docentesIG

Claudete de Castro Silva Vitte

Professora Associada da Universidade Estadual de Campinas (Departamento de Geografia e Programa de Pós-Graduação em Geografia). Coordenadora do Grupo de Pesquisa "Geografia das Relações Internacionais: Estado, Economia, Território e Integração Regional na América Latina e Caribe" (CNPq). Possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1984), mestrado em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1993) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1998). Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Geociências da Unicamp (2015-2017). As áreas de interesse são: Geografia das Relações Internacionais: Estado, Economia, Território e Integração Regional na América Latina e Caribe; Geografia Regional (América Latina e Caribe); Geografia Econômica, Geografia Política e Geografia Urbana. Atua principalmente nos seguintes temas: processos de integração na América Latina e Caribe; infraestrutura produtiva da América do Sul, Segurança Defesa na América Latina e Caribe; Geopolítica e Geoeconomia de recursos naturais na América do Sul. Pesquisadora CNPq. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6958442353755877 (20/12/2023)
  • Rótulo/Grupo: Professor
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências da UNICAMP, Departamento de Geografia. Rua Carlos Gomes, 250 Cidade Universitária 13083855 - Campinas, SP - Brasil - Caixa-postal: 6152 Telefone: (19) 35215115 URL da Homepage: http://www.ige.unicamp.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Geografia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (10)
    1. 2022-Atual. Geografia das Relações Internacionais: Estado, Economia, Território e (Des)Integração Regional na América Latina (Fase V)
      Descrição: Este projeto corresponde à Fase V da pesquisa de Bolsa Produtividade (CNPq) que visa contribuir nos debates sobre as abordagens transescalares, entendidas como um instrumento interpretativo dos processos de desenvolvimento do capitalismo em sua dimensão territorial, considerando o contexto geopolítico e geoeconômico mundial e a escala da região multiestatal América Latina e Caribe, visando auxiliar no entendimento da espacialidade desta região e nos debates sobre espaço e poder a partir da abordagem de cinco eixos temáticos da agenda de pesquisa da Geografia das Relações Internacionais: da (des)integração regional da América Latina e Caribe; dos modelos de desenvolvimento econômico e de ordenamento territorial enquanto discursos e práticas; da situação e modernização da infraestrutura; da agenda política de Segurança e Defesa frente às diversas ameaças; da geopolítica e geoeconomia dos recursos naturais. Nesta Fase V, os objetivos específicos são: analisar as determinantes da recente desintegração regional e monitorar as organizações regionais ainda em funcionamento; acompanhar a infraestrutura produtiva e social da América do Sul e analisar a integração regional da infraestrutura na América Central, discutindo seus impactos socioambientais; na agenda de Segurança e Defesa, estudar em alguns aglomerados metropolitanos sul-americanos a insegurança pública e territórios que é condicionada por ameaças diversas e que se manifesta em diferentes formas de violência; e, no eixo de geopolítica dos recursos naturais, analisar a exploração de alguns recursos minerais (lítio, cobre e bauxita) de recursos energéticos não convencionais (fracking e gás natural), contrapondo a extração e o uso econômico desses recursos com a geração de problemas e impactos socioambientais e territoriais. As metodologias envolverão revisões bibliográficas, entrevistas, análises de documentos e parte da pesquisa terá cunho exploratório. Esperamos contribuir com uma abordagem transescalar na interpretação do processo do desenvolvimento do capitalismo em sua dimensão territorial na América Latina e Caribe na contemporaneidade e na discussão da espacialidade da vida política, centrada na relação entre espaço e poder.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (4) . Integrantes: Claudete de Castro Silva Vitte - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Claudete de Castro Silva Vitte.
    2. 2019-Atual. Geografia das Relações Internacionais: Estado, Economia, Território e Integração Regional (Fase IV)
      Descrição: O tema central da investigação é integração regional transnacional na América Latina e seus impactos territoriais, parte da agenda de pesquisa de geografia das relações internacionais. Este projeto corresponde à quarta fase da pesquisa. Nele é mantido o objetivo geral de discutir e acompanhar alguns processos de integração regional e temáticas geopolíticas, visando captar de forma sincrônica aspectos do quadro regional: 1-) a institucionalidade da integração regional; 2-) a integração regional da infraestrutura produtiva; 3-) as políticas de segurança e defesa com incidência territorial e 4-) a questão dos recursos naturais e energéticos, temas centrais nos projetos anteriores. Propomos como novos objetivos específicos: uma revisão teórico-conceitual de conceitos que entrecruzam a Geografia e Relações Internacionais; ampliar as discussões sobre as organizações regionais, estudando a Aliança do Pacífico e o Acordo Transpacífico; analisar o impacto de megaprojetos viários e de energia sobre principais biomas da América do Sul; analisar ações regionais de segurança e defesa que envolvam soberania, território e recursos naturais; introduzir a discussão sobre cooperação em governança ambiental para mudanças climáticas e biodiversidade e analisar os atuais impactos da economia internacional na integração regional latino-americana. No projeto foi feita uma breve apresentação da sub-área da Geografia das Relações Internacionais; uma breve revisão teórica e contextualização da América Latina na ordem internacional atual. Na metodologia, pretendemos apoiar-nos nas teses de acumulação por despossessão e de ajuste espacial de D. Harvey, como instrumento analítico para a compreensão da realidade da integração regional latino-americana. Os procedimentos de pesquisa envolverão:revisão bibliográfica;acompanhamento na imprensa escrita; consultas em sítios eletrônicos de ONGs e imprensa alternativa; documentos oficiais disponíveis dos governos e organizações regionais e multilaterais;entrevistas por meio eletrônico com atores relevantes; o uso da metodologia de Lógicas de Ação e montagem de banco de dados econômicos. Como resultados, esperamos contribuir no debate sobre o alcance e limites da integração regional latino-americana no contexto da ordem internacional atual,observando ações práticas e a retórica; uma análise de articulação de escalas geográficas; na compreensão das transformações no território ocasionadas pela integração regional e se há novas dimensões da integração não observadas até então.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (4) . Integrantes: Claudete de Castro Silva Vitte - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Claudete de Castro Silva Vitte.
    3. 2016-2019. Geografia das Relações Internacionais: Estado, Economia, Território e Integração Regional na América do Sul (Fase III)
      Descrição: Resumo: O tema central da investigação é integração regional supranacional na América do Sul, parte da agenda de pesquisa de geografia das relações internacionais, uma interlocução da Geografia com as Relações Internacionais. Este projeto corresponde à terceira fase da pesquisa e nele é mantida a pretensão de contribuir na discussão e no monitoramento de alguns processos de integração e temáticas geopolíticas: a institucionalidade da integração regional; a integração regional da infraestrutura produtiva; as políticas de defesa e segurança com incidência territorial e a questão dos recursos naturais e energéticos, temas centrais nos dois projetos anteriores. Pretendemos ampliar o escopo da pesquisa neste projeto propondo alguns outros objetivos, além do acompanhamento dos assuntos centrais, que permitam contribuir na articulação de escalas analíticas, a saber: entender a implementação da modernização da infraestrutura produtiva (transportes e energia) considerando ações isoladas de governos nacionais dos países da América do Sul; estudar os tipos de políticas territoriais que vêm sendo implementadas nos países na América do Sul e sua vinculação com a integração regional; analisar nas Políticas Externas de governos recentes dos países os compromissos com a modernização da infraestrutura produtiva que tenha alcance supranacional e a participação dos países em acordos e alianças extra-regionais; analisar os impactos da atual crise econômica mundial na região e o grau de engajamento de cada país com os compromissos de integração regional, em contexto de escassez de recursos; analisar a densidade das redes de comércio na América do Sul (principais conexões globais e regionais) e observar a rede espacial de investimentos dos principais países investidores na América do Sul (China, EUA e União Europeia). Foi feita uma breve revisão teórica articulando alguns conceitos e interpretações das Relações Internacionais com a Geografia. Na metodologia, pretendemos apoiar-nos nas categorias analíticas de valorização do espaço, fixação e transferência geográfica de valor e formação territorial, bem como nas teses de acumulação por despossessão e de ajuste espacial de D. Harvey, como instrumento analítico da realidade da integração regional sul-americana. Os procedimentos de pesquisa envolverão revisão bibliográfica acadêmica, artigos e entrevistas da imprensa escrita; consultas em sítios eletrônicos de documentos, informações, indicadores, normas, diagnósticos e propostas diversas afeitas à pesquisa; documentos oficiais disponíveis em sítios eletrônicos dos governos e das organizações regionais e multilaterais e, se for necessário, efetuaremos entrevistas por meio eletrônico com representantes de governos e de organizações regionais. Como resultados, esperamos contribuir no debate sobre o alcance e limites da integração regional sul-americana no contexto da globalização econômica; compreender a relação das políticas territoriais nacionais e das Políticas Externas com a integração regional; contribuir com um balanço da integração regional sul-americana no século XXI, observando ações práticas e a retórica e se há novas dimensões da integração sul-americana não observadas até então.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (5) . Integrantes: Claudete de Castro Silva Vitte - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Claudete de Castro Silva Vitte.
    4. 2013-2016. Geografia das Relações internacionais:: Estado, economia, formação territorial e integração regional na América do Sul (Parte 2)
      Descrição: O tema central da investigação, integração regional supranacional na América do Sul, faz parte da agenda de pesquisa da geografia das relações internacionais, uma interlocução da Geografia com as Relações Internacionais. Este projeto de pesquisa objetiva contribuir na discussão sobre alguns dos processos de integração que vêm ocorrendo na América do Sul a partir de cinco aspectos relevantes da agenda de pesquisa da geografia das relações internacionais: institucionalidade da integração regional; a questão do desenvolvimento econômico e do planejamento/ordenamento territorial enquanto discurso e prática nos processos de integração; da integração física da infraestrutura produtiva; das políticas de defesa e segurança de incidência territorial e a questão dos recursos naturais e energéticos. Foi feita uma revisão teórica aproximando alguns conceitos e interpretações das Relações Internacionais com a Geografia. Na metodologia pretende-se apoiar-se nas categorias analíticas de valorização do espaço e valorização territorial, bem como as teses de acumulação por despossessão e de ajuste espacial de D. Harvey, como instrumento analítico da realidade da integração regional sulamericana. Os procedimentos de pesquisa envolverão revisão bibliográfica, análise de documentação, entrevistas e incorporação de artigos de jornais, uma importante fonte. Como resultados, espera-se auxiliar na discussão sobre as possíveis transformações na soberania/autonomia dos países; auxiliar no desvendamento da capacidade dos países em regular e ordenar o território e em estimular o desenvolvimento; contribuir no debate sobre o alcance e os limites da integração regional no contexto da globalização econômica e compreender as sobreposições de arranjos regionais e de políticas de integração que condicionam a capacidade regulatória dos países da América do Sul.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Claudete de Castro Silva Vitte - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Claudete de Castro Silva Vitte.
    5. 2013-2016. Geopolítica e geoeconomia dos recursos naturais para a produção agropecuária na América do Sul: entre as exportações de commodities e a segurança alimentar, Uma visão panorâmica a parie dos Estados-nação
      Descrição: A América do Sul destaca-se no cenário internacional de produção de commodities, por causa da diversidade de condições naturais. Esta pesquisa procurou discutir a geopolítica e geoeconômica dos recursos naturais envolvidos na segurança alimentar. São temas da geografia das relações internacionais que perpassam a integração e cooperação regional na América do Sul e que afetam diretamente as políticas nacionais de segurança alimentar, de suporte à agropecuária e as políticas macroeconômicas. Destacamos as políticas nacionais de segurança alimentar e o uso e ocupação da terra com produção agropecuária nos 12 países da América do Sul. Visamos observar possíveis avanços na cooperação regional de uso estratégico dos recursos naturais (terra e água) e de políticas de segurança alimentar, observando nas agendas regionais das principais organizações seu compromisso com a segurança dos recursos naturais e produção de alimentos. Ressaltamos os principais agentes hegemônicos envolvidos com o uso e ocupação da terra agropecuária e na segurança alimentar, considerando-os em seus conflitos e alianças. Comentamos sobre os vários impactos socioambientais decorrentes do uso e ocupação para fins agropecuários, muitos deles conflituosos. Argumentamos que os recursos naturais para a produção de alimentos não são finitos e que seu uso indiscriminado gera uma série de impactos socioambientais que trazem novos desafios à gestão do território e eles devem ser securitizados. Ressaltamos três atores centrais na discussão: a cadeia agroindustrial de alimentos; os pequenos agricultores e o Estado, que deve mediar conflitos e propor políticas públicas para melhorar o bem-estar da população, mas que nos diversos países do subcontinente vem apoiando o agronegócio e o modelo de desenvolvimento que ele implica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Claudete de Castro Silva Vitte - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Claudete de Castro Silva Vitte.
    6. 2011-2013. Geopolítica e geoeconomia dos recursos naturais (recursos hídricos e terras agrícolas) para a segurança alimentar na América do Sul: políticas de cooperação e integração regional
      Descrição: Observa-se em todo o mundo em período recente, um crescimento de interesse e de busca por terras, o que certamente tem alguma relação com o aumento da demanada por alimentos, agroenergias e matérias-primas. A segurança alimentar é um tópico da agenda de discussão em segurança nacional e que vem assumindo alcance supranacional na América do Sul, como demonstra a Iniciativa da América Latina e Caribe Sem Fome 2025, as diversas versões da Conferência Regional da FAO para a América Latina, o Conselho Agropecuário do Sul (CAS) do Mercosul e se constitui um grupo temático no seio da UNASUL desde 2011. O principal objetivo deste projeto é contribuir nos debates sobre as abordagens transescalares, considerando a escala do regionalismo supranacional e transnacional, a partir do tema de geopolítica e geoeconomia dos recursos naturais, sendo que os recursos enfocados serão aqueles que envolvem a produção agrícola (de alimentos, agroenergia e matérias primas que competem por uso de terras e demandam água). Assim, a disponibilidade de terra agricultável e os recursos hídricos compõem os principais recursos da pesquisa. Os principais procedimentos metodológicos envolverão revisão teórica e conceitual, regaste histórico da segurança alimentar na América do Sul, coleta de informações secundárias, análise de legislação (acordos e tratados), mapeamentos de informações e da atuação de agentes geopolíticos e geoeconômicos. Pretende-se estudar acordos de cooperação para soberania alimentar e organizações de integração regional e mapear as principais áreas que envolvem recursos hídricos, terras agrícolas e produção agropecuária e analisá-las.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Claudete de Castro Silva Vitte - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Claudete de Castro Silva Vitte.
    7. 2010-2013. Geografia das Relações Internacionais: Estado, economia, formação territorial e integração regional na América do Sula
      Descrição: Este projeto de pesquisa objetiva contribuir na discussão sobre os diversos processos de integração que vêm ocorrendo na América do Sul a partir de quatro aspectos dentre os mais relevantes da agenda de pesquisa da geografia das relações internacionais: .de como a questão do desenvolvimento sócio-econômico é tratada nos diversos processos de integração; da forma pela qual vem se processando a implementação da modernização e a integração da infraestrutura produtiva sul-americana ;.das agendas e políticas regionais de cooperação para segurança e defesa em contexto de integração regional e da geopolítica e geoeconomia dos recursos naturais e energéticos como condicionantes dos processos de integração.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Claudete de Castro Silva Vitte - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Claudete de Castro Silva Vitte.
    8. 2006-2009. Gestão do desenvolvimento local e (re)estruturação espacial na Região Metropolitana de Campinas/SP
      Descrição: Discutir as estratégias e intervenções estatais que impactam a economia e o território no âmbito dos municípios da Região Metropolitana de Campinas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Claudete de Castro Silva Vitte - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 58
      Membro: Claudete de Castro Silva Vitte.
    9. 2006-2008. Infraestrutura produtiva e regulação estatal: os impactos da IIRSA (Iniciativa de Integração da Infra-Estrutura Regional Sul-Americana) sobre o território brasileiro
      Descrição: Subprojeto do projeto "Globalização e Interdependência Assimétrica: Soberania, autonomia e capacidade regulatória dos Estados-nação na América Latina". Objetiva-se discutir o significado de soberania nacional e da autonomia dos países com diferentes graus de vulnerabilidade no cenário internacional e de sua capacidade regulatória, analisando a implantação e gestão da infraestrutura produtiva.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (1) . Integrantes: Claudete de Castro Silva Vitte - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 40
      Membro: Claudete de Castro Silva Vitte.
    10. 2004-2018. Globalização e interdependência assimétrica: Soberania, autonomia e capacidade regulatória dos Estados-Nação
      Descrição: Este projeto objetiva discutir o significado de soberania nacional, da autonomia dos países sul-americanos com diferentes graus de vulnerabilidade no cenário internacional e de sua capacidade regulatória, analisando a implantação e gestão da infraestrutura produtiva nos países Bolívia, Brasil e México. A gestão do território também será uma preocupação. Sua discussão será feita a partir da análise de obras relevantes de infraestrutura, em especial a produtiva, como ponto de partida, para tentar compreender o grau de vulnerabilidade e o grau de capacidade regulatória dos países em questão e, na medida do possível, por meio da análise de políticas territoriais dos estudos de casos.. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Claudete de Castro Silva Vitte - Coordenador.
      Membro: Claudete de Castro Silva Vitte.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (4)
    1. Coletâneas em homenagem à Claudete de Castro Silva Vitte:, Iole Editora (Boa Vista RR).. 2022.
      Membro: Claudete de Castro Silva Vitte.
    2. Menção honrosa no XXI Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP (IC de Cristiane A. Ramilo), PRP/PRG/UNICAMP.. 2013.
      Membro: Claudete de Castro Silva Vitte.
    3. Menção Honrosa do VI Prêmio Brasileiro Política e Planejamento Urbano e Regional por orientação de Dissertação de Mestrado (de Elói Martins Senhoras), ANPUR.. 2009.
      Membro: Claudete de Castro Silva Vitte.
    4. Mérito Científico por orientação de trabalho de Iniciação Científica (aluno Guilherme F erreira dos Santos), Unicamp/Pró-Reitoria de Pesquisa e Pró-Reitoria de Graduação.. 2008.
      Membro: Claudete de Castro Silva Vitte.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (50)
    1. XIV Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (Enanpege).Coordenação de GT 56 Geografia e Relações Internacionais. 2021. (Encontro).
    2. I Erefront (Encontro Regional de Geografia do Estado de Mato Grosso do Sul sobre Cidades, Fronteiras e Territórios.Integração Regional na América do Sul: legado e desafios a partir de um olhar sobre a integração da infraestrutura produtiva. 2018. (Encontro).
    3. III Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território. América Latina: uma integração regional agônica? A institucionalidade da integração regional e seus principais desafios. 2018. (Congresso).
    4. IX Seminário de Avaliação do Ensino e da Pesquisa em Estudos Urbanos e Regionais. 2018. (Seminário).
    5. Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação vinculados à Anpege. 2017. (Outra).
    6. XVIII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional.A terra é novo ouro: Geopolítica dos alimentos, conflitos por terras e principais atores envolvidos na América do Sul. 2017. (Encontro).
    7. II CONGEO (Congresso de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território. Implantação e modernização da integração da infraestrutura produtiva ou física sul-americana sob a coordenação da Unasul. 2016. (Congresso).
    8. I Seminário Interinstitucional de Integração da Produção Científica entre a Unicamp e Uneb a U.A Geografia no contexto da pesquisa no Brasil: Demandas e Perspectivas. 2016. (Seminário).
    9. Fórum dos Coordenadores da ANPEGE (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Geografia). 2015. (Outra).
    10. Seminário de Acompanhamento dos Programas de Pós-Graduação da área de Geografia.Seminário de Acompanhamento dos Programas de Pós-Graduação da área de Geografia. 2015. (Seminário).
    11. XVI Enanpur.O planejamento territorial e a dimensão espacial do desenvolvimento: algumas das experiências recentes no Brasil. 2015. (Encontro).
    12. 1. Congresso Brasileiro de Geografia Política. A integração regional da infraestrutura produtiva sul-americana e a trajetória das políticas territoriais do Brasil e da Argentina no século XXI. 2014. (Congresso).
    13. Fórum Desafios do Pré-Sal: Riscos e Oportunidades para o país.Coordenação Mesa Redonda "Cidades e Meio Ambiente: como conciliá-los com a exploração do Pré-Sal?". 2014. (Outra).
    14. Fórum dos Coordenadores da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Geografia. 2014. (Outra).
    15. XII Seminário Internacional da Red Iberoamericana de Investigadores sobre Globalización y Território (RII).Dinâmica do mercado de terras agrícolas e a demanda de recursos hídricos para a produção agropecuária na América do Sul: Agentes geoeconômicos e desafios para a integração regiional. 2014. (Seminário).
    16. X Encontro Nacional da ANPEGE (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia).Coordenadora do Grupo de Trabalho "Estado, Território e Fronteira". 2013. (Encontro).
    17. 2o. Geocampos.Os avanços e desafios da integração regional na América do Sul: Uma contribuição ao debate sobre escalas geográficas. 2012. (Encontro).
    18. Fórum de Coordenadores da ANPEGE. 2012. (Outra).
    19. I Seminário Dinâmica Econômica e Desenvolvimento Regional.Políticas Públicas, Planejamento e Desenvolvimento Regional. 2012. (Seminário).
    20. XII Colóquio Internacional de Geocrítica.Planejamento territorial, a questão do desenvolvimento e a integração regional na América do Sul após a segunda metade do século XX: uma reflexão a partir do Brasil. 2012. (Outra).
    21. XII Seminário Internacional da Rede Iberoamericana de Pesquisadores sobre Globalização e Território (RII).Recursos naturais (terra e água) e produção de commodities: geoeconomia e políticas regionais de cooperação em segurança alimentar na América do Sul. 2012. (Seminário).
    22. XVII Encontro Nacional de Geógrafos.Políticas Regionais de Cooperação em Segurança Alimentar na América do Sul e o uso dos recursos terra e água na produção agropecuária subcontinental. 2012. (Encontro).
    23. XVII Encontro Nacional de Geógrafos.Recursos hídricos na América do Sul como ativo estratégico: uma abordagem a partir de iniciativas de integraçÃo regional e da produção de commodities. 2012. (Encontro).
    24. II Programa de Capacitação População, Cidades e Políticas Sociais.Cidadania e Qualidade de vida nas cidades. 2011. (Oficina).
    25. IX Enanpege (Encontro Nacional da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia).A institucionalização das Organizações de Integração Regional Latino-Americanas: Geopolítica e Relações Internacionais. 2011. (Encontro).
    26. Seminário Acadêmico: Os desafios Contemporâneos nas Relações Internacinais.A importância da Geopolítica nos Estudos Internacionais. 2011. (Seminário).
    27. XIV Encontro Nacional da Anpur.Integração da Infraestrutura produtiva e ordenamento territorial na América do Sul: Geoeconomia e Política Externa brasileira como condicionantes. 2011. (Encontro).
    28. Geografia da Relações Internacionais: uma agenda de pesquisa e um diálogo necessário.Geografia das Relações Internacionais: uma agenda de pesquisa e um diálogo necessário. 2010. (Outra).
    29. I Programa de Capacitação: População, Cidadania e Qualidade de Vida.Cidade, cidadania e qualidade de vida. 2010. (Outra).
    30. I Seminário Paradiplomacia das Cidades: a importância da cooperação internacional para o desenvolvimento local.Mercocidades: as cidades como agentes promotores da integração sub-regional. 2010. (Seminário).
    31. VII Semana de Arquitetura e Urbanismo.Produção do espaço urbano. 2010. (Outra).
    32. XVI Encontro Nacional de Geógrafos.Geopolítica, geoeconomia e integração regional na América Latina - um olhar sobre os recursos enegéticos. 2010. (Encontro).
    33. 12º Encuentro de Geógrafos de America Latina.Planejamento transregional e sua geografia das relações internacionais: uma discussão sobre os projetos de integração infra-estrutural na América Latina. 2009. (Encontro).
    34. 61a. Reunião Anual da SBPC. Geografia Econômica da Matrópole: um estudo sobre o mercado imobiliário nos principais eixos de expansão urbana da Região metropolitana de Campinas (SP). 2009. (Congresso).
    35. VIII Encontro Nacional da ANPEGE.Regionalismo transnacional e estado-nação: um olhar a partir da infraestrutura produtiva na IIRSA ( iniciativa para a integração da infraestrutura regional sulamericana) e no PAC (programa de aceleeração do crescimento). 2009. (Encontro).
    36. XIII Enanpur (Encontro Nacional da Anpur).A geoestratégia brasileira dos Eixos de Integração e Desenvolvimento: as vinculações entre o nacional e o internacional planejamento territorial. 2009. (Encontro).
    37. XV ENG - Encontro Nacional de Geógrafos.Os impactos sócio-econômicos da IIRSA (Iniciativa de Integração da Infra-Estrutura Regional Sul-Americana) nas regiôes Norte e Centro-Oeste do Brasil: atores, conflitos, alianças e interesses. 2008. (Encontro).
    38. IX Colóquio Internacional de Geocrítica.Experiências de políticas de desenvolvimento econômico local nos municípios da Região metropolitana de Campinas (SP) e os impactos no território. 2007. (Encontro).
    39. XII Encontro Nacional da Anpur (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional).Integração regional e planejamento territorial: Algumas considerações sobre a IIRSA (Iniciativa de Integração da Infra-Estrutura Regional Sul-Americana). 2007. (Encontro).
    40. X Encontro de Comemoração do Dia do Geógrafo.Cidade, cidadania e (in)civilidade: considerações sobre a valorização da sociabilidade. 2006. (Encontro).
    41. 35ª Semana de Estudos Geográficos da Unesp.Transformações no Planejamento Urbano e Gestão de Cidades. 2005. (Encontro).
    42. I Seminário GEOPLAN - Território e Cidades.Descentralização do poder e a gestão do desenvolvimento local no Brasil: algumas heranças e novos desafios para a sociedade brasileira. 2005. (Seminário).
    43. X Encontro de Geógrafos da America Latina.Infra-estrutura produtiva, regulação estatal e gestão do território: o caso da Bolívia. 2005. (Encontro).
    44. XI ENA (Encontro Nacional da ANPUR).A IIRSA (Iniciativa de Integração da Infra-estruura Regional Sul-Americana): Integração, Soberania e Território na América do Sul. 2005. (Encontro).
    45. Mesa Redonda: A nova ordem global e os territórios nacionais - AGB Campinas.Capitalismo no século XXI: rumo à civilização ou de volta à barbárie?. 2003. (Outra).
    46. X ENA (Encontro Nacional da ANPUR).Qualidade de vida e gestão local: considerações sobre necessidades subjetivas e a sociabilidade. 2003. (Encontro).
    47. 7º Simpósio Nacional de Geografia Urbana.Inovações e permanências na gestão de cidades e na gestão do desenvolvimento local no Brasil: novas contradições, novos conteúdos?. 2001. (Simpósio).
    48. IX Encontro Nacional da ANPUR.O desenvolvimento econômico local nas gestões municipais de Ribeirão Preto (1993-1998): análise de seus elementos, discursos e estratégias. 2001. (Encontro).
    49. XII Encontro Nacional de Geógrafos.A abordagem do desenvolvimento econômico local nas políticas públicas e seus impactos no espaço construído. 2000. (Encontro).
    50. V Encontro Nacional da ANPUR.Modernização produtiva e mudança organizacional: uma análise do Pólo de Alta Tecnologia de São Carlos. 1993. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (12)
    1. VITTE, C. C. S.; TEIXEIRA, V.M. ; SENHORAS, E. M. ; ROCHA, A.S.. Membro de Comissão Científica do XIV Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (Enanpege). 2021. Congresso
    2. VITTE, C. C. S.. III Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território. 2018. (Congresso).. . 0.
    3. VITTE, C. C. S.. 1. Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão de Território: racionalidades e práticas em múltiplas escalas. 2014. (Congresso).. . 0.
    4. D.PAES, M. T. ; MATIAS, L. F. ; VITTE, C. C. S.. X ENANPEGE (Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia. 2013. Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia. 2013. (Congresso
    5. MENDONCA, F. A. ; VITTE, C. C. S.. VIII Encontro Nacional da ANPEGE. 2009. Congresso
    6. ABREU, A.A. ; VITTE, C. C. S.. Organização de palestra em comemoração ao Dia do Geógrafo. 2008. Outro
    7. SPOSITO, E. S. ; VITTE, C. C. S.. Organização de Palestra em comemoração ao Dia do Geógrafo. 2007. Outro
    8. LENCIONI, S. ; VITTE, C. C. S.. Organização de Palestra em comemoração ao dia do Geógrafo com Profa. Dra. Sandra Lencioni. 2006. Outro
    9. LENCIONI, S. ; SUZUKI, J. C. ; VITTE, C. C. S.. Membro da Comissão Científica do 1o. Simpósio Nacional o Rural e o Urbano no Brasil. 2006. Outro
    10. SUZUKI, J. C. ; LENCIONI, S. ; VITTE, C. C. S.. II Seminário der Pós-Graduação em Geografia Humana da Universidade da São Paulo. 2006. Outro
    11. VITTE, C. C. S.; SUZUKI, J. C.. 12ª Semana do Geógrafo. 1999. Outro
    12. SUZUKI, J. C. ; VITTE, A. C. ; VITTE, C. C. S.. 1º Encontro Curitibano de Geografia Humana e Regional. 1998. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (1)
    • Claudete de Castro Silva Vitte ⇔ Antonio Carlos VITTE (1.0)
      1. VITTE, C. C. S.; VITTE, A. C.. Qualidade de Vida Urbana: considerações sobre as necessidades subjetivas e a sociabilidade. Em: 1 Jornadas Interdisciplinarias Theomai sobre Sociedad y Desarrollo: interacciones, p. 1-25, 2004.




Data de processamento: 19/02/2024 16:32:40