação em países em desenvolvimento. Investigam-se as implicações, para os países em desenvolvimento, da tendência de as grandes empresas dos países desenvolvidos se valerem de atores externos (fornecedores, empresas de engenharia, instituições de pesquisa) para assumirem parcelas cada vez maiores das atividades de seu processo de inovação. Essa transformação, nomeada como a Decomposição Organizacional do Processo de Inovação, é investigada empiricamente com o objetivo de verificar como empresas em países emergentes se inserem em cadeias produtivas para assumir atividades inovativas e as implicações desse processo para sua aquisição de capacidades tecnológicas. Duas cadeias de inovação globais são estudadas, comparativamente, em 3 países: a cadeia automotiva, na Alemanha e no Brasil, e a cadeia de software, na Alemanha e na Índia. O prof. Ruy é responsável pela condução do estudo sobre a cadeia automotiva.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ruy de Quadros Carvalho - Integrante / Rubia Quintão - Integrante / Hubert Schmitz - Coordenador / Phillipp Oswald - Integrante / Rasmus Lema - Integrante / Simone Strmabach - Integrante. Financiador(es): University of Sussex - Auxílio financeiro / Fundação Volkswagen - Auxílio financeiro.
      Membro: Ruy de Quadros Carvalho.
    15. 2005-2009. Construção do Índice Brasil de Inovação
      Descrição: Desenvolvimento de um índice de inovação que permita ordenar as empresas do setor industrial por grau de inovatividadade. O projeto envolve o desenvolvimento metodológico e a sua aplicação às empresas que aderirem e se candidatarem ao índice. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ruy de Quadros Carvalho - Integrante / André Furtado - Coordenador / Edmundo Inácio Jr - Integrante / Silvia Angélica Domingues de Carvalho - Integrante / Edilaine Camilo - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Ruy de Quadros Carvalho.
      Descrição: Desenvolvimento de um indicador composto para ranquear as empresas inovadoras no Brasil. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Andre Tosi Furtado - Coordenador / Ruy Quadros de Carvalho - Integrante / Silvia Angélica Domingues - Integrante / Edilaine Venancio Camillo - Integrante / Edmundo Inácio Junior - Integrante / Sabine Righetti - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Andre Tosi Furtado.
    16. 2005-2007. Vínculos tecnológicos de subsidiárias de empresas multinacionais com seus fornecedores locais de bens e serviços.
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ruy de Quadros Carvalho - Coordenador / Rubia Quintão - Integrante / Anapatricia Morales Vilha - Integrante / Glicia Vieira dos Santos - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Ruy de Quadros Carvalho.
    17. 2004-2006. Estudo da Cadeia Produtiva Aeronáutica Brasileira
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ruy de Quadros Carvalho - Coordenador.
      Membro: Ruy de Quadros Carvalho.
    18. 2004-2005. Perfil das Empresas Brasileiras Exportadoras de Software
      Descrição: Padrões de gestão da inovação tecnológica em empresas brasileiras: a influência do tamanho, setor e nacionalidade do controle. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ruy de Quadros Carvalho - Coordenador.
      Membro: Ruy de Quadros Carvalho.
    19. 2004-Atual. Políticas de Desenvolvimento de Atividades Tecnológicas em Filiais Brasileiras de Multinacionais
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ruy de Quadros Carvalho - Integrante / Sergio Queiroz - Coordenador / Flávia Consoni - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Ruy de Quadros Carvalho.
      Descrição: O projeto tem por objetivo central contribuir para a formulação de políticas públicas capazes de alavancar os investimentos tecnológicos de EMNs no Brasil, em especial, no Estado de São Paulo. Partindo da hipótese de que as políticas contam decisivamente para o influxo de investimento em tecnologia, elas precisam incorporar o conhecimento e formas de ação sobre os fatores que têm capacidade de influenciar as decisões das multinacionais. As políticas precisam melhorar continuamente as diversas condições, macroeconômicas, educacionais, de infra-estrutura, de incentivos, etc. de atração de investimento em P&D. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (2) . Integrantes: Flávia Consoni - Integrante / Sérgio Robles Reis de Queiroz - Coordenador / Simone Galina - Integrante / Rogério Gomes - Integrante / Edilaine Camillo - Integrante / Mariana Nunciaroni Zanatta - Integrante / Enéas Gonçalves de Carvalho - Integrante / Eduardo Strachman - Integrante / Pollyana de Carvalho Varrichio - Integrante / Mariana Corrêa Barra - Integrante / Marcela de Oliveira Mazzoni - Integrante / Camila Zeitoum - Integrante / Sandro Márcio da Silva - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Flávia Consoni.
    20. 2003-2007. Padrões de gestão da inovação tecnológica em empresas brasileiras: a influência do tamanho, setor e nacionalidade do controle
      Descrição: Padrões de gestão da inovação tecnológica em empresas brasileiras: a influência do tamanho, setor e nacionalidade do controle. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ruy de Quadros Carvalho - Coordenador.
      Membro: Ruy de Quadros Carvalho.
    21. 2003-2005. Competências e Oportunidades em Tecnologias Aplicáveis ao Setor Automotivo - Mapeamento nas Instituições de Pesquisa Brasileirsas
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ruy de Quadros Carvalho - Coordenador.
      Membro: Ruy de Quadros Carvalho.
    22. 2000-2002. Local Enterprises in the Global Economy: Issues of Governance and Upgrading
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ruy de Quadros Carvalho - Coordenador.
      Membro: Ruy de Quadros Carvalho.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Prêmio Lifetime Achievement em Gestão da Inovação Tecnológica - 1a. edição, ANPAD - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração.. 2018.
      Membro: Ruy de Quadros Carvalho.
    2. Prêmio ANPAD - melhor trabalho apresentado no XXVII ENANPAD, na área de Administração de Ciência e Tecnologia, ANPAD.. 2003.
      Membro: Ruy de Quadros Carvalho.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (107)
    1. Fórum Internacional de Inovação Tecnológica.Living Labs no Contexto da Inovação Empresarial ? Conceitos e Fundamentos. 2008. (Outra).
    2. Simpósio Internacional Novas Fronteiras da Gestão de Inovação.Aprendendo a inovar: padrões de gestão de inovação nas empresas manufatureiras brasileiras. 2008. (Simpósio).
    3. VIII Conferência ANPEI - Estruturando e gerindo a inovação tecnológica nas empresas. Estruturando e Gerindo atividades de P&D nas Empresas. 2008. (Congresso).
    4. VI Seminário SAE-Brasil de Powertrain.Conferência Universidade x Empresa. 2008. (Seminário).
    5. 1º Conecta ? Seminário de Inovação e Transferência de Tecnologias.Cooperação Indústria-Universidade e esforço inovativo: o Brasil no contexto internacional. 2007. (Seminário).
    6. Development of new competencies and practices the innovation management to sustainable development: The study of Natura. Portland International Conference on Management of Engineering and Technology - PICMET. 2006. (Congresso).
    7. Innovation activity re-location and the changing configuration of the global.Workshop on the Changing Knowledge Divide in the Global Economy,. 2006. (Seminário).
    8. Além da tropicalização: proposição de uma tipologia sobre competências em desenvolvimento de produtos nas montadoras de automóveis no Brasil. Congresso SAE BRASIL. 2005. (Congresso).
    9. A Organização do Sistema de Ciência e Tecnologia no Tocantins: evolução e problemas. XI Seminario de Gestión Tecnológica - ALTEC. 2005. (Congresso).
    10. Cooperative research between firms and research institutions: a new look into R&D in the Brasilian Automotive Industry.XIII GERPISA. 2005. (Seminário).
    11. Economia da Tecnologia.III Ciclo de Debates EITT - Grupo de Pesquisas em Economia Industrial, Trabalho e Tecnologia da PUC/SP. 2005. (Outra).
    12. Mercado de Perfumaria e Cosmética no Brasil.III Simpósio Brasileiro de Óleos Essenciais - SBOE. 2005. (Simpósio).
    13. O modelo sustentável da Natura é semelhante ao da Body shop?.VIII ENGEMA - Encontro Nacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente. 2005. (Encontro).
    14. Oportunidades para o setor de óleos essenciais a partir da indústria de higiene, perfumaria e cosméticos: explorando convergências estratégica e propostas para competitividade.III Workshop Brasil-Japão: Implicações Regionais e Globais sobre Energia, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentáve. 2005. (Oficina).
    15. Planejamento e Gestão da Inovação nas Empresas.Seminário Gestão da Inovação - InterNews Management. 2005. (Seminário).
    16. Rede de Empresas Innovadoras. XI Seminaria de Gestión Tecnológica: Innovación tecnológica, cooperación y desarrollo. 2005. (Congresso).
    17. A Internacionalização das Universidades e a Inovação Tecnológica.1º Seminário Internacional Ciência e Tecnologia na América Latina. 2004. (Seminário).
    18. Automóvel & Tecnologia do Produto.O Design na Nova Indústria Automobilística Brasileira. 2004. (Seminário).
    19. Da adaptação do projeto de veículos: uma análise da evolução das capacitações em desenvolvimento de produtos na indústria automobilística a partir do Projeto Meriva.XXIII Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica, 2004. 2004. (Simpósio).
    20. Desempenho inovador e atividades tecnológicas na indústria brasileira: uma análise com base nos resultados da Pintec 2000.II Ciclo de Debates em Economia Industrial, Trabalho e Tecnologia. 2004. (Encontro).
    21. Existe uma Economia Baseada no Conhecimento? Uma Análise do Papel do Conhecimento na Economia.XXIII Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica, 2004. 2004. (Simpósio).
    22. Gestão da Inovação Tecnológica - Sua Importância para a Indústria Automotiva. XIII Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade. 2004. (Congresso).
    23. Parcerias Tecnológicas - Caminho para a Consolidação da Competitividade Global da Engenharia Automotiva Brasileira. XIII Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade. 2004. (Congresso).
    24. . Between centralisation and decentralisation of product development competencies: recent trajectory changes in Brazilian subsidiaries of car assemblers.XI GERPISA. 2003. (Seminário).
    25. A Contribuição da Inteligência Competitiva na Eficácia do Processo de Inovação nas Organizações.X Seminário da Asociación Latino-Iberoamericana de Gestión Tecnológica - ALTEC. 2003. (Seminário).
    26. Área de Administração de Ciência e Tecnologia. XXVII ENANPAD. 2003. (Congresso).
    27. As Estratégias de Produto das Subsidiárias das Montadoras no Brasil: Adaptação ou Desenvolvimento Local?. Congresso SAE BRASIL. 2003. (Congresso).
    28. Between Centralization and Decentralization of Profuct Development in Multinational Corporations: recent trajectories in brazilian subsidiaries of car assemblers.XXVII ENANPAD. 2003. (Encontro).
    29. Coordenação e Aperfeiçoamento Tecnológico na Cadeia Automotiva Brasileira. Third International Conference of the Iberoamerican Academy of Management. 2003. (Congresso).
    30. Gestão da Inovação em Pequenas Empresas de Base Tecnológica.Ciclo de Palestras - Reitoria - ITA. 2003. (Encontro).
    31. Global Strategies and Local Product Development. 12th International Conference for the International Association of Management of Technology - . IAMOT. 2003. (Congresso).
    32. Identifying patterns of technological efforts of transnational corporations affiliates in Brazil. International Conference on Knowledge and Economic & Social Change: new challenges to innovation studies. 2003. (Congresso).
    33. Mecanismos de Fomento e Suporte ao Desenvolvimento Tecnológico Brasileiro e suas Limitações. XII Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade - SAE Brasil. 2003. (Congresso).
    34. Modelos de Desenvolvimento Tecnológico Brasileiro e Desafios Externos. XII Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade - SAE Brasil. 2003. (Congresso).
    35. Padrões de Intensidade Tecnológica da Indústria Brasileira: um estudo comparativo com os países centrais.X Seminario Latino - Iberoamericano de Gestión Tecnológica - ALTEC. 2003. (Seminário).
    36. Technological Strategies of Transnational Corporations Affiliates in Brazil.XXVII ENANPAD. 2003. (Encontro).
    37. Technology and Innovaton Management. Third International Conference Iberoamerican Academy of Management. 2003. (Congresso).
    38. Tecnologia.I Ciclo de Debates em Economia Industrial, Trabalho e Tecnologia. 2003. (Encontro).
    39. A influência das normas técnicas no aperfeiçoamento tecnológico e organizacional das empresas: estudo do setor de móveis de escritório brasileiro.XXII Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica. 2002. (Simpósio).
    40. Coordenação Econômica, Aprendizagem e Aperfeiçoamento Tecnológico na Cadeia Automobilística.III Seminário de Economia Industrial - Política Industrial e Desenvolvimento Econômico. 2002. (Seminário).
    41. EBTs dentro do contexto de mercados dominados por cadeias globais.Programa de Pesquisa em Políticas Públicas, Projeto Formulação de Análises e Políticas Setoriais: Empresas de Base Tecnológica. 2002. (Outra).
    42. Importação de Tecnologia versus Desenvolvimento Nacional.I Simpósio Brasileiro de Engenharia Física. 2002. (Simpósio).
    43. Inovação no setor de serviços: uma discussão exploratória.Simpósio de Administração da produção, logística e operações internacionais - SIMPOI. 2002. (Simpósio).
    44. Patterns of technological activities of transnational corporations affiliates in Brazil. VII International Conference on Indicators of Science and Technology. 2002. (Congresso).
    45. Pesquisa, Desenvolvimento ou Aplicação - Qual a Vocação Brasileira?. XI Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade - SAE. 2002. (Congresso).
    46. Política Industrial e Desenvolvimento Econômico.III Seminário de Economia Industrial. 2002. (Seminário).
    47. Relações interfirmas, governança e desenvolvimento tecnológico na cadeia automotiva brasileira.XXVI ENANPAD. 2002. (Encontro).
    48. Sociedade Pós-industrial: A inovação no setor de serviços.XXII Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica. 2002. (Simpósio).
    49. XXVI ENANPAD.Inovação no setor de serviços: uma análise de conceitos e medidas. 2002. (Simpósio).
    50. XXVI ENANPAD.Relações interfirmas, governança e desenvolvimento tecnológico na cadeia automotiva brasileira. 2002. (Encontro).
    51. C,T&I e Desenvolvimento Econômico.Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. 2001. (Simpósio).
    52. Desenvolvimento de produtos na indústria automobilística brasileira: perspectivas e obstáculos para a capacitação local.XXV ENANPAD. 2001. (Encontro).
    53. Indicadores de ciência, tecnologia e inovação em São Paulo.XXX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular. 2001. (Encontro).
    54. Learning with Innovation Surveys: the Experience of Measurement of Innovation in Brazil.NESTI/OECD Workshop on S&T and Innovation Indicators in Non-member Countries. 2001. (Oficina).
    55. O Papel das Empresas Transnacionais na Constituição de Competências Tecnológicas na Indústria Automobilística.VII Encontro Nacional de Estudos do Trabalho. 2001. (Encontro).
    56. O papel das empresas transnacionais na constituição de competências tecnológicas na indústria automobilística brasileira.VII Encontro Nacional de Estudos do Trabalho. 2001. (Encontro).
    57. Oportunidades e Obstáculos para a Criação de Capacitações de Desenvolvimento de Produto na Indústria Automobilística : A Experiência Brasileira. 3 Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produto. 2001. (Congresso).
    58. Relações interfirmas, governançca e desenvolvimento tecnológico na cadeia automotiva brasileira.A Indústria Automobilística nas Américas. 2001. (Seminário).
    59. Sessões da Área Temática 'Administração de C&T'.ENANPAD 2001. 2001. (Encontro).
    60. The limits of global standards in forestering upgrading and promoting governance: the experience of Brazilian auto-component producers with quality standards.Workshop Global Chains, Local Governance and Industrial Upgrading. 2001. (Seminário).
    61. Workshop on S&T and innovation indicators in non-member countries.Learning with innovation Surveys: the experience of measurement of innovation in Brazil. 2001. (Seminário).
    62. ); Eight Internatiional Colloquium of Gerpisa-International Network ? ?The World that Changed the Machine: The Future of the Auto Industry for the 21st Century?.The Implications of Globalization for the Distribution of Design Competencies in the Auto Industry in Mercosur. 2000. (Simpósio).
    63. 4th International Conference on Technology and Innovation.Explaining technological innovation in Brazil: testing the significance of firm size, firm nationality and firm?s sector belonging. 2000. (Simpósio).
    64. 4th International Conference on Technology Policy and Innovation.Organização, Coordenação e Participação como Coordenador e Expositor, do 'Symposium on Measurement of Innovation'. 2000. (Simpósio).
    65. IV Jornadas Latinoamericana de Estudos Sociais da C&T. Padrões de inovação tecnológica e organizacional em economias abertas: a experiência de grandes empresas em três setores na década de 90. 2000. (Congresso).
    66. IV Jornadas Latinoamericana de Estudos Sociais da C&T. A ciência e a tecnologia no Estado de São Paulo. 2000. (Congresso).
    67. IV Jornadas Latino Americanas de Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia.Apresentação de Seminário Sobre 'A Ciência e a Tecnologia no Estado de São Paulo'. 2000. (Seminário).
    68. IV Jornadas Latino Americanas de Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia.Conferencista da Mesa Redonda 'Desafios à Teoria da Inovação em Países Periféricos'. 2000. (Outra).
    69. XXI Simpósio de Gestãzo da Inovação Tecnológica.Conferencista na Sessão Plenária Sobre 'Reindustrialização e Formação de Competências'. 2000. (Simpósio).
    70. .Seminário 'Pesquisa de Inovação Tecnológica com Base na Metodologia da OCDE: Uma Discussão a Partir da Experiência Internacional e Brasileira'. 1999. (Seminário).
    71. 3rd International Conference on Technology Policy and Innovation.Technological Innovation in Brazilian Industry: An Assessment Based on the São Paulo Innovation Survey. 1999. (Outra).
    72. II Jornada de Economia Política.Palestra Sobre 'O Trabalho e as Novas Tecnologias e Formas de Gestão'. 1999. (Outra).
    73. .Coordenador e Palestrante no Seminário Metodológico da PAEP-Pesquisa da Atividade Econômica Paulista. 1997. (Seminário).
    74. Seminário 'Abertura Comercial e Mudança Estrutural na Indústria Automobilística Brasileira'.Apresentação do Relatório e Paper 'Abertura Comercial e Mudança Estrutural na Indústria Automobilística Brasileira'. 1997. (Seminário).
    75. Seminário Sobre Emprego, Desemprego e Mudança Institucional.Palestra 'Reestruturação Produtiva e Desemprego no Brasil'. 1997. (Seminário).
    76. Fórum Nacional Sobre Segurança e Saúde nas Novas Relações de Trabalho.Palestra Sobre o Tema: 'Custo Total X Custo Brasil: O Financiamento das Ações de Segurança e Saúde no Trabalho'. 1996. (Outra).
    77. Seminário Internacional "Experiências de Conselhos Tripartites na Formulação de Políticas Industriais".Palestra Sobre o Tema : 'A Experiência da Câmara Setorial na Indústria Automobilística Brasileira'. 1996. (Seminário).
    78. Seminário Internacional "Globalização, Reestruturação Produtiva e Transformações nas Relações Capital-Trabalho no Complexo Automobilístico".Palestra Sobre Tema : 'As Transformações Recentes no Conplexo Automobilístico Brasileiro : Estratégias Empresariais, Políticas Setoriais e Integração Regional. 1996. (Seminário).
    79. Seminário Internacional Educação Para o Trabalho : Novas Exigências de Aprendizagem.Debatedor do Seminário Internacional Educação Para o Trabalho : Novas Exigências de Aprendizagem. 1996. (Seminário).
    80. . Palestra Sobre o Tema: 'Novos Conceitos na Área de Gestão e Seus Impactos na Educação'. 1995. (Congresso).
    81. .Moderador e Relator do Workshop Internacional 'Implementação de Novas Formas de Organização do Trabalho'. 1995. (Outra).
    82. 'Seminário Sobre Política Industrial Comparada: Análise de Experiência Recente dos Países Latino-americanos e Europeus'.Debatedor no 'Seminário Sobre Política Industrial Comparada: Análise de Experiência Recente dos Países Latino-americanos e Europeus'. 1995. (Seminário).
    83. "Seminário Sobre a Importância da Saúde e Segurança do Trabalho nos Processos de Integração e Globalização da Economia".Palestra Sobre o Tema: 'A Dimensão Laboral no Mercosul'. 1995. (Seminário).
    84. Reunião Técnica Latino-Americana sobre Normalização e Certificação de Competências'.Comunicação Sobre o Tema :'A Ampliação do Conceito de Qualificação e a Diversidade de Agentes Envolvidos na Formação Profissional'. 1995. (Outra).
    85. Seminário Educação 95- Globalização e Políticas Públicas.Conferencista Sobre o Tema: Educação e Novas Demandas do Empresariado'. 1995. (Seminário).
    86. Seminário Especial.Palestra Sobre o Paper 'Coping With Change in the Economy: New Techologies, Organisational Innovation and Economies of Scale and Scope in the Brazilian Engineering Industry'. 1995. (Seminário).
    87. Workshop dos Secretários Estaduais de Trabalho.Palestra Sobre o Tema: 'Reestruturação Produtiva no Brasil e Conseqüências Para uma Política de Emprego e de Qualificação Profissional'. 1995. (Outra).
    88. .Debatedor em Mesa Redonda Sobre o Tema : 'Métodos e Técnicas de Pesquisas Amostrais de Estabelecimentos Industriais'. 1994. (Outra).
    89. .Debatedor na Mesa Redonda Sobre o Tema: 'A Nova Economia Política Industrial - O Brasil no Novo Paradigma'. 1994. (Outra).
    90. .Debatedor em Mesa Redonda Sobre 'Educação - A Parceria entre Setor Privado e o Setor Público'. 1994. (Outra).
    91. "Fórum Política Industrial e Tecnológica".Palestra Sobre o Tema: 'Política Industrial, Flexibilidade do Trabalho e Emprego'. 1994. (Outra).
    92. Curso de Formação Sindical "Transformações no Mundo do Trabalho".Palestra Sobre Tema : Panorama das Inovações Tecnológicas e Organizacionais no Brasil'. 1994. (Outra).
    93. Fundação da Sociedade Brasileira para o Estudo da Globalização e das Empresas Transnacionais - SOBEET.Palestra Sobre o Tema : 'Globalização Produtiva : Significado, Abrangência e Implicações do Novo Padrão Tecnológico'. 1994. (Seminário).
    94. Seminário "New Technologies, Economies of Scale and Scope and Industrial Location in Developing Countries".Apresentação do Paper 'Coping With Change in the Economy: New Techologies, Organisational Innovation and Economies of Scale and Scope in the Brazilian Engineering Industry'. 1994. (Seminário).
    95. Seminário Internacional "Políticas Sociais no Brasil e na Alemanha: Sistema Previdenciário e Mercado de Trabalho".Palestra Sobre o Tema: 'O Papel da Educação e da Formação Técnica para a Política de Trabalho no Brasil'. 1994. (Seminário).
    96. .Palestra Sobre o Tema: 'Indústria Automobilística: Inovação, Organização Industrial e Políticas de Reestruturação'. 1993. (Seminário).
    97. .Palestra Sobre o Tema: 'Reestruturação do Setor Automotivo: Diagnóstico e Proposição de uma Política para o Estado de São Paulo'. 1993. (Seminário).
    98. .Palestra para o Corpo Técnico da FINEP Sobre o Tema: 'Determinantes Regulatórios da Competitividade'. 1993. (Outra).
    99. .Palestra Sobre o Tema: 'Reestruturação Industrial no Brasil: Perspectivas Econômicas e Sociais'. 1993. (Outra).
    100. "Fórum Nacioanal de Educação e Sociedade".Palestra Sobre o Tema: 'Novas Tecnologias e Educação'. 1993. (Outra).
    101. .Palestra Sobre o Tema: 'Mudanças Tecnológicas e Organizacionais: Impactos Sobre o Trabalho e as Qualificações'. 1992. (Seminário).
    102. .Palestra aos Professores e Alunos do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos Apresentando o Texto 'Indústria Automobilística Brasileira: Situação Atual, Perspectivas e Sugestões para sua Reestruturação. 1992. (Outra).
    103. "Seminário Internacional Sobre Qualidade e Produtividade".Participação como Debatedor no 'Seminário Internacional Sobre Qualidade e Produtividade'. 1992. (Seminário).
    104. "Seminário Trabalho, Educação e Tecnologia".Conferencista com Apresentação de Paper Sobre Tema: 'Projeto de Primeiro Mundo com Conhecimento e Trabalho de Terceiro?. 1992. (Seminário).
    105. Seminário do Projeto Estudo da Competitividade da Indústria Brasileira.Apresentação do Paper 'Determinantes Regulatórios da Competitividade'. 1992. (Seminário).
    106. XII Encontro dos Engenheiros de Produção (ENEGEP).Conferencista com Palestra Sobre Tema: 'Sistemas Avançados de Produção e seu Papel na Modernização da Indústria Brasileira Frente aos Novos Padrões de Competitividade'. 1992. (Encontro).
    107. XVI Encontro Anual da ANPOCS.Apresentação do Paper 'Projeto de Primeiro Mundo com Conhecimento e Trabalho de Terceiro?. 1992. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (2)
    1. QUADROS, R.; ABREU, A. E. S. ; PICANCO, J. L. ; MINATOGAWA, V. ; VILLAVICENCIO, G.. Inovação Digital em Segurança na Mineração: O Caso da Plataforma Inteligente de Avaliação Periódica da Estabilidade Física de Barragens de Rejeitos no Chile. 2023. Outro
    2. QUADROS, R.; FURTADO, A. ; QUEIROZ, S. ; VOGT, C. A. ; OZORES, M. V. P.. Workshop Índice Brasil de Inovação. 2006. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (4)
    • Ruy de Quadros Carvalho ⇔ Flávia Consoni (17.0)
      1. QUADROS, R. ; SANTOS, G. V. ; CONSONI, F. L. ; CONSONI, F. L. ; QUINTAO, R.. CHOOSING ACCURATELY: COMPETITIVE INTELLIGENCE ON PROSPECTING PARTNERS FOR TECHNOLOGICAL COOPERATION. RAI : Revista de Administração e Inovação. v. 11, p. 323-346, issn: 1809-2039, 2014. Qualis: A3
      2. CARVALHO, R. Q. ; CONSONI, F. L. ; CONSONI, F. L.. Innovation capabilities in the Brazilian automobile industry: a study of vehicle assemblers' technological strategies and policy recommendations. International Journal of Technology Management. v. 2, p. 53-75, issn: 0267-5730, 2009. Qualis: A3
      3. CONSONI, F. L.; Consoni, Flavia ; Quadros, Ruy. From Adaptation to Complete Vehicle Design: a case study of product development capabilities in a car marker in Brazil. International Journal of Technology Management. v. 36, n. Nos 1/2/3, p. 1-3, issn: 0267-5730, 2006. Qualis: A3
      4. CONSONI, F. L.; QUADROS, R.. Between Centralisation and Decentralisation of Product Development in Multinational Corporations: recent trajectories in Brazilian Subsidiaries of Car Assemblers. FACES : REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO (BELO HORIZONTE. IMPRESSO). v. 3, n. jan./jun., p. 18-35, issn: 1517-8900, 2005.Qualis: A4
      5. CONSONI, F. L.; QUADROS, R.. Capacitações em desenvolvimento de produto na indústria automobilística brasileira: uma análise entre as décadas de 80 e 90.. Revista Ciência Empresarial. v. 2, n. 1, p. 1-15, issn: 1677-3497, 2002.Qualis: Não identificado (REVISTA CIÊNCIA EMPRESARIAL)
      6. CONSONI, F. L.; QUADROS, R.. Desenvolvimento de Produtos na Indústria Automobilística Brasileira : Perspectivas e Obstáculos para a Capacitação Local. RAC. Revista de Administração Contemporânea (Impresso). v. v.6, n. n.1, p. 39-61, issn: 1415-6555, 2002.Qualis: A2
      7. CARVALHO, R. Q. ; QUEIROZ, S. R. R. ; COSTA, J. ; CONSONI, F. L. ; COSTA, I.. Apertura comercial y cambio estructural en la industria automotriz brasileña. REVISTA DE LA CEPAL (IMPRESA). v. 63, n. 63, p. 115-127, issn: 0252-0257, 1997.Qualis: A1
      8. QUADROS, R. ; FLEURY, A. ; AMATO NETO, J. ; NAKANO, D. ; CONSONI, F. L. ; CONSONI, F. L. ; COSTA FILHO, E. J. ; INACIO JUNIOR, E.. Mapeamento da cadeia produtiva aeronáutica brasileira. Em: Guilherme Montoro; Márcio Mignon. (Org.). Cadeia produtiva aeronáutica brasileira: oportunidades e desafios. 1ed.Rio de Janeiro. : BNDES. 2009.v. 1, p. 71-196.
      9. CONSONI, F. L.; CARVALHO, R. Q.. As Estratégias de Produto das Subsidiárias das Montadoras no Brasil: Adaptação ou Desenvolvimento Local?. Em: Kon, Anita.; Oliveira, Guilherme. (Org.). Pesquisas em economia industrial, trabalho e tecnologia.. 1ed.São Paulo. : Fapesp/ EIIT/ PUCSP. 2004.v. 1, p. 263-288.
      10. QUADROS, R. ; CONSONI, F. L. ; CONSONI, F. L. ; QUINTAO, R. ; SANTOS, G. V.. Mapping out Technological Capabilities in Research Institutions as Tool for Prospecting R&D Outsourcing Opportunities: A Methodology Developed for the R&D Centre of a Major Car Assembler. Em: Portland International Conference on Management of Engineering and Technology - PICMET'06, 2006.
      11. CARVALHO, R. Q. ; CONSONI, F. L. ; QUINTAO, R.. Cooperative research between firms and research institutions: a new look into R&D in the Brasilian Automotive Industry. Em: XIII GERPISA, p. 1-15, 2005.
      12. CONSONI, F. L.; CARVALHO, R. Q.. Além da tropicalização: proposição de uma tipologia sobre competências em desenvolvimento de produtos nas montadoras de automóveis no Brasil. Em: Congresso SAE BRASIL 2005, 2005.
      13. CONSONI, F. L.; CARVALHO, R. Q.. Da adaptação do projeto de veículos: uma análise da evolução das capacitações em desenvolvimento de produtos na indústria automobilística a partir do Projeto Meriva. Em: XXIII Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica, p. 2054-2066, 2004.
      14. CONSONI, F. L.; CARVALHO, R. Q.. Between centralisation and decentralisation of product development competencies: recent trajectory changes in Brazilian subsidiaries of car assemblers. Em: XI GERPISA - Company Actors on the Look out for New Compromises: developing GERPISA? new analytical schema, 2003.
      15. CONSONI, F. L.; CARVALHO, R. Q.. As Estratégias de Produto das Subsidiárias das Montadoras no Brasil: Adaptação ou Desenvolvimento Local?. Em: Congresso SAE BRASIL 2003, 2003.
      16. CONSONI, F. L.; QUADROS, R.. Reestruturação e Composição do Emprego na Indústria Automobilística. Em: XX Simposio de gestao da inovaçao tecnologica, p. 1845-1858, 1998.
      17. QUADROS, R. ; QUEIROZ, S. R. R. ; CONSONI, F. L. ; COSTA, I. ; RODRIGUES, R.. Globalização e capacitação tecnológica na cadeia produtiva da indústria automobilística: qual é o papel do Mercosul?. 2000. Relatório de pesquisa

    • Ruy de Quadros Carvalho ⇔ Andre Tosi Furtado (11.0)
      1. FURTADO, A. T.; CARVALHO, Ruy Quadros de. Patterns of technological intensity in the Braziliian industry: a comparative study with developed countries. Innovation Management Policy And Practice. v. 7, n. 2-3, p. 152-171, issn: 1447-9338, 2005.Qualis: A1
      2. FURTADO, A. T.; CARVALHO, Ruy Quadros de. Padrões de Intensidade Tecnológica da Indústria Brasileira: um estudo comparativo com os países centrais. São Paulo em Perspectiva (Impresso). v. 19, n. 1, p. 70-84, issn: 0102-8839, 2005.Qualis: Não identificado (SÃO PAULO EM PERSPECTIVA)
      3. QUADROS, R.; FURTADO, A. ; BERNARDES, R. ; FRANCO, E.. Technological innovation in Brazilian industry: an assessment based on the São Paulo Innovation survey. Technological Forecasting and Social Change. v. 67, n. 2-3, p. 203-219, issn: 0040-1625, 2001. Qualis: A1
      4. FURTADO, A. T.; CARVALHO, Ruy Quadros de ; RAUEN, André Tortato. Inovação tecnológica no setor empresarial paulista: uma análise com base nos resultados da Pintec. Em: Ricardo Renzo Brentani; Carlos Henrique de Brito Cruz; Wilson Suzigan; João de Morais Pinto Furtado; Renato de Castro Garcia. (Org.). Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação no Estado de São Paulo 2010. São Paulo. : Fundação De Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2011.v. 2, p. 1-49.
      5. Inácio Jr., Edmundo ; FURTADO, A. T. ; CARVALHO, Ruy Quadros de ; Camillo, Edialine V. ; DOMINGUES, Silvia Angélica ; Righetti, Sabine. Uma discussão sobre os aspectos metodológicos e conceituais do Índice Brasil de Inovação (IBI): um indicador agregado para mensurar o grau de inovação das empresas. Em: Mario ALbornoz; Carlos Vogt; Claudio Afaraz. (Org.). Indicadores de Ciencia y Tecnología en Iberoamerica Agenda 2008. 1a.ed.Buenos Aires. : Ricyt. 2008.p. 267-281.
      6. FURTADO, A. T.; CARVALHO, Ruy Quadros de. Padrões de Inovação na Indústria Manufatureira Brasileira: uma comparação com países desenvolvidos. Em: Anita Kon. (Org.). Indústria, trabalho e Tecnologia: Subsídios à Política Pública. São Paulo. : EITT/PUCSP. 2005.p. 176-199.
      7. CARVALHO, Ruy Quadros de ; FURTADO, A. T. ; BERNARDES, R. ; FRANCO, E.. Patterns of Technological Innovation in the Brazilian Industry: The case of the State of São Paulo. Em: Annamária Inzelt; Auriol Laudeline. (Org.). Innovation in Promising Economies. 1ed.Budapeste. : Aula Publshers Ltd.. 2002.p. 147-164.
      8. Inácio Jr., Edmundo ; FURTADO, A. T. ; CARVALHO, Ruy Quadros de ; Camillo, Edialine V. ; DOMINGUES, Silvia Angélica ; Righetti, Sabine. Os esforços tecnológicos dos setores da indústria de transformação brasileira: uma análise a partir do Índice Brasil de Inovação. Em: VII Congreso Iberoamericano de Indicadores de Ciencia y Tecnología muestra a la Red Iberoamericana de Indicadores de Ciencia y Tecnología (RICYT), v. 1, p. 1-10, 2007.
      9. Inácio Jr., Edmundo ; FURTADO, A. T. ; CARVALHO, Ruy Quadros de ; DOMINGUES, Silvia Angélica ; Camillo, Edialine V. ; Righetti, Sabine. O Índice Brasil de Inovação (IBI): uma discussão sobre seus aspectos metodológicos e conceituais. Em: XII Seminario Latino Iberoamericano de Gestion Tecnologica - ALTEC 2007, v. 1, p. 1-17, 2007.
      10. DOMINGUES, Silvia Angélica ; Camillo, Edialine V. ; FURTADO, A. T. ; CARVALHO, Ruy Quadros de ; Inácio Jr., Edmundo ; Righetti, Sabine. Indicadores de Resultado Aplicados à Indústria: um exercício a partir dos dados do Índice Brasil de Inovação. Em: : XII Seminario Latino Iberoamericano de Gestion Tecnologica - ALTEC 2007, v. 1, p. 1-16, 2007.
      11. FURTADO, A. T.; CARVALHO, Ruy Quadros de. Padrões de intensidade tecnológica da indústria brasileira: um estudo comparativo com os países centrais. Em: X Seminario Latino-Iberoamericano de Gestión Tecnológica - ALTEC 2003, 2003.

    • Ruy de Quadros Carvalho ⇔ Sérgio Robles Reis de Queiroz (9.0)
      1. QUEIROZ, S. R. R.; CARVALHO, Q.. Empresas multinacionais e inovação tecnológica no Brasil. São Paulo em Perspectiva. v. 19, p. 35-49, issn: 0102-8839, 2005.Qualis: Não identificado (SÃO PAULO EM PERSPECTIVA)
      2. QUEIROZ, S. R. R.; CARVALHO, R. Q.. The implications of globalisation for the distribution of design competencies in the auto industry in Mercosul. Actes Du Gerpisa Réseau International. v. 32, n. 32, p. 35-45, issn: 0981-5597, 2001.Qualis: Não identificado (ACTES DU GERPISA RÉSEAU INTERNATIONAL)
      3. CARVALHO, R. Q. ; QUEIROZ, S. R. R. ; COSTA, J. ; CONSONI, F. L. ; COSTA, I.. Apertura comercial y cambio estructural en la industria automotriz brasileña. REVISTA DE LA CEPAL (IMPRESA). v. 63, n. 63, p. 115-127, issn: 0252-0257, 1997.Qualis: A1
      4. CARVALHO, R. Q. ; QUEIROZ, S. R. R.. Mudança estrutural e globalização na indústria automobilística brasileira nos anos 90. Em: Francisco de Oliveira; Álvaro A. Comim. (Org.). Os cavaleiros do antiapocalipse - trabalho e política na indústria automobilística. São Paulo. : Cebrap / Entrelinhas. 1999.p. 105-119.
      5. FURTADO, A. ; CARVALHO, R. Q. ; QUADROS, R. ; QUEIROZ, S.. Projeto tem início em empresas do setor industrial. Inovação Uniemp, Campinas, SP, p. 26-28, 01 mar. 2006.
      6. QUEIROZ, S. R. R.; CARVALHO, R. Q.. The implications of globatization for the distribution of design competencies in the auto industry in Mercosur. Em: VIII International Colloquium of GERPISA, p. 1-17, 2000.
      7. CARVALHO, Q. ; QUEIROZ, S. R. R.. Restructuring and globalization in the Brazilian automobile industry. Em: GERPISA Fifth International Colloquium - The Trajectories of Internationalization of Automobile Industry Firms, p. 171-187, 1997.
      8. QUADROS, R. ; QUEIROZ, S. R. R. ; CONSONI, F. L. ; COSTA, I. ; RODRIGUES, R.. Globalização e capacitação tecnológica na cadeia produtiva da indústria automobilística: qual é o papel do Mercosul?. 2000. Relatório de pesquisa
      9. CARVALHO, R. Q. ; QUEIROZ, S. R. R. ; COSTA, I. ; CONSONI, F. L. ; COSTA, J. O. P.. Abertura comercial e mudança estrutural na indústria automobilística brasileira. 1997. Relatório de pesquisa

    • Ruy de Quadros Carvalho ⇔ Janaina Oliveira Pamplona da Costa (1.0)
      1. CARVALHO, R. Q. ; QUEIROZ, S. R. R. ; COSTA, J. ; CONSONI, F. L. ; COSTA, I.. Apertura comercial y cambio estructural en la industria automotriz brasileña. REVISTA DE LA CEPAL (IMPRESA). v. 63, n. 63, p. 115-127, issn: 0252-0257, 1997.Qualis: A1




Data de processamento: 19/02/2024 16:32:40