docentesDPCT

Total de orientações em andamento


Número total de itens: 113

2023

1.   Allison Eduardo da Silva Almeida. Elétricos, Coletivos e Midiáticos: um estudo sobre a midiatização dos ônibus elétricos em jornais paulistas (2015 -2025). Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Unicamp, Instituto de Geociências, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Flávia Consoni.
2.   Arquimedes Belo Paiva. . Universidade Estadual de Campinas., . Início: 2023.
Supervisor: Marko Synésio Alves Monteiro.
3.   Bernardo Pereira Cabral. . Universidade Federal da Bahia., . Início: 2023.
Supervisor: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho.
4.   Bruno Feltrin Puttini. Sistemas agroflorestais sob as lentes da transição agroecológica: estado da arte e estudo de casos. Dissertação (Mestrado profissional em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Rosana Icassatti Corazza.
5.   Eduardo Aparecido de Souza. Apoio à organização e disponibilização de conteúdos para Totem-tela multimídia da biblioteca do I.G.. Iniciação científica (Graduando em Geografia) - Unicamp, Instituto de Geociências, Serviço de Apoio ao Estudante. Início: 2023.
Orientador: Flávia Consoni.
6.   Gabriela Oliveira. GOVERNANÇA DA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA NO BRASIL E OPORTUNIDADES PARA OS SISTEMAS DE COMÉRCIO DE EMISSÕES. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Unicamp, Instituto de Geociências. Início: 2023.
Orientador: Flávia Consoni.
7.   Glaucia Catalina. Pesquisa sobre os pensamentos da filósofa da ciência Isabelle Stengers e de como politizar a ciência: trazer a ciência para as discussões políticas. Dissertação (Mestrado profissional em Divulgação Científica e Cultural) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Marko Synésio Alves Monteiro.
8.   Guilherme Almussa Leite Torres. Modelagem Climática para Áreas Produtoras de Cafés Especiais no Brasil. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Roberto Greco.
9.   Guilherme Dourado dos Reis. PPCDAm: da institucionalização ao desmantelamento. Dissertação (Mestrado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Rosana Icassatti Corazza.
10.   Heitor Antonio Cofferri. EVIDÊNCIAS EMPÍRICAS DA VIOLAÇÃO AO MEIO AMBIENTE E SUA CONSEQUÊNCIA INTERDISCIPLINAR E JURÍDICA: O DESMATAMENTO ILEGAL DA AMAZÔNIA NO ESTADO DO AMAZONAS. Tese (Doutorado em Ambiente e Sociedade) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Marko Synésio Alves Monteiro.
11.   Jéssica Cristina de Souza. Decolonização epistêmica da Ciência, Tecnologia e Sociedade no Brasil: uma busca por justiça cognitiva nos programas de pós-graduação em CTS. Dissertação (Mestrado profissional em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Marko Synésio Alves Monteiro.
12.   Jéssica Ferreira Cardoso. CONHECENDO AMBIENTES CONTAMINADOS: análise das práticas de investigação de contaminação ambiental por PFAS no Brasil. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Marko Synésio Alves Monteiro.
13.   Marina Betetto Drezza. O AMBÍGUO DRAGÃO DOS INVESTIMENTOS CHINESES EM ENERGIA: UM MODELO ANALÍTICO E ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS À LUZ DA ECONOMIA POLÍTICA INTERNACIONAL DAS TRANSIÇÕES ENERGÉTICAS. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2023.
Orientador: Rosana Icassatti Corazza.
14.   Thaís Garcez Capovilla. Dinâmicas da Produção de Conhecimento: interdisciplinaridade e pesquisa em Inteligência Artificial. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Marko Synésio Alves Monteiro.

2022

1.   Andreia Reina Cardoso. Educação Ambiental no contexto rural com foco nos serviços sistêmicos. Dissertação (Mestrado em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2022.
Orientador: Roberto Greco.
2.   Eimy Carolina Cubides Zuñiga. Fitoterápicos a partir da biodiversidade do bioma Amazônia: estudo comparativo de iniciativas de políticas do Brasil e da Colômbia. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2022.
Orientador: Rosana Icassatti Corazza.
3.   Esdras Matheus Matias. . Unicamp - Depto Política Científica e Tecnologica., . Início: 2022.
Supervisor: Flávia Consoni.
4.   Gabriel Lupi. Transição para a mobilidade elétrica no Estado de São Paulo: uma abordagem com foco nos Novos Modelos de Negócio para a Sustentabilidade. Iniciação científica (Graduando em Geografia) - Unicamp, Instituto de Geociências, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2022.
Orientador: Flávia Consoni.
5.   Georgia Campanini Borges do Canto. s/ titulo. Dissertação (Mestrado profissional em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2022.
Orientador: Leda Maria Caira Gitahy.
6.   Giulia Fontes Franco. Bioeconomia e desenvolvimento sustentável na Amazônia: iniciativas e desafios. Dissertação (Mestrado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2022.
Orientador: Rosana Icassatti Corazza.
7.   Joabi dos Santos Silva. Pandemia, vulnerabilidade e autogestão: estudo de caso sobre as redes de solidariedade na Comunidade de Paraisopolis-SP. Iniciação científica (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2022.
Orientador: Leda Maria Caira Gitahy.
8.   Juliana Rodrigues Geraldes. Resposta rápida e desastres socioambientais: o papel dos atores e da tecnologia para a solução das crises. Iniciação científica (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2022.
Orientador: Janaina Oliveira Pamplona da Costa.
9.   Jéssica Cristina de Souza. s/ titulo. Dissertação (Mestrado profissional em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2022.
Orientador: Leda Maria Caira Gitahy.
10.   Karina Mayuruna Wadick. Redes de solidariedade e divulgação científica: a defesa da vida em tempos de Covid-19. Orientação de outra natureza. Universidade Estadual de Campinas. SERVIÇO DE APOIO AO ESTUDANTE / UNICAMP, . Início: 2022.
Orientador: Aleix Altimiras Martin.
11.   Marcio Có. . Unicamp - Depto Política Científica e Tecnologica., . Início: 2022.
Supervisor: Flávia Consoni.
12.   Marina Fontolan. . Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.. Início: 2022.
Supervisor: Leda Maria Caira Gitahy.
13.   Nayra Prates. Redes de solidariedade e divulgação científica: a defesa da vida em tempos de Covid-19. Orientação de outra natureza. Universidade Estadual de Campinas. SERVIÇO DE APOIO AO ESTUDANTE / UNICAMP, . Início: 2022.
Orientador: Aleix Altimiras Martin.
14.   Sofia Schmidt. Mapeamento & Organização de políticas públicas para promoção da mobilidade elétrica em cidades. Iniciação científica (Graduando em Geografia) - Unicamp, Instituto de Geociências, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2022.
Orientador: Flávia Consoni.
15.   Victor Pereira da Silva. A GEOGRAFIA DA ELETROMOBILIDADE NO BRASIL: DIFUSÃO TECNOLÓGICA E POTENCIALIDADES PARA TRANSIÇÃO PARA A MOBILIDADE DE BAIXA EMISSÃO. Iniciação científica (Graduando em Geografia) - Unicamp, Instituto de Geociências. Início: 2022.
Orientador: Flávia Consoni.
16.   Vitor Andrade. A GEOGRAFIA DA ELETROMOBILIDADE NO BRASIL: DIFUSÃO TECNOLÓGICA E POTENCIALIDADES PARA TRANSIÇÃO PARA A MOBILIDADE DE BAIXA EMISSÃO. Iniciação científica (Graduando em Geografia) - Unicamp, Instituto de Geociências, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2022.
Orientador: Flávia Consoni.

2021

1.   Alessandra Brito Leal. A Trajetória da Produção de Petróleo Brasileira: Uma análise da inversão dos investimentos do setor downstream para o upstream e redução da dependência externa. Dissertação (Mestrado em Planejamento de Sistemas Energéticos) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021.
Orientador: Andre Tosi Furtado.
2.   Arcanjo Miguel Jama António. Citizen science educação ambiental como aliadas para o desenvolvimento sustentavel. Tese (Doutorado em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021.
Orientador: Roberto Greco.
3.   Ariane Wady. OS SINAIS REGULATÓRIOS NECESSÁRIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DAMOBILIDADE ELÉTRICA NA CIDADE. Tese (Doutorado em DPCT - Dep de Política Científica e Tecnologica) - Unicamp, Instituto de Geociências. Início: 2021.
Orientador: Flávia Consoni.
4.   Carlos Jardel Araújo Soares. Análise integrada da paisagem nas áreas de nascentes dos riachos da Bacia do Itapecuru, Caxias-MA: avaliação, diagnóstico e recomendaçõe. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2021.
Orientador: Roberto Greco.
5.   Carolina Jansen Gandara Mendes. Desinformação e direitos humanos: propaganda contra a saúde pública na Covid-19. . Início: 2021.
Orientador: Leda Maria Caira Gitahy.
6.   Carolina Pineda. Regulação das baterias de íon de litio na América Latina. Tese (Doutorado em DPCT - Dep de Política Científica e Tecnologica) - Unicamp, Instituto de Geociências. Início: 2021.
Orientador: Flávia Consoni.
7.   Cesar Augustus de Penteado Fava. Matchmaking em Propriedade Industrial: promovendo o encontro entre a demanda e a oferta de tecnologia das universidades. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2021.
Orientador: Maria Beatriz Machado Bonacelli.
8.   Cristina Alejandra Larrain Manzo. CALEIDOSCÓPIO MISSIONÁRIO Alianças, interesses e conflitos entre a atuação de agências missionárias evangélicas e os povos indígenas do Vale do Javari/AM. Dissertação (Mestrado profissional em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2021.
Orientador: Leda Maria Caira Gitahy.
9.   Daniel Affonso Montandon Pompeu. A percepção de agentes regulatórios brasileiros sobre biotecnologias agrícolas avançadas: um estudo com grupos focais. Dissertação (Mestrado profissional em Divulgação Científica e Cultural) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2021.
Orientador: Marko Synésio Alves Monteiro.
10.   Debora Naidhig. Governança climática no Brasil - 2000 - 2020: entre a virada deliberativa e a liderada pelo mercado. Dissertação (Mestrado profissional em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2021.
Orientador: Rosana Icassatti Corazza.
11.   Giselle Soares Menezes Silva. Desinformação em áudios disseminados em aplicativos de mensagens. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2021.
Orientador: Leda Maria Caira Gitahy.
12.   Guilherme Cardoso Estevão. Geografia da Inovação: a constituição e difusão dos territórios-rede de inovação no estado de Santa Catarina a partir de Florianópolis. Dissertação (Mestrado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2021.
Orientador: Janaina Oliveira Pamplona da Costa.
13.   Heitor Ponce Dellasta. Contribuições da agricultura sintrópica ao debate sobre transições para sustentabilidade: evidências a partir de um estudo de casos múltiplos na Região Leste do Estado de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2021.
Orientador: Rosana Icassatti Corazza.
14.   Henrique Botin. Modelos de Negócio para a infraestutura de recarga de veículos elétricos. Dissertação (Mestrado em Política Científica e Tecnológica) - Unicamp, Instituto de Geociências. Início: 2021.
Orientador: Flávia Consoni.
15.   Jean Maicon Rickes Medeiros. Propagação e verificação de (des)informações no Twitter: uma análise comparativa na difusão do uso de Ivermectina ao longo da pandemia mundial de Covid-19. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2021.
Orientador: Leda Maria Caira Gitahy.
16.   José Henrique Araújo De Oliveira. Apoio ao desenvolvimento das atividades da Revista Brasileira de Inovação (RBI). Orientação de outra natureza. Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2021.
Orientador: Leda Maria Caira Gitahy.
17.   José Joaquin Contrera García. Elaboración de normas para la creación, actualización y evaluación de instrumentos metodológico-operacionales para la Gestión Estratégica Pública en América Latina. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação do Aperfeiçoamento de Pessoal Nível Superior. Início: 2021.
Orientador: Renato Peixoto Dagnino.
18.   Juan Mattheus Gil Costa. O CAMINHO NA FLORESTA: ASPECTOS SOCIAIS, ECÔNOMICOS E AMBIENTAIS DOS PLANOS DE DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA EMPREGADOS NA BR-319. Tese (Doutorado em Ambiente e Sociedade) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2021.
Orientador: Marko Synésio Alves Monteiro.
19.   Juliano Costa Carvalho. Desinformação e os PLs 3729 e 510 A desregulamentação da governança ambiental e fundiária. . Início: 2021.
Orientador: Leda Maria Caira Gitahy.
20.   Karen Esteves Fernandes Pinto. . Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.. Início: 2021.
Supervisor: Sérgio Robles Reis de Queiroz.
21.   Leonardo Gross. The role of implementation science in digital public health interventions program improvement efforts. Dissertação (Mestrado em Política Científica e Tecnológica) - Departamento de Política Científica e Tecnológica - UNICAMP, . Início: 2021.
Orientador: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho.
22.   Lucas Nishida. TOMANDO CUIDADO NA PESQUISA: AS APROXIMAÇÕES DAS CIÊNCIAS DA SAÚDE COM GRUPOS SOCIAIS PARCEIROS. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2021.
Orientador: Marko Synésio Alves Monteiro.
23.   Manuela Antonia Gomes da Rocha. Tecnologia e Trabalho em Empresas de Plataforma. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2021.
Orientador: Leda Maria Caira Gitahy.
24.   Matheus Leite de Campos. . Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.. Início: 2021.
Supervisor: Sérgio Robles Reis de Queiroz.
25.   Maycon Poli Barbosa. Estudos de desinformação da pandemia de Covid-19. Orientação de outra natureza. Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2021.
Orientador: Leda Maria Caira Gitahy.
26.   Mayra Silvestre Izar. Os limites do Estado e a SBPC: uma análise do processo de afirmação da SBPC na formulação de políticas no país. Dissertação (Mestrado profissional em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2021.
Orientador: Marko Synésio Alves Monteiro.
27.   Meghie de Sousa Rodrigues. Desinformação Sobre Mudanças Climáticas Em Redes Sociais no Brasil. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2021.
Orientador: Leda Maria Caira Gitahy.
28.   Nicolás Garzón Rodríguez. PROGRAMA PROTOTIPO DE CIENCIA, TECNOLOGÍA E INNOVACIÓN EN COMUNIDADES SOSTENIBLES PARA LA PAZ. UN MODELO EXPERIMENTAL PARA UNA POLÍTICA DE INNOVACIÓN TRANSFORMATIVA EN COLOMBIA. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021.
Orientador: Janaina Oliveira Pamplona da Costa.
29.   Pedro Vinicius Neres Chagas da Silva. A virtualização do lazer: impactos sociotécnicos nas formas contemporâneas de lazer. Dissertação (Mestrado profissional em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2021.
Orientador: Marko Synésio Alves Monteiro.
30.   Pietro Pizão Gonzalez. Transformação Digital do Ensino Superior: As experiências das IES brasileiras.. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Departamento de Política Científica e Tecnológica - UNICAMP/SP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021.
Orientador: Ruy de Quadros Carvalho.
31.   Tulio Castelo Branco Leal. OPORTUNIDADES E DESAFIOS DA ELETRIFICAÇÃO VEICULAR EM FACE DO URBAN SPRAWL. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Unicamp, Instituto de Geociências. Início: 2021.
Orientador: Flávia Consoni.
32.   Yohanna Vieira Juk. . Universidade Estadual de Campinas., . Início: 2021.
Supervisor: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho.

2020

1.   Altair de Oliveira. . Unicamp, Instituto de Geociências, PD Aneel - CPFL.. Início: 2020.
Supervisor: Flávia Consoni.
2.   Beatriz de Aragão Sadalla. Equipamentos eletroeletrônicos: motivações e direcionamentos industriais de atividades de ecodesign. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Aleix Altimiras Martin.
3.   Dayane Fumiyo Tokojima Machado. Desinformações sobre a covid-19 no Youtube: dinâmicas, táticas e atores. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2020.
Orientador: Leda Maria Caira Gitahy.
4.   Edgar Barassa. . Unicamp, Instituto de Geociências, PD Aneel - CPFL.. Início: 2020.
Supervisor: Flávia Consoni.
5.   Erica da Cruz Novaes Gonçalves Dias. Da fragmentação à articulação: estado, empresas e movimentos sociais na elaboração e implementação do programa pró-equidade de gênero e raça, 2005-2018. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2020.
Orientador: Leda Maria Caira Gitahy.
6.   Gabriel Falcini dos Santos. Big data na avaliação de impacto da política de Pesquisa & Inovação. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2020.
Orientador: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho.
7.   Manuel Taque. Avaliação do nível de incidência de microplásticos no litoral de são Paulo e seu impacto na saúde humana.. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2020.
Orientador: Roberto Greco.
8.   Marina Martinelli. REDES DE COLABORAÇÃO E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA TRANSIÇÃO PARA ALÉM DA TECNOLOGIAFORMAÇÃO DO SISTEMA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICO DA 5G: UMA ANÁLISE DO CPQD. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Andre Tosi Furtado.
9.   Matheus Gonçalves da Silva Pereta. REGULAÇÃO E INOVAÇÃO NOS NICHOS PARA TECNOLOGIAS DE BAIXA-EMISSÃO DE CARBONO NA INDÚSTRIA BRASILEIRA DO PETRÓLEO E GÁS NATURAL: O PRÉ-SAL E O DESENVOLVIMENTO DA CAPTURA, UTILIZAÇÃO E ARMAZENAMENTO DE DIÓXIDO DE CARBONO (CCUS). Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Andre Tosi Furtado.
10.   Nataly Cubides Zuñiga. Traducción de los ODS y los institutos nacionales de investigación agrícola: un abordaje desde la gobernanza climática. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, CAPES. Início: 2020.
Orientador: Maria Beatriz Machado Bonacelli.
11.   Rodrigo Guerra. O quarto requisito de patenteabilidade e a indústria 4.0: novas abordagens ao exame de mérito em patentes de invenção fundamentadas na autonomia da inteligência artificial. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2020.
Orientador: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho.
12.   Tatiana Bermudez. . Unicamp, Instituto de Geociências, PD Aneel - CPFL.. Início: 2020.
Supervisor: Flávia Consoni.
13.   Thiago Pinheiro Felix da Silva e Lima. GOVERNANÇA EM CIDADES INTELIGENTES? : ANÁLISE DO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO MUNICÍPIO DE CAMPINAS. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Unicamp, Instituto de Geociências. Início: 2020.
Orientador: Flávia Consoni.
14.   Tiago Rogado Guedes de Camargo. (Sem título). Dissertação (Mestrado profissional em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Sérgio Robles Reis de Queiroz.
15.   Vagner Rigon. Modelos de Negócio para frotas de transporte público urbano: reflexões para o caso brasileiro. Dissertação (Mestrado em Política Científica e Tecnológica) - Unicamp, Instituto de Geociências. Início: 2020.
Orientador: Flávia Consoni.

2019

1.   Ana Cristina Magalhães Costa. Internacionalização de discentes no ensino superior brasileiro: um estudo dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2019.
Orientador: Janaina Oliveira Pamplona da Costa.
2.   Anna Carolina Navarro. Soluções para Mobilidade Urbana no âmbito das Cidades: uma abordagem a partir das Plataformas digitais de dados. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Unicamp, Instituto de Geociências. Início: 2019.
Orientador: Flávia Consoni.
3.   Antonio Marcos Marcon. Empreendedorismo internacional intensivo em conhecimento: evidências das pequenas empresas brasileiras. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2019.
Orientador: Sérgio Robles Reis de Queiroz.
4.   Carla Ladeira Pimentel Aguas. . Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.. Início: 2019.
Supervisor: Leda Maria Caira Gitahy.
5.   Caroline Giusti de Araujo. Colaboração nas redes globais de inovação: uma análise do caso brasileiro entre 2003 e 2017. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Departamento de Política Científica e Tecnológica - UNICAMP/SP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2019.
Orientador: Ruy de Quadros Carvalho.
6.   Douglas Albuquerque Leite. A inovação no setor brasileiro de saneamento básico diante das mudanças climáticas. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2019.
Orientador: Marko Synésio Alves Monteiro.
7.   Gabriela Villen Freire Malta. Universidades sitiadas? Desinformação nas redes sociais e políticas educacionais no Brasil 2019-2020. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2019.
Orientador: Leda Maria Caira Gitahy.
8.   Giuliana Cardoso Teles. Sistemas de Inovação e Bioenergia. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Maria Beatriz Machado Bonacelli.
9.   Kleber Alves da Silva Franculino. Fatores condicionantes do desenvolvimento de Ecossistemas de Empreendedorismo. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Sérgio Robles Reis de Queiroz.
10.   Loraine Winckler Staut. GESTÃO DE RH NO CONTEXTO DA GESTÃO DA INOVAÇÃO: ANÁLISE DA DIFUSÃO DE PRÁTICAS DE GESTÃO A PARTIR DE UM SURVEY DE EMPRESAS BRASILEIRAS INOVADORAS.. Dissertação (Mestrado em Administração) - Departamento de Política Científica e Tecnológica - UNICAMP/SP, . Início: 2019.
Orientador: Ruy de Quadros Carvalho.
11.   Matheus Munhoz Vieira Franco. Competing and transforming: business model innovation management for digitalization and sustainability. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Departamento de Política Científica e Tecnológica - UNICAMP/SP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Ruy de Quadros Carvalho.
12.   Santiago Alejandro Gomez Villa. Evaluación de La Eficiencia em La Reutilización de Residuos de Construcción y Demolición (RCD). Dissertação (Mestrado profissional em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Aleix Altimiras Martin.

2018

1.   Ana Maria Nunes Gimenez. . Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.. Início: 2018.
Supervisor: Maria Beatriz Machado Bonacelli.
2.   Daniel da Mota Neri. Análise dos conflitos socioambientais promovidos pela atividade da Vale S.A. no Quadrilátero Ferrífero em Minas Gerais. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2018.
Orientador: Rosana Icassatti Corazza.
3.   Felipe Luis Righolino Ramos. Integração entre rotas tecnológicas: o caso da mobilidade elétrica e dos biocombustíveis.. Dissertação (Mestrado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2018.
Orientador: Flávia Consoni.
4.   FERNANDA DOMICIANO DA SILVA. INDICADORES DE INOVAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA DA UNICAMP E UAM. Dissertação (Mestrado em Divulgação Científica e Cultural) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2018.
Orientador: Maria Beatriz Machado Bonacelli.
5.   Hugo Levy da Silva de Melo. Sazonalidade do rio Amazonas e terras caídas: possibilidades de ensino em escola de várzea em Parintins. Tese (Doutorado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2018.
Orientador: Roberto Greco.
6.   Joseane Carina Borges de Carvalho. O TRABALHO DE CAMPO COMO PROMOTOR DE UMA EDUCAÇÃO E CONHECIMENTO CONTEXTUALIZADOS E PARTICIP(ATIVOS): O CASO DA E.E. DR. NEWTON OPPERMANN, CAMPINAS (SP). Tese (Doutorado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2018.
Orientador: Mauricio Compiani.
7.   Marcos Franke. Apropriação e contabilidade de investimentos em inovação. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2018.
Orientador: Sergio Luiz Monteiro Salles Filho.
8.   Victo José da Silva Neto. TRAJETÓRIAS ARTIFICIAIS: Os efeitos da co-evolução entre tecnologia e finanças sobre o mundo do trabalho. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2018.
Orientador: Maria Beatriz Machado Bonacelli.

2017

1.   Helenice Aparecida Ricardo. OS MAPAS MENTAIS DE COMUNIDADES INDÍGENAS DO MÉDIO SOLIMÕES NO AMAZONAS. Tese (Doutorado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2017.
Orientador: Roberto Greco.
2.   Lisandra Ravanelli Pessa. O Structural Genomics Consortium (SGC) como trajetória de inovação aberta em direção à drug discovery na indústria farmacêutica brasileira: o caso Aché. Dissertação (Mestrado em Bioquímica) - Departamento de Política Científica e Tecnológica - UNICAMP/SP, Aché. Início: 2017.
Orientador: Ruy de Quadros Carvalho.
3.   Luis Otávio Lucas. Inovação, imitação e adoção: padrões setoriais de difusão e heterogeneidade estrutural na indústria brasileira. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2017.
Orientador: Andre Tosi Furtado.
4.   Martha Delphino Bambini. Aplicação de metodologias prospectivas para identificação de tendências tecnológicas e demandas: estudo de caso da m-Agricultura. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2017.
Orientador: Maria Beatriz Machado Bonacelli.
5.   Sarah Rossetti Machado. ?Quanto sexo é o suficiente??: coprodução de conhecimento, discursos médico-científicos e controvérsias acerca do Impulso Sexual Excessivo. Tese (Doutorado em doutorado em ciências sociais) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2017.
Orientador: Marko Synésio Alves Monteiro.
6.   Sidnei de Lima Júnior. Interdisciplinaridade no ensino medio. Tese (Doutorado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2017.
Orientador: Roberto Greco.
7.   Vanessa Sensato Russano. Universidades de pesquisa, trarnsferência de tecnologia e desenvolvimento regional. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2017.
Orientador: Maria Beatriz Machado Bonacelli.

2016

1.   Ana Paula Mateucci Milena. As atividades de orientação espacial desenvolvidas nos grupos escoteiros: percepção de práticas sobre a leitura de mundo,. Tese (Doutorado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2016.
Orientador: Roberto Greco.

2015

1.   Luiz Anselmo Costa Nascimento Ifanger. Recompondo Fragmentos na Educação em Ciências da Terra. Tese (Doutorado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2015.
Orientador: Roberto Greco.
2.   Marcos de Carvalho Marques. Políticas de inovação para mobilidade elétrica: análise do potencial da indústria de veículos no Brasil a partir do estudo de casos internacionais. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2015.
Orientador: Flávia Consoni.

2014

1.   Nanci Gardim. Estratégia tecnológica da Petrobrás na produção do bioetanol de primeira e segunda geração em relação a estratégia de diversificação das principais petrolíferas privadas do mercado. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, . Início: 2014.
Orientador: Andre Tosi Furtado.

2003

1.   Aline Ap Bernardez Pecora e Nilza Andrade. Análise do Sistema Previdenciário em Campinas. Orientação de outra natureza. Grupo de Análises de Políticas de Inovações, . Início: 2003.
Orientador: Renato Peixoto Dagnino.
2.   Fábio Forte de Andrade e Adilson Rocha Campos. SUS Campinas e a Reforma do Estado: o final da década de 90. Orientação de outra natureza. Grupo de Análises de Políticas de Inovações, . Início: 2003.
Orientador: Renato Peixoto Dagnino.
3.   Hélio Patrício dos Santos e Cássia Regina Conti. O Planejamento como Ferramenta de Gestão na Administração Pública Municipal - Limites e Resultados. Orientação de outra natureza. Grupo de Análises de Políticas de Inovações, . Início: 2003.
Orientador: Renato Peixoto Dagnino.
4.   José Alexandre da Graça Bento e Paulo Corrêa Luiz Ferroz. O potencial de incremento da arrecadação tributária própria e sua contribuição na recuperação da capacidade de investimento do governo municipal. Orientação de outra natureza. Grupo de Análises de Políticas de Inovações, . Início: 2003.
Orientador: Renato Peixoto Dagnino.
5.   Márcia Cristiane Âmbar e Marilena Ferreira Bernardo. Atualização do Cadastro Imobiliário - Necessidades e dificuldades para efetivação. Orientação de outra natureza. Grupo de Análises de Políticas de Inovações, . Início: 2003.
Orientador: Renato Peixoto Dagnino.


Data de processamento: 01/10/2023 08:09:40