docentesIG

Tânia Seneme do Canto

Possui Doutorado (2014) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Rio Claro, onde também cursou a Graduação (2006 - Licenciatura e Bacharelado) e o Mestrado em Geografia (2010). Atualmente é Professora Doutora (MS-3.1) do Departamento de Geografia, no Instituto de Geociências, da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Ensino de Geografia, trabalhando principalmente com os seguintes temas de pesquisa: novas tecnologias e linguagens no ensino de geografia, cartografia e educação geográfica. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2694148483759637 (15/02/2024)
  • Rótulo/Grupo: Professor
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências da UNICAMP. Rua João Pandiá Calógeras, n. 51 Cidade Universitária 13083870 - Campinas, SP - Brasil Telefone: (19) 35214196 URL da Homepage: http://portal.ige.unicamp.br/
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Geografia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2019-Atual. Aproximações entre mapas, narrativas e tecnologias na pesquisa em ensino de geografia e formação de professores
      Descrição: A pesquisa em questão busca investigar as possibilidades de articulação entre mapas, narrativas e tecnologias para compreender e desenvolver práticas na área de ensino de geografia e formação de professores. Para tanto, toma como referência teórica e metodológica autores como Caquard (2011), Seemann (2014), Kitchin e Dodge (2007), Gonçalves (2017), Lankshear e Knobel (2007), Almeida e Valente (2012) e Clandinin e Connelly (2011).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Tânia Seneme do Canto - Coordenador / Laura Butti do Valle - Integrante / Mariana Sartorato Marques - Integrante / Marina Lima Loterio - Integrante / Geane Cleisa Nogueira da Silva - Integrante.
      Membro: Tânia Seneme do Canto.
    2. 2017-2019. Cartografia e tecnologias digitais: novas Literacias no ensino de geografia (?)
      Descrição: O presente projeto de pesquisa está vinculado ao Departamento de Geografia, do Instituto de Geociências, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e tem como principais objetivos: contribuir com a compreensão das novas literacias associadas à cartografia digital, apoiar a criação de um núcleo de estudos sobre o tema e articular pesquisa e ensino na formação de professores de geografia. Para tanto, propomos desenvolver um estudo de caráter qualitativo, tendo como foco as práticas de estudantes do Curso de Licenciatura em Geografia do referido instituto. As práticas que buscamos investigar referem-se aos processos, conhecimentos e significados envolvidos na interação dos estudantes com a cartografia tornada possível pelas tecnologias digitais. A cartografia engendrada pelas novas tecnologias tem se mostrado capaz de promover rupturas criativas no mundo dos mapas e, consequentemente, em nossa compreensão do espaço. Especialmente no que tange às mudanças na sua forma de produção e representação, e nos seus modos e contextos de uso, os mapas que circulam hoje no ciberespaço apontam para novas maneiras de se relacionar, pensar e conceber o espaço geográfico. Entender o lugar que esta nova cartografia pode ocupar na educação cartográfica e geográfica não é tarefa fácil e exige a formulação de novas questões e estratégias para investigá-las. Tomando como referência os estudos sobre a relação entre novas literacias e tecnologias digitais, o propósito deste projeto é exatamente propiciar o aprofundamento teórico, empírico e metodológico acerca das possibilidades e demandas que as novas formas de comunicação e interação implicadas nos diversos tipos de textos digitais, inclusive os mapas, colocam para a educação e o ensino na contemporaneidade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Tânia Seneme do Canto - Coordenador / Laura Butti do Valle - Integrante / Wander Guilherme Rocha Carvalho - Integrante / José Augusto Faria de Araújo - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Tânia Seneme do Canto.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (44)
      1. 28th International Cartographic Conference. Cartography, new technologies and geographic education: theoretical approaches to research the field. 2017. (Congresso).
      2. Base Nacional Curricular Comum da Educação: discursos e propostas para cursos de licenciatura. 2017. (Outra).
      3. XIII Encontro Nacional da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia. Novos letramentos e mapas como práticas: contribuições teórico-metodológicas para investigar a cartografia escolar em relação às novas tecnologias. 2017. (Congresso).
      4. XIII Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia. A fotografia e o trabalho de campo na Geografia Escolar: uma proposta de oficina pedagógica. 2017. (Congresso).
      5. 4º Colóquio Internacional Investigadores en Didáctica de la Geografia.Práticas de linguagem na formação de professores de geografia: uma experiência com mapas, fotografias e o conceito de fronteira. 2016. (Outra).
      6. IX Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares.O mapa como linguagem líquida: novas possibilidades para a cartografia escolar. 2016. (Outra).
      7. X Seminário Linguagem, Políticas de Subjetivação e Educação, IV Seminário do I-MAGO, I Seminário do Laboratório ESCRIARTE e I Seminário do GREEFA.Experiências de-formação de professores: entre mapas, fotografias e fronteiras. 2016. (Seminário).
      8. 8º Experiências práticas em Aprendizagem Ativa na Unicamp. 2015. (Outra).
      9. A função orientadora e os desafios da escrita e dissertações e teses: que lócus temporal é esse?. 2015. (Seminário).
      10. II Seminário Construindo Indicadores de Qualidade para a Graduação. 2015. (Seminário).
      11. I Seminário Interno de Licenciatura em Geografia.O papel do professor supervisor no estágio supervisionado em geografia: os desafios da relação escola-universidade. 2015. (Seminário).
      12. VIII Encontro Nacional de Ensino de Geografia - Fala Professor.Experimentações cartográficas na formação de professores: o uso das tecnologias no mapeamento do cotidiano. 2015. (Encontro).
      13. V Seminário Inovações em Atividades Curriculares. 2015. (Seminário).
      14. IV Semana de Geografia da UFTM.Minicurso - Arte e Mapas: o que é possível ensinar em Geografia?. 2013. (Outra).
      15. Seminário de Estágio Supervisionado nas Licenciaturas: novos cenários, novas educações. 2013. (Outra).
      16. VIII Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares. "O que eles veem no Google Maps?" - Práticas espaciais de estudantes do 8º ano em uma aula de informática. 2013. (Congresso).
      17. II Colóquio Internacional - A Educação pelas Imagens e suas Geografias. 2011. (Congresso).
      18. XI Seminário de Pós-Graduação em Geografia da Unesp de Rio Claro. 2011. (Seminário).
      19. 2º Festival Internacional de Cinema Independente Kino-Olho (FIIK) - Ciclo de Palestras. 2010. (Outra).
      20. VI Seminário sobre Linguagens - Políticas de Subjetivação - Educação:.O mapa e sua nova forma de subjetivação no ciberespaço. 2010. (Seminário).
      21. 24th International Cartographic Conference. The culture of mapmaking on the Internet. 2009. (Congresso).
      22. Fórum Permanente de Conhecimento e Tecnologia da Informação: divulgação cientifica e novas tecnologias de linguagem. 2009. (Outra).
      23. IX Seminário de Pós-Graduação em Geografia da Unesp Rio Claro.Espaços do Tempo Real. 2009. (Seminário).
      24. VI Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares/II Fórum Latinoamericano de Cartografia para Escolares. Os Programas de Mapeamento Online e a Construção de uma Nova Cartografia. 2009. (Congresso).
      25. VIII Encontro Nacional da Anpege. Perspectivas Virtuais da Cartografia: o Ciberespaço como lugar para novas praticas de mapeamento. 2009. (Congresso).
      26. 1º Seminário do Grupo de Pesquisa em Ensino de Geografia e Cartografia.A Cartografia pela Cibercultura: mapeando novas relações espaciais. 2008. (Seminário).
      27. 1º Simpósio de Pós-Graduação do Estado de São Paulo - SIMPGEO-SP.A Cartografia pela Cibercultura. 2008. (Simpósio).
      28. Seminário Filosofia e Linguagem: diálogos com Bakhtin. 2008. (Seminário).
      29. 9º Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia: mundo contemporâneo, práxis educativa e ensino de geografia.Jogo de Simulação e Cidadania: uma proposta diferenciada no ensino de geografia.. 2007. (Encontro).
      30. V Colóquio Cartografia para Crianças e Escolares. 2007. (Outra).
      31. VI Encontro Nacional de Ensino de Geografia: Fala Professor.A Cidade e sua Dimensão Educativa. 2007. (Encontro).
      32. VII Seminário de Pós-Graduação em Geografia da UNESP. 2007. (Seminário).
      33. Simpósio Nacional sobre Geografia, Percepção e Cognição do Meio Ambiente. 2005. (Simpósio).
      34. VIII Encontro de Comemoração do Dia do Geógrafo. "Geografia, Sociedade e Ambiente".. 2005. (Encontro).
      35. Encontro Pós-Graduação em Geografia: perspectivas e possibildades.. 2004. (Encontro).
      36. XXXIV Semana de Estudos Geográficos. "Os Desafios para a Geografia no Século XXI: o que realmente podemos fazer?". 2004. (Outra).
      37. Conferência. "Desafios do Mercosul Frente à ALCA". 2003. (Outra).
      38. VII Encontro de Comemoração do Dia do Geógrafo..VII Encontro de Comemoração do Dia do Geógrafo -. 2003. (Encontro).
      39. V Território Aberto: Ciência e Cultura. "A Contribuição do Geógrafo ao Estudo da Temática da Fome". 2003. (Encontro).
      40. Workshop. "Impactos Ambientais no Espaço Urbano".. 2003. (Outra).
      41. XXXIII Semana de Estudos Geográficos. "O Brasil e as Políticas Territoriais Públicas".. 2003. (Outra).
      42. IV Território Aberto: Ciência e Cultura. "A Política Internacional e o Território Brasileiro: resistências e possibilidades".. 2002. (Outra).
      43. VI Encontro do Dia do Geógrafo. "Geografia e Mudanças Ambientais".. 2002. (Encontro).
      44. XXXII Semana de Estudos Geográficos. "Geopolítica e Geografia: interfaces conceituais, enigmas epistemológicos e possibilidades para o século XXI".. 2002. (Outra).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (13)
      1. CANTO, T. S.; STRAFORINI, R.. 8º Encontro Regional de Ensino de Geografia e 4ª Workshop de Cartografia e Novos Letramentos. 2023. Outro
      2. CANTO, T. S.; STRAFORINI, R. ; TERAMATSU, G.. 7º Encontro Regional de Ensino de Geografia e III Workshop de Cartografia e Novos Letramentos. 2021. Outro
      3. STRAFORINI, R. ; AMORIM, R. R. ; CANTO, T. S.. 14º Encontro Nacional de Pratica de Ensino de Geografia:política, linguagens e trajetórias. 2019. Outro
      4. COSTA, B. M. F. ; TEBET, G. G. C. ; LOPES, J. J. ; PIERSON, L. C. C. ; HOLT, L. ; FERNANDES, M. L. B. ; STRAFORINI, R. ; FARIAS, R. N. P. ; AITKEN, S. ; OLIVEIRA JUNIOR, W. M. ; CANTO, T. S.. 6ª Conferência Internacional de Geografias das crianças, da juventude e das famílias. 2019. Outro
      5. STRAFORINI, R. ; CANTO, T. S. ; TERAMATSU, G.. 6º Encontro Regional de Ensino de Geografia: VI Encontro Regional de Ensino de Geografia: ensinar Geografia com a política e com a diferença. 2018. Outro
      6. CANTO, T. S.. II Workshop de Cartografia e Novos Letramentos. 2018. (Outro).. . 0.
      7. CANTO, T. S.. I Workshop de Cartografia e Novos Letramentos. 2017. (Outro).. . 0.
      8. STRAFORINI, R. ; CANTO, T. S. ; TERAMATSU, G.. 5º Encontro Regional de Ensino de Geografia. 2016. Outro
      9. CANTO, T. S.. XI Seminário de Pós-Graduação em Geografia da Unesp de Rio Claro. 2011. (Outro).. . 0.
      10. MIRANDA, J. P. ; CANTO, T. S.. Festival Internacional de Cinema Independente Kino-Olho. 2010. Festival
      11. CANTO, T. S.. IX Seminário de Pós-Graduação em Geografia da Unesp de Rio Claro. 2009. (Outro).. . 0.
      12. CANTO, T. S.. 1º Simpósio de Pós-Graduação do Estado de São Paulo. 2008. (Outro).. . 0.
      13. CANTO, T. S.. 1º Seminário do Grupo de Pesquisa em Ensino de Geografia e Cartografia. 2008. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (1)
      • Tânia Seneme do Canto ⇔ Rafael Straforini (3.0)
        1. MARINHO, C. ; STRAFORINI, R. ; CANTO, T. S.. Estágio Supervisionado de Geografia: a subjetivação da identidade docente em ambiente virtual de aprendizagem. Revista Espinhaço. v. 6, p. 2-10, issn: 2317-0611, 2017. Qualis: B2
        2. STRAFORINI, R. ; CANTO, T. S.. Relatório Final do Pibid Geografia da Unicamp - Edital de 2018. 2019. Relatório de pesquisa
        3. CANTO, T. S.; MEDEIROS, C. A. G. ; MARINHO, C. ; DINIZ, V. L.. ANAIS do 5º Encontro Regional de Ensino de Geografia As Políticas Curriculares e o Ensino de Geografia. 2016. Diagramação de Anais




    Data de processamento: 19/02/2024 16:32:40