docentesIG

Rafael Straforini

Possui Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp de Rio Claro), Mestrado em Educação Aplicada às Geociências pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi professor da UERJ entre 2004 e 2009, da UFRJ entre 2009 e 2012 e como Visiting Professor na University of Toronto, entre agosto e dezembro de 2023. É professor do Departamento de Geografia da Unicamp desde 2012, onde tornou-se Livre-Docente em 2021. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia e Geografia Histórica, atuando principalmente nos seguintes temas: Currículo e Políticas Educacionais, Formação de Professores, História da Geografia Escolar, Ensino-Aprendizagem e Geografia da Educação. É editor da Revista Brasileira de Educação em Geografia. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4249189477675296 (12/02/2024)
  • Rótulo/Grupo: Professor
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências da UNICAMP, Departamento de Geografia. Rua Carlos Gomes, n. 250 Cidade Universitária 13083855 - Campinas, SP - Brasil Telefone: (19) 35214196 Fax: (19) 25989474 URL da Homepage: http://www.ige.unicamp.br/
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Geografia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (10)
    1. 2023-Atual. Curricular policies of high school in São Paulo and the province of Ontario-Canada: disputes in the process of hegemonization of the sense of school geographic knowledge
      Descrição: This research project refers to a Research Internship Abroad developed at the Department of Human Geography at the University of Toronto. It is part of a broader investigation at the Ateliê Laboratory for Research and Practice in Teaching Geography (Apegeo), where different fronts on Brazilian educational policies are investigated, emphasizing the New High School and Teacher Training. This Research Internship Abroad project has the general objective of understanding how the most recent educational policies for the High School level in São Paulo and in Ontario-Canada have acted in the process of discursive hegemonization of new meanings for the school geographic knowledge sutured from a curriculum structured by areas of knowledge Human and Social Sciences and curricular flexibility, in which students choose their academic or study paths based on their interests and individual life projects. The proposed methodology for analyzing the empirical material to be produced from documentary and bibliographical research will be based on the triangulation of concepts: i) policy action, proposed by Ball, Maguire, and Braun (2015); ii) hegemony and discursive practices present in the work of Ernesto Laclau and Chantal Mouffe; and iii) landscapes of professional knowledge, proposed by Clare Brooks.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Rafael Straforini - Coordenador / Mark Hunter - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.Número de orientações: 2
      Membro: Rafael Straforini.
    2. 2018-Atual. Políticas e práticas curriculares no ensino de geografia e na formação de professores
      Descrição: O presente projeto tem por objetivo investigar as políticas e as práticas curriculares do ensino de geografia da Educação Básica, o preocesso de formação de professores e a história da Geografia Escolar brasileira, ancorados nos pressupostos teórico metodológicos da Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (6) . Integrantes: Rafael Straforini - Coordenador.
      Membro: Rafael Straforini.
    3. 2013-2016. Produções e Práticas Curriculares: convergências e divergências entre os textos curriculares oficiais e os currículos praticados na Educação Básica de Campinas-SP
      Descrição: O projeto tem como objetivo central estudar e compreender os movimentos de convergência e divergência entre os documentos curriculares oficiais produzidos nas esferas de poder federal, estadual e municipal com as práticas pedagógicas e curriculares dos sujeitos praticantes do ensino de geografia na educação básica a partir da fusão de dois marcos teórico-metodológicos: a recontextualização por hibridismo e a perspectiva do cotidiano escolar, a partir da metodologia qualitativa etnográfica em escolas públicas da Região Metropolitana de Campinas-SP. Nesse sentido, consideramos importante construir interpretações acerca da recontextualização dos currículos prescritivos nas práticas docentes, bem como compreender as práticas cotidianas de criação de alternativas pedagógicas e curriculares.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (2) . Integrantes: Rafael Straforini - Coordenador / Antonio Carlos Pinheiro - Integrante / Gabriel Brasil de Carvalho Pedro - Integrante / Anniele Sarah Ferreira de Freitas - Integrante / Lucas Ferraz Frauches Carvalho - Integrante / Gabriela Fernandes Jordão - Integrante / Giovanna Ermani - Integrante / Stéphanie Rodrigues Panutto - Integrante / Vanilton Camilo de Souza - Integrante / Marcone Denys dos Reis Nunes - Integrante / Jéssica da Silva Rodrigues Cecim - Integrante / Gustavo Teramatsu - Integrante / Regina Célia Frigério - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 1
      Membro: Rafael Straforini.
    4. 2013-2014. Produções e Práticas Curriculares: convergências e divergências entre os textos curriculares oficiais e os currículos praticados na Educação Básica de Campinas - SP
      Descrição: O projeto tem como objetivo central estudar e compreender os movimentos de convergência e divergência entre os documentos curriculares oficiais de geografia produzidos nas esferas dos poderes federal, estadual e municipal com as práticas pedagógicas e curriculares dos sujeitos praticantes do ensino de geografia na educação básica de escolas públicas da Região Metropolitana de Campinas-SP. A pesquisa será realizada na perspectiva da metodologia qualitativa etnográfica, a partir da fusão de dois marcos teórico-metodológicos: a recontextualização por hibridismo e o cotidiano escolar. Nesse sentido, consideramos importante construir interpretações acerca da recontextualização dos currículos prescritivos nas práticas docentes, bem como compreender as práticas cotidianas de criação de alternativas pedagógicas e curriculares.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Rafael Straforini - Coordenador / Gabriel Brasil de Carvalho Pedro - Integrante / Lucas Ferraz Frauches Carvalho - Integrante / Giovanna Ermani - Integrante / Marcelo de Andrade Lima - Integrante / Stéphanie Rodrigues Panutto - Integrante / Marcone Denys dos Reis Nunes - Integrante. Financiador(es): Fundo de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Rafael Straforini.
    5. 2010-2012. Práticas Curriculares e Cotidianas no Ensino de Geografia
      Descrição: Constituem objetivos específicos deste projeto: Identificar e refletir no/com o cotidiano escolar as estratégias e as práticas de recontextualização empregadas pelos sujeitos praticantes do ensino de geografia referentes quanto i) aos documentos curriculares oficiais de geografia para primeiro segmento do ensino fundamental (primeiro ao quinto ano), tendo como ponto de partida o ano de 1996, quando a geografia começou a se constituir como um componente curricular obrigatório independente da história, na até então matéria escolar chamada de estudos sociais; ii) aos documentos curriculares oficiais de geografia para o segundo segmento do ensino fundamental (sexto ao nono ano) e do ensino médio; iii) as políticas nacionais de avaliação da educação, com destaque para o Exame Nacional do Ensino Médio (Novo ENEM), empregadas pelos seus sujeitos praticantes; iv) Identificar e refletir no cotidiano escolar as práticas pedagógicas dos professores de geografia no ensino dos conceitos geográficos, e os diferentes usos, interpretações e ressignifcações dos livros didáticos de geografia por seus sujeitos praticantes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Rafael Straforini - Coordenador / Rodrigo Medeiros da Silva - Integrante / Hilton Marcos Costa da Silva Jr. - Integrante / Gabriel Brasil de Carvalho Pedro - Integrante / Plínio Almeida Trezzi - Integrante / Karina da Silva Fonseca - Integrante / Marcus Vinícius Silva Gomes - Integrante / Adrio Espíndola Mocelin - Integrante / Hugo da Silva Ferrão - Integrante / Lucas Ferraz Frauches Carvalho - Integrante / Raphael de Andrade Guedes - Integrante / Vitória Brito da Silva - Integrante / Luciana Maria Santos Arruda - Integrante / Josemar de Lima Barbosa - Integrante / Patrícia dos Santos - Integrante / Margarida Anbrogi da Silva Cunha - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 44
      Membro: Rafael Straforini.
    6. 2010-2012. Repensando a educação ambiental no contexto da prática pedagógica: uma proposta de construção coletiva de projetos transdisciplinares
      Descrição: O projeto busca a reflexão sobre projetos de educação ambiental no contexto das práticas pedagógicas do Ensino Fundamental, a partir do resgate do cotidiano, das vivências e da percepção do espaço, lugares e paisagens, estabelecendo um diálogo entre o conhecimento acadêmico e escolar e valorizando os saberes e expectativas locais na construção coletiva, participativa e emancipatória de uma cidadania ambiental. Tem como propósito contribuir para o fortalecimento da articulação entre instituições de ensino e comunidades escolares visando a consolidação de redes de educação em Volta Redonda. Envolve a formulação de projetos e estratégias pedagógicas e o desenvolvimento de materiais didáticos focados em temas ambientais locais e regionais, através do desenvolvimento de Oficinas Temáticas, Didáticas e Pedagógicas voltadas à formação continuada de professores da educação básica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Rafael Straforini - Integrante / Maria Naise O. Peixoto - Coordenador / Vania Nunes Morgado - Integrante / Carla B. Madureira Cruz - Integrante / Rafael Silva de Barros - Integrante / Telma Mendes da Silva - Integrante / Josilda R. S. Moura - Integrante / Carla Maciel Salgado - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
      Membro: Rafael Straforini.
    7. 2010-2011. Práticas curriculares de geografia em escolas públicas do Rio de Janeiro
      Descrição: O projeto de pesquisa está associado ao Departamento de Geografia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e tem como objetivo central compreender como os fazeressaberes dos sujeitos praticantes de ensino de geografia no/do/com o cotidiano escolar recontextualizam os currículos oficiais de geografia nos diferentes níveis de escolarização, bem como as políticas de avaliação do Ministério da Educação, em especial o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Pensar o currículo na perspectiva da recontextualização não significa abandonar a leitura crítica sobre o papel do estado, de seu poder de produção de discursos hegemônicos, mas recontextualizá-lo diante das ações de seus sujeitos praticantes, em especial dos professores e das escolas que carregam histórias pedagógicas, de lutas e resistências, nem sempre estão alinhadas às políticas curriculares de governo. Em busca da superação de discursos dicotomizados sobre o currículo escolar, procuraremos investigar o currículo de geografia a partir da fusão de dois marcos teóricos e metodológicos: a recontextualização por hibridização e a perspectiva do cotidiano escolar. Assim, para compreendermos o currículo que se pratica no Ensino Fundamental e no Ensino Médio devemos buscar tanto as impressões, as interpretações e os sentidos de um currículo prescritivo cravadas nos saberesfazeres dos professores, como também buscar a compreensão das formas cotidianas de criação de alternativas curriculares, tentando evidenciar as ?artes de fazer? daqueles a quem foi reservado o lugar da reprodução. A metodologia empregada será a pesquisa qualitativa etnográfica. Embora reconheçamos as dificuldades que é extrair da complexidade do/no/com o cotidiano escolar os indicativos que nos possibilitem atribuir significados a ele, acreditamos que o trabalho de campo é o espaçotempo privilegiado para a observação participante, bem como para a realização de entrevistas intensivas e de análise de documentos, de uma maneira que a ênfase esteja, funda. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Rafael Straforini - Coordenador / Rodrigo Medeiros da Silva - Integrante / Hilton Marcos Costa da Silva Jr. - Integrante / Gabriel Brasil de Carvalho Pedro - Integrante / Plínio Almeida Trezzi - Integrante / Karina da Silva Fonseca - Integrante / Marcus Vinícius Silva Gomes - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Rafael Straforini.
    8. 2002-2007. Da experiência no sertão à produção do território no Brasil Colônia: Sistemas de circulação nas terras do ouro
      Descrição: O projeto teve por objetivo estudar a importância das rotas de circulação no processo de produção territorial brasileiro na primeira metade do século XVIII, quando as minas de ouro foram descobertas e exploradas; iniciando a ?interiorização da metrópole?. Tal processo se materializou graças ao sistema de circulação que se instalou sobre o território, articulando os interesses da Coroa portuguesa e os dos ?homens coloniais?, ora convergentes, ora divergentes; imprimindo na região aurífera e ao longo dos eixos de circulação uma configuração socioepacial marcada pela alteridade. Insere-se no campo da Geografia Histórica e para o seu desenvolvimento foi pesquisado documentos do século XVIII.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rafael Straforini - Coordenador / Maurício de almeida Abreu - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T & A: 6
      Membro: Rafael Straforini.
    9. 1999-2001. Em busca de uma geografia global nas primeiras séries do ensino fundamental
      Descrição: O ensino da Geografia nos quatro primeiros anos do ensino fundamental há muito tem deixado a desejar. As causas são inúmeras, a começar pelas sucessivas mudanças do objeto e método da Geografia no meio acadêmico, o despreparo dos professores saídos do magistério, a falta de material didático de qualidade, entre outras. A consequência é única: total apatia dos alunos para a Geografia nos anos posteriores. Todos sabem da necessidade de mudanças na Educação, que não é tarefa única da Geografia, mas de todas as disciplinas. A aceleração do processo de Globalização, principalmente nas duas últimas décadas , tem proporcionado um repensar no ensino da Geografia nos dois primeiros ciclos do ensino fundamental . Graças ao avanço dos meios de comunicação, as crianças estão em constante contato com o mundo globalizado, recebendo informações no exato momento do acontecimento. Negligenciar essa realidade com um planejamento curricular onde o espaço aparece hierarquicamente disposto e com conceitos que não explicam mais a atualidade pode prejudicar o processo de compreensão do espaço geográfico. Nesse sentido, o projeto propõe uma pesquisa sobre a concepção e construção do conceito do espaço de convivência da criança e suas múltiplas relações com os fenômenos globais. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rafael Straforini - Coordenador / Archimedes Perez Filho - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa. Número de produções C, T & A: 9
      Membro: Rafael Straforini.
    10. 1995-1997. Sorocaba: um lugar produzido pelo e para o tropeirismo
      Descrição: O projeto teve por objetivo estudar a importância das feiras de muares, que aconteciam anualmente, no desenvolvimento econômico e urbano de Sorocaba ao longo dos séculos XVIII e XIX. O projeto inscreve-se na área de Geografia Histórica, tendo os documentos históricos primários e secundários como principais objetivos de investigação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rafael Straforini - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T & A: 9
      Membro: Rafael Straforini.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (18)
    1. Professor Homenageado da Turma de Geografia da Unicamp, Instituto de Geociências da Unicamp.. 2015.
      Membro: Rafael Straforini.
    2. Professor Homenageado da turma de Licenciatura em Geografia da UFRJ, Departamento de Geografia da UFRJ.. 2013.
      Membro: Rafael Straforini.
    3. Professor Homenageado da Turma de Licenciatura em Geografia da UFRJ, Departamento de Geografia da UFRJ.. 2012.
      Membro: Rafael Straforini.
    4. Professor Homenageado da Turma de Licenciatura em Geografia da UFRJ, Departamento de Geografia - UFRJ.. 2011.
      Membro: Rafael Straforini.
    5. Paraninfo da turma do curso de Licenciatura em Geografia da UFRJ, Departamento de Geografia - UFRJ.. 2010.
      Membro: Rafael Straforini.
    6. Patrono, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - curso de Pedagogia T1.. 2007.
      Membro: Rafael Straforini.
    7. Professor Homenageado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - curso de Pedagogia T2.. 2007.
      Membro: Rafael Straforini.
    8. Professor Homenageado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Curso de Geografia.. 2007.
      Membro: Rafael Straforini.
    9. Professor Homenageado, Universidade Estadual do Rio de Janeiro - Curso de Pedagogia.. 2007.
      Membro: Rafael Straforini.
    10. Professor Homenageado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - curso de Pedagogia T1.. 2006.
      Membro: Rafael Straforini.
    11. Professor Homenageado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - curso de Pedagogia T2.. 2006.
      Membro: Rafael Straforini.
    12. Premio Anual de Literatura - Prêmio Especial - Melhor Contribuição ao Ensino de Geografia, Prefeitura Municipal de Sorocaba.. 2006.
      Membro: Rafael Straforini.
    13. Professor Homenageado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Curso Pedagogia - T1.. 2005.
      Membro: Rafael Straforini.
    14. Paraninfo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - curso de Pedagogia T2.. 2005.
      Membro: Rafael Straforini.
    15. Prêmio Crea-SP de Formação Profissional, CREA-SP.. 1998.
      Membro: Rafael Straforini.
    16. Menção Honrosa pelo Excelente Desempenho Escolar no curso de Graduação em Geografia dos Formados de 1997, Universidade Estadual Paulista - Campus Rio Claro/IGCE.. 1998.
      Membro: Rafael Straforini.
    17. Prêmio de Melhor Investigação Científica e Técnica, Universidade Estadual Paulista - Campus Rio Claro/Conselho de Curso em Geografia.. 1998.
      Membro: Rafael Straforini.
    18. Melhor desempenho acadêmico no Curso de Geografia, turma de 1997., UNESP-Rio Claro.. 1997.
      Membro: Rafael Straforini.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (137)
    1. 15 Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia.A INFLUÊNCIA DA CLASSE INDUSTRIAL NAS DIRETRIZES EDUCACIONAIS NO PERÍODO DESENVOLVIMENTISTA BRASILEIRO. 2022. (Encontro).
    2. 15 Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia.REFLEXÕES ACERCA DAS ABORDAGENS SOBRE JUVENTUDE E ENSINO EM PESQUISAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA. 2022. (Encontro).
    3. Comemoração dos 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Geografia (UNICAMP).Dinâmica Territorial: sistemas técnicos atuais, novas práticas sócio-espaciais e ensino de Geografia. 2022. (Seminário).
    4. 7 Encontro Regional de Ensino de Geografia - Campinas.Cartografias porosas: modos de percebermapear / aprender-ensinar (com) o mundo. 2021. (Encontro).
    5. 7º Encontro Regional de Ensino de Geografia e para o 3º Workshop de Cartografia e Novos Letramentos. 2021. (Encontro).
    6. IWLR 2022 - 2º International Workshop Landscape Representations.Membro da Comissão Científica. 2021. (Encontro).
    7. VI Colóquio Internacional ?A Educação pelas Imagens e suas Geografias.Membro da Comissão Científica. 2021. (Outra).
    8. XIV ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA.membro da Comissão Científica. 2021. (Encontro).
    9. XIV ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA. 2021. (Encontro).
    10. XIV ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA.Geografia Escolar Brasileira: entre o desafio da prática e a reflexão crítica no ensino. 2021. (Encontro).
    11. XXIX Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. Raciocínio Geográfico e Aprendizagem Baseada em Problemas: Pintando "quadros geográficos. 2021. (Congresso).
    12. X Fórum Nacional NEPEG de Formação de Professores. 2020. (Congresso).
    13. X Fórum Nacional NEPEG de Formação de Professores. Membro do Comitê Científico. 2020. (Congresso).
    14. XI Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares: Diálogos, trajetórias e perspectivas no ensino e na pesquisa em Cartografia Escolar. Membro do Comissão Científica. 2020. (Congresso).
    15. 2º Encontro de Licenciatura em Geografia da PUC-Rio.Os desafios da educação geográfica no século XXI. 2019. (Encontro).
    16. 6º International Conference on the Geographies of Children, Youth and Families. Geografias da Juventude. 2019. (Congresso).
    17. 6º International Conference on the Geographies of Children, Youth and Families. Comitê Científico. 2019. (Congresso).
    18. III Seminário Pibid-Unicamp:.Membro da Comissão Científica. 2019. (Seminário).
    19. VIII Seminário de Apresentação de Projetos de Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFMA.O cotidiano escolar como espaçotempo de produção de pratica espacial de significação. 2019. (Seminário).
    20. 5 Colóquio Internacional da Rede Latino-americana de Investigadores de Didática de Geografia.GT Currículo e Políticas para o Ensino de Geografia em Países de América Latina. 2018. (Seminário).
    21. 5 Colóquio Internacional da Rede Latino-americana de Investigadores de Didática de Geografia.OS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO E SEU SENTIDO DISCURSIVO PROVISÓRIO DE DESENVOLVIMENTO LOCAL-REGIONAL. 2018. (Seminário).
    22. V Semana de Geografia da UNIFACAMP.Em defesa da Geografia como Componente Curricular Obrigatório no Ensino Médio. 2018. (Outra).
    23. XI Semana de Geografia: Por uma geografia mestiça America Latina no século XXI.A luta LGBTT e o Feminismo na América Latina. 2018. (Outra).
    24. II Encontro do Fórum de cursos de Formação de Professores das Universidades Públicas Paulistas. 2017. (Outra).
    25. II Simpósio Pós-Estruturalismo e Teoria Social: Ernesto Laclau e seus Interlocutores.Como querer Laclaunear: a teoria do discurso como fundamento do APEGEO-Unicamp - "o que há de bom". 2017. (Simpósio).
    26. II Simpósio Pós-Estruturalismo e Teoria Social: Ernesto Laclau e seus Interlocutores.A Geografia Escolar na construção de Identidades Nacionais no Brasil e em Timor Leste: analisando obras didáticas sob o olhar da Teoria do Discurso. 2017. (Simpósio).
    27. Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada.Parecerista Ad Doc. 2017. (Simpósio).
    28. XII Encontro Nacional da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia.Coordenador do GT Currículo e Políticas Educacionais no Ensino de Geografia. 2017. (Encontro).
    29. XIII Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia- ENPEG.Parecerista na Comissão Científica. 2017. (Encontro).
    30. XIII Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia- ENPEG.Avaliador de Trabalhos em formato de Pôster. 2017. (Encontro).
    31. XIII Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia- ENPEG.Conhecimentos da Geografia: Percursos de Formação Docente e Práticas na Educação Básica. 2017. (Encontro).
    32. XII Semana de Geografia.Currículo, pensamento geográfico e prática espacial. 2017. (Outra).
    33. V Encontro Regional de Ensino de Geografia. 2016. (Encontro).
    34. VIII Córum Nepeg de Formação de Professores de Geografia.O estágio supervisionado em geografia: dilemas na construção de conhecimentos acadêmicos e escolares. 2016. (Simpósio).
    35. VIII Fórum Nepeg de Formação de Professores de Geografia.Padrões de Estabilidade e de Mudança Curriculares em um Curso Superior de Licenciatura em Geografia da Universidade do Estado da Bahia. 2016. (Simpósio).
    36. VII Simposio Internacional de Didáctica de las Ciencias Sociales en el Ambito Iberoamericano.Debates sobre la hegemonización de sentido en el conocimiento escolar: contribuiciones y tensiones en las práticas docentes de ciencias sociales. 2016. (Simpósio).
    37. VII Simposio Internacional de Didáctica de las Ciencias Sociales en el Ambito Iberoamericano.Currículo y escala geográfica: aproximaciones entre formación socio espacial, ciclo de política y teoría del discurso. 2016. (Simpósio).
    38. XVIII Encontro Nacional de Geógrafos.membro da comissão científica. 2016. (Encontro).
    39. 1 Seminário Interno de Licenciatura em Geografia da Unicamp.O Papel do Professor Supervisor no Estágio Supervisionado em Geografia: os desafios da relação escola-universidade. 2015. (Seminário).
    40. Seminario de Investigación . Ciudad y Educación: equilibrio sostenible, social y cultural.Estudio de caso de la ciudad de Campinas (São Paulo/ Brasil). 2015. (Seminário).
    41. VII Congresso Ibérico de Didáctica de la Geografia. Práticas Pedagógicas e Curriculares de Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Brasil: alienação ou resistência?. 2015. (Congresso).
    42. XI Encontro Nacional da ANPEGE. 2015. (Encontro).
    43. XXII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. O Processo de recontextualização por hibridismo da Proposta Curricular de Geografia da CENP (1988) na atual Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o ensino de geografia do ensino fundamental. 2015. (Congresso).
    44. XXII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. Ensino de Geografia e o uso do humor gráfico. 2015. (Congresso).
    45. V Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC) e IV Seminário Nacional do Pibid.A construção do conceito de fronteiras a partir de imagens e cotidiano dos alunos. 2014. (Encontro).
    46. VII Congresso Brasileiro de Geógrafos (CBG). Membro da Comissão Científica. 2014. (Congresso).
    47. XI Colóquio / VII Colóquio Luso-Brasileiro / I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre Questões Curriculares. PRODUÇÕES E PRÁTICAS CURRICULARES: convergências e divergências entre textos curriculares oficiais e currículos praticados. 2014. (Congresso).
    48. 12 Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia.membro da comissão científica. 2013. (Encontro).
    49. Evento Comemorativo aos 10 anos do Programa de Pós-graduação em Geografia. 2013. (Outra).
    50. III Encontro Regional de Ensino de Geografia - Campinas. 2013. (Encontro).
    51. VII Seminário Internacional: as redes educativas e as tecnologias s - transformações e subversões na atualidade-.Onde você esconde o seu Percy Lao?. 2013. (Seminário).
    52. 1 Congresso Intermunicipal de Ensino de Geografia. Educação, Currículo e cidadania: o papel da geografia na educação básica. 2012. (Congresso).
    53. I Colóquio Campinense de Educação Milton Santos e a Educação: a teoria espacial crítica miltoniana na formação dos educadores.Leituras de mundo, leituras de espaço: o pensamento de Milton Santos na formulação de projetos de educação popular. 2012. (Seminário).
    54. II Coloquio Internacional de Investigadores en Didáctica de la Geografía.Cotidiano e práticas curriculares de ensino de geografia de professoras das séries iniciais do ensino fundamental. 2012. (Seminário).
    55. III Encontro Nacional de História do Pensamento Geográfico e I Encontro Nacional de Geografia Histórica.Trabalhos de geografia histórica. 2012. (Encontro).
    56. VI Colóquio Lusobrasileiro de Currículo. Entre as fronteiras da geografia escolar e a geografia acadêmica em uma escola pública de referência e espaço de formação de professores (CAP-UFRJ). 2012. (Congresso).
    57. VIII SEMANA DE GEOGRAFIA DA UNICAMP.Educação w Geografia na Sexta Potência Mundial. 2012. (Encontro).
    58. XVI ENDIPE.Formação e práticas docentes nos anos iniciais do ensino fundamental e as dimensões espaciais. 2012. (Encontro).
    59. XVII Encontro Nacional de Geógrafos.membro da Comissão Científica. 2012. (Encontro).
    60. I Forum de Educação Ambiental das Escolas Municipais de Volta Redonda (RJ).Projetos, Currículos e Experiências em Debate. 2011. (Outra).
    61. III Jornada de Ensino de Geografia.O Ensino de Geografia e as diferentes escalas de análises. 2011. (Outra).
    62. IX Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia.Práticas Curriculares Cotidianas de Geografia: leituras curriculares a partir dos registros de classes de professoras das séries iniciais. 2011. (Encontro).
    63. XI Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia.Formação de Professores e Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2011. (Encontro).
    64. 2 Encontro do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental das Escolas Municipais de Volta Redonda.Diversidade e Cultura na Escola. 2010. (Encontro).
    65. 5 ENSIGEO.Cotidiano escolar e práticas curriculares no ensino de Geografia: possibilidades de investigação na formação docente. 2010. (Simpósio).
    66. II Colóquio Brasileiro de História do Pensamento Geográfico.Formação territorial brasileira no período colonial: um exercício metodológico de periodização na Geografia Histórica. 2010. (Outra).
    67. II Simpósio de Ensino e Aprendizagem de Geografia.Ensino de Geografia: uma leitura dos documentos curriculares e práticas docentes. 2010. (Simpósio).
    68. I Seminário sobre Representações Gráficas em Relevo.Experiências Compartilhadas na Educação Básica: o ensino de geografia e as representações espaciais no cotidiano escolar. 2010. (Seminário).
    69. V Forum NEPEG de Formação de Professores.O Ensino de Geografia nas Séries Iniciais. 2010. (Encontro).
    70. V Forum NEPEG de Formação de Professores de Geografia. 2010. (Outra).
    71. 10 Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia.O currículo geografia das séries iniciais: entre conhecer o que se diz sobre e o vivenciar o que se pratica. 2009. (Encontro).
    72. II Encontro Nacional de História do Pensamento Geográfico.Alteridade Territorial: uma leitura geohistórica do território colonial brasileiro. 2009. (Encontro).
    73. IX Encontro Humanístico - Identidades.Alteridade Territorial: uma leitura geohistórica do território colonial brasileiro. 2009. (Encontro).
    74. Os Departamentos de Geografia do Rio de Janeiro: construção, características, reflexões e novas perspectivas.Novas Perspectivas da Geografia. 2009. (Encontro).
    75. XII Encuentro de Geógrafos de América Latina.O ensino médio e a disciplina geografia: uma leitura curricular a partir de uma escola pública de referência da cidade do Rio de Janeiro. 2009. (Encontro).
    76. 6º SENAED - Seminário Nacional ABED de Educação a Distância. 2008. (Seminário).
    77. Encontro Internacional de Geografia: Tradições e Perspectivas.De sertão a território: a importância dos primeiros caminhos de circulação na produção do territorio aurífero. 2008. (Encontro).
    78. Forum de Políticas Públicas em Educação.Ensino Básico. 2008. (Outra).
    79. Fórum de Políticas Públicas em Educação.Ensino Básico e Plíticas Públicas. 2008. (Outra).
    80. II Colóquio Internacional sobre as Cidades do Prata e; IV SEUR: Seminário de Estudos Urbanos e Regionais.A importância do sistema de circulação para o processo de Interiorização da Metrópole. 2008. (Seminário).
    81. II Seminário Estadual de Educação. 2008. (Seminário).
    82. IX SENATRO: Seminário Nacional e VI Encontro do Cone Sul sobre Tropeirismo.Caminhos Reais do Ouro: fluidez e normatização territorial - as duas faces da mesma moeda. 2008. (Seminário).
    83. V ESUD - Congresso Brasileiro de Ensino superior a Distância. 2008. (Congresso).
    84. XII CREAD-MERCOSUR/SUL: Congresso Internacional de Educação a Distancia. 2008. (Congresso).
    85. XII CREAD-MERCOSUR/SUL: congresso Internacional de Educação a Distância. A emergência do diálogo entre raciocínio semiótico abdutivo e conhecimentos prévios na educação a distância. 2008. (Congresso).
    86. XII Semana da Educação: Educação, formação e sociedade - desafios contemporâneos. 2008. (Encontro).
    87. XV Encontro Nacional de Geógrafos.Territorio e circulação: uma leitura geohistórica. 2008. (Encontro).
    88. XV ENG - Encontro Nacional de Geógrafos.Território e circulação: uma leitura geohistórica. 2008. (Encontro).
    89. 9 Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia.Vila Olímpica da Mangueira como espaço de Educação-não-formal. 2007. (Encontro).
    90. VI Encontro Nacional de Ensino de Geografia: Fala Professor.Linguagens e interação no fazer docente. 2007. (Encontro).
    91. III Semana de Geografia e II Semana de História."A escala geográfica: limites e possibilidades no ensino de Geografia. 2006. (Simpósio).
    92. VIII Coloquio Internacional de Geocrítica.Estradas Reais setecentistas: a importância de um complexo sistema de circulação na produção territorial brasileiro. 2006. (Simpósio).
    93. VI simpósio de Geografia: Perspectivas da Geografia no Mundo Contemporâneo.Licenciaturas em Geografia: Percursos Formatuivos. 2006. (Simpósio).
    94. Wokshop Cidades Latino-americanas do século XVI ao XIX. 2006. (Oficina).
    95. IV Encontro Estadual de Professores de Geografia: a prática do professor entre a velha e a nova escola.IV Encontro Estadual de Professores de Geografia. 2005. (Encontro).
    96. IX Simpósio Brasileiro de Geografia Urbana.IX Simpósio Nacional de Geografia Urbana. 2005. (Simpósio).
    97. VI Encontro Nacional da ANPEGE.VI Encontro Nacional da ANPEGE (Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Geografia. 2005. (Encontro).
    98. VI Congresso de Geógrafos Brasileiros. Setenta Anos da AGB: as transformações do espaço e a geografia no século XXI. 2004. (Congresso).
    99. VII Seminário Nacional e IV Encontro do Conesul sobre Tropeirismo.VII Seminário Nacional e IV Encontro do Conesul sobre Tropeirismo. 2004. (Seminário).
    100. 5 Encontro Nacional de Ensino de Geografia - Fala Professor. 2003. (Encontro).
    101. 7 Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia.7 Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia. 2003. (Encontro).
    102. Reunião Internacional da Comissão de Geografia Cultural da UGI. 2003. (Simpósio).
    103. V Encontro Nacional da ANPEGE.V Encontro Nacional da ANPEGE. 2003. (Encontro).
    104. III Encontro do Conesul sobre tropeirismo.III Encontro do Conesul sobre Tropeirismo. 2002. (Encontro).
    105. IV Encontro Nacional da ANPEGE.IV Encontro Nacional da ANPEGE. 2002. (Encontro).
    106. VI Encontro nacional sobre tropeirismo.VI Encontro Nacional sobre Tropeirismo. 2002. (Seminário).
    107. XIII Encontro Nacional de Geógrafos.XIII Encontro Nacional de Geógrafos. 2002. (Encontro).
    108. 2 Encontro Regional de Ensino de Geografia.2 Encontro Regional de Ensino de Geografia. 2001. (Encontro).
    109. 6 Encontro Nacinal de Prática de Ensino de Geografia.6 Encontro Nacinal de Prática de Ensino de Geografia. 2001. (Encontro).
    110. Workshop sobre turismo urbano. 2001. (Oficina).
    111. 1 Encontro Regional de Ensino de Geografia. 2000. (Encontro).
    112. 1 Encontro Regional de Ensino de Geografia.O Ensino de Geografia no Limiar do Século XXI. 2000. (Encontro).
    113. III Simpósio Nacional de Geomorfologia. 2000. (Simpósio).
    114. II Seminário Internacional de Educação. 2000. (Seminário).
    115. XII Encontro Nacional de Geógrafos.Espaço de Diálogo Ensino de Geografia. 2000. (Oficina).
    116. XII Encontro Nacional de Geógrafos.XII Encontro Nacional de Geógrafos. 2000. (Encontro).
    117. 4 Encontro Nacional de Ensino de Geografia. 1999. (Oficina).
    118. 4 Encontro Nacional de Ensino de Geografia. 1999. (Encontro).
    119. 5 Encontro Nacional de Prática do Ensino de Geografia. 1999. (Encontro).
    120. I Encontro Nacional de História do Pensamento Geográfico. 1999. (Encontro).
    121. Simpósio Internacional Migração: nação, lugar e dinâmicas regionais. 1999. (Simpósio).
    122. 1 Encontro Nacional de Turismo com Base Local. 1997. (Encontro).
    123. 6 Encuentro de Geógrafos de américa Latina.6 Encuentro de Geógrafos de América Latina. 1997. (Encontro).
    124. IX Congresso de Iniciação Científica da UNESP. Geografia Humana. 1997. (Congresso).
    125. Semana de Comemoração ao Dia do Geógrafo. 1997. (Outra).
    126. Simpósio Multicisciplinar Internacional. 1997. (Simpósio).
    127. XVII Semana de Estudos Geográficos.O Limite entre Geografia Física e Geografia Humana. 1997. (Outra).
    128. XXVII Semana de Estudos Geográficos. 1997. (Outra).
    129. XXVII Semana de Estudos Geográficos.Estrutura do Currículo Vigente no Curso de Geografia da UNESP/Rio Claro. 1997. (Outra).
    130. 10 Encontro Nacional de Geógrafos.10 Encontro Nacional de Geógrafos. 1996. (Encontro).
    131. 2 Encontro PET/CAPES- UNESP. 1996. (Encontro).
    132. Seminário Internacional de Educção e Escolarização de Jovens e Adultos. 1996. (Simpósio).
    133. XIII Encontro Regional de História.XIII Encontro Regional de História. 1996. (Encontro).
    134. XXVI Semana de Estudos Geográficos. 1996. (Outra).
    135. II Seminário Internacional Globalização, Regionalização e Nacionalismo. 1995. (Seminário).
    136. VI Simpósio de Geografia Física Aplicada. 1995. (Simpósio).
    137. XXV Semana de Estudos Geográficos. 1995. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (25)
    1. STRAFORINI, R.. XI Fórum Nacional NEPEG de Formação de Professores de Geografia. 2022. (Congresso).. . 0.
    2. CANTO, T. S. ; STRAFORINI, R. ; TERAMATSU, G.. 7º Encontro Regional de Ensino de Geografia e para o 3º Workshop de Cartografia e Novos Letramentos. 2021. Congresso
    3. STRAFORINI, R.; TERAMATSU, G. ; SERPENTINI, L.. Diálogos Geográficos da Unicamp. 2020. Congresso
    4. STRAFORINI, R.; CANTO, T. S. ; AMORIM, R. R.. 14º Encontro Nacional de Pratica de Ensino de Geografia: Política, linguagens e trajetórias. 2019. Congresso
    5. STRAFORINI, R.; CANTO, T. S. ; TERAMATSU, G.. VI Encontro Regional de Ensino de Geografia: Ensinar Geografia com a política e com a diferença. 2018. Outro
    6. PEREZ FILHO, A. ; AMORIM, R. R. ; STRAFORINI, R.. XVII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada e I Congresso Nacional de Geografia Física. 2017. Congresso
    7. STRAFORINI, R.. V Encontro Regional de Ensino de Geografia. 2016. (Congresso).. . 0.
    8. STRAFORINI, R.. 1 Seminário Interno de Licenciatura em Geografia da Unicamp. 2015. (Congresso).. . 0.
    9. STRAFORINI, R.. IV Encontro Regional de Ensino de Geografia. 2014. (Congresso).. . 0.
    10. STRAFORINI, R.. Unicamp de Portas Abertas - Instituto de Geociências. 2014. (Outro).. . 0.
    11. STRAFORINI, R.. X ENANPEGE - Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia. 2013. (Congresso).. . 0.
    12. STRAFORINI, R.. III Encontro Regional de Ensino de Geografia. 2013. (Congresso).. . 0.
    13. STRAFORINI, R.. Unicamp de Portas Abertas (UPA) 2013 - Terra em Transe. 2013. (Exposição).. . 0.
    14. STRAFORINI, R.. III Encontro Nacional de História do Pensamento Geográfico e I Encontro Nacional de Geografia Histórica. 2012. (Congresso).. . 0.
    15. STRAFORINI, R.. Unicamp de Portas Abertas (UPA) 2012. 2012. (Outro).. . 0.
    16. STRAFORINI, R.. XI Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia. 2011. (Congresso).. . 0.
    17. CORRÊA, Roberto Lobato ; MELLO, J. B. ; STRAFORINI, R. ; Rosendahl, Zeny. VI Simpósio Nacional e II Simpósio Internacional sobre Espaço e Cultura. 2008. Congresso
    18. STRAFORINI, R.. VI Congresso de Geógrafos Brasileiros. 2004. (Congresso).. . 0.
    19. STRAFORINI, R.. V Encontro Nacional de Ensino de Geografia ?Fala Professor. 2003. (Congresso).. . 0.
    20. STRAFORINI, R.. Reunião Internacional da Comissão de Geografia Cultural da UGI. 2003. (Congresso).. . 0.
    21. STRAFORINI, R.. XIII Encontro Nacional de Geógrafos. 2002. (Congresso).. . 0.
    22. STRAFORINI, R.. - II Encontro Regional de Ensino de Geografia. 2001. (Congresso).. . 0.
    23. STRAFORINI, R.. I Encontro Regional de Ensino de Geografia. 2000. (Congresso).. . 0.
    24. STRAFORINI, R.. XXVI Semana de Estudos Geográficos - "Urbanização: reflexos e tendências. 1996. (Congresso).. . 0.
    25. STRAFORINI, R.. XXV Semana de Estudos Geográficos - "A geografia na virada do século. 1995. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (1)
    • Rafael Straforini ⇔ Tânia Seneme do Canto (3.0)
      1. MARINHO, C. ; STRAFORINI, R. ; CANTO, T. S.. Estágio Supervisionado de Geografia: a subjetivação da identidade docente em ambiente virtual de aprendizagem. Revista Espinhaço. v. 6, p. 2-10, issn: 2317-0611, 2017. Qualis: B2
      2. STRAFORINI, R. ; CANTO, T. S.. Relatório Final do Pibid Geografia da Unicamp - Edital de 2018. 2019. Relatório de pesquisa
      3. CANTO, T. S.; MEDEIROS, C. A. G. ; MARINHO, C. ; DINIZ, V. L.. ANAIS do 5º Encontro Regional de Ensino de Geografia As Políticas Curriculares e o Ensino de Geografia. 2016. Diagramação de Anais




Data de processamento: 19/02/2024 16:32:40